- Autores: Jardim Botânico Nikitsky
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para consumo fresco
- Produção: Alto
- Transportabilidade: mau
- Resistência de inverno: Alto
- Peso do fruto, g: 145 - 155
- Cor de fruta: branco cremoso, com um leve blush de framboesa nas laterais
Os amados pêssegos, sulistas e queridinhos do sol, "aprenderam" a crescer em condições mais severas graças ao trabalho incansável dos criadores. Novas variedades são cultivadas na faixa do meio e regiões mais frias. Um representante marcante desses "homens fortes" é a variedade White Swan (sinônimo de White Lebedev), cujos frutos são destinados ao consumo in natura, mas muitos os utilizam para cozinhar geleias e compotas. Devido à tendência da fruta madura de se deteriorar na estrutura, os sucos são obtidos com a polpa, sendo melhor cozinhar a geléia de frutas verdes, para que os pedaços permaneçam intactos. A variedade não suporta transporte de longa distância.
História de criação
Os criadores da variedade foram a equipe de criadores do Jardim Botânico Nikitsky.
Descrição da variedade
Uma árvore curta (2-3 m) com uma copa esférica ligeiramente espalhada. Os rebentos em crescimento são coloridos de cores claras e, com o tempo, a casca fina fica mais grossa e adquire uma cor castanha. Os ramos são recobertos por folhagem lanceolada verde-escura, ligeiramente côncava ao longo da nervura central, bem visível, tal como os seus ramos laterais. A lâmina foliar lisa não apresenta pubescência, a parte inferior é mais clara que a superior, a extremidade é alongada e pontiaguda, as bordas são uniformes, sem entalhes. O pêssego floresce abundantemente, as flores brancas como a neve com um aroma forte têm estames longos e pétalas ligeiramente onduladas.
Características da fruta
Frutos arredondados ou amplamente ovais de tamanho médio e pesando 145–155 g têm uma cor incomum para um pêssego. Cobertura - branco cremoso com matiz rosa-amarelado, um blush rosa choque ocupa uma pequena porcentagem da superfície. A pele delicada tem forte pubescência, o caroço de tamanho médio separa-se facilmente da polpa.
Qualidades de sabor
Polpa branca perfumada de consistência suculenta e delicada tem a propriedade de perder densidade após o amadurecimento total, o que impossibilita o transporte em longas distâncias. O sabor doce harmonioso lembra o mel, o ácido está quase ausente. Pontuação de degustação - 4,5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria médio-tardio - a safra é colhida na terceira década de agosto. A frutificação regular ocorre 4 anos após o plantio.
Produção
O cisne branco dá excelentes colheitas - uma árvore pode dar 50-60 kg de frutos saborosos, saudáveis e perfumados.
Regiões em crescimento
A variedade é adaptada para a região do Cáucaso do Norte, Região Central da Terra Negra, Crimeia, mas na verdade seu habitat é muito mais amplo. É cultivada por jardineiros da zona média, Extremo Oriente, Urais, Altai, sujeita à organização de proteção de inverno.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O cisne branco pertence a variedades autoférteis, o que evita que o jardineiro busque e plante variedades polinizadoras. O pêssego dará frutos perfeitamente, mesmo estando no singular do local.
Crescendo e cuidando
A variedade sul é muito exigente quanto à luz do sol, então o local é escolhido no lado sul, protegido dos ventos e correntes de ar do norte. O cisne branco não tolera pântanos e a proximidade de lençóis freáticos (não mais que 1,5 m), o que deve ser levado em consideração na determinação do local de pouso.
Todos os tipos de frutas de caroço são antecessores ruins - ameixa, damasco e assim por diante. Isso ocorre porque as plantas têm doenças e pragas comuns. O solo mais favorável é franco-arenoso e franco-argiloso com um nível de acidez neutro. Solos acidificados estão sujeitos à desoxidação obrigatória. Para fazer isso, adicione farinha de dolomita, giz, gesso ao solo.
