- Autores: Canadá
- Sinônimos de nomes: Canadian Harmony
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Compromisso: para consumo in natura, para enlatados, para fazer sucos
- Produção: Alto
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Boa
- Regiões em crescimento: regiões do norte
- Separabilidade do osso da polpa: separa
A variedade Canadian Harmony - o nome se traduz como "canadense harmonioso" - é considerada uma cultura resistente à geada, com alto rendimento e frutas muito saborosas. Os pêssegos são consumidos frescos, utilizados para a confecção de compotas, compotas, secos e congelados.
História de criação
Criado no Canadá na estação agrícola Vineland em 1968.
Descrição da variedade
A árvore é de tamanho médio, a altura depende da variedade sobre a qual é enxertada: sobre um porta-enxerto de tamanho médio - não superior a 3,5-4 m, e sobre um porta-enxerto vigoroso - até 4,5 -5 m. O tronco é reta, cresce verticalmente, a casca é marrom-amarelada, a copa é densa, as folhas são alongadas, longas, pontiagudas com borda levemente dentada, verde-escuro, lisas, brilhantes.
As flores são rosa e brancas e se formam em brotos de um ano de idade. Começa a florescer em maio. A duração da floração é de 6 a 12 dias. A produtividade máxima é de 8 a 12 anos, então o rendimento começa a diminuir.
Características da fruta
São enormes em tamanho, pesando 150-250 g, individuais até 300 g. Têm forma oval-arredondada, laranja com um rubor vermelho escuro, suculento, com diâmetro de 9 cm. A polpa é amarelo-alaranjada, densa , carnudo, rosado junto ao caroço, com aroma a fruta viva. O osso é destacável, seco. A pele é ligeiramente pubescente. São bem transportados (até 200 km), armazenados por cerca de uma semana, diferem em sua apresentação.
Qualidades de sabor
Sabor doce com acidez e amargor sutil, harmonioso. Pontuação de degustação - 4,8 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é meio tardia em termos de maturação, sendo retirada nos últimos dias de agosto. Ao sol, os pêssegos ficam bronzeados e ficam cobertos de um blush brilhante, na sombra permanecem amarelos. Não propenso a derramamento.
Produção
De alto rendimento, a qualidade do atendimento afeta o número e o tamanho dos frutos. Começa a frutificar 2 anos após o plantio. Cerca de 9 kg podem ser removidos de uma árvore jovem.
Regiões em crescimento
Na Rússia, os pessegueiros são cultivados na região do Cáucaso do Norte, Crimeia, Território de Krasnodar e Território de Stavropol, Região de Rostov. Esta variedade é adequada para cultivo na Rússia Central, podendo ser cultivada em climas mais frios. Há experiência de plantio na região de Moscou, região de Orenburg e até na Sibéria.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Auto-fértil, as flores são polinizadas em qualquer clima, a polinização não ocorre em geadas severas.
Crescendo e cuidando
Eles escolhem áreas ensolaradas para uma árvore, é melhor em uma elevação, não gosta de planícies e lugares alagados. Recomenda-se plantar em local protegido do vento, no lado oeste ou sul.
Mudas com raízes abertas são colocadas em água por 12 horas para saturar com a umidade, então as raízes são lubrificadas com gel de Maksimarin para proteção contra pragas. As plantas são plantadas com um intervalo de 3,5x3,5 m. Para o plantio, são cavados covas de 80x80 cm.
A drenagem e uma mistura de húmus, turfa, cinza de madeira, solo fértil, solo de jardim com areia, fósforo e aditivos bóricos são despejados no interior. O colo da raiz é deixado 5-7 cm acima do solo.Um recesso é feito ao redor do tronco para melhor absorção de umidade.
Rega - 1 balde por muda. Cobertura morta com substratos orgânicos. Nas primeiras 3 semanas, é necessária rega regular - uma vez por semana, mais frequentemente em tempo quente. Certifique-se de afrouxar e remover ervas daninhas.Após o plantio, são podadas, deixando brotos de até 40-45 cm de comprimento.Nas regiões do sul, o plantio de outono é recomendado após o final da queda das folhas, na faixa do meio são plantadas na primavera.
Durante o período de crescimento e frutificação, é necessária rega intensiva, com falta de água, as flores e os ovários desmoronam. Para reduzir a perda de ovários, recomenda-se pulverizar com a preparação "Skor". A água deve ser abundante, mas rara, mesmo em condições de seca. Na última década de outubro, a irrigação com carregamento de água é realizada, a camada do solo é saturada com umidade até a capacidade total de umidade. Eles cavam a terra entre as fileiras e a soltam a uma profundidade de 20 cm, perto do tronco - não mais do que 14.
Eles são alimentados no início da primavera com uréia, durante o período de aparecimento das folhas - com uma solução de uréia, durante o período de frutificação - com fertilizantes de potássio, você pode alimentá-lo com o complexo Agromaster.
No outono, a casca é caiada com cal e argila e borrifada com uma solução de cal. O pêssego é curvado para baixo, coberto com spunbond em várias camadas para o inverno. Na primavera, eles se abrem quando a neve derrete, formam uma coroa, cortam e processam.
A melhor forma de coroa é em forma de concha. Por 3-4 anos, o tronco central é removido quando a árvore já está formada. As árvores em plena idade de frutificação devem ser podadas regularmente para que se renovem mais rapidamente. Necessita de poda sanitária na primavera.
Quando um grande número de ovários é formado, 50% deles são removidos. Esse racionamento permite que você obtenha frutas maiores. Remova aqueles na sombra. Depois de uma grande colheita, a árvore pode não ter tempo de se preparar para o inverno e ficará muito fria.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A cultura tem alta resistência ao inverno, resiste a temperaturas de até -30 graus, mas é necessário abrigo. A área da raiz é coberta com cobertura morta, barreiras de proteção são erguidas ao redor do tronco, a planta é coberta com agrofibra. Após geadas severas, as árvores podem não dar frutos e podem ser afetadas por doenças fúngicas. Freqüentemente, não são as próprias árvores que congelam, mas os botões das flores. Mesmo em condições de congelamento severas, a Canadian Harmony é capaz de se recuperar e produzir safras. Resiste bem às geadas do final da primavera.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é resistente ao oídio e ao crespo. Para proteção contra doenças, a pulverização preventiva é realizada: no início da primavera com Brunka, após 2 semanas com Topsinom-M, depois de mais 2 semanas com Median Extra, no outono - com sulfato de cobre. Para fortalecer a imunidade, recomenda-se racionar a quantidade da colheita a cada ano.
Dos insetos, os pulgões são os mais perigosos; para prevenção, usa-se a pulverização com uma solução de cinzas e plantam-se calêndulas ou malmequeres perto das árvores. Se houver poucos pulgões nas folhas, então são lavados com água e sabão, em caso de danos graves, os brotos são cortados e queimados.Em seguida, o tratamento é realizado por meio de "Aktara", "Iskra", "Fitoferm".
Requisitos de solo e condições climáticas
A cultura prefere solos franco-arenosos, argilosos, chernozem, nos quais se recomenda adicionar turfa e vermicomposto de pelo menos 50%. Para aumentar a produtividade e a resistência no inverno, você pode enxertar uma muda em um estoque resistente à geada, adequado para o clima e o solo de uma determinada região.