- Sinônimos de nomes: Maria Bianca
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: média
- Autofertilidade: autofértil
- Produção: Alto
- Maturidade precoce: no segundo ano após o plantio
- Regiões em crescimento: Cáucaso do Norte
- Separabilidade do osso da polpa: não separável
- Resistência de inverno: médio
- Resistência a doenças e pragas: médio
O catálogo mundial moderno oferece uma grande variedade de grupos e variedades de pêssegos. Alguns deles podem crescer e frutificar apenas nos subtropicais, enquanto outros, graças ao esforço dos criadores, deliciam os habitantes das latitudes temperadas, mas todos dão aos jardineiros frutos aromáticos, saborosos e saudáveis. A casta Maria Bianca (sinónimo de Maria Bianca) é indicada para consumo in natura, para confeccionar compotas, compotas, compotas e conservas. As frutas conferem aroma e sabor maravilhosos aos produtos assados.
Descrição da variedade
Árvore de tamanho médio (2-3 m) com copa de média densidade, abundantemente coberta por folhagem lanceolada verde-escura com extremidade alongada, alongada e pontiaguda. O limbo foliar é liso, sem sinais de pubescência, com bordas levemente onduladas, pequenos serrilhados ao longo da borda e o lado inferior mais claro. A folha é ligeiramente côncava para dentro ao longo da nervura central. Os rebentos velhos são cobertos por uma casca castanha áspera, os ramos em crescimento têm uma casca fina de tom castanho claro. As flores perfumadas de tamanho médio são tingidas de rosa, as pétalas têm uma superfície ligeiramente ondulada.
Características da fruta
Os frutos grandes e arredondados (140-160 g) são amarelos com um blush bordô, que ocupa a maior parte da superfície do fruto. A casca densa e espessa é facilmente removida da polpa e protege a integridade da fruta durante o transporte e armazenamento.
Qualidades de sabor
A polpa amarela, sumarenta e doce é desprovida de ácido, tem sabor a mel e um delicado aroma frutado, característico de um pêssego.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria mid-late - se a floração começa em meados de abril, a colheita começa na segunda década de agosto. A frutificação regular começa 2 anos após o plantio.
Produção
Maria Bianca tem um bom rendimento, que é influenciado pela aderência à tecnologia agrícola e às condições climáticas.
Regiões em crescimento
A variedade é adaptada para a região do Norte do Cáucaso.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O pêssego pertence a variedades autoférteis, a frutificação não depende da presença de variedades polinizadoras.
Crescendo e cuidando
Para o plantio, opte por áreas ensolaradas protegidas dos ventos do norte com solo bem drenado, fértil e respirável. A planta não gosta de terras baixas pantanosas e não tolera o contato com camadas de água subterrânea. O nível de pH deve ser neutro, o solo acidificado deve ser desoxidado com farinha de dolomita ou giz.
O tamanho ideal da cova de plantio para o pêssego Maria Bianca é 50x50x60 cm, no momento da compra deve-se escolher plantas anuais com sistema radicular fechado. Se as raízes estiverem abertas, é necessário verificar cuidadosamente sua qualidade e vitalidade. As secas e enegrecidas indicam que essa planta provavelmente não sobreviverá e, se sobreviver, pode nunca se tornar uma árvore madura e saudável.
A melhor época para plantar esta variedade é no outono - final de setembro ou início de outubro. O clima quente do norte do Cáucaso permitirá que a planta não apenas se adapte e crie raízes, mas também se fortaleça antes do início do frio. A cova cavada é preparada com antecedência para que o solo tenha tempo de se compactar e assentar. No fundo, é colocada uma camada de drenagem de seixos, cascalho, tijolo partido, é instalado um suporte para a muda.O solo removido é misturado com húmus ou composto, areia de rio, se o solo não for muito solto. Para solo empobrecido, não será supérfluo adicionar grama e solo com folhas. Um buraco é preenchido com a mistura de terra resultante, uma planta jovem é baixada de cima, as raízes são espalhadas pela superfície (se for um ACS) e cobertas com o solo restante. O círculo próximo ao tronco é compactado, um pequeno aterro é organizado ao redor para reter a umidade e regado com 2 a 3 baldes de água morna. O cuidado adicional com a muda da variedade consiste em regar regularmente, pelo menos três vezes por temporada para uma árvore adulta, sacha, solta, fertilização, poda sanitária e formativa.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Maria Bianca tem uma robustez invernal média, suficiente para o cultivo no Cáucaso do Norte, e dificulta uma boa colheita mais perto da faixa do meio.
Resistência a doenças e pragas
A cultivar apresenta resistência média à doença clasterosporium, moniliose, crespo, oídio e cistporose. A invasão de pragas também é perigosa para ele:
pulgões, ácaros e gorgulhos;
traça e mariposa da fruta.
Para prevenir o desenvolvimento de doenças e a propagação da praga, são necessários tratamentos preventivos sazonais.
Requisitos de solo e condições climáticas
As necessidades da planta variam de acordo com o ciclo anual. No início da primavera, os botões despertam a uma temperatura positiva de + 5 ... 6ºC, durante o período mais ativo - floração, brotamento e ovário - o pêssego Maria Bianca necessita de uma temperatura mínima de + 10ºC, durante o período de enchimento. precisa de aquecimento de 20 graus e acima. O estágio de repouso começa na temperatura zero de outono. Apesar da alta capacidade adaptativa da planta, as geadas de inverno em regiões mais frias continuam sendo um fator limitante para a dispersão da variedade.