- Autores: Itália
- Apareceu ao cruzar: Gelia di Firenze x Fertili Moretini
- Sinônimos de nomes: Favorito de Moretini, Favorito de Morettini, Favorita Morettini
- Ano de aprovação: 1987
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: mesa, para consumo in natura, para enlatamento, para fazer sucos
- Produção: Alto
- Marketability: Alto
Variedade de pêssego Morettini favorita - originária da Itália, mas bastante difundida na Ucrânia e nas regiões do sul da Federação Russa. Amadurece extremamente rápido, o que conquista até mesmo os jardineiros mais críticos.
História de criação
A variedade italiana Favorit Moretini, ou Favourite Morettini, foi incluída no Registro Estadual de Variedades em 1987. Antes disso, ele esteve em testes de variedades estaduais por 18 anos. Os pais da variedade são Gialla di Firenze (Gela Di Firenze, que significa Amarelo de Florença) e Fertilia Morettini (Fertilia Morettini, este é um nome próprio, em homenagem ao criador da variedade A. Morettini).
Descrição da variedade
A árvore é ativa, vigorosa, 3-4 m, a copa é harmoniosa, arredondada. As folhas são compridas, estreitas e verdes brilhantes. As flores são em forma de sino, rosa escuro, muito decorativas. A árvore floresce na segunda quinzena de abril.
Características da fruta
Frutos de tamanho médio, 70-90 g cada, podem atingir 120-150 g, são redondos, ligeiramente alongados, com ponta pequena e pontiaguda. Há uma costura bem visível, mas não muito profunda no centro. A pele tem uma pubescência delicada e agradável, não muito espessa, descama muito bem. A cor da pele é amarela, com um blush avermelhado irregular. O blush pode ocupar a maior parte da fruta inteira. A polpa é amarela. O caroço é de tamanho médio e não se separa da polpa. A polpa é suculenta, mas firme o suficiente, tolera perfeitamente o transporte. À temperatura ambiente, os frutos não perdem suas qualidades em 3-4 dias após a retirada.
Qualidades de sabor
O sabor é muito bom. O pêssego é doce, azedo, perfumado, de polpa delicada, moderadamente fibrosa, sumarenta e de sabor agradável. As frutas são universais, são consumidas in natura, adicionadas a saladas de frutas, sobremesas, assados, enlatados, geleias, conservas, geleias, sucos. Eles são adequados para cura e secagem.
Amadurecimento e frutificação
O período de amadurecimento é muito precoce. Os frutos começam a brotar no início de julho e continuam a brotar por 1 mês. A maturidade precoce é alta - você pode começar a colher frutos de uma árvore de 3 anos, e às vezes de uma árvore de 2 anos. Claro, a formação correta e o cálculo da carga na árvore são importantes. Isso afeta o rendimento, o tamanho do fruto e a maturação precoce.
Produção
O rendimento é alto. 25-30 kg são removidos de 1 árvore, no período mais fértil, após 10 anos - uma média de 40-50 kg.
Regiões em crescimento
A variedade é recomendada para cultivo na região do Cáucaso do Norte, bem como no Território Krasnodar, no Território Stavropol, na Crimeia, na República da Adiguésia. Pode ser cultivado no sul da região de Rostov sob cobertura. Em outras regiões da Federação Russa, o cultivo de safras é arriscado.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil, não necessita de polinizadores. No entanto, para aumentar a produtividade, outras variedades são plantadas nas proximidades, florescendo ao mesmo tempo. Pode ser um bom polinizador para outras variedades de floração precoce.
Crescendo e cuidando
Em condições climáticas adequadas, a planta é despretensiosa. O Morettini Favorito é uma variedade comprovada, saudável, forte e tenaz, não requer a mesma manutenção que os outros pêssegos.
O local de pouso é ensolarado, protegido do vento, de preferência em uma colina ou encosta. Os pêssegos não gostam de áreas baixas com água estagnada. O solo é leve e bem drenado.As mudas são plantadas no outono, um mês antes do início da geada, a uma distância de 3 m uma da outra. O enxerto é ideal para damasco selvagem (vara).
