- Autores: Uzbequistão
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: cedo
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para consumo fresco, para enlatados
- Marketability: Alto
- Regiões em crescimento: Crimeia, Ucrânia Ocidental, Moldávia, sul da Rússia
- Tamanho do osso: médio
- Separabilidade do osso da polpa: mau
- Composição de frutas: ácidos - 0,5-0,6%, açúcares - 8,37-11,6%, ácido ascórbico - 16,8 mg / 100g fr wt
Cultivar uma árvore de nectarina em sua casa de verão não é nada difícil. Para fazer isso, você precisa escolher uma espécie adequada que se adapte rapidamente às características climáticas e também frutifique bem. Uma das variedades que merece atenção é a nectarina de Lola.
Descrição da variedade
A nectarina de Lola é um dos tipos mais populares de seleção uzbeque, que é uma árvore de tamanho médio com uma forma de coroa oval larga e uma distribuição fraca de ramos. Em condições favoráveis, a cultura de nectarina cresce até 5-6 metros de altura. A árvore é caracterizada por um espessamento moderado com folhas verdes escuras, tronco forte e ramos flexíveis de cor castanho-acastanhada.
Este tipo é muito utilizado na decoração ornamental de jardins, pois durante a época de floração é densamente coberto por grandes flores rosadas que exalam um delicado aroma de óleos essenciais. As flores são fixadas nos pedicelos encurtados.
Características da fruta
A nectarina usbeque pertence à categoria das variedades de frutos médios. Em uma árvore saudável, os frutos crescem em uma massa de 80-100 gramas. A nectarina tem forma arredondada e uma cor clássica irregular - uma capa creme esverdeada, diluída com um blush vermelho escuro que cobre a maior parte da fruta. A casca da nectarina é lisa, fina, mas firme, com um brilho pronunciado. Uma sutura abdominal clara é visível na superfície do feto.
Após a colheita, os frutos toleram bem o transporte, podendo ser armazenados por algum tempo sem perda de sabor e apresentação. A variedade tem um propósito universal - alimentos frescos, uso na culinária, conservação, processamento em geleias, compotas, conservas.
Qualidades de sabor
A nectarina de Lola tem um sabor excelente. A polpa esbranquiçada do fruto é firme, carnuda, macia e ligeiramente fibrosa. A peculiaridade das frutas é sua suculência e um incrível aroma de sobremesa-mel. A doçura é expressa no sabor da nectarina, complementada por um tempero picante. O osso de tamanho médio dentro da fruta é difícil de separar da polpa. A polpa contém até 11% de açúcares e menos de 1% de ácidos.
Amadurecimento e frutificação
Lola é uma saborosa representante das variedades de maturação precoce. As árvores frutificam de 3 a 4 anos após o plantio. A frutificação é regular e estável. Você pode saborear as primeiras frutas no meio do verão. O pico de frutificação ocorre no final de julho - início de agosto.
Produção
O rendimento alto e estável é uma das vantagens desta variedade. Fornecendo tecnologia agrícola intensiva à cultura, você pode contar com uma farta colheita. Em média, a partir de 1 árvore por safra, pode-se colher de 18 a 35 kg de frutas suculentas.
Regiões em crescimento
Esta variedade de nectarina é bastante popular entre os residentes de verão e agricultores que cultivam frutas em escala industrial. A safra de frutas Lola é amplamente cultivada na Crimeia, na parte ocidental da Ucrânia, na Moldávia, no sul da Rússia. Nos últimos anos, a árvore começou a ser plantada na parte central da Federação Russa.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é autofértil, não havendo necessidade de plantio obrigatório de árvores doadoras com época de floração semelhante. Além disso, a árvore é muito atraente para abelhas e outros insetos.
Crescendo e cuidando
O plantio de mudas de nectarina é realizado no início da primavera ou no meio do outono - um mês antes das geadas estáveis. A muda deve estar com sistema radicular ramificado desenvolvido e altura de até 150 cm. Certifique-se de manter uma distância de 2 a 4 metros entre os plantios, o que evitará o sombreamento. Não é recomendado plantar nectarina próximo a um pessegueiro.
Os cuidados com a colheita incluem irrigação regular, fertilização três vezes por estação, afrouxamento e cobertura morta do solo, modelagem da copa, remoção higiênica de galhos secos, prevenção de doenças e proteção contra roedores.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A resistência à geada da árvore é boa, então a cultura tolera facilmente quedas de temperatura de -20-25 graus. A nectarina não precisa de abrigo.
Resistência a doenças e pragas
A cultivar possui um sistema imunológico fraco, por isso é suscetível a doenças como o oídio, folhas crespas e podridão de frutas. Além disso, a fruticultura precisa de proteção contra infestações de insetos, bem como contra vírus sazonais.
Requisitos de solo e condições climáticas
Recomenda-se plantar uma árvore nectarina na parte sul do local, bem protegida de correntes de ar e rajadas de vento. O solo deve ser fértil, solto, respirável e úmido. É importante que o índice de acidez seja neutro ou baixo. A fruticultura adora muita luz, ar e calor. A passagem do lençol freático deve ser profunda, uma vez que a árvore reage negativamente ao acúmulo excessivo de umidade no solo.