- Autores: Itália
- Sinônimos de nomes: Rosquinha
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: média
- Compromisso: para consumo fresco
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Alto
- Maturidade precoce: a partir de 2 anos após o plantio
- Tamanho do osso: pequena
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
Donat é uma nectarina de figo que veio da Itália para a Rússia. Aqui os frutos criaram raízes rapidamente, no entanto, a julgar pelas avaliações dos jardineiros, mudas de alta qualidade ainda são difíceis de obter. A partir deste artigo, o leitor aprenderá sobre as características da variedade apresentada.
Descrição da variedade
Donat é uma planta de tamanho médio, a altura da árvore chega a 3 m; a coroa é espessa e espalhada; folhas lanceoladas, verde-escuras em cima, cinza em baixo; as pétalas das flores são rosa claro, lembrando uma rosa mosqueta.
Características da fruta
Os frutos são de tamanho médio, cerca de 120 mm, de cor bordô, sua forma pode ser plana ou achatada, têm uma ranhura, o peso pode ultrapassar 120 g. O fruto é aveludado ao toque, não felpudo, e sua principal vantagem é excelente transportabilidade, o que permite o cultivo da variedade Doe para fins industriais.
Qualidades de sabor
A polpa dessa nectarina é suculenta, fibrosa, de cor creme clara e o sabor é muito doce, sem acidez. A polpa contém muitas substâncias úteis e é facilmente separada do caroço, que, aliás, é bem pequeno. Além disso, a nectarina Donat tem um aroma muito agradável.
Outra característica do pêssego figo é que seu sabor, ao ser consumido, permanece sempre igualmente saturado em todas as partes da polpa, ao contrário de outras variedades em que o sabor se torna menos agradável na parte próxima ao caroço. A variedade Donat é usada para consumo fresco.
Amadurecimento e frutificação
A variedade apresentada começa a dar frutos já no segundo ano e pertence a variedades com um período de maturação médio: pode comer os primeiros frutos no final de julho - início de agosto.
Produção
Donat pertence a variedades de alto rendimento e em média rende até 50 kg de frutas por árvore na idade de 4-5 anos.
Crescendo e cuidando
Preste atenção especial à escolha do solo para o plantio - esta cultura é bastante exigente quanto ao tipo de solo. Siga as orientações simples.
- Se você tiver escolha, dê preferência ao solo preto e argiloso para o plantio de árvores.
- O local deve ser bem iluminado pelo sol. É melhor posicionar a muda no lado sul do jardim para que a planta fique protegida do vento.
- Certifique-se de que o fluxo de água subterrânea está pelo menos três metros acima do nível do solo.
- Evite sulcos onde costumavam crescer melões, morangos e solas noturnas. Essas parcelas podem ser usadas para o plantio da nectarina Donat somente após quatro anos.
Jardineiros dão algumas dicas para alimentar sua plantação:
- usar ureia e nitrato de amônio como fertilizante na primavera;
- no outono, as composições potássio-fósforo serão relevantes;
- uma vez a cada 2-3 anos, adicione húmus ou esterco para as escavações de outono.
É uma planta que ama a umidade que precisa ser regada duas vezes por mês. Ao mesmo tempo, 20-25 litros de água fria decantada são usados para uma árvore.
Na primavera deve-se realizar a poda sanitária: processo que consiste na retirada de brotos doentes, danificados e congelados. Não se esqueça da poda formativa: os jardineiros recomendam manter a árvore em forma de concha. Trate todos os cortes com relva de jardim.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade Donat apresenta um alto nível de robustez invernal, a árvore tolera perfeitamente o retorno das geadas. De acordo com as observações de alguns jardineiros, esta nectarina é confortável em climas com invernos chuvosos e verões quentes e secos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Donat apresenta alta resistência a doenças e insetos. Porém, de acordo com a experiência de alguns jardineiros, pode-se concluir que a podridão dos frutos pode se desenvolver na árvore durante o período chuvoso, além disso, os frutos podem rachar. Se esse problema surgir, os frutos estragados devem ser coletados e destruídos e, na primavera, o arbusto deve ser tratado com fungicidas Topsin ou Teldor.