- Autores: NO. Ryabov (Jardim Botânico Nikitsky)
- Apareceu ao cruzar: Rochester x Elberta
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: sala de jantar
- Produção: Alto
- Maturidade precoce: entra no período frutífero por 3-4 anos
- Regiões em crescimento: Sul da Ucrânia, República Autônoma da Crimeia, Território de Krasnodar
- Separabilidade do osso da polpa: mau
O pêssego é cultivado ativamente na Crimeia desde o início do século XX. Em 1923, uma Estação Experimental de Colheitas de Frutas do Sul foi estabelecida no território do Jardim Botânico Nikitsky. Nos anos soviéticos e até hoje, o trabalho está em andamento aqui para criar variedades de pêssego altamente adaptáveis com resistência a temperaturas negativas, bom rendimento e sabor harmonioso. Uma das variedades mais antigas da Criméia testada pelo tempo é o pêssego do Kremlin.
História de criação
O pêssego do Kremlin foi criado no Jardim Botânico Nikitsky (GNBS) pelo famoso pomologista soviético, doutor em ciências agrícolas Ivan Nikolayevich Ryabov na década de 50 do século XX. A cultivar é um cruzamento entre as conhecidas variedades americanas Rochester e Elberta.
Descrição da variedade
Kremlevsky é uma variedade de meia estação, auto-fértil, resistente ao inverno e de alto rendimento para uso à mesa. Forma uma árvore forte e alta com uma copa ampla e ramificada de crescimento rápido e formato cônico inverso. Dá pêssegos saborosos, grandes, mas de tamanho irregular, arredondados, com casca aveludada amarelo-laranja e blush vermelho nas laterais.
A variedade tem resistência média à seca prolongada, boa imunidade a uma série de doenças de frutas. A resistência ao gelo torna possível o cultivo deste pêssego não só na Crimeia, Território Krasnodar, Cáucaso do Norte e regiões do sul da Ucrânia, mas também na zona média da Federação Russa, embora principalmente em um método de cobertura. O Kremlin não apresenta resistência recorde de inverno, especialmente para crescimento e botões de flores.
Características da fruta
Os frutos são redondos, podendo ser ligeiramente ovais. O peso dos pêssegos costuma estar acima da média, mas com uma ampla gama de indicadores: varia de 100 a 200 g. A casca com pêlo de veludo tem uma cor amarela brilhante com um subtom laranja e gradualmente torna-se vermelha, passando a vermelho escuro rubor turvo na fase de maturação.
A polpa amarelo-escura é firme, medianamente densa, fibrosa e bastante suculenta. O caroço é de tamanho médio e separa-se bem em frutos bem maduros.
A qualidade de conservação e a transportabilidade da variedade não são muito altas, recomenda-se colher a safra totalmente madura, processá-la e utilizá-la em um curto espaço de tempo. Se o transporte for necessário, então apenas frutas verdes são adequadas para ele.
Qualidades de sabor
A variedade é declarada como variedade de mesa, destinada ao consumo in natura. Mas se desejar, pode começar a colheita: prepare compota, geléia ou geléia. O sabor do Kremlin é a sobremesa, rica, açucarada e com uma acidez agradável. Aroma de flor de pêssego é pronunciado.
Amadurecimento e frutificação
O Kremlin começa a dar frutos bem cedo, já no terceiro ano de vida da árvore. No 4º ano, você pode coletar uma colheita abundante e completa.
Pelas suas características, esta casta pertence à época média. A frutificação ocorre na primeira ou segunda década de agosto.
Produção
A poda correta dos brotos de crescimento e as condições climáticas favoráveis garantirão altos rendimentos de até 40 kg de pêssegos por árvore em média. O Kremlin pode trazer tal safra de forma irregular, sua abundância depende das condições climáticas de um determinado ano e da região de cultivo.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
As flores deste pêssego são do tipo rosado altamente decorativo. A árvore floresce no meio da temporada de verão, esse período dura cerca de uma semana, pode demorar até 10-12 dias. A variedade é autofértil e não requer replantio de vizinhos polinizadores.
Crescendo e cuidando
Nas regiões do sul, as mudas são plantadas no outono (em setembro - início de outubro), e nas regiões mais ao norte - na primavera. Ao plantar uma árvore, uma série de requisitos deve ser levada em consideração:
escolha um local plano ou uma pequena colina no local para que não haja ocorrência próxima de água subterrânea;
o pêssego deve receber luz suficiente, não ficar à sombra de outras árvores e edifícios;
a árvore deve ser protegida do vento e das correntes de ar, que são perigosas no inverno;
a copa de pêssego do Kremlin, de rápido crescimento e expansão, requer espaço - cerca de 3 m para outras árvores;
o solo deve ter boa aeração e um nível de acidez médio;
O que afeta negativamente a saúde dos pêssegos é a proximidade das soleiras (batata, tomate, berinjela, pimentão), morangos e melões.
Para uma grande variedade de Kremlevsky, é necessária uma poda sanitária e regulatória competente. Um grande número de botões de frutas são normalizados. Os rebentos longos são encurtados para bons rendimentos. A cada ano, você precisa podar os ramos laterais em 2 botões, depois deixar o ramo superior crescido frutificando e cortar o ramo inferior do crescimento curto.
Caso contrário, cuidar deste pêssego não é muito difícil. Quanto à rega, deve ser regular, mas moderada: o alagamento do solo pode causar infecções fúngicas, e uma longa falta de água em um verão seco afetará a colheita.
A variedade responde com gratidão à alimentação, especialmente nos primeiros 2-3 anos. No plantio, são introduzidos matéria orgânica e superfosfato; na primavera, são adicionados fertilizantes de nitrogênio para o crescimento dos brotos. O crescimento intensivo de frutas é estimulado por um suplemento de potássio e, no outono, o solo próximo ao caule é desenterrado e fertilizado com um complexo de fósforo-potássio, adubo verde e húmus.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
O Kremlin mostra boa adaptabilidade ao cultivo em diferentes zonas climáticas e temperaturas extremas, tolera com firmeza o retorno das geadas da primavera até -6 a -7 ° C. A variedade é cultivada em jardins privados na zona central da Federação Russa, embora sua resistência no inverno não seja das mais altas: a madeira pode resistir a geadas de até -27 ° C e se recuperar delas, mas os botões de frutas podem congelar já a -13 ° C.
Se a região está acostumada a fortes geadas de inverno, a árvore fica coberta no outono: o círculo do tronco é coberto com palha, uma moldura de ripas é preparada ao redor do tronco, a copa é dobrada e amarrada, toda a estrutura é coberta com estopa ou fibra agrícola. No caso do Kremlin, esse processo é complicado pela altura da árvore (até 4 m) e pela expansão da copa.
Resistência a doenças e pragas
A variedade resiste muito bem a doenças e raramente é afetada por uma doença tão comum em frutas de caroço como o enrolamento das folhas. Também é resistente à infecção pelo fungo clasterosporium. A infecção por oídio é possível e requer a remoção rápida e completa dos ramos e folhas afetados.
O Kremlin pode ser exposto a pragas, mas com poda sanitária, cobertura do solo e pulverização preventiva, isso pode ser evitado ou os danos causados por insetos podem ser minimizados.