- Sinônimos de nomes: Big Hani
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Autofertilidade: parcialmente autofértil
- Compromisso: para consumo fresco, para enlatados
- Transportabilidade: Boa
- Separabilidade do osso da polpa: não separável
- Resistência de inverno: Alto
- Resistência a doenças e pragas: Alto
- Peso do fruto, g: até 300
- Cor de fruta: amarelo com um blush carmesim brilhante
Cultivar um pêssego em uma casa de verão ou no pátio de uma casa particular é o sonho de qualquer pessoa. Para o cultivo, principalmente para iniciantes, vale a pena escolher variedades despretensiosas e com bons rendimentos. Isso inclui o pêssego Big Hani - um representante da seleção mundial.
Descrição da variedade
O Pêssego Big Hani é uma árvore vigorosa com copa média compacta, crescendo até 4 metros de altura. A árvore é dotada de espessamento moderado com folhas lanceoladas verdes brilhantes, tronco forte com casca castanha e ramos castanho-esverdeados flexíveis.
O pêssego floresce em meados da primavera (abril). Neste momento, a colheita da fruta parece incrivelmente bonita - flores rosa brilhante cobrem completamente a copa, perfumadas com um aroma delicado.
Características da fruta
Big Honey é um pêssego que representa a classe média de frutas. Em condições favoráveis, frutos com peso de 170-200 gramas crescem na árvore, às vezes até 300 gramas.O fruto tem formato arredondado regular com costura abdominal pronunciada. A fruta madura tem uma cor irregular - a capa amarela é diluída com um blush carmesim brilhante que cobre a maior parte do pêssego. A casca da fruta é de densidade média, sem bordas e com brilho pronunciado.
Os pêssegos são caracterizados pelo uso universal - são consumidos frescos, usados na culinária, enlatados, transformados em bebidas. Depois de retirado da árvore, o fruto pode ser transportado e armazenado sem perder todas as qualidades por 3-5 dias. O amolecimento dos pêssegos ocorre gradativamente.
Qualidades de sabor
O sabor da fruta é memorável - depois de provar um pêssego uma vez, você com certeza vai querer cultivá-lo no campo. A polpa laranja-amarelada tem uma textura tenra, firme, moderadamente carnuda, fibrosa e muito suculenta. O sabor é dominado por uma doçura brilhante com notas de mel e um toque picante sutil de ácido. A casca da fruta não é rígida. O osso está muito mal separado da polpa.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é caracterizada por um período de maturação médio. A primeira colheita pode ser esperada 3-4 anos após o plantio. Os frutos amadurecem gradualmente, por isso a fase de amadurecimento e o aparecimento dos frutos maduros podem demorar um pouco mais. O pêssego frutifica em massa a partir de meados de agosto.
Produção
O indicador de rendimento da variedade é bom - depende da região de crescimento. Nas regiões do sul, uma média de 30 kg de frutas doces podem ser retirados de 1 árvore por temporada, e na parte norte - 15-20 kg.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Esta espécie é parcialmente autofértil, portanto, para rendimento máximo, recomenda-se plantar árvores doadoras com períodos de floração semelhantes. O pessegueiro-polinizador Polar Bear é considerado o melhor em produtividade.
Crescendo e cuidando
O plantio de mudas é realizado na primavera - de março a maio, ou no outono - de setembro a novembro. As datas de plantio dependem do clima da região. Para o plantio, são adquiridas mudas de 1 a 2 anos com sistema radicular desenvolvido e até troncos, sobre os quais existem diversos ramos e botões.
A tecnologia agrícola consiste em procedimentos padrão - umedecimento, fertilização, remoção de galhos secos, soltura e cobertura morta do solo, prevenção de doenças e preparação para o inverno.
Recomenda-se regar a árvore 5-6 vezes durante a estação de crescimento - quanto mais velho for o pêssego, mais abundante será a rega.Os fertilizantes devem ser aplicados três vezes por estação - antes da estação de crescimento da primavera, no verão, quando os frutos amadurecem, no outono, ao cavar o solo. Antes do inverno, o tronco e os ramos são caiados, a zona do peri-caule é coberta com cobertura morta, o rizoma é isolado. A sancas é realizada nos primeiros 3 anos após o plantio e, posteriormente, a poda sanitária dos ramos é realizada anualmente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A resistência de inverno na cultura considerada frutífera é alta, porém a variedade não tolera geadas recorrentes da primavera - ocorre uma queda parcial das flores, o que reduz o número de ovários. Em regiões onde chega a -30 graus no inverno, não há necessidade de embrulhar a árvore, bastando uma boa cobertura morta com serragem ou folhas caídas. Em regiões com invernos rigorosos, você terá que embrulhar o tronco e os galhos com sacaria ou agrofibra.
Resistência a doenças e pragas
Um bom sistema imunológico é capaz de proteger a árvore do oídio e da folhagem encaracolada, mas a cultura ainda está exposta a algumas doenças. Na maioria das vezes, o pessegueiro sofre de clasterosporia e moniliose. Quanto à invasão de pragas, a mariposa, a cochonilha, o pulgão e a mariposa listrada são perigosas.
Requisitos de solo e condições climáticas
Para o plantio do pêssego, escolhe-se um local bem iluminado pelo sol, onde haja proteção de correntes de ar e ventos fortes. O local deve ser plano, limpo e com lençóis freáticos profundos. Solo fofo, fertilizado, respirável e úmido, dotado de índice de acidez neutro, será favorável ao crescimento e desenvolvimento. A árvore não gosta de sombra prolongada e excesso de umidade, sua estagnação.