- Tipo de crescimento: vigoroso
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para consumo fresco, para enlatados
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Boa
- Maturidade precoce: 3 anos após o plantio
- Tamanho do osso: ampla
- Separabilidade do osso da polpa: não separável
- Resistência de inverno: Alto
O pêssego amarelo Donetsk é uma variedade popular de jardim, testada pelo tempo e muitos anos de experiência de residentes de verão. Distingue-se pelo seu grande tamanho, calibragem e excelente aspecto da colheita resultante. As árvores enraízam-se bem em muitas regiões da Rússia, mas os frutos devem ser removidos antes da maturidade completa, caso contrário, a pele fica fortemente enrugada e danificada.
História de criação
A variedade foi obtida em 1960 por L. I. Taranenko, funcionário da filial de Donetsk do Instituto de Horticultura. No trabalho de seleção, foram utilizadas mudas de sementes trazidas do Território Krasnodar.
Descrição da variedade
Os pessegueiros do amarelo Donetsk são caracterizados por uma alta taxa de crescimento. São grandes, fortes, abundantemente em rebentos. A coroa é formada por uma forma arredondada espessa. As folhas são largas, lanceoladas, de cor verde escura. As flores são grandes, com pétalas rosa, rosadas, conferindo à árvore um efeito decorativo especial.
Características da fruta
Os pêssegos desta variedade apresentam formato arredondado, achatado nos pólos, com costura ventral bem definida. São caracterizados por grandes tamanhos, o peso de cada um chega a 150-220 g. A casca é fina, ligeiramente pubescente, nos pêssegos verdes é dourado pálido, com folhagem verde, na fase de plena maturação no lado do lado ensolarado, um rubor borrado carmim-escarlate se espalha. A polpa é laranja-amarelada por dentro, de consistência bastante densa. O osso é grande, inseparável.
Qualidades de sabor
As frutas são adequadas para enlatados, sucos e comidas frescas. Seu sabor é agradável, doce, com uma acidez quase imperceptível, suculento. Possui um aroma leve e agradável. A pontuação de degustação da fruta é 4,8 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A colheita das árvores é feita pela primeira vez em 3 anos a partir do momento do plantio. A variedade é considerada meio tardia, frutifica anualmente, na 2ª década de agosto.
Produção
Cada árvore produz até 60 kg de frutos.
Regiões em crescimento
A variedade é zoneada para as regiões Central e Chernozem.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
O amarelo Donetsk é um pêssego autofértil. Não requer a presença obrigatória de árvores com datas de floração semelhantes nas proximidades. Mas vale a pena considerar a possibilidade de polinização cruzada se você quiser aumentar a produtividade.
Crescendo e cuidando
A tecnologia agrícola dessa variedade é difícil, especialmente para jardineiros inexperientes. É cultivada apenas em regiões com invernos amenos, onde a temperatura não desce a -20 graus. As datas de plantio são escolhidas com base no clima. Em climas frios, a transferência de árvores jovens para o solo na primavera é preferível. No sul, o plantio de outono é possível, após a conclusão do fluxo de seiva, quando a temperatura média atmosférica atinge +10 graus.
A escolha do local também é importante. Não coloque um pessegueiro onde plantações de alfafa, melão ou erva-moura anteriormente cresciam. O local deve ser ensolarado, sem qualquer sombra. As mudas também são escolhidas com muito cuidado. As raízes devem estar vivas, não secas, a casca deve ser esverdeada, o local do enxerto deve ser inteiro e liso.
O local de plantio é preparado no outono, mesmo que a própria planta esteja planejada para ser transferida para o local na primavera. A cova é formada com um diâmetro de cerca de 0,7 m a uma profundidade de 50 cm, sendo instalado no centro um suporte ao qual será amarrada a muda nos primeiros anos.O solo extraído é combinado com um balde de estrume podre, cinzas de madeira, cloreto de potássio e superfosfato são adicionados à mistura na proporção de 300/50/50 g. O substrato resultante é despejado no centro da cova com um montículo.
Após 2-3 semanas, você pode plantar. Uma árvore jovem com raízes esticadas é colocada no monte preparado. Eles são cobertos com terra para que a área de enxerto fique acima da borda do buraco. A superfície do círculo do tronco é compactada, uma pequena ranhura é colocada ao longo de seu contorno para irrigação. 30 litros de água são adicionados a ele. Após a absorção completa do líquido, o tronco é fixado em um suporte e o espaço ao seu redor é coberto com cobertura morta.
Após o plantio, é importante manter o solo úmido na zona das raízes. A rega é realizada a cada 3 dias ao longo do mês. As árvores maduras são umedecidas duas vezes por mês, a partir de maio, durante todo o período vegetativo, com a introdução de 5 litros de água no sulco cavado. A umidificação para 4 semanas antes da colheita.
O pessegueiro é alimentado a cada 2-3 anos. Será suficiente adicionar alguns baldes de composto ou húmus à zona das raízes. As árvores são podadas anualmente no outono.
Resistência a doenças e pragas
Uma vez que esta variedade de pêssego foi cultivada por muito tempo, é muito inferior às novas conquistas de melhoramento em resistência a doenças. As árvores são afetadas por folhas encaracoladas, oídio.
Requisitos de solo e condições climáticas
A variedade é resistente ao frio, resistente ao inverno, quando os brotos congelam, eles se recuperam rapidamente. Sensível ao calor durante a estação de crescimento. A necessidade de umidade do solo é média. O solo é preferível à terra preta.
Visão geral da revisão
Os residentes de verão falam muito bem da variedade de pêssego amarelo de Donetsk. É considerada uma das variedades de frutos grandes mais resistentes ao inverno, cultivada em toda a Ucrânia, no sul da Rússia. Além disso, as árvores frutíferas dão anualmente uma colheita abundante, sem folgas, em alguns casos o número de ovários tem que ser racionado para que os galhos não se quebrem com o peso dos pêssegos.As qualidades de sabor também são muito apreciadas, os frutos são agradáveis e frescos, mas não é habitual deixá-los nas árvores por muito tempo.
As desvantagens desta variedade, de acordo com as avaliações dos jardineiros, incluem a derrota de quase todas as doenças características. Além disso, os proprietários observam o amadurecimento não simultâneo da polpa dentro da fruta. Com geadas recorrentes, os ovários das frutas podem desmoronar. Neste caso, a planta exerce as principais forças na formação dos rebentos, proporcionando um crescimento lateral abundante. Deve ser cortado.