- Sinônimos de nomes: Loiko-2
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: maturação precoce
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para consumo in natura, para enlatados, para fazer sucos
- Tamanho do osso: médio
- Separabilidade do osso da polpa: não separável
- Resistência de inverno: -31,7 ° C a -34,4 ° C
- Peso do fruto, g: 110-130
- Cor de fruta: amarelo pálido, amarelo-esverdeado em frutas verdes, no lado ensolarado com um belo blush vermelho-carmim
Para aqueles que cultivam variedades exclusivamente comprovadas e confiáveis no país, vale a pena dar uma olhada mais de perto na cultura do pêssego com o nome incomum Loiko-2 da seleção bielorrussa, que se caracteriza pela tecnologia agrícola simples e rendimentos abundantes.
Descrição da variedade
Loiko-2 é uma árvore de tamanho médio, dotada de ramos de boa distribuição de cor castanho-oliva, forte espessamento de folhagem caída de verde brilhante com cobertura brilhante, sistema radicular desenvolvido e copa bem arredondada. Como regra, o pessegueiro Loiko-2 cresce até 2,5-3 metros de altura.
Florescer na árvore antes - a primeira semana de maio. Nesta época, a densa copa está abundantemente recoberta de flores grandes e claras, agradavelmente perfumadas.
Características da fruta
O pêssego bielo-russo é um saboroso representante da classe das espécies de frutos médios. O peso médio da fruta é de 110-130 gramas. O formato da fruta é correto - redondo, com superfície aveludada. Na fase de maturação técnica, o fruto apresenta-se recoberto de uma cor amarelo-esverdeada. Os frutos maduros são caracterizados por uma cor brilhante e incomum - a superfície amarelo claro é diluída com um blush vermelho carmim, que ocupa quase metade da superfície da fruta. A casca do fruto é fina, não dura, com o bordo pronunciado. A sutura abdominal na superfície é mal expressa.
Os frutos destinam-se não só ao consumo in natura, mas também ao enlatamento, processamento em compotas, marmeladas, compotas e utilização na cozinha. Os pêssegos colhidos são facilmente transportados por longas distâncias e também são armazenados por uma semana. O amolecimento da fruta é lento.
Qualidades de sabor
O pêssego Loiko-2 tem um sabor memorável. A polpa amarelo-esverdeada é dotada de consistência carnuda, tenra, ligeiramente frouxa e fibrosa. O sabor é dominado por uma doçura brilhante, harmoniosamente combinada com uma acidez picante e uma abundância de suco espesso. Um pequeno osso praticamente não se separa da polpa do fruto. A fruta tem um aroma clássico de pêssego - leve mas agradável.
Amadurecimento e frutificação
Loiko-2 é uma cultura com datas de frutificação precoces. A árvore começa a dar frutos no 3-4º ano após o plantio de uma muda de um ano. A fase de maturação ativa dos frutos começa em meados de julho. O período máximo de frutificação da árvore dura de 7 a 8 anos. Rende uma safra de pêssego a cada ano e de forma consistente, sem faltar.
Produção
A variedade pêssego tem boa produção, crescendo gradativamente com o amadurecimento da árvore. Nos primeiros anos frutíferos após o plantio, observa-se um rendimento moderado - 20-25 kg de frutos, mas depois de anos os números aumentam.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil (mais de 60%), portanto, não há necessidade de plantar árvores doadoras com tempos de floração semelhantes. Às vezes, o plantio de árvores polinizadoras é realizado apenas para aumentar a produtividade em 20-40%. Além disso, a árvore atrai um grande número de abelhas, o que também contribui para a polinização.
Crescendo e cuidando
A plantação de árvores pode ser realizada tanto na primavera (antes do início da vegetação) quanto no outono (um mês antes das geadas constantes).É ideal comprar mudas de dois anos com sistema radicular desenvolvido. A plantação é efectuada em zona limpa e nivelada, na zona sul do jardim, onde existe protecção contra correntes de ar (edifícios, vedações).
A tecnologia agrícola intensiva do pêssego bielorrusso consiste em uma série de atividades: regar (3-4 vezes - durante a floração, derramar frutas e durante a escavação de outono), aplicar cobertura de cobertura três vezes por temporada, formar uma coroa, remover ramos secos e danificados, desbaste regular, normalização do excesso de ovário, prevenção de doenças, penugem e cobertura morta da zona próxima ao caule, bem como preparação para o inverno.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade tem a maior resistência à geada, então a cultura pode facilmente superar quedas de temperatura de -35 graus. O abrigo só será necessário nas regiões do norte, onde quase todas as árvores frutíferas são isoladas com estopa ou fibra agrícola. Nenhum abrigo é necessário nas regiões sul e centro.
Resistência a doenças e pragas
Devido à sua alta imunidade, a árvore é extremamente raramente exposta a doenças (queimadura monilial, doença de clasterosporium, folhas crespas, oídio) e infestação de pragas. Como proteção, a pulverização / tratamento preventivo deve ser realizado periodicamente.
Requisitos de solo e condições climáticas
O pêssego bielorrusso adora a umidade, adora o sol, o calor e a luz, e também tolera facilmente a seca. O solo ideal para madeira é considerado argila de médio carbonato - fértil, fofa, úmida, respirável. É importante que a passagem das águas subterrâneas seja profunda, uma vez que o rizoma da árvore não reage bem à umidade estagnada.