- Autores: EUA
- Sinônimos de nomes: Cardeal
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: cedo
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para consumo fresco
- Produção: Alto
- Maturidade precoce: no 3º ano após o plantio da muda
- Regiões em crescimento: algum
- Tamanho do osso: pequena
Peach Cardinal é uma cultura interessante, com pêssegos deliciosos e suculentos, “nasceu” muito além da vastidão de nosso país, o que não o impediu de crescer com sucesso nas regiões quentes da Rússia. As qualidades de sua maturidade precoce e maturidade precoce, resistência a algumas das principais doenças típicas dos pêssegos, seduziram muitos jardineiros domésticos.
História de criação
A cultura cardeal foi fruto do fecundo trabalho de cientistas americanos, surgida no final do século XIX. Os pessegueiros Cambridge Carmine foram considerados protossorte. Os criadores da cultura foram funcionários do Jardim Botânico Nikitsky e, em 2013, ela foi inscrita no Registro Estadual da Ucrânia. Não está listado no Registro Estadual da Rússia. No entanto, isso não impede seu cultivo generalizado no território de nosso país. O objetivo principal do Cardeal é ser consumido fresco e em compotas.
Descrição da variedade
As árvores de cultivo são de tamanho médio (até 2,5 m) com uma configuração de copa arredondada, um tanto propensa a engrossar. As regiões meridionais são preferíveis ao cultivo deste tipo de pêssegos, que apresentam um grau médio de robustez invernal. O nível de fertilidade do cardeal é alto - não requer plantas polinizadoras adicionais. Possui alto potencial imunológico contra o oídio. É menos resistente à doença dos cachos. A taxa de vencimento antecipado é alta.
A produtividade na ausência de cachos e outras doenças é alta e regular.
Mas também existem desvantagens:
baixo nível de manutenção de qualidade e portabilidade;
os ossos estão mal separados da consistência;
a suscetibilidade ao enrugamento freqüentemente leva à morte de animais jovens se não houver tratamento químico apropriado;
grau relativamente baixo de resistência ao frio.
Características da fruta
Os frutos são de tamanho médio, de configuração arredondada, ligeiramente achatados nas faces, pesando 140-150 g.A cor principal dos pêssegos é o amarelo com manchas carmim. Consistência fibrosa da polpa - de cor amarela a laranja, estrutura firme, com quantidade significativa de suco, separando-se relativamente bem dos ossos pequenos.
Qualidades de sabor
Pelo gosto, os pêssegos são doces com uma acidez leve e discreta.
Amadurecimento e frutificação
A qualidade do amadurecimento precoce apresenta bons parâmetros - após o plantio espera-se excelentes rendimentos no 3º ano de crescimento. O período de floração começa nos últimos dias de abril e dura até 10 dias. A época de produção anual e estável de frutos são os últimos dias de julho.
Produção
A safra é de alto rendimento - o rendimento médio das árvores maduras chega a 30-35 kg de frutos por árvore.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O nível de fertilidade da cultura é alto.
Crescendo e cuidando
Ao selecionar mudas cardinais, é importante levar em consideração uma série de características da cultura.
A área de brotamento está geralmente localizada a 8-10 cm do colo da árvore, o que lhe confere um leve grau de curvatura - neste local ela cresce um pouco para o lado. A ausência deste procedimento indica uma grande probabilidade de se tratar de uma muda, que no futuro não terá características varietais.
A altura das mudas selecionadas não deve ultrapassar 1,5 m, e o número de ramos não deve ultrapassar 4 (sua ausência também é permitida).
As raízes e a parte aérea das plantas devem estar úmidas, sem sinais de putrefação, crescimentos e deformações. De acordo com GOST, não deve haver folhagem nas árvores.
Levando em consideração o impacto negativo das mudanças de temperatura e umidade, as mudas devem ser protegidas durante o transporte - seus rizomas devem ser cobertos de forma confiável com um pano de algodão úmido e, por cima, com um saco denso.
Depois de levadas ao local de plantio, as mudas são deixadas fechadas por vários dias, sendo previamente eliminados os pequenos galhos que absorvem a umidade. 2-3 dias antes do plantio planejado, as mudas são desempacotadas e colocadas por 24 horas em um recipiente com água em temperatura ambiente para que tanto as raízes quanto os galhos fiquem na água. É aconselhável adicionar estimulantes de crescimento aos recipientes.
Especialistas experientes cobrem as superfícies do fuste com parafina antes do plantio, o que protege as árvores de pragas e do sol escaldante.
O local de pouso deve estar localizado em uma determinada elevação, ser calmo, excluindo a localização do lençol freático em relação à borda do solo a menos de 3 metros.
A cultura é extremamente amante da luz, crescendo produtivamente em climas quentes e secos. Portanto, um grau excessivo de umidade pode estimular a ocorrência de doenças perigosas. Dos solos, é preferível o tipo franco-arenoso leve de acidez neutra. Com solo argiloso pesado, não se esqueça da drenagem.
Nenhum esforço especial é necessário ao cultivar uma safra, é bastante despretensioso e a conformidade com as regras padrão permite que você obtenha rendimentos estáveis e volumosos. De outros acentos obrigatórios, indicamos:
a distância entre as mudas durante o plantio é mantida na faixa de 3-4 m;
a irrigação na estação seca é realizada com intervalo de 10-14 dias;
o curativo é feito com aditivos contendo nitrogênio, tradicionais na primavera;
a forma ideal de coroas para poda é uma configuração em forma de tigela;
anualmente, devem ser realizados procedimentos de desbaste de copas e encurtamento de brotos em 10-15 cm, ou seja, deve-se realizar cunhagem.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
O nível de resistência invernal da cultura pode ser chamado de relativamente alto - a queda crítica de temperatura permissível é de -20 graus.
Resistência a doenças e pragas
A cultura nem sempre é alvo de ataques maliciosos. E também não é muito vulnerável à infecção das principais doenças de origem fúngica, tem um potencial imunológico significativo contra o oídio. Em menor grau, é resistente à folhagem crespa - aqui não se pode prescindir do uso de meios de proteção química. Precisamos também de tratamentos profissionais com fungicidas contra doenças fúngicas, que são realizados em 3 etapas - antes da floração da cultura, após o período de floração e também 7 dias após a execução do 2º procedimento.As drogas mais populares aqui são - "Horus", "Skor", "Strobi" e "Quadris".