- Autores: V.P. Orekhova, A.N. Ryabova, I.N. Ryabov, Z. N. Perfil'eva (Jardim Botânico Nikitsky - Centro Científico Nacional da Academia Russa de Ciências)
- Ano de aprovação: 2014
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: atrasado
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: sala de jantar
- Produção: Alto
- Regiões em crescimento: Cáucaso do Norte
- Tamanho do osso: médio
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
As primeiras associações com a palavra "pêssego" são uma fruta doce, aromática, suculenta com a polpa mais delicada que se derrete na boca. Além disso, nem todos podem cultivar uma safra tão exigente e obter uma colheita rica, e com sucesso variável.
História de criação
Peach Crimean Autumn foi criado em 2014 por criadores da Crimeia com base no Jardim Botânico Nikitsky. Inserido no Cadastro Estadual de cultivo nas regiões sul do país.
Descrição da variedade
A árvore cresce muito rapidamente. Em média, a altura pode chegar a 3-4 M. A copa não é muito densa, tem um aspecto levantado. As folhas são longas, com ponta pontiaguda, ligeiramente enrugada. A cor varia do verde claro ao verde escuro. As inflorescências simples são de cor rosa pálido.
Características da fruta
Os frutos são de maior tamanho de colheita. Em média, a massa de um pêssego chega a 150-160 g. Existem exemplares e maiores - até 250 g. Sua forma é redonda e unidimensional. A pele é fina, com uma leve queda aveludada. A cor dos frutos maduros é amarela com um blush carmim borrado, que ocupa até um quarto de toda a superfície da fruta.
Qualidades de sabor
O sabor é rico, doce e azedo. A leve acidez presente confere ao gosto residual um sabor picante especial. A polpa é muito suculenta, de consistência fibrosa. A pedra de malha fina separa-se bem da polpa.
A variedade tem uma polpa bastante densa, ao contrário de muitas outras culturas fruteiras deste tipo, o que torna o outono da Criméia especialmente atraente para o cultivo em escala industrial. Os pêssegos toleram perfeitamente o transporte sem perder sua apresentação.
A variedade de outono da Criméia é valiosa na nutrição pela composição balanceada de vitaminas e microelementos. Especialmente, ele contém uma grande quantidade de vitamina C, ácidos de frutas benéficos e açúcares. Em uma escala de degustação de cinco pontos, é estimado em 4,5 pontos.
Cantina de nomeação. Na maioria das vezes, a fruta é consumida fresca. No entanto, também produz compotas perfumadas, compotas aromáticas e compotas maravilhosas.
Amadurecimento e frutificação
Refere-se a variedades de maturação tardia. Os frutos maduros podem ser apreciados não antes de meados de setembro. Eles entram em frutificação no 5º ano de desenvolvimento.
Produção
Variedade de alto rendimento. As taxas médias de colheita são 150-170 c / ha, ou cerca de 20 kg por árvore.
Regiões em crescimento
O pêssego de outono da Crimeia é destinado ao cultivo nas regiões do sul da Rússia, não mais altas do que a região de Rostov.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A planta é autopolinizada, não sendo necessário plantar nas proximidades outras árvores com período de frutificação semelhante. Jardineiros experientes aconselham o plantio de outro espécime nas proximidades para polinização cruzada para aumentar a produtividade.
Crescendo e cuidando
O outono da Criméia está exigindo crescimento. Prefere crescer em áreas ensolaradas, protegidas de ventos frios, caso contrário não se pode esperar uma boa colheita. Cresce bem em solos franco-arenosos e argilosos, com um nível de pH neutro. Fortemente não tolera solo salino e zonas húmidas.
A rega é necessária com moderação. Em média, uma árvore precisa de 4-5 irrigações por ano. A frequência de rega é aumentada quando há uma seca prolongada.A planta reage de forma extremamente negativa à rega excessiva - isso pode levar ao desenvolvimento de infecções fúngicas no sistema radicular.
Para melhorar a qualidade do solo no outono, a terra é cavada em volta do tronco, esse procedimento pode ser realizado na primavera. O procedimento enriquece o solo com oxigênio.
O poço de pouso é preparado com antecedência, pelo menos um mês de antecedência. Quanto mais tempo o caroço permanecer antes de a muda ser plantada, melhor será a sensação da planta nele. Durante este tempo, um certo ambiente biológico e um complexo de microorganismos do solo se formarão no buraco, permitindo que a planta enraíze com sucesso.
A profundidade da cova depende do volume do sistema radicular. Em média, é escavado de 70 a 100 cm. Precisa ser feito com certa margem para adicionar uma mistura enriquecida de nutrientes, composta por solo de jardim, húmus, cinza de madeira, serragem e fertilizantes minerais (nitrogênio, potássio, fósforo) .
Não é recomendável plantar outros tipos de árvores perto do pêssego. A cultura é caprichosa e não tolera vizinhança com ninguém, exceto com representantes de sua própria espécie.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A cultura é capaz de tolerar bem verões secos e invernos gelados. O retorno das geadas da primavera pode danificar gravemente os botões das frutas.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é freqüentemente atacada por infecções fúngicas, especialmente suscetíveis a enrugamento. No início da primavera, as árvores são obrigatoriamente tratadas com sulfato de cobre e outras preparações para prevenir doenças.