- Autores: Báltico
- Período de amadurecimento: cedo
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para consumo in natura, para enlatados, para fazer sucos
- Produção: frutífero
- Maturidade precoce: no 3º ano após o plantio
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
- Resistência de inverno: Alto
- Resistência a doenças e pragas: ligeiramente exposto
- Peso do fruto, g: 60-90
O pêssego é uma cultura popular de horticultura com fruta universal. Embora a maioria das variedades cresça melhor nas regiões do sul, elas também são encontradas nas partes do norte e centro do país. Frutas suculentas e saborosas são apreciadas por adultos e crianças.
Descrição da variedade
A variedade Jelgavsky atinge uma altura média de 3,5 metros, mas alguns exemplares chegam a 4 metros ou mais. O tamanho da coroa é de 3 a 4 metros de diâmetro. A cor das pétalas é rosa, uniforme. As árvores começam a florescer antes de serem cobertas por folhas. Suas folhas são de um verde rico, serrilhadas nas bordas.
Características da fruta
Frutos de tamanho médio ganham peso de 60 a 90 gramas. A cor da pele é verde-esbranquiçada. No lado ensolarado, uma mancha rosa brilhante aparece na pele. Há uma carne clara dentro. Sua consistência é macia e rica em suco. No fruto, forma-se um grande osso castanho, que se desprende facilmente da polpa.
Qualidades de sabor
As características gustativas da variedade são excelentes. O sabor combina doçura com acidez agradável. Devido às suas altas qualidades gastronômicas, os pêssegos são frequentemente consumidos em sua forma natural durante a estação de frutificação. Além disso, as frutas são ótimas para fazer geleias, geléias, frutas cristalizadas, sucos e outras iguarias de frutas.
Amadurecimento e frutificação
As árvores começarão a produzir safras apenas no terceiro ano após o plantio. As frutas amadurecem cedo, no início de agosto. A frutificação é regular.
Produção
A variedade Jelgavsky é considerada frutífera. Com os devidos cuidados e cultivo em condições confortáveis, a colheita será regular e abundante. Os galhos costumam estar sobrecarregados com muitas frutas. Para evitar isso, ovários extras são removidos.
Crescendo e cuidando
Os pessegueiros exigem tecnologia agrícola. Você precisa plantar árvores apenas em áreas com solo fértil e leve. A resposta da acidez deve ser baixa ou neutra. Compostos minerais e fertilizantes orgânicos devem ser introduzidos no solo para que as plantas jovens se desenvolvam rapidamente e não sofram de falta de nutrição.
O pêssego pertence a uma fruticultura vigorosa. Em média, o crescimento chega a 60-80 centímetros e mais. Ao usar fertilizantes de nitrogênio, eles são aplicados em pequenas porções para que as árvores não gastem toda a sua energia na formação da massa caducifólia.
Para um inverno bem-sucedido, você precisará de formulações à base de potássio e fósforo. Eles são alimentados com pêssegos no outono durante a escavação do local. Os fertilizantes são aplicados na área do círculo do tronco.
Consumo ideal por árvore:
- orgânico - de 20 a 30 quilos;
- superfosfato - 200-250 gramas;
- cloreto de potássio - 100-120 gramas;
- cinza de madeira - 400 gramas.
A solução nutritiva é usada 2 ou 3 vezes ao longo da estação de crescimento, com um intervalo de 3 a 4 semanas. Para a sua preparação são utilizados os seguintes componentes: esterco podre (na proporção de 1x10), fezes de pássaros (1x20), nitrato de amônio (de 2 a 3 colheres de sopa por cada 10 litros de água). 10 litros da composição resultante são consumidos por metro quadrado do local.
A primeira dose de fertilizante é aplicada no início de abril, e a segunda vez as árvores são fertilizadas em maio.A terceira alimentação é realizada no início de junho. Você pode mudar ligeiramente o prazo para o trabalho, mas não depois do início de julho. Do contrário, os brotos não param de crescer no momento certo e congelam no inverno.
Ao cultivar árvores em solo seco 3-5 dias antes da fertilização, as árvores são regadas abundantemente, caso contrário, as raízes podem ser queimadas. Para árvores jovens e baixas, a taxa de fertilizante recomendada é reduzida em 50%. O solo deve estar limpo e úmido. Quando as ervas daninhas aparecem, elas são removidas imediatamente.
Durante a rega, são consumidos de 30 a 40 litros por árvore adulta, o consumo de água para as plantas jovens é de 10 a 15 litros. A irrigação é realizada uma vez por semana. A variedade Jelgavsky começa a florescer cedo e é coberta por um grande número de flores viçosas e brilhantes. Se houver muitos ovários, eles esgotarão a árvore e os frutos serão pequenos e perderão o sabor forte.
Os jardineiros realizam a padronização da colheita, no processo em que se livram de alguns ovários. Pequenos, fracos e deformados são rejeitados. Eles não produzirão uma boa colheita. Deve haver um intervalo de 15-20 centímetros entre os ovários restantes. Se o ramo for muito curto, resta apenas um ovário completo.
Antes do início do inverno, os troncos são cobertos com cal. Para preparar uma solução, um quilo de cal, 100 gramas de sulfato de cobre e um pouco de argila são misturados em 5 litros de água para que a composição fique viscosa. Também protege as bases dos brotos e caules do esqueleto. Eles são obrigados com ramos de papel grosso, serapilheira ou abeto. O filme não funcionará.
O sistema radicular é protegido com cobertura morta, que é colocada na superfície do solo. Agulhas, turfa ou serragem são colocadas em uma camada espessa. Se as árvores estiverem efetivamente protegidas do frio, elas podem sobreviver a geadas tão baixas quanto 30 graus abaixo de zero Celsius.
O doce e vibrante pêssego costuma atrair pragas que também atacam outras frutas de caroço. Para proteger a plantação deles, eles usam compostos prontos que podem ser encontrados em qualquer loja de jardinagem. Devem ser usados estritamente de acordo com o esquema indicado na embalagem.
Para uma frutificação rica e estável, a copa da árvore é regularmente desbastada. Ele também é moldado para uma aparência elegante. Pêssego reage de forma notável à poda rejuvenescedora.