- Autores: EUA (Nova Jersey)
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Compromisso: para consumo fresco
- Produção: Alto
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Boa
- Separabilidade do osso da polpa: semi-destacável
- Resistência de inverno: Alto
- Peso do fruto, g: 110-150
Collins é uma variedade de pêssego americana popular entre os jardineiros. Não é muito difícil de crescer, mas os residentes de verão ainda precisam levar em consideração algumas das sutilezas.
História de criação
A terra natal de Collins é Nova Jersey (EUA). Foi lá, em uma das estações experimentais, com o auxílio da polinização da variedade Jersey Land, que essa variedade foi obtida. Eles o tiraram em 1955. Atualmente, não está registrado no Registro Estadual de Variedades da Federação Russa, mas, no entanto, é frequentemente cultivado em jardins amadores no sul da Rússia, no Norte do Cáucaso e na Ucrânia.
Descrição da variedade
A safra de pêssego Collins é uma camada média. Na maioria das vezes, as árvores não crescem mais de três metros. A copa é em forma de taça, com folhagem média. A casca é castanha, mas os rebentos são na sua maioria verdes. As folhas são alongadas, lanceoladas, com vértices bastante estreitos. A cor é verde escuro, com um leve brilho brilhante. O comprimento médio da folha é de 16 centímetros, mas eles têm 5 cm de largura.
O diâmetro das flores é 2,5-3 centímetros. As flores são taças de cinco pétalas. Sua cor é branca com um matiz rosa. Durante a floração, nuvens inteiras de insetos se enrolam em volta da árvore, pois as flores emitem um forte aroma.
Características da fruta
Os pêssegos Collins são de tamanho médio. O peso mínimo geralmente é de 110 gramas, e a média é de 130. Mas muitas vezes nas árvores da variedade crescem frutos de 150-155 gramas. Os pêssegos arredondados têm uma capa amarela, mas no lado ensolarado há um blush rosa borrado. A casca do produto é densa, muito aveludada, agradável ao toque. A polpa delicada e suculenta é de cor amarela. Um osso áspero é separado do conteúdo apenas quando um esforço considerável é aplicado.
Os frutos colhidos podem ser armazenados por até uma semana. Os pêssegos têm um nível decente de transportabilidade e comercialização. Costuma-se comê-los frescos.
Qualidades de sabor
Collins dá frutos com um sabor pronunciado de dar água na boca. O sabor é muito harmonioso, mais doce, mas também com um claro azedume. A variedade foi avaliada em 5 pontos. Os pêssegos têm um propósito de mesa.
Amadurecimento e frutificação
O florescimento de Collins começa em meados de abril. A variedade mid-early amadurece em meados de julho. Tendo entrado em frutificação, o pêssego traz safras ricas anualmente.
Produção
Collins é uma árvore de crescimento muito rápido porque, com os devidos cuidados, ela começará a dar seus primeiros frutos em um ou dois anos. Os rendimentos são inicialmente baixos, mas as árvores maduras renderão 40-50 kg de frutos. Infelizmente, a vida útil dessa variedade de pêssego é curta - não mais do que 20 anos.
Regiões em crescimento
Esta variedade de pêssegos é destinada à região do Cáucaso do Norte. No entanto, é cultivada com não menos sucesso na região do Baixo Volga, na maioria dos territórios da Ucrânia, bem como na península da Crimeia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Collins é uma variedade autopolinizada. Os polinizadores parceiros podem aumentar ligeiramente os rendimentos, mas geralmente não são necessários.
Crescendo e cuidando
A Collins deve ser plantada em áreas ensolaradas, pois essa cultura é muito termofílica. A melhor opção é aterrar em terreno plano ou numa pequena colina. Nas baixadas, a Collins não é plantada, pois existe um alto risco de apodrecimento do sistema radicular.O desembarque a céu aberto é realizado apenas nas regiões meridionais. Se a região for ao norte, é melhor equipar uma estufa sem aquecimento.
A variedade prefere solos férteis, mas em geral pode crescer em qualquer solo, exceto em carbonato pesado e excessivamente salino. Nas regiões do Sul, o plantio é feito no outono, e nas áreas de clima mais instável - na primavera. Na hora do plantio, acrescentam-se ao solo os molhos clássicos das árvores frutíferas: húmus, cinza, superfosfato. A árvore plantada é imediatamente amarrada e regada.
A quantidade de rega para Collins deve ser estritamente medida, uma vez que a árvore tolera a seca melhor do que a umidade excessiva. Na primavera, regado 1-2 vezes, a mesma quantidade na primeira metade do verão. É melhor organizar a irrigação por gotejamento para esta variedade. Na segunda metade do verão, a água é muito, muito moderada.
Os fertilizantes para esta safra de pêssego são preparados na primavera. É melhor recorrer aos complexos minerais prontos, mas você mesmo pode fazer a mistura. Para fazer isso, tome nitrato de amônio (35 gramas), superfosfato (65 gramas) e sulfato de potássio (35 gramas). Todos esses fertilizantes estão embutidos no solo, a quantidade descrita é suficiente para um metro quadrado.
A poda Collins geralmente é feita na primavera, antes que os sucos comecem a se mover. A coroa é formada em taça, esse processo leva de três a cinco anos. Depois de formada a copa, será necessária a realização de podas sanitárias, destinadas a cicatrizar e desbastar a cultura. O pêssego Collins deve ser rejuvenescido a cada 4 anos, assim que o rendimento começar a diminuir ligeiramente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Collins é uma cultura muito resistente. No entanto, o inverno nas regiões do norte ainda apresenta problemas. Para tornar a árvore o mais segura possível, ela deve ser devidamente preparada. Assim, o círculo do tronco é limpo de restos de plantas e bem cavado. Em seguida, as árvores são cobertas com palha e ramos de abeto. As mudas com menos de três anos são totalmente cobertas, junto com a copa. Para isso, costuma-se usar a agrofibra.
Resistência a doenças e pragas
Os pêssegos Collins são suscetíveis a doenças quando a região tem verões quentes e úmidos. Na maioria das vezes, as plantas atacam doenças fúngicas. A folhagem e os frutos sofrem com eles. Para evitar doenças fúngicas, as plantas são tratadas com fungicidas na primavera. Esses meios são especialmente eficazes na prevenção da podridão cinzenta e doença do clotterosporium.
As principais pragas de Collins são mariposas, pulgões e carrapatos. Os inseticidas ajudam a eliminá-los. Freqüentemente, os pulgões podem ser removidos com remédios populares, mas apenas nos estágios iniciais.
Visão geral da revisão
Sobre a variedade de pêssego Collins, os residentes de verão deixam comentários positivos em sua maioria. Eles realmente gostam da cultura de grandes frutos, sua cor agradável e discreta, sabor e aroma delicados. Os residentes de verão cultivam pêssego Collins com facilidade, sem gastar muito tempo e dinheiro. No entanto, eles estão chateados porque o osso é difícil de separar e a árvore é constantemente atacada por doenças e pragas.