Pêssego Donskoy resistente à geada

Pêssego Donskoy resistente à geada
As principais características da variedade:
  • Tipo de crescimento: tamanho médio
  • Período de amadurecimento: cedo
  • Compromisso: para consumo in natura, para enlatados, para fazer sucos
  • Produção: Alto
  • Maturidade precoce: por 3-4 anos de vida
  • Separabilidade do osso da polpa: mau
  • Resistência de inverno: Alto
  • Peso do fruto, g: 60-80
  • Sutura abdominal: pronunciado
  • Cor de fruta: amarelo com blush
Veja todas as especificações

A criação moderna oferece pêssegos de tipos completamente diferentes, adaptados a diferentes condições climáticas. Para o nosso país, este é um presente inestimável, porque não era possível cultivar uma fruta do sul em nosso jardim no início do século passado. O despretensioso pêssego resistente à geada Donskoy pertence ao grupo das variedades resistentes à geada, cujos frutos são adequados não só para o consumo in natura, mas também para a colheita no inverno, sendo também altamente transportáveis.

História de criação

A variedade foi cultivada na Estação Experimental de Donetsk pelo criador L. I. Taranenko em 1960.

Descrição da variedade

Uma árvore de médio porte (3-4 m) possui copa compacta de média densidade e ramificação, com diâmetro não superior a dois metros. Os rebentos são cobertos com casca castanha com uma ligeira tonalidade acastanhada.

As vantagens da variedade:

  • maturidade precoce;
  • imunidade forte;
  • autopolinização e transportabilidade;
  • excelente sabor e aparência atraente.

Desvantagens - redução da resistência à seca, o que leva a uma perda na qualidade e no volume da safra.

As folhas lisas verde-escuras têm uma forma oval alongada com uma extremidade pontiaguda fortemente alongada. A nervura central e seus ramos laterais são bem visíveis na placa, as bordas são regulares, sem entalhes. O verso é mais claro. A planta floresce abundantemente, com ricas flores rosas e carmesim, adquirindo as propriedades mais decorativas da época.

Características da fruta

Frutos grandes (60–80 g) arredondados são cobertos por uma casca tenra, fortemente pubescente, mas densa. A cor da pelagem é amarela com um blush carmesim escuro que ocupa a maior parte da superfície. O osso é bastante difícil de separar da polpa, a costura abdominal é claramente visível.

Qualidades de sabor

A polpa suculenta e cremosa tem uma textura delicada que se derrete na boca e tem um aroma forte.

Amadurecimento e frutificação

A casta é de maturação precoce, prolonga-se a frutificação regular - a vindima começa em meados de Agosto e prolonga-se até meados de Setembro. Maturidade precoce - 3-4 anos após o plantio.

Produção

Donskoy resistente à geada pertence a variedades de alto rendimento - em média, até 10 baldes são colhidos de uma árvore.

Regiões em crescimento

O pêssego é adaptado para as regiões do sul e da parte central da Federação Russa.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

A planta é autopolinizada, portanto o cultivo sem variedades de polinização é permitido; no entanto, a polinização cruzada aumenta qualitativamente os rendimentos.

Crescendo e cuidando

O pêssego é uma planta leve e amante do calor, portanto, um terreno por ela foi selecionado com uma orientação para o sul, protegida dos ventos e correntes de ar do norte. O pêssego se desenvolve em qualquer solo, mas a fertilidade aumenta o rendimento e fortalece qualquer planta.

Apesar do aumento da necessidade de irrigação, a variedade não gosta de pântanos e da proximidade de lençóis freáticos, cuja presença inevitavelmente causará apodrecimento e morte do sistema radicular.

A época de plantio é primavera ou outono, mas nas regiões do sul, o plantio de outono é o preferido. Na hora de escolher um material em viveiro, deve-se dar preferência às mudas com ZKS (sistema radicular fechado), pois são mais viáveis ​​e quase não perdem tempo para adaptação.

O tamanho ideal do poço de pouso é 50x50x60 cm ou mais.O solo deve ter pH neutro. Se o solo apresentar elevada acidez, medidas devem ser tomadas para desacidificá-lo. Para isso, utiliza-se farinha de dolomita, giz, cal e assim por diante. No fundo da cava, uma camada de drenagem de 10 centímetros de brita, seixo, cascalho, tijolo quebrado é colocada e um suporte para a muda é instalado imediatamente.

A camada infértil é removida, a parte superior do solo é enriquecida com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), areia de rio, grama e solo frondoso, fertilizantes minerais complexos, cinzas de madeira. Após o plantio, o círculo do tronco é compactado despejando água morna em abundância. No dia seguinte, o solo úmido é solto ou coberto com uma camada de palha de turfa. A turfa pode substituir a palha, cortar a grama.

O cuidado adicional consiste em atividades tradicionais típicas de todas as árvores frutíferas. A rega regular para as plantas jovens é tão necessária quanto o oxigênio, especialmente durante os períodos de seca. Uma árvore adulta é regada com menos frequência, mas ao mesmo tempo a taxa de aplicação de água sob cada raiz é aumentada - de 40 para 50 litros. A rega é realizada cerca de 4 vezes por mês.

Em uma seca, o pêssego responde com gratidão à irrigação aérea. Com uma quantidade suficiente de precipitação natural, a irrigação é realizada somente quando necessário. A remoção de ervas daninhas ajuda a preservar os nutrientes para a planta cultivada, a cobertura morta evita a evaporação da umidade e evita rachaduras no solo.

