Descrição e cuidados da sharafuga
O verão chegou - é hora de saborear frutas suculentas e maduras. As prateleiras das lojas estão repletas de vários tipos deles, inclusive exóticos. Sempre quero experimentar novas variedades. Um deles é o sharafuga.
Esta árvore frutífera é uma variante híbrida obtida após o cruzamento com outras espécies de frutos com caroço. Hoje vamos falar sobre a aparência de uma sharafuga, como fazer crescer uma planta, cuidados e reprodução.
O que é isso?
Quem quiser conhecer um híbrido incomum resultante do cruzamento de um damasco, uma ameixa e um pêssego deve estudar este material. Sharafuga também é chamado de nectakotum de outra forma; esta planta frutífera é muito procurada entre os jardineiros. Isso se deve ao fato dessa cultura apresentar excelentes características de sabor, ao mesmo tempo em que apresenta alta resistência à geada e amadurecimento bastante precoce da safra.
Mas para cultivar um híbrido em seu site, você precisa saber o que é um sharafuga, qual é a altura da árvore e também descobrir como plantar e cuidar da planta no futuro.
Descrição
Sharafuga é uma cultura de caule único com uma copa espalhada de densidade média. A árvore pode crescer até 3-4 metros de altura. A cada ano, os brotos da planta chegam a crescer 70 cm. Como os "pais" da árvore são ameixa, damasco e pêssego, ela herdou suas características. Externamente, o híbrido é semelhante a uma ameixa; há espinhos em seus galhos. Suas folhas têm as ondulações próprias de um pêssego e o formato do fruto é semelhante ao de um damasco. As folhas de Sharafuga se parecem externamente com uma ameixa, semelhante a um damasco - na cor da casca e na localização dos ramos do esqueleto. Os frutos grandes costumam atingir tamanhos de até 7 cm.
Os frutos maduros são muito suculentos e têm um leve aroma a damasco. A polpa em si tem um sabor adocicado agradável, notas perceptíveis de pêssego e até banana. A pele é ligeiramente azeda, lembrando o sabor de uma ameixa. A casca da fruta tem uma cor diferente, que depende diretamente da variedade, bem como da maturação da fruta. Sua pedra é externamente semelhante ao pêssego, mas tem um padrão menos pronunciado. Separa-se facilmente, o que é muito cómodo na hora de comer frutas. O fruto amadurece em agosto-setembro. Esse período geralmente depende da região onde o híbrido está crescendo. Se nas zonas mais quentes a colheita começa em agosto, nas regiões do norte esse procedimento é realizado mais tarde, não antes de setembro. Os frutos maduros não caem. Devem ser retirados da árvore com as mãos, não sacuda, caso contrário os frutos caídos podem danificar-se e começar a deteriorar-se rapidamente. É melhor colher na hora certa, caso contrário, os pássaros começarão a bicá-la. Os jays adoram se deliciar com frutas suculentas.
Frutas frescas são usadas para preparações. Eles fazem deliciosas geléias aromáticas, compotas de vitaminas. Frutos colhidos podem ser transportados por longas distâncias, eles toleram bem o transporte. A peculiaridade da cultura é que ela pode ser plantada até mesmo nas regiões centrais da Rússia. A planta é capaz de tolerar pequenas geadas de até - 3 graus. Devido à relação com a ameixa, a árvore pode resistir a geadas de até -25 graus. Em caso de congelamento de brotos, o híbrido é capaz de recuperação rápida.
A primeira colheita de uma árvore pode ser obtida já no terceiro ano, e em 7 a 10 anos a planta se torna a mais frutífera.
História de criação
Nectacotum é um híbrido de pêssego, ameixa e damasco. A ideia de criar essa "mistura" pertence ao biólogo americano Flod Seiger, que há três décadas tenta desenvolver um híbrido desse tipo. No total, o criador patenteou quase 500 plantas diferentes com excelente sabor durante sua vida. O criador realizava a polinização das lavouras exclusivamente à mão, usando escovas para cosméticos. Seiger acreditava que pelo fato de todas essas culturas pertencerem à subfamília da ameixa, elas podem ser cruzadas entre si. O resultado é uma cultura cruzada que não é capaz de se propagar por sementes.
