Descrição do pêssego e regras de cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Aterrissagem
  4. Recursos de cuidados
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

Pêssego - planta pertencente ao gênero Ameixa, possui frutos suculentos e carnudos de diferentes tonalidades: do branco e amarelado ao vermelho, laranja, rosa e bordô.

Cultivar uma árvore em muitas regiões da Rússia parece impossível, porque mesmo os jardineiros experientes nem sempre fazem os frutos amadurecerem e, se conseguirem obter pêssegos perfumados, seu sabor está longe de ser comprado em lojas.

Descrição

A forma selvagem do pêssego é encontrada no norte da China e noroeste da Índia, propositalmente a árvore foi plantada pela primeira vez na Índia. O pêssego comum, conhecido por todos os jardineiros, foi criado no processo de hibridização introgressiva entre amêndoas comuns, ameixas chinesas, damascos comuns, ameixas cereja e as seguintes variedades de pêssego:

  • Hansuan;
  • surpreendente;
  • David.

Existem três variedades desta árvore:

  • nectarina;
  • pêssego comum;
  • pêssego.

As plantações de pêssego em grande escala são encontradas na Turquia, Japão, Armênia e República Tcheca. Na Federação Russa, uma planta da família Pink é cultivada nas regiões do sul (Crimeia e Território Krasnodar) e em jardins privados de jardineiros amadores em todas as regiões.

O pessegueiro atinge 3,5 m de altura e o diâmetro da copa varia de 4 a 4,5 m. Para suprir totalmente a folhagem abundante com nutrientes, a planta tem um sistema radicular bem desenvolvido. As próprias folhas parecem uma lanceta em tons escuros de verde, enquanto as flores que aparecem no final de abril são avermelhadas ou delicadas tonalidades de rosa.

Frutos de pêssego de diferentes variedades têm diferentes formatos: redondo, achatado e alongado-elíptico. As frutas podem ser aveludadas e nuas, todas têm um grande osso enrugado no centro. Para o consumo in natura, apenas frutas com polpa fibrosa são indicadas, para doces, compotas e sucos é aconselhável usar variedades em conserva com textura cartilaginosa. O interior da fruta pode ser branco, vermelho e até amarelo.

A fruta tem baixo teor calórico - apenas 39 calorias por 100 gramas, uma fruta pesa até 110 gramas e contém 89% de água. Uma grande quantidade de vitaminas, ácidos orgânicos, sais minerais, pectinas e óleos essenciais na composição fazem do pêssego uma árvore ideal para crescer no seu jardim.

O cuidado cuidadoso permite que você obtenha uma colheita abundante por 11-13 anos.

Variedades

Dependendo da variedade, não só mudam a forma, o sabor e a cor da fruta, mas também outras características, incluindo o tempo de maturação.

As variedades de maturação precoce mais populares incluem:

  • Vavilovsky. Pertence a variedades de tamanho médio e se caracteriza pelo aumento da produtividade. A massa de uma fruta chega a 300 gramas. Frutas amarelas arredondadas com blush nas laterais são utilizadas para consumo in natura, possuem sabor agridoce e pontuação elevada na degustação - 4,8 pontos. Resistência média a doenças, adequada para cultivo nas regiões sul e centro.
  • Kiev cedo. Produz uma colheita abundante, mesmo sem variedades de polinização. Os frutos são de tamanho médio, têm casca fina e aveludada de tons amarelos claros, polpa delicada e sabor adocicado, o peso de cada pêssego é de 80 a 100 gramas. A variedade é recomendada para jardinagem na Rússia central e nas regiões do norte devido à sua alta resistência à geada e imunidade a doenças infecciosas.
  • Cisne Branco. Os frutos são colhidos da árvore 4 anos após o plantio, o peso médio é de 150-200 gramas.As frutas são amareladas, sob a casca fina há uma polpa cremosa e suculenta com sabor de sobremesa sem acidez. Destinado ao cultivo nas regiões do sul da Rússia e da Ucrânia.
  • Suculento. Uma árvore vigorosa que começa a florir no final de abril. Em média, os frutos pesam cerca de 125 gramas, a massa dos frutos individuais chega a 200 gramas, são revestidos por uma película densa e aveludada de tonalidade esverdeada. O sabor é estimado em 4,5 pontos. Não recomendado para cultivo nas regiões norte do país.
  • Grisboro. A árvore é muito grande, tem copa extensa e floração abundante. Os frutos são redondos, com até 5,5 cm de diâmetro e pesando cerca de 130 g. A pele cremosa e áspera com um rubor carmesim esconde polpa suculenta e caroços grandes, o sabor é estimado em 4,8 pontos em 5. Alta robustez de inverno permite o cultivo de pêssegos no ao norte da Federação Russa.
  • Redhaven. É a variedade mais popular para o plantio na região do Cáucaso do Norte. A época de floração começa no final de abril e vai até meados de maio. Os frutos são brilhantes e grandes o suficiente - até 200 g.A casca é densa, de cor amarela com um blush vermelho vivo. Tem uma pontuação muito alta - 4,9-5 pontos.
  