- Autores: A.I. Sychov, L.I. Taranenko, V.V. Yarushnik (estação de jardinagem experimental de Donetsk)
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para consumo fresco, para enlatados
- Produção: frutífero
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: baixo
- Maturidade precoce: no terceiro ano
- Tamanho do osso: tamanho médio
A variedade de pêssego branco Donetsk foi cultivada na estação de jardinagem experimental de Donetsk. A variedade foi capaz de ganhar popularidade rapidamente entre os jardineiros. A variedade é cultivada tanto para consumo in natura quanto para enlatamento.
Descrição da variedade
Esta espécie é considerada vigorosa. Sua coroa é densa e redonda. A árvore está crescendo rapidamente. Sua altura máxima é de 3-4 metros. Os rebentos são de cor verde claro. Sua espessura é média. As plantas têm excelente recuperação de geadas.
A folhagem é bastante grande. Sua cor é verde escuro. Existem pequenos dentículos nas bordas das folhas. O vencimento precoce da variedade é médio.
As flores da árvore são bastante grandes, de cor rosa. As pétalas são ligeiramente dobradas para cima. Eles começam a se abrir antes mesmo das folhas aparecerem. Os botões têm um aroma agradável.
Características da fruta
Os frutos desta variedade são de tamanho médio. Sua cor é branca como a neve. No lado ensolarado, haverá uma capa vermelha escura. O formato do fruto é redondo ou redondo-oval com uma pequena costura. Cada fruta pesa 100-110 gramas.
Uma ligeira pubescência pode ser observada na superfície dos pêssegos. A cor da polpa é branca, translúcida. Ela é muito suculenta. Os ossos são de tamanho médio e não são destacáveis. Os frutos maduros têm um aroma agradável.
A transportabilidade dos frutos é muito baixa, pois é muito fácil danificá-los, após o que começam a se formar manchas escuras na superfície. A qualidade de conservação dos pêssegos também é baixa.
Qualidades de sabor
Os pêssegos têm um sabor doce com um ligeiro azedume. A pontuação de degustação de frutas frescas foi de 4,2-4,4 pontos. Os frutos desta variedade são frequentemente utilizados na preparação de compotas, compotas, marmeladas caseiras. E também podem ser secos.
Amadurecimento e frutificação
As árvores começam a dar frutos no 3º ano após o plantio no solo. O período de amadurecimento é meio tardio. O período de frutificação começa na segunda ou terceira década de agosto.
Produção
A variedade branca Donetsk é considerada frutífera. O rendimento médio de uma árvore saudável e madura é de 50-60 kg de frutas frescas.
Regiões em crescimento
Os pêssegos brancos Donetsk são mais comuns em famílias no Donbass e nas regiões vizinhas da Ucrânia e da Rússia. Além disso, a variedade pode ser vista nas regiões de Lugansk e Rostov.
Crescendo e cuidando
É melhor plantar esta cultura em solos argilosos médios com boa troca de ar e troca de umidade com uma reação neutra ou ligeiramente alcalina. O local deve ser ensolarado e bem protegido do vento.
Ao plantar, você deve manter uma distância de 3 metros dos edifícios mais próximos e outras plantas. Não é recomendável plantar plantas em locais onde a erva-moura, o melão e o trevo foram cultivados recentemente.
Se você planeja plantar na primavera, as covas de plantio devem ser preparadas no outono.Um suporte é colocado no meio, na maioria das vezes pinos. As mudas são baixadas para os buracos e cobertas com terra. Durante a temporada, as árvores são regadas de 3 a 5 vezes.
Deve-se notar que a variedade branca Donetsk é autofértil. As plantas podem ser polinizadas com pólen de sua própria variedade. Nos primeiros 4 anos de vida, realiza-se a poda formativa. Neste caso, uma coroa em forma de tigela é formada.
Como cobertura, os mesmos fertilizantes são usados com mais frequência para a maioria das outras variedades dessa cultura: húmus, fezes de pássaros, composto. E também são usados superfosfato, cloreto de potássio, ureia, bórax.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Apesar de sua alta resistência à geada, a variedade branca Donetsk ainda precisa ser preparada para o inverno. Para fazer isso, o solo ao redor de cada árvore é coberto com húmus ou turfa. E também podem ser isolados com papelão ou moldura. Antes do inverno, a planta deve ser bem regada (são cerca de 10 litros de água por 1 metro quadrado).
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade apresenta uma resistência média a doenças e pragas. Muitas vezes é afetado por oídio, ondulação. Em qualquer caso, as peças danificadas são pré-cortadas da planta.
Após o final da floração, as árvores doentes são tratadas com preparações de Topázio ou Topsina. O líquido bordalês também pode ajudar contra o enrugamento. Além disso, a vegetação costuma infectar pulgões. Se o dano for muito forte, as árvores são tratadas com produtos químicos ("Karbofos"). Vários inseticidas podem ser usados para controlar pulgões e outros insetos nocivos.