O criador conseguiu criar uma árvore frutífera que tem muitas qualidades positivas:
- o híbrido dá bons rendimentos;
- os frutos da planta apresentam excelentes características gustativas;
- a cultura é resistente a geadas e muitas doenças;
- os frutos são bem armazenados, têm alta transportabilidade.
Além disso, as características positivas incluem o fato de os frutos da árvore, mesmo na forma imatura, serem bastante saborosos. Em média, um híbrido dá frutos por 40-50 anos. Os melhores polinizadores para ele são ameixa ou damasco. Ao mesmo tempo, a cultura tem certas desvantagens:
- solos exclusivamente férteis são adequados para o crescimento de uma sharafuga;
- requer alimentação e água regulares;
- a compra de mudas custará uma quantia significativa;
- incapacidade de obter sementes.
O plantio de variedades precoces de ameixa ou damasco, que florescerão ao mesmo tempo que a sharafuga, ajudará a garantir a melhor frutificação. Cultivar um híbrido e cuidar dele é feito da mesma forma que cultivar uma ameixa, pêssego ou damasco, pois a sharafuga herdou todas as suas características. Externamente, a muda pode ser confundida com outra árvore. A ameixa colunar se parece muito com uma muda híbrida, por isso é importante não cometer erros ao escolher uma muda. Ao comprar uma cultura original, é aconselhável entrar em contato com viveiros especializados.
Variedades
Ainda é muito difícil encontrar essa cultura no mercado hoje. Das variedades que foram importadas da América, você pode encontrar mais frequentemente.
- Variedade Bella Gold. É recomendado para cultivo doméstico. O fruto desta variedade é amarelo, a polpa é suculenta, carnuda. Embora a fruta tenha uma aparência semelhante à da ameixa, seu sabor é muito mais doce e se assemelha mais a um damasco.
- Bella Cerise e Bella Royale. Normalmente, essa opção é usada para fins comerciais.
- Velvet Sunrise. Não é à toa que a variedade tem um nome semelhante, já que seu fruto é escuro, azul com sabor de ameixa.
Muitas pessoas confundem a sharafuga, acreditando que é fruto da nectarina. Não é tão fácil encontrar um híbrido desse tipo no mercado. Normalmente a cultura apresenta-se em duas variedades com frutos de tonalidade amarela e cinza-violeta.
Aterrissagem
O plantio da sharafuga na primavera é feito de uma certa maneira.
- Algumas semanas antes do plantio, você precisa cavar um buraco e prepará-lo. Para fazer isso, pedaços de tijolos quebrados ou seixos são colocados no fundo como drenagem, a fim de evitar a estagnação da água.
- Em seguida, você precisa cravar uma estaca para que ela fique acima do solo.
- Em seguida, você precisa adicionar uma camada fértil, cobrindo-a com turfa, húmus e terra, tomados em partes iguais.
- Uma muda é colocada no solo preparado, endireitando as raízes.
- Eles enchem o buraco com terra e tapam o solo.
- Um tronco é amarrado a uma estaca.
- Produza rega abundante.
A cobertura do tronco próximo ao caule com matéria orgânica ajudará a reduzir a evaporação da umidade e a melhorar a estrutura do solo.
Um lugar
O lado ensolarado é considerado o melhor local para o plantio. A planta criará raízes melhor em uma colina ou do nada. É importante proteger a muda do vento frio, bem como da umidade, caso contrário, haverá o aparecimento de fungos. Pelo mesmo motivo, não é recomendável plantar a lavoura nas terras baixas.
Cronometragem
O cultivo na zona climática intermediária é mais adequado para um híbrido. Nas regiões do sul, a planta pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. Antes da geada, a planta terá tempo para enraizar bem e se adaptar às mudanças de temperatura e outras condições. Nas regiões centro e mais ao norte, o nectakotum é recomendado para ser plantado na primavera, optando-se por uma área bem iluminada e não espessada.
