- Autores: Canadá
- Apareceu ao cruzar: Cresthaven x Harbinger
- Sinônimos de nomes: Harnas
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Período de amadurecimento: cedo
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para consumo fresco
- Produção: Alto
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: bom (até 3-4 dias)
Harnas é uma das variedades de pêssego para sobremesa com melhor custo-benefício. O Elite é fornecido pelas suas principais características: sabor, alta comercialização, boa resistência ao gelo, resistência a doenças e pragas.
História de criação
A safra de pêssego Harnas foi cultivada por renomados criadores canadenses pelo cruzamento de Cresthaven e Harbinger.
Descrição da variedade
A árvore é vigorosa, pode atingir 5 metros de altura. Possui uma coroa arredondada. Ela floresce de maio a junho com flores em forma de sino. A variedade é tolerante ao enrolamento, o que é importante para o cultivo em parcelas pessoais.
Características da fruta
Os frutos são grandes, esféricos. A cor principal é o amarelo, mas até 90% do pêssego é coberto por blush pontilhado e manchado de vermelho e mármore. Os frutos apresentam uma ligeira pubescência e uma costura lateral característica dos pêssegos.
A polpa amarela clara de densidade média é parcialmente separada de um pequeno caroço. Mais perto da casca, a polpa fica vermelha.
O peso médio dos pêssegos é de 90-140 g. Os frutos grandes chegam a 300 g. Mesmo com uma grande carga da árvore, os frutos não ficam menores. Eles são muito perfumados.
Qualidades de sabor
Os pêssegos Harnas são agridoces, com gosto residual de damasco e sabor doce e ácido. Os frutos são muito suculentos.
Em termos de sabor, a variedade tem uma pontuação de degustação de 4,7 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é classificada como de crescimento precoce, a safra pode ser colhida por 3 anos. Os frutos amadurecem na primeira década de agosto, portanto podem ser atribuídos a colheitas precoces.
Produção
A variedade tem alto rendimento, em média 60 kg de frutos são retirados da árvore.
Regiões em crescimento
Para a variedade Harnas, as condições do clima temperado da Rússia são favoráveis.
A variedade provou-se bem na Polónia, em comparação com outras variedades, os pêssegos Harnas são os mais populares lá.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
É uma variedade autofértil: não requer polinizadores adicionais.
Crescendo e cuidando
Mudas de pêssego criam raízes muito bem. Mudas de um e dois anos se adaptam melhor.
O tempo de plantio depende das condições climáticas. Nas regiões sul e adjacentes, o plantio de outono é recomendado. Para o plantio da primavera (março-abril), as covas de plantio devem ser preparadas no outono.
Ao plantar, você precisa escolher um local sem correntes de ar, o que Harnas tem muito medo. É muito bom se o lado norte do local for cercado com algo (edifícios ou cercas).
A muda deve ser amarrada a uma estaca de suporte.
As primeiras 3 semanas após o plantio são consideradas as mais importantes para o enraizamento da muda no novo local. É muito importante durante este período realizar adequadamente a poda pós-plantio e regar com competência a árvore jovem. Ao podar, os rebentos não ficam mais do que 40-45 cm. No primeiro mês, a rega é necessária 2 vezes por semana, 1 balde.
Para uma árvore bem enraizada em tempo seco, a árvore requer a irrigação de 2 baldes sob o tronco a cada 10 dias. Após a rega, é desejável um afrouxamento superficial do solo. Deve-se ter cuidado para não estagnar a água ao redor do tronco.
A variedade é despretensiosa no tratamento e requer os primeiros 3 anos de alimentação mínima.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Como todas as variedades canadenses, Harnas tem uma alta resistência de inverno. A árvore e os botões das flores não têm medo das geadas da primavera, não causam perdas de safra.
Visão geral da revisão
Os jardineiros observam a alta comercialização da variedade. Os frutos toleram bem os movimentos de transporte por 4 dias, são armazenados de forma excelente em câmaras frigoríficas.
A variedade é elogiada pelo fato de que os frutos maduros não se esfarelam e mantêm sua integridade.
Jardineiros experientes são aconselhados a prestar atenção especial à regulamentação dos ovários e da colheita. Ovário excessivo e colheita podem esgotar a árvore e levar à morte.