- Autores: Jardim Botânico Nikitsky
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Período de amadurecimento: maturação precoce
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para enlatamento
- Produção: Alto
- Maturidade precoce: começa a frutificar 2-3 anos após o plantio
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
- Resistência de inverno: médio
- Resistência a doenças e pragas: estábulo
A variedade Rubis de nectarina colunar foi criada no Jardim Botânico Nikitsky. Esta variedade é ideal para as necessidades de quem gosta de explorar novas culturas. A coroa compacta colunar permite que você cresça mesmo onde os frutos de caroço são vistos apenas nas fotos. Ele pode ser colocado em uma estufa, jardim de inverno, até mesmo em um apartamento comum.
Descrição da variedade
Uma árvore colunar baixa de até 1,7 m, mais frequentemente cresce até 1,2-1,5 m. A copa tem até 50 cm de diâmetro, com brotos aderindo firmemente ao tronco. As folhas são estreitas, longas, de um verde brilhante. Floresce cedo, as flores são grandes, lindas, rosadas, muito decorativas, têm um aroma agradável. A taxa de crescimento é média, nos primeiros 2 anos cresce lentamente.
Características da fruta
Os frutos para nectarina são grandes, atingindo o tamanho de pêssegos médios - 140-160 g. Segundo algumas fontes, os frutos podem ter até 250 g. A casca é lisa, com um leve brilho, de cor amarela brilhante com um grosso bordô bronzeado. A polpa é dourada. O osso é facilmente separado da polpa.
Qualidades de sabor
O sabor é doce, agradável, a polpa é muito aromática. Os frutos destinam-se principalmente ao enlatamento.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Rubis tem maturação precoce, os primeiros frutos começam a despontar no final de julho.
Produção
O rendimento é alto, uma média de 7 a 8 kg é removida de 1 árvore. Uma colheita de crescimento rápido e completa pode ser obtida no 2-3º ano após o plantio. O período produtivo é curto, como todas as variedades colunares. As plantas envelhecem mais rápido e precisam ser atualizadas mais cedo em comparação com as variedades clássicas.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é totalmente autofértil. Se desejar, você pode plantar 1 exemplar em casa em um vaso ou recipiente - as frutas ainda estarão lá.
Crescendo e cuidando
As mudas são vendidas com sistema radicular compactado, podem ser plantadas no outono, ou podem ser armazenadas até a primavera a uma temperatura de + 2 ... 3 ° C. Na primavera, a nectarina Rubis é plantada em solo fértil e solto, em um local claro e bem protegido dos ventos. O solo deve ser bem drenado. Todos os damascos, pêssegos e nectarinas não suportam a umidade estagnada. Rubis não é exceção. Portanto, você não deve plantar uma planta em locais onde o lençol freático é próximo, em terras baixas, onde o ar frio ou a umidade flui na primavera. O PH do solo é neutro, acima de 6,5.
Uma cava de nectarina Rubis é preparada com antecedência com uma profundidade de 40 cm e uma largura de 50 cm. O solo ácido é desacidificado e meio balde de húmus é vertido no fundo da cova, 1 copo de cinzas e 1 colher de sopa. eu. superfosfato, totalmente solto e dar ao solo um descanso por 2 semanas. Depois disso, uma jovem árvore é plantada, amarrada a uma estaca.
Se o plantio for feito em vasilhame, seu volume deve ser de no mínimo 30 litros.
A variedade Rubis não necessita de poda, pois os ramos não formam rebentos laterais e os frutos localizam-se muito próximos da copa. Porém, no primeiro ano, todas as flores são retiradas para que a planta não sofra depleção. A tarefa do primeiro ano é o crescimento da própria árvore. No segundo ano, as flores são parcialmente desbastadas, especialmente se for importante obter os maiores frutos possíveis.
Fertilize a cultura 3-4 vezes por temporada. Na primavera, a fertilização com nitrogênio é necessária; mais perto da frutificação, são usados fertilizantes minerais complexos com um bom teor de potássio. No outono, os fertilizantes fosfatados são aplicados em sulcos especiais de até 15 cm de profundidade, a uma distância de 25 cm da árvore.
É preciso regar abundantemente e com atenção, principalmente na primavera, principalmente no primeiro ano de vida. No final do verão, a rega é reduzida, ajustando gradualmente a planta para se preparar para o inverno. Depois de regar, o solo é solto e coberto com cobertura morta.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A robustez de inverno da colheita é média. A planta está coberta para o inverno. Nos primeiros anos após o plantio, é melhor realizar um abrigo completo sob a moldura, então basta enrolar o barril com algum isolante poroso e cobrir o círculo do tronco. O tronco pode ser embrulhado com estopa, ramos de abeto, talos de milho. Antes do abrigo, se o outono for seco, é realizada irrigação abundante com água, o caule é caiado, os galhos secos e danificados são removidos, se houver, o solo é solto, desenterrando-o levemente com verbasco e turfa.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é resistente à moniliose, ondulação e oídio. No entanto, se a primavera for úmida e fria, o risco de adoecer aumenta. Tratamentos com preparações contendo cobre (antes das folhas e flores se dissolverem), "Fitosporina" (em qualquer época do ano) serão úteis. Os defensores dos remédios naturais vão adorar borrifar com decocção de casca de cebola ou casca de laranja. Um pouco de sabão verde é adicionado à mistura para que permaneça nas folhas. No outono, o local deve ser cuidadosamente limpo, todas as folhas ou frutos caídos são retirados do solo. A cobertura morta só deve ser feita com materiais novos.
Visão geral da revisão
Nectarine Rubis é uma novidade no mercado. Existem poucos comentários ainda, mas é do interesse. A árvore é pequena, mas muito eficaz. Para uma planta anã, possui excelente desempenho. Bom sabor a fruta, rendimento bastante elevado e despretensioso.