A época de plantio ideal é a primavera nas latitudes temperadas e o outono nas regiões do sul. Antes do início do clima frio, a planta deve ter uma reserva de tempo de 1–1,5 meses para que a muda tenha tempo de se aclimatar e criar raízes. Na escolha do material de plantio, deve-se dar preferência a mudas de dois anos com sistema radicular fechado. Eles se adaptam mais rápido, toleram mudanças no ambiente, nutrição e cuidados com mais facilidade.
A planta deve ter brotos ramificados, no valor de pelo menos cinco ramos com botões de fruto bem visíveis. Se o sistema radicular estiver aberto, é necessário verificar a qualidade das raízes, seu comprimento (pelo menos 20 cm), viabilidade. Raízes secas são um sinal de material defeituoso. Plantas de qualidade só podem ser fornecidas por viveiros ou lojas especializadas. Não vale a pena comprar uma muda no mercado. Há muitos casos em que uma árvore comprada é cuidada por anos e, no final, eles recebem outra coisa.
Antes do plantio, uma planta com ACS é mantida em uma solução de um agente formador de raízes, por exemplo, "Kornevin". Uma cova de plantio com dimensões de 70x70x70 cm é preenchida com uma camada de drenagem de brita, seixo, brita, tijolo partido e é instalado um suporte. A distância entre os furos é de 3 metros.
O solo escavado é enriquecido com húmus, composto ou excrementos de pássaros, cinzas de madeira, fertilizantes minerais complexos, superfosfato são adicionados e a cova é preenchida com esta mistura. Em seguida, a muda é instalada e coberta com o restante da terra, garantindo que o colo da raiz permaneça acima do nível do solo. O solo é compactado, o círculo do tronco é regado abundantemente com água morna, no dia seguinte o solo é solto ou coberto com uma camada de palha de turfa. A turfa pode ser substituída por palha ou grama cortada.
Uma planta jovem precisa de rega regular na primeira estação, com exceção do tempo chuvoso constante. Para uma árvore adulta, a irrigação adicional é organizada apenas em caso de seca de longa duração. A introdução de nutrientes começa a partir do segundo ou terceiro ano, dependendo da composição e fertilidade do solo. No início da primavera, o pêssego é alimentado com nitrogênio, estimulando a formação de uma poderosa massa vegetativa. Durante o período de brotamento, a planta precisa de preparações de potássio-fósforo. No verão, a infusão de verbasco é regada a uma taxa de 1: 10. No outono, o círculo do tronco é coberto com uma espessa camada de húmus com cinza de madeira, ou são adicionados superfosfato e cloreto de potássio.
A poda higiênica de primavera ajuda a livrar a coroa de brotos quebrados, afetados ou congelados. Durante a poda formativa, os ramos em excesso que crescem para dentro são removidos, obtendo-se total ventilação e iluminação do interior da copa. Para o inverno, os troncos são cobertos com estopa ou rede especial, com feltro na parte superior, garantindo que a parte inferior da proteção contra roedores fique submersa no solo.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A planta tem alta robustez no inverno, é capaz de suportar geadas de curta duração até -30ºC, mas na faixa do meio e ao norte precisa de um abrigo para o inverno.
Resistência a doenças e pragas
A variedade possui alta resistência à clotterosporia e ao oídio, podendo ser afetada por folhas crespas caso as condições agronômicas sejam violadas. Das pragas para a cultura, a mariposa, o pulgão, a cochonilha, a mariposa listrada são perigosas. Para combater parasitas e doenças, é necessário realizar tratamentos preventivos de primavera com inseticidas e pesticidas.
Requisitos de solo e condições climáticas
O cisne-branco resiste bem aos períodos de seca, o que permite o cultivo da variedade em regiões de clima quente, e sua resistência às geadas (-30º) explica a possibilidade de colheita na faixa do meio e em regiões mais frias, sem contar as regiões norte. .