- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: cedo
- Compromisso: para consumo in natura, para enlatados, para fazer sucos
- Produção: Alto
- Maturidade precoce: por 3-4 anos de vida
- Separabilidade do osso da polpa: mau
- Resistência de inverno: Alto
- Peso do fruto, g: 60-80
- Sutura abdominal: pronunciado
- Cor de fruta: amarelo com blush
A criação moderna oferece pêssegos de tipos completamente diferentes, adaptados a diferentes condições climáticas. Para o nosso país, este é um presente inestimável, porque não era possível cultivar uma fruta do sul em nosso jardim no início do século passado. O despretensioso pêssego resistente à geada Donskoy pertence ao grupo das variedades resistentes à geada, cujos frutos são adequados não só para o consumo in natura, mas também para a colheita no inverno, sendo também altamente transportáveis.
História de criação
A variedade foi cultivada na Estação Experimental de Donetsk pelo criador L. I. Taranenko em 1960.
Descrição da variedade
Uma árvore de médio porte (3-4 m) possui copa compacta de média densidade e ramificação, com diâmetro não superior a dois metros. Os rebentos são cobertos com casca castanha com uma ligeira tonalidade acastanhada.
As vantagens da variedade:
- maturidade precoce;
- imunidade forte;
- autopolinização e transportabilidade;
- excelente sabor e aparência atraente.
Desvantagens - redução da resistência à seca, o que leva a uma perda na qualidade e no volume da safra.
As folhas lisas verde-escuras têm uma forma oval alongada com uma extremidade pontiaguda fortemente alongada. A nervura central e seus ramos laterais são bem visíveis na placa, as bordas são regulares, sem entalhes. O verso é mais claro. A planta floresce abundantemente, com ricas flores rosas e carmesim, adquirindo as propriedades mais decorativas da época.
Características da fruta
Frutos grandes (60–80 g) arredondados são cobertos por uma casca tenra, fortemente pubescente, mas densa. A cor da pelagem é amarela com um blush carmesim escuro que ocupa a maior parte da superfície. O osso é bastante difícil de separar da polpa, a costura abdominal é claramente visível.
Qualidades de sabor
A polpa suculenta e cremosa tem uma textura delicada que se derrete na boca e tem um aroma forte.
Amadurecimento e frutificação
A casta é de maturação precoce, prolonga-se a frutificação regular - a vindima começa em meados de Agosto e prolonga-se até meados de Setembro. Maturidade precoce - 3-4 anos após o plantio.
Produção
Donskoy resistente à geada pertence a variedades de alto rendimento - em média, até 10 baldes são colhidos de uma árvore.
Regiões em crescimento
O pêssego é adaptado para as regiões do sul e da parte central da Federação Russa.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A planta é autopolinizada, portanto o cultivo sem variedades de polinização é permitido; no entanto, a polinização cruzada aumenta qualitativamente os rendimentos.
Crescendo e cuidando
O pêssego é uma planta leve e amante do calor, portanto, um terreno por ela foi selecionado com uma orientação para o sul, protegida dos ventos e correntes de ar do norte. O pêssego se desenvolve em qualquer solo, mas a fertilidade aumenta o rendimento e fortalece qualquer planta.
Apesar do aumento da necessidade de irrigação, a variedade não gosta de pântanos e da proximidade de lençóis freáticos, cuja presença inevitavelmente causará apodrecimento e morte do sistema radicular.
A época de plantio é primavera ou outono, mas nas regiões do sul, o plantio de outono é o preferido. Na hora de escolher um material em viveiro, deve-se dar preferência às mudas com ZKS (sistema radicular fechado), pois são mais viáveis e quase não perdem tempo para adaptação.
O tamanho ideal do poço de pouso é 50x50x60 cm ou mais.O solo deve ter pH neutro. Se o solo apresentar elevada acidez, medidas devem ser tomadas para desacidificá-lo. Para isso, utiliza-se farinha de dolomita, giz, cal e assim por diante. No fundo da cava, uma camada de drenagem de 10 centímetros de brita, seixo, cascalho, tijolo quebrado é colocada e um suporte para a muda é instalado imediatamente.
A camada infértil é removida, a parte superior do solo é enriquecida com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), areia de rio, grama e solo frondoso, fertilizantes minerais complexos, cinzas de madeira. Após o plantio, o círculo do tronco é compactado despejando água morna em abundância. No dia seguinte, o solo úmido é solto ou coberto com uma camada de palha de turfa. A turfa pode substituir a palha, cortar a grama.
O cuidado adicional consiste em atividades tradicionais típicas de todas as árvores frutíferas. A rega regular para as plantas jovens é tão necessária quanto o oxigênio, especialmente durante os períodos de seca. Uma árvore adulta é regada com menos frequência, mas ao mesmo tempo a taxa de aplicação de água sob cada raiz é aumentada - de 40 para 50 litros. A rega é realizada cerca de 4 vezes por mês.
Em uma seca, o pêssego responde com gratidão à irrigação aérea. Com uma quantidade suficiente de precipitação natural, a irrigação é realizada somente quando necessário. A remoção de ervas daninhas ajuda a preservar os nutrientes para a planta cultivada, a cobertura morta evita a evaporação da umidade e evita rachaduras no solo.
A introdução de nutrientes adicionais começa 2-3 anos após o plantio. Na primavera, a cultura precisa de nitrogênio para formar a massa vegetativa, durante o aparecimento dos ovários são introduzidos compostos de potássio-fósforo, no outono os troncos são recobertos por uma espessa camada de húmus. Durante a poda sanitária no início da primavera, rebentos quebrados, secos, doentes e tortos são removidos. A formação evita o espessamento da coroa.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Donskoy resistente à geada tem alta resistência de inverno, no entanto, tolera pior seca prolongada. Neste momento, deve ser fornecida rega adicional. O degelo do inverno é ainda mais perigoso para ele, quando os rins podem acordar por engano e morrer com as geadas que voltaram.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem uma imunidade bastante forte e lida bem com as doenças mais comuns - oídio e folhas crespas. Os tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas ajudarão a lidar com pragas e outras doenças.
Requisitos de solo e condições climáticas
Uma característica distintiva deste pêssego é sua alta resistência à geada, a capacidade de suportar temperaturas tão baixas quanto -30ºC e abaixo. E mesmo em caso de congelamento e morte da parte aérea do broto, a capacidade regenerativa da planta é tão elevada que em uma temporada ela restaura completamente a parte perdida. Com as secas, a situação é mais complicada - neste aspecto, a variedade não pode orgulhar-se de características especiais e necessita de irrigação adicional.