- Autores: America
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: cedo
- Compromisso: para consumo fresco, para enlatados
- Produção: Alto
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
- Maturidade precoce: no segundo ano após o plantio
- Separabilidade do osso da polpa: separa bem
- Resistência de inverno: aumentou
Pêssego da seleção americana A Condor é conhecida pelos jardineiros há mais de 20 anos. A variedade se consolidou não só com alta produtividade e frutas deliciosas, mas também agradada por sua despretensão no cuidado e resistência à maioria das doenças inerentes à cultura.
Descrição da variedade
A altura máxima das plantas chega a 4 M. A variedade tem copa bastante espalhada, mas não densa, o que facilita a colheita. As folhas são de tamanho médio, predominantemente de cor verde claro com ligeiras nervuras. A Condor apresenta boas características varietais, uma vez que as amêndoas amargas são utilizadas como porta-enxerto. As inflorescências são solitárias, rosa claro. As vantagens do Condor incluem:
- frutas de alta qualidade;
- alta resistência a doenças;
- resistência à geada e resistência à seca;
- alta produtividade.
Entre as desvantagens, os jardineiros observam:
- desdobramento excessivo da copa e necessidade de podas regulares;
- frutas maduras demais podem mudar seu sabor para pior.
Características da fruta
Os frutos são grandes. Em média, a massa de um pêssego pode chegar a 200 g ou mais. Sua forma é uniforme, arredondada. A cor dos frutos é amarela, mas à medida que amadurecem vão revestindo-se de um rubor vermelho vivo em quase toda a superfície da casca. A pele é bastante densa e ligeiramente caída, com uma delicada tonalidade laranja-dourada.
Devido à estrutura da casca ser bastante dura, os frutos toleram muito bem o transporte. Mas para que os frutos não percam a apresentação, ainda é recomendável transportá-los em caixas especiais com papel vegetal.
Qualidades de sabor
O Pêssego Condor tem um sabor doce, a leve acidez confere ao final de boca brilhantes notas frutadas. Polpa amarelo-alaranjada com veias vermelhas. A consistência é densa e suculenta. O osso é facilmente separado da polpa.
Os frutos são consumidos in natura e processados. Eles são usados para preparar recheios de muffins, tortas, puffs, bolos, fazer as mais delicadas conservas, geléias, compotas perfumadas, sucos e muito mais.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence ao período de maturação precoce. Você pode comer pêssegos em meados de julho. A árvore começa a dar frutos 2 anos após o plantio.
Produção
No primeiro ano, a árvore não dá uma safra, pêssegos isolados podem ser notados. A cada ano subsequente, os indicadores vão aumentar. Os espécimes com 10 anos de idade são capazes de produzir de 50 a 100 kg. A partir dos 20 anos, o rendimento diminui: de 50 para 80 kg.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A planta é autopolinizada. Não há necessidade de plantar árvores polinizadoras nas proximidades.
Crescendo e cuidando
A época mais favorável para o plantio de um pêssego é o outono. O trabalho de plantio deve ser realizado um mês antes do início da geada. Durante este tempo, a muda terá tempo para criar raízes para poder hibernar com sucesso.
O local de pouso é escolhido o mais ensolarado possível e protegido de ventos frios. Um lugar perto da cerca no lado sul seria o ideal. Ao cultivar um pêssego, deve-se ter em mente que a falta de luz leva a uma colheita ruim e frutos de mau gosto.
Além disso, você não deve plantar a árvore ao lado de outras frutas, como cerejas ou damascos. Eles crescem muito e podem sombrear fortemente o pêssego.A parte do Condor que se encontrou na sombra ficará gradualmente nua, o que leva ao enfraquecimento do sistema imunológico.
O pêssego cresce bem em solos argilosos e arenosos com pH neutro. Os maiores rendimentos em solos ricos em húmus.
Apesar de o pêssego Condor tolerar perfeitamente o tempo quente, a rega é realizada 1 vez em 2 semanas, a uma taxa de 40-50 litros por 1 árvore. A frequência da irrigação é aumentada se uma seca prolongada se estabelecer. A falta de umidade no solo leva à perda de rendimento (a árvore começa a derramar frutos, tentando reter a umidade preciosa nas folhas, brotos e raízes).
O alagamento do solo também não deve ser, isso pode levar ao desenvolvimento de infecções fúngicas. A rega é minimizada durante o período de maturação da fruta.
A variedade responde positivamente à aplicação de fertilizantes orgânicos e minerais. Na primavera, com o início da brotação, o solo é enriquecido com nitrato de amônio (isso permitirá que a árvore ganhe boa massa verde). O fósforo acelera a floração e o endurecimento dos frutos. O potássio fortalece o sistema imunológico.
Resistência a doenças e pragas
Peach Condor tem forte imunidade à maioria das infecções fúngicas e bacterianas. Para profilaxia, na primavera, o tronco, galhos e brotos são borrifados com uma solução de sulfato de cobre. No verão, as árvores são afetadas por pulgões, gorgulhos e carrapatos. As pragas são combatidas com fungicidas e inseticidas.