- Autores: Canadá
- Apareceu ao cruzar: Redskin x Harbinger
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Período de amadurecimento: cedo
- Compromisso: para consumo fresco, para enlatados
- Produção: frutífero
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Alto
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
- Resistência de inverno: muito alto
Os amantes de pêssegos podem se mimar com frutas deliciosas todos os anos se plantarem um pessegueiro no local. Uma das espécies populares é o primeiro Harrow Diamond.
História de criação
Harrow Diamond é uma seleção canadense popular criada pelo cientista Richard Lane em 1970. Uma cultura foi obtida pelo cruzamento das variedades Redskin e Harbinger. O pêssego foi introduzido e registrado como uma variedade em 1984. Devido à sua resistência à geada, a variedade canadense pode crescer produtivamente na região Central e, claro, no sul da Rússia.
Descrição da variedade
O pêssego canadense é uma árvore vigorosa com uma copa moderadamente espalhada que não é muito espessada com folhas verdes esmeralda brilhantes. Em condições favoráveis, a árvore ganha até 4 metros de altura.
O pêssego floresce bem cedo: final de abril - início de maio. Neste momento, a coroa é literalmente coberta por grandes flores claras, emitindo um aroma brilhante.
Características da fruta
Harrow Diamond é um representante de variedades de tamanho médio. Com os devidos cuidados, a árvore produz frutos que pesam 140-150 gramas ou mais. O formato do fruto é oblongo-arredondado com um estreitamento pronunciado no ápice. Um pêssego maduro tem uma cor laranja pálida, diluída com um blush carmim-bordô que cobre 60-70% da superfície da fruta. A casca da fruta é fina, seca, aveludada, com borda quase imperceptível. A sutura abdominal é mal expressa.
A safra colhida é facilmente transportada e armazenada por algum tempo sem perda de qualidade comercializável e propriedades úteis. A finalidade das frutas é universal - comer frescas, usar no cozimento, processar em geleias e compotas, enlatar com fatias.
Qualidades de sabor
Os pêssegos têm um sabor brilhante e memorável. A polpa laranja clara, que se torna rosada próximo ao caroço, é caracterizada por uma estrutura delicada, carnuda, levemente fibrosa e muito suculenta. A fruta tem sabor harmonioso - doce, com acidez picante, sem adstringência. Uma peculiaridade da variedade é seu incrível aroma de sobremesa-fruta, que não se perde nem mesmo após o processamento. A pedra separa-se bem da polpa.
Amadurecimento e frutificação
O pêssego canadense está amadurecendo cedo. A árvore começa a dar frutos no 3-4º ano após o plantio de uma muda de um ano. Você pode saborear frutas na primeira década de julho. O pico de maturação e frutificação ocorre no final de julho - início de agosto. As frutas são temperadas juntas. Os pêssegos podem ficar na árvore por cerca de 10 dias sem se desintegrar. A produtividade da árvore é de 25-30 anos.
Produção
A variedade é declarada frutífera. Uma característica é um aumento nos indicadores de rendimento à medida que a árvore amadurece. Nos primeiros anos de frutificação, você pode contar com 20-25 kg por temporada de uma árvore, mas depois de 5-6 anos o número crescerá para 50 kg.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O pessegueiro é autofértil, por isso não precisa de variedades polinizadoras. Alguns agricultores estão confiantes de que plantar árvores doadoras nas proximidades tem um efeito positivo na dinâmica da produção, mesmo para safras autoférteis.
Crescendo e cuidando
As mudas são plantadas na primavera (de março a maio) e no outono (de setembro a outubro).É necessário plantar em uma área plana e livre de ervas daninhas, de preferência na parte sul, para que a árvore receba muita luz e calor, enquanto haja proteção das correntes de ar. A distância entre os plantios deve ser de pelo menos 2 metros. Mudas de um e dois anos são consideradas as melhores, pois criam raízes mais rapidamente.
Os agrotécnicos da árvore incluem: rega regular (3-4 vezes por estação), fertilização (alimentação na primavera e no outono), afrouxamento e cobertura morta da zona próxima ao caule, formação de copas, poda regular de galhos, desbaste, prevenção de doenças. Além disso, não se esqueça de caiar o tronco e normalizar os ovários.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade Harrow Diamond é resistente ao inverno, portanto, tolera facilmente quedas de temperatura até -25 ... 28 graus. A árvore também não tem medo das geadas recorrentes da primavera. Os pessegueiros que crescem nas regiões do norte precisam de abrigo durante o inverno.
Resistência a doenças e pragas
A fruticultura possui alta imunidade, o que evita infecções com oídio, clotterosporia e bacteriose. Com os devidos cuidados e prevenção oportuna, a árvore não ficará exposta a muitas doenças e ataques de pragas de insetos.
Requisitos de solo e condições climáticas
A árvore cresce confortavelmente em solos argilosos médios com as seguintes características - permeabilidade ao ar, frouxidão, fertilidade, umidade, acidez neutra. É importante que a passagem das águas subterrâneas seja profunda, o que evitará a estagnação da umidade, o que afetará negativamente o sistema radicular.