A introdução de nutrientes adicionais começa 2-3 anos após o plantio. Na primavera, a cultura precisa de nitrogênio para formar a massa vegetativa, durante o aparecimento dos ovários são introduzidos compostos de potássio-fósforo, no outono os troncos são recobertos por uma espessa camada de húmus. Durante a poda sanitária no início da primavera, rebentos quebrados, secos, doentes e tortos são removidos. A formação evita o espessamento da coroa.

Plantar um pessegueiro é um passo muito importante que estabelecerá as bases para uma produção abundante de frutas no futuro. Nesta fase, você deve escolher a muda certa, encontrar o local ideal, decidir sobre os vizinhos de cultura adequados e preparar uma cova.
A enxertia do pêssego acelera o período de frutificação, aumenta a resistência da cultura no frio, ajuda a rejuvenescer a planta velha, ao mesmo tempo que mantém todas as qualidades varietais do rebento enxertado. Esta técnica agrotécnica permite cultivar pêssegos mesmo em regiões onde antes era impossível devido às condições climáticas e meteorológicas desfavoráveis.
Os pêssegos são árvores bastante caprichosas, portanto, sem os devidos cuidados e poda oportuna, darão uma colheita fraca ou até murcharão. A formação de uma árvore, a poda de ramos doentes e desnecessários são aquelas manipulações importantes, graças às quais será possível não só preservar o pessegueiro, mas também torná-lo abundantemente frutífero.

Resistência à geada e a necessidade de abrigo

Donskoy resistente à geada tem alta resistência de inverno, no entanto, tolera pior seca prolongada. Neste momento, deve ser fornecida rega adicional. O degelo do inverno é ainda mais perigoso para ele, quando os rins podem acordar por engano e morrer com as geadas que voltaram.

Resistência a doenças e pragas

A variedade tem uma imunidade bastante forte e lida bem com as doenças mais comuns - oídio e folhas crespas. Os tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas ajudarão a lidar com pragas e outras doenças.

Cultivar um pêssego em seu site exigirá muito esforço e atenção. Afinal, essa árvore é muito delicada e suscetível a muitas doenças e pragas.Para reconhecer a tempo a doença e tomar as medidas cabíveis, vale a pena conhecer bem os sintomas das doenças e as peculiaridades da lesão do pêssego.

Requisitos de solo e condições climáticas

Uma característica distintiva deste pêssego é sua alta resistência à geada, a capacidade de suportar temperaturas tão baixas quanto -30ºC e abaixo. E mesmo em caso de congelamento e morte da parte aérea do broto, a capacidade regenerativa da planta é tão elevada que em uma temporada ela restaura completamente a parte perdida. Com as secas, a situação é mais complicada - neste aspecto, a variedade não pode orgulhar-se de características especiais e necessita de irrigação adicional.

Nos últimos anos, muitos jardineiros começaram a se envolver no cultivo de árvores exóticas em seus terrenos. A criação do pêssego de jardim também se tornou popular. Existem muitas maneiras de criar pessegueiros. O pêssego pode ser propagado por estacas, camadas de ar, você pode fazer crescer uma árvore a partir de uma pedra.
Características principais
Compromisso
para consumo in natura, para enlatados, para fazer sucos
Produção
Alto
Rendimento médio
até 10 baldes de frutas por árvore
Madeira
Tipo de crescimento
tamanho médio
Altura da árvore, m
3-4
Fruta
Cor de fruta
amarelo com blush
Peso do fruto, g
60-80
Sutura abdominal
expresso
Cor da polpa
cremoso
Polpa (consistência)
suculento
Gosto
doce
Aroma
Forte
Separabilidade do osso da polpa
mau
Crescente
Resistência de inverno
Alto
Tolerância à seca
relativo
Requerimento de solo
algum
Requisito de umidade
regular
Poda
moldagem, sanitária
Localização
sol
Resistente à ondulação
estável
Resistente ao oídio
estável
Maturação
Maturidade precoce
3-4 anos
Período de amadurecimento
cedo
Período de frutificação
de meados de agosto a meados de setembro
Frequência de frutificação
regular
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de pêssego
Pêssego Cisne Branco (White Lebedeva) Cisne Branco (White Lebedeva) Grande mel de pêssego Grande mel Pêssego Borgonha Borgonha Peach Vine Gold Vine Gold Veterano de pêssego Veterano Persik Vladimir Vladimir Voronezh bush pêssego Arbusto Voronezh Peach greensboro Greensboro Pêssego Donskoy resistente à geada Resistente à geada Donskoy Peach Golden Moscow Golden Moscou Peach Golden Triumph Triunfo de ouro Jubileu de Pêssego de Ouro Jubileu de Ouro Peach Cardinal Cardeal Pêssego de Kiev Kiev cedo Peach Collins Collins Pêssego Condor Condor Peach Kremlin Kremlin Peach Loiko-2 Loiko-2 Mel de pêssego Mel Nectarina Big Top Nectarina Big Top Fantasia Nectarina Fantasia Nectarina Peach Novoselkovsky Novoselkovsky Peach Embaixador da Paz Embaixador da paz Pêssego precoce e fofo Fofo cedo Peach Redhaven (Red Hill) Redhaven (Red Hill) Pêssego Saturno Saturno Morettini favorito de pêssego Morettini favorito Pêssego Fleming Fury Fleming Fury Peach Frost geada Campeão de pêssego Campeão
Todas as variedades de pêssego - 56 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário