- Autores: EUA
- Período de amadurecimento: atrasado
- Compromisso: para consumo in natura, para enlatados, para fazer sucos
- Produção: frutífero
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Boa
- Separabilidade do osso da polpa: separa
- Resistência de inverno: Alto
- Resistência a doenças e pragas: Alto
- Peso do fruto, g: 150-170 e até 250
Para quem sonha em cultivar um pêssego suculento e doce em sua casa de verão, é necessário escolher variedades despretensiosas que se adaptam rapidamente às condições de cultivo. Isso inclui o pêssego Gloria da seleção americana.
História de criação
Gloria Peach apareceu graças ao trabalho de cientistas americanos na Rutgers Experiment Station, em New Jersey. A safra de frutas foi patenteada em 2007. O principal objetivo dos criadores era criar um pêssego com imunidade às manchas bacterianas, que afetam maciçamente as plantas do nordeste da América. A cultura mais produtiva está crescendo no território do Cáucaso do Norte.
Descrição da variedade
Gloria é uma árvore de tamanho médio que atinge mais de 3 metros de altura aos cinco anos. O pêssego tem forma de copa arredondada, ramos extensos, de alto espessamento com folhas alongadas verde-esmeralda de pontas afiadas, sistema radicular desenvolvido e tronco forte, com cerca de 40 cm de diâmetro.O pessegueiro caracteriza-se por um vigor moderado. O período de floração da árvore é na segunda quinzena de abril. Nesta altura, a copa da árvore encontra-se densamente coberta por pequenas flores (diâmetro de 2,3 cm) com um aroma agradável.
Características da fruta
Gloria é um representante marcante das variedades de frutos grandes. Em uma árvore saudável, os pêssegos crescem pesando 150-179 gramas, às vezes até 250. Os frutos são caracterizados por uma forma arredondada regular e bela cor - vermelho-rosa com um ligeiro rubor amarelo cobrindo 60% da superfície do fruto. A pele é de densidade média com pubescência quase imperceptível.
As frutas têm um propósito universal - são consumidas frescas, enlatadas, processadas em sucos, as compotas são fervidas e utilizadas na culinária. Depois de retirados da árvore, os pêssegos são bem transportados e têm uma longa vida útil - 8 a 10 dias sem perda de sabor e comercialização. O amolecimento da fruta é lento. A temperatura ideal para armazenar frutas é de + 1 ... 4 graus.
Qualidades de sabor
O sabor e as qualidades comerciais da variedade são excelentes. A polpa amarelada é dotada de estrutura densa, carnuda, macia, praticamente sem fibras, suculenta. O sabor da fruta é harmonioso - doce, complementado por acidez picante e aroma frutado leve. O caroço no interior do fruto é pequeno, separando-se facilmente da polpa.
Amadurecimento e frutificação
Gloria é uma espécie de pêssego de maturação tardia. A primeira colheita é observada no 2-3º ano após o plantio da árvore. A árvore dá frutos de forma estável - anualmente. Você pode saborear os primeiros pêssegos no início de agosto. O pico de frutificação ocorre na segunda quinzena de agosto. As frutas maduras podem ficar penduradas nos galhos depois de amadurecer por mais 5-7 dias, ganhando massa e doçura. As datas de amadurecimento podem mudar ligeiramente - isso se deve às características climáticas das regiões de cultivo. Em algumas zonas climáticas, a colheita é feita no início de setembro.
Produção
O rendimento da variedade é bom, embora não haja dados exatos sobre a coleta de frutos de 1 árvore. Sabe-se apenas que, em 10 anos de crescimento, a árvore frutifica plenamente 9.
Regiões em crescimento
A geografia do cultivo da safra de pêssego Gloria nos últimos anos se expandiu significativamente - das regiões do sul da Rússia às regiões centrais.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Cultura de pêssego Gloria é autofértil, então não há necessidade urgente de polinizadores. De acordo com agricultores experientes, a polinização cruzada adicional contribui para maiores rendimentos.
Crescendo e cuidando
O plantio de mudas depende diretamente das características climáticas da região. No sul, as mudas são plantadas no outono - um mês antes do início das geadas permanentes, e na faixa do meio - no início da primavera, época em que o solo e o ar estão bem aquecidos. É importante que o local escolhido para a muda esteja bem protegido de correntes de ar e rajadas de vento.
A agrotecnologia do pêssego consiste em atividades básicas: irrigação, fertilização, soltura e cobertura do solo, poda sanitária de galhos, moldagem de copa, desbaste, proteção contra pragas e vírus. Além disso, no outono, é necessário caiar o tronco, o que protegerá a árvore dos roedores.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade é resistente ao gelo, portanto, tolera facilmente quedas de temperatura de -20 a 25 graus. Para o período de inverno, a árvore deve ser coberta com estopa ou outro material especial. Puxe a serapilheira em pinos pré-martelados ao redor do tronco da árvore. Além disso, não se esqueça de aplicar cobertura morta na zona próxima ao caule.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade da árvore é bastante alta. Gloria é absolutamente resistente a manchas bacterianas, mas às vezes é propensa a doenças como clotterosporia, oídio e ondulação das folhas. Entre as pragas que atacam o pêssego, vale destacar a traça, pulgões-do-pêssego e cochonilhas. Os tratamentos com inseticidas ajudam a se livrar dos insetos.
Requisitos de solo e condições climáticas
Recomenda-se plantar o pêssego em área abundantemente iluminada pelo sol, já que a cultura é termofílica. A ocorrência de água subterrânea deve ser profunda o suficiente, uma vez que a umidade estagnada pode levar à deterioração do sistema radicular da árvore. Solo solto, fértil, permeável ao ar com um nível de acidez neutro é considerado ideal para uma cultura de pêssego.
Visão geral da revisão
Apesar de sua baixa popularidade em nosso país, muitos jardineiros plantaram pêssego Gloria. Isso se deve ao fato de a cultura possuir tecnologia agrícola simples, frutificar de maneira estável e produzir pêssegos incrivelmente saborosos. Além disso, a árvore se adapta rapidamente ao clima e ao solo. A principal desvantagem da cultura é a baixa prevalência de mudas e a falta de informação e variedade.