- Autores: N.I. Ryabov (Jardim Botânico Estadual Nikitsky)
- Apareceu ao cruzar: Rochester x Amêndoa Comum x Pêssego Comum
- Ano de aprovação: 1965
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: cedo
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: sala de jantar
- Produção: Alto
- Regiões em crescimento: Cáucaso do Norte
- Tamanho do osso: médio
Jardineiros novatos que sonham com deliciosos pêssegos em sua própria horta devem prestar atenção às variedades com técnicas agrícolas simples e rápida adaptação ao clima da região. Isso inclui a variedade Fluffy early domestic selection.
História de criação
A variedade de pêssego Early Fluffy foi obtida no Jardim Botânico Estadual Nikitsky em 1946. O autor da safra de frutas é N.I. Ryabov. Em seu melhoramento, foram utilizadas as seguintes variedades: Rochester, amêndoa comum e pêssego comum. Depois de muitos anos de testes de variedades, o primeiro pêssego Fluffy foi adicionado ao Registro Estadual de Conquistas de Reprodução em 1965. A região recomendada para o cultivo desta variedade é o Cáucaso do Norte.
Descrição da variedade
Fluffy early é uma árvore de tamanho médio com ramos castanho-acastanhados, folhagem verde-clara e sistema radicular desenvolvido. A copa de uma árvore de crescimento rápido é ligeiramente elevada, ligeiramente espalhada, de forma amplamente oval com um forte espessamento. Em média, um pessegueiro cresce até 2,5–3 m de altura.
A floração perto da árvore começa na primeira década de maio. Durante este período, a coroa densa e bem cuidada é abundantemente coberta por belas flores únicas rosadas com 5 pétalas, que emitem um aroma brilhante e adocicado.
Características da fruta
Essa variedade produz frutos de tamanho médio. Uma árvore saudável amadurece frutos que pesam 80–100 g. O formato do fruto é geralmente oval ou redondo, não uniforme. O pêssego maduro apresenta uma cor irregular: creme esverdeado, diluído com blush vermelho escuro, listras e pinceladas que cobrem a maior parte da superfície.
A casca dos frutos é de densidade média, rugosa, com pubescência tomentosa perceptível, separando-se facilmente da polpa. Os frutos são mantidos em um caule curto e espesso, firmemente conectado à espinha do fruto. A sutura abdominal é visível na superfície.
O objetivo dos pêssegos é à mesa: são consumidos frescos e as frutas também são adequadas para enlatamento, pois não se desfazem nem mesmo durante o tratamento térmico. A safra colhida tolera transporte e pode ser armazenada por algum tempo. O amolecimento da fruta é lento.
Qualidades de sabor
O sabor da variedade é padrão, equilibrado: doce, sem adstringência e doçura, mas com um amargor quase imperceptível. A polpa, esbranquiçada com salpicos esverdeados-cremosos, caracteriza-se por uma textura tenra, carnuda, ligeiramente fibrosa e muito suculenta, complementada por um aroma adocicado. Os pêssegos têm uma pele macia. O caroço é de tamanho médio e difícil de separar da polpa do pêssego. A polpa contém menos de 1% de ácidos e mais de 10% de açúcares.
Amadurecimento e frutificação
Este tipo se refere a lavouras com maturação precoce. A primeira colheita pode ser observada no 3º ano após o plantio. As frutas amadurecem gradualmente. A fase de frutificação ativa começa em meados de julho. A frutificação na variedade é regular.
Produção
O pessegueiro tem bons rendimentos. Prestando os devidos cuidados à cultura, você pode contar com um alto retorno, principalmente em escala industrial: até 135,2 cêntimos por hectare. As árvores mais produtivas têm de 6 a 7 anos, e podem render até 157 centners por hectare.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A safra de pêssego Furry Early é autofértil, então não há necessidade de plantar árvores polinizadoras nas proximidades.
Crescendo e cuidando
Para o cultivo, escolha uma área plana, iluminada pelo sol, protegida de correntes de ar e limpa de ervas daninhas. A passagem das águas subterrâneas deve ser profunda. A variedade é despretensiosa no cuidado, portanto, sua tecnologia agrícola inclui medidas padrão: rega regular, alimentação padrão, afrouxamento e cobertura morta do solo, sancas, poda de galhos secos, prevenção de doenças e preparação para o inverno.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A resistência à geada da árvore é boa, por isso ela não tem medo de que a temperatura caia para -20 ... -25 °. O pêssego não precisa de abrigo, mas quando cultivado em uma região com geadas severas e prolongadas, pode ser necessário. Para abrigo, usa-se estopa ou fibra agrícola, que é removida assim que as geadas vão embora.
Resistência a doenças e pragas
Devido à sua imunidade moderada, o pessegueiro tolera doenças comuns das frutas. Na maioria das vezes, a árvore está sujeita ao oídio e ao enrugamento, mas ela evita doenças fúngicas.
Requisitos de solo e condições climáticas
O pêssego precoce e fofo adora sol e calor, mas pode crescer com uma sombra curta. Além disso, a variedade é moderadamente tolerante à seca, portanto, a rega deve ser controlada.
É mais confortável para uma árvore crescer em solos fofos, respiráveis, permeáveis à umidade e férteis. Solos de jardim são considerados preferidos.