- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: média
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para consumo in natura, para enlatados, para fazer sucos
- Produção: Alto
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Alto
- Maturidade precoce: começa a frutificar no 2º ano após o plantio
- Separabilidade do osso da polpa: separa sem esforço
- Resistência de inverno: Alto
Para colocar o maior número possível de árvores frutíferas em um pequeno terreno individual, basta escolher variedades compactas para o plantio. Entre eles está a variedade pêssego mel, que pode ser cultivada não só no campo, mas também em vaso, colocado sobre uma varanda ou terraço.
Descrição da variedade
Honey Peach é uma variedade popular de árvores pilares. É caracterizada pela compactação (diâmetro da copa não ultrapassa 120 cm), copa reta oval-alongada, bem espessada com folhas caídas verde-esmeralda de superfície lustrosa, tronco central forte, de cor marrom claro. Em condições favoráveis, uma árvore anã cresce até 150-200 cm de altura. A cultura cresce lentamente, atingindo altura máxima no 4º ano de crescimento.
Devido à sua forma incomum e beleza durante a floração, frutificação, o pêssego mel é frequentemente plantado como uma planta ornamental - como uma decoração de jardim. A árvore floresce em maio. Nesta altura, encontra-se coberto por grandes flores claras, emitindo um aroma adocicado.
Características da fruta
Honey Peach é um representante da classe de frutos grandes. Uma árvore sã dá frutos com peso médio de 150-160 gramas, mas na prática os frutos ganham peso até 200 G. O formato do pêssego é correto - redondo, com superfície lisa aveludada. A sutura abdominal em frutas é pronunciada. Os frutos maduros têm uma bela cor - amarelo claro, diluído com um blush vermelho profundo, cobrindo quase metade da superfície. As cascas de pêssego são finas, felpudas, sem rigidez.
As frutas maduras têm uma ampla gama de aplicações - são consumidas frescas, utilizadas na culinária, compotas de frutas, em conserva, enlatadas, processadas em conservas e geleias.
Os frutos retirados da árvore podem ser transportados por longas distâncias. O prazo de validade dos frutos é bom - 6-7 dias, mas tem-se verificado que os frutos colhidos na fase de maturação técnica são armazenados por mais tempo. O amaciamento da fruta é lento.
Qualidades de sabor
A variedade de mel tem excelente sabor. A polpa branco-esverdeada tem uma textura delicada, moderadamente carnuda, fibrosa e suculenta. O sabor é dominado por uma doçura brilhante com notas açucaradas, complementadas pelo sabor a ananás. O aroma da fruta é leve e agradável. O osso de tamanho médio é facilmente separado da polpa. Pele sem amargor.
Amadurecimento e frutificação
O mel pertence à categoria das variedades de crescimento precoce com períodos de maturação médios. A colheita de frutas dá frutos no segundo ano após o plantio. Pêssegos estão cantando juntos. A fase de frutificação ativa ocorre em meados de julho. Os frutos maduros não se desintegram. A árvore tem um período produtivo reduzido - apenas 7 a 10 anos.
Produção
Embora a árvore pilar seja muito pequena, ela produz uma excelente colheita. Com a tecnologia agrícola intensiva, uma média de 8 a 12 kg de frutos grandes e suculentos podem ser retirados de uma árvore.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Espécies de pêssego O mel é declarado autofértil, portanto, não há necessidade de plantar árvores doadoras no local. Além disso, o doce aroma durante a floração atrai bem as abelhas e outros insetos.
Crescendo e cuidando
O plantio de mudas pode ser realizado tanto na primavera (antes do início da estação de crescimento) quanto no outono (30-40 dias antes das geadas estáveis).É importante que a árvore pilar cresça a uma distância de 4 metros de plantações altas, caso contrário as copas criarão sombras indesejáveis para o pêssego.
O cuidado com o pêssego é padrão, o que não requer habilidades especiais: regar, fertilizar (três vezes por estação, alternando matéria mineral e orgânica), afrouxamento regular da zona próxima ao caule, poda de galhos secos na primavera e outono, cobertura morta no outono e prevenção de doenças e infestações de pragas.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Honey Peach é caracterizado por alta resistência à geada, sobrevivendo a temperatura cai para –30… 40 graus. A árvore não precisa de abrigo, mas em regiões com invernos rigorosos, recomenda-se embrulhar o pêssego com agrofibra ou serapilheira.
Resistência a doenças e pragas
Devido à sua boa defesa imunológica, a árvore anã raramente é exposta a doenças como o oídio, folhagem crespa ou clotterosporia. Para pragas de insetos, a árvore também não é atraente.
Requisitos de solo e condições climáticas
O Honey Peach é uma cultura termofílica que necessita de luz, sol e umidade abundantes, por isso deve ser plantada apenas na parte sul do local. A árvore cresce confortavelmente em solo solto, fértil, respirável e com baixa acidez. É melhor escolher um local em uma pequena colina com um leito profundo de água subterrânea.
Além disso, a árvore frutífera tem alta resistência à seca, tolera facilmente os dias quentes. A umidade excessiva e os ventos frios afetam negativamente a cultura.