- Autores: Polônia
- Sinônimos de nomes: Inka
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para consumo fresco
- Produção: Alto
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Boa
- Maturidade precoce: por 2-3 anos
- Regiões em crescimento: Região de Moscou, regiões norte e montanhosas da Escandinávia
Todo mundo adora pêssego: adultos e crianças. A polpa agradável e suculenta fornece oligoelementos benéficos ao corpo, ajudando no enfrentamento de todas as situações de estresse e no equilíbrio físico e emocional. Além disso, as variedades híbridas modernas são despretensiosas no cuidado. O híbrido Inca de nectarina de pêssego ainda é relativamente novo no mercado nacional.
Descrição da variedade
A planta é alta, podendo atingir 4 m de altura e a copa é de densidade média e espalhada. As folhas são longas e verdes. Floresce em grandes inflorescências rosa. Os ramos são fortes, de cor castanha, crescendo a um ângulo de 45 graus.
Inka é um híbrido de pêssego e ameixa ou nectarina de ameixa criado por criadores poloneses. A cultura surgiu no mercado nacional há cerca de 10 anos, a cada ano vem ganhando cada vez mais popularidade entre os jardineiros.
Características da fruta
Híbrido de frutos grandes. Em média, o peso do fruto varia de 120 a 180 g, seu formato é oval, oblongo. Os pêssegos maduros são geralmente amarelos-escuros com um tom de tijolo. O osso é separado da polpa livremente.
Qualidades de sabor
O pêssego Inka tem um sabor adocicado com acidez sutil. O aroma é leve. A polpa é suculenta, de densidade média, de consistência amarelo-cremosa e amanteigada. A pele é densa, com um mínimo de vilosidades.
Você pode usá-lo fresco e processado. Dos frutos obtêm-se compotas, compotas, compotas muito saborosas. O sabor e o aroma são especialmente interessantes em produtos de panificação. A variedade tem boa transportabilidade. A vida útil das frutas é curta - cerca de 14 dias.
Amadurecimento e frutificação
A árvore começa a frutificar cedo, começando a dar frutos com 2 ou 3 anos de desenvolvimento. Ela floresce em maio, os frutos amadurecem no final de agosto.
Produção
Com tecnologia agrícola adequada, 35-40 kg de colheita podem ser colhidos de uma árvore.
Regiões em crescimento
As regiões ideais para o cultivo são a região de Moscou, o norte e as regiões montanhosas da Escandinávia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O híbrido é autofértil. Não há necessidade de plantar polinizadores nas proximidades.
Crescendo e cuidando
O Pêssego Inca é uma cultura despretensiosa, mas para obter bons rendimentos, é necessário observar certas condições de cuidado. O híbrido cresce bem em solos de acidez neutra (pH 6,5-7,5). O solo deve ser fértil e com boa troca de umidade.
O local de pouso deve ser escolhido com cuidado. Deve ser o mais iluminado possível e protegido de correntes de ar. O lado sul do terreno é ideal para isso. Se você planeja plantar várias plantas, a distância entre elas deve ser de pelo menos 1,5-2 m.
O poço de pouso é preparado com antecedência. Uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo do furo. As raízes não toleram de forma alguma a estagnação da água. É preferível adquirir mudas com sistema radicular fechado, de preferência em viveiro. Então você pode ter 100% de certeza de que comprou a variedade de pêssego Inka.Exclua espécimes com sinais de doença nos brotos e raízes, com ramos secos ou danificados.
Se a muda não estiver em coma terrestre, um dia antes do plantio é embebida em uma solução que estimula a formação de raízes. Também é necessário preparar uma mistura de solo fértil composta por composto, areia, cinza de madeira, serragem e fertilizantes minerais (fósforo e potássio). Isso é necessário para o sucesso do enraizamento da árvore.
Na cova, onde é instalada a muda, é feito um monte de terra, regada em abundância e preenchida cuidadosamente com o restante da mistura de solo. Suavemente abalroado e regado abundantemente de novo. Na próxima semana, uma camada de serragem, palha ou grama seca é colocada ao redor da árvore.
O cuidado adicional consiste em rega moderada, cobertura e poda regular. O pêssego deve ser regado várias vezes ao mês. Se uma seca prolongada se estabelecer, a frequência da irrigação é aumentada. Uma árvore consome cerca de 20-30 litros de água por vez.
Os primeiros anos não precisam ser alimentados. A partir dos 3 anos de desenvolvimento, na primavera, o solo é enriquecido com matéria orgânica e, com o início da floração e formação dos frutos, são aplicados fertilizantes potássio-fosfóricos: estritamente sob a raiz, após a escavação do solo.
A poda é realizada várias vezes ao ano. Na primavera, é realizado um procedimento de modelagem. É realizada antes do início da floração. São retirados os ramos que vão fundo no tronco e descem, secos e com sinais de doença. Os rebentos são cortados quase completamente, deixando ao nível de 4-5 botões. O Pêssego Inca não tem medo da poda, ganha rapidamente massa verde. A poda será higiênica no outono.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido é caracterizado por imunidade persistente à maioria das doenças inerentes à cultura, principalmente o curl. Como medida preventiva, em março, o tronco e os ramos esqueléticos são borrifados com uma solução de sulfato de cobre.