Para aumentar a polinização, será útil plantar plantas melíferas no círculo do tronco - elas atrairão as abelhas.
A poda é feita anualmente, na primavera e / ou outono. Serão necessários todos os tipos de poda: sanitária, modelagem, desbaste. A formação é realizada na primavera, no outono - sanitário. Durante o ano, as plantas devem ser examinadas e os ramos afetados ou secos são removidos - são uma fonte de infecções.
No sul, eles têm a forma de uma tigela, cortando o centro e deixando até 6 ramos do esqueleto. Em áreas onde o pêssego pode congelar, é melhor cultivar uma árvore rasteira ou arbustiva, deixando 10 galhos cada. Ao mesmo tempo, os ramos antigos são removidos regularmente.
A variedade é moderadamente tolerante à seca. Regue 2 a 5 vezes por ano, dependendo do verão. Após a rega, os fertilizantes são aplicados, por exemplo, uma solução de nitrophoska. É dada especial atenção à rega de árvores jovens; os adultos regam com menos frequência, principalmente na primeira metade do verão. O excesso de umidade na segunda metade do verão pode levar ao crescimento de brotos que não têm tempo de amadurecer antes do outono. A árvore gasta muita energia.
No outono seco, a irrigação com carregamento de água é obrigatória, depois a cobertura morta.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A resistência invernal da variedade é média. Após a última rega, despeja-se sobre o círculo do tronco uma camada de turfa ou húmus de pelo menos 5 cm e as árvores jovens são protegidas com uma moldura especial coberta com fibra de fibra. No futuro, você pode cobrir o tronco com papelão ou estopa, cobrir o círculo próximo ao tronco com serragem ou aparas. O abrigo pode ser feito ao seu gosto, de quaisquer materiais - o principal é que protegem de insetos, fungos, animais, embora sejam respiráveis, não criam condições de superaquecimento ou superaquecimento na primavera. No primeiro caso, a planta pode até morrer - o pêssego, assim como o damasco, é sensível ao umedecimento; no segundo, há o risco de a planta florescer muito cedo na primavera e as geadas de retorno prejudicarem a futura colheita.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é bastante resistente a doenças. Como medida preventiva, a árvore é borrifada com a mistura de Bordeaux na primavera, com "Fitosporin" durante o ano e com "Trichodermin" ou "Fitocida" no outono. Eles realizam as habituais medidas agrotécnicas: no outono, removem e queimam toda a folhagem, caem os troncos, desenterram o solo, cobrem apenas com materiais frescos. Contra a podridão cinzenta (moniliose), que pode infectar os frutos, pulverize com Topázio imediatamente após a floração e repita duas vezes após 2 semanas. A doença é causada por um fungo que hiberna no solo, entrando nele de frutos caídos já infectados. Portanto, como medida preventiva, eles retiram toda a carniça, e no futuro examinam cuidadosamente a colheita.A doença é fácil de detectar pelas pequenas áreas escuras nos frutos. Uma vigilância especial deve ser exercida em anos com fontes úmidas e frescas.
Avaliações
Os comentários são conflitantes. Os jardineiros apreciam a variedade pelo bom gosto, é, de fato, excelente, mas os frutos são pequenos. Alguns apreciam apenas a sua maturidade precoce, anotam tudo o mais como desvantagem, dizendo que existem variedades melhores. A variedade congela na primavera e é fortemente afetada pela moniliose. Alguns jardineiros notaram que a saúde da variedade está em um bom nível - ela não requer mais processamento do que qualquer outra variedade ou uva.
Existem também opiniões diferentes sobre o rendimento: de excelente a satisfatório. Todos unanimemente apontam a precocidade e a maturidade precoce como vantagens - muitos pêssegos, é claro, são maiores e mais saborosos, mas amadurecem na melhor das hipóteses um mês depois. O Morettini favorito será ideal para aqueles que estão tentando cultivar uma safra como o pêssego pela primeira vez e querem obter frutas o mais rápido possível. Para uma variedade precoce, é bom - os frutos são saborosos, abundantes, versáteis.