O solo
Decidido o local de pouso, é necessário preparar o solo para isso. Para fazer isso, no outono, eles cavam a terra e aplicam fertilizantes minerais com um balde de húmus. Quanto ao solo, a cultura crescerá melhor em solos férteis, respiráveis e permeáveis à umidade. Caso o terreno no local seja ácido, deve ser calcificado, somando 1 sq. metros 300 gramas de cal apagada.
Recursos de cuidados
Cultivar uma sharafuga ao ar livre é impossível sem os devidos cuidados com as plantas. Irrigação e fertilização oportunas, poda regular, afrouxamento e controle de pragas permitirão que você obtenha uma boa colheita.
Rega
É importante monitorar regularmente a umidade do solo por meio da rega. Ao regar um híbrido, lembre-se de que o procedimento é realizado com água morna. Ao irrigar uma cultura, certifique-se de que o solo nas camadas superiores esteja uniformemente seco, caso contrário, a umidade excessiva pode levar ao apodrecimento do sistema radicular. A quantidade de água e a frequência do procedimento dependem do clima.
Na primavera, com chuvas frequentes, a rega pode ser omitida. Isso é feito apenas em dias quentes. Nos anos secos da primavera, é necessário irrigar o nectakotum várias vezes, aumentando a quantidade de água durante a irrigação, gastando até 15 litros. A árvore não gosta de umidade excessiva. É importante que a água chegue às raízes, ou seja, a uma profundidade de cerca de um metro. A irrigação por aspersão é mais adequada para esta cultura.
Você também pode regar a ranhura adicionando 2-3 baldes de água por 1 sq. metro.
Top curativo
A alimentação oportuna permitirá aumentar o rendimento e melhorar o crescimento das safras.
- A matéria orgânica é introduzida no solo até que os botões apareçam nos galhos.
- Para construir a massa verde, uma mistura de nitrogênio e nitrato de amônio são usados. Os medicamentos são introduzidos durante a formação dos rins.
- Os fertilizantes potássicos e os superfosfatos são aplicados durante a formação dos botões.
- Para estimular o amadurecimento dos frutos, quando formados, é aconselhável introduzir no solo compostos com cálcio, potássio, selênio e manganês.
A colheita é finalizada com a introdução de fertilizantes orgânicos.
Afrouxamento
Ao plantar uma árvore, um círculo de tronco é formado. Ele é expandido conforme a cultura cresce e amadurece. Se for necessário reter a umidade ou quando aparecerem ervas daninhas, é aconselhável cobrir o círculo do tronco com cobertura morta. Para isso, você pode usar grama seca, serragem ou agulhas de árvores coníferas.
O afrouxamento do solo deve ser feito independente do uso de cobertura morta, isso vai saturar o solo com oxigênio, torná-lo mais leve. Esse solo é perfeito para o crescimento das plantas e o desenvolvimento das raízes.
Poda
Considerando que a sharafuga cresce em média 60 cm ou mais por temporada, é necessário realizar a formação por meio da poda dos brotos. É melhor cortar os brotos ao meio, fazendo isso no início da primavera, antes do fluxo de seiva. A poda sanitária também é realizada dentro do prazo especificado. Neste momento, é necessário retirar ramos secos, cortados quebrados ou doentes. No primeiro ano após o plantio, não é recomendável aparar a sharafura. Depois disso, os brotos laterais são cortados anualmente. Após o procedimento, é melhor lubrificar o local do corte com permanganato de potássio ou aplicar tinta sobre óleo secante. Então regue o arbusto.
Se você cortar os galhos no outono, a árvore não terá tempo de se recuperar totalmente pelas geadas do inverno. As primeiras geadas após o desbaste do outono costumam levar à morte da cultura. É necessário fazer uma formação regular da copa, levando em consideração que a árvore acaba se espalhando, e galhos desnecessários podem atrapalhar o correto desenvolvimento da copa. Recomenda-se encurtar os ramos que crescem para dentro e engrossar desnecessariamente a copa.Assim que a cultura começa a dar frutos, o ajuste da poda é feito para ajudar a manter o equilíbrio entre a produção de híbridos e o crescimento dos ramos.
Controle de pragas
O híbrido possui alta resistência a pragas e diversas doenças. Livrar-se de problemas durante o cultivo de um híbrido permitirá a realização de certas atividades.
- A caiação dos troncos com uma argamassa de cal, realizada no início da primavera e do outono, reduzirá a probabilidade de desenvolvimento de fungos e outras doenças, evitará queimaduras e evitará infestações de roedores. Nesse caso, é necessário clarear não só o tronco, mas também os ramos esqueléticos.
- A limpeza da casca danificada, realizada no outono, salvará a árvore do desenvolvimento de doenças. É importante coletar e queimar toda a casca descascada. Você também deve limpar o círculo do tronco removendo palha residual, folhas caídas ou frutas podres, caso contrário, os detritos restantes podem contribuir para o aparecimento de pragas e doenças.
- O tratamento foliar com uma solução de alho ou cebola ajuda a proteger contra o aparecimento de pragas.
Vale ressaltar que o híbrido apresenta alta resistência a doenças virais, raramente sendo afetada por diversas pragas. Se nas folhas aparecerem ondulações, inerentes aos pêssegos, ou se as folhas do sharafuge estiverem cobertas de manchas brancas, procede-se ao tratamento com fungicida. As infestações de insetos usam inseticidas.
Reprodução
Como o nectacotum é uma cultura híbrida, não é cultivado com sementes. Só pode ser propagado por estacas. O material para isso é preparado no outono.
- É necessário cortar estacas com comprimento de 20 cm, é necessário retirar as folhas extras e deixar 3 botões.
- No inverno, são armazenados na geladeira ou utilizados para esse fim com um pano úmido. As mudas devem ser plantadas em um recipiente de germinação.
- Depois, as mudas são mergulhadas em Kornevin por um dia, e então enviadas para um solo nutriente bem umedecido.
- É importante plantar as mudas em ângulo.
- A cultura requer irrigação oportuna e umidade regular.
Em terreno aberto, as mudas podem ser plantadas na primavera, após o fim da geada. Outras culturas, como damascos, ameixas e ameixas cereja podem ser enxertadas em nektakotum, o que muitos residentes de verão fazem com sucesso.
Críticas de jardineiros
Como poucos jardineiros conseguiram conhecer a sharafuga ainda, as críticas sobre a árvore são contraditórias. Aqueles que conseguiram comprar uma variedade de qualidade de um vendedor de confiança puderam compartilhar apenas comentários positivos sobre a cultura. O principal requisito para esta cultura, em sua opinião, é a rega e o cuidado oportunos. Também é importante um bom preparo do solo antes do plantio e a seleção correta do local. Se você seguir todas as recomendações, poderá obter a primeira colheita no segundo ano. Durante 3-4 anos, você pode não só saborear as primeiras frutas e avaliar seu sabor, mas até mesmo fazer pequenos preparativos para o inverno. Para compotas, é melhor usar frutas verdes. Frutas mais macias são consumidas frescas com mais frequência. Os frutos da sharafuga são muito saborosos e extraordinariamente suculentos. Quando pressionado, o suco pinga diretamente deles.
O caroço é bem separado, o que é muito cómodo na hora de comer frutas frescas e nas preparações em forma de compota. O sabor da fruta é agradável. Durante o transporte, as frutas não se enrugam e não perdem sua apresentação. Também há avaliações negativas, mas se referem à aquisição de mudas de baixa qualidade. Algum tempo após o plantio, foram obtidos apenas pequenos frutos com osso que não se separa. O sabor dessas frutas acabou sendo incompreensível, não como ameixa, damasco ou pêssego. Em geral, a maioria dos jardineiros acredita que a sharafuga será um verdadeiro achado, principalmente para os amantes de culturas exóticas. O cuidado adequado e a rega permitirão que você obtenha frutas suculentas e de sabor interessante. Você também pode aprender sobre a cultura híbrida assistindo a um vídeo na Internet.
O comentário foi enviado com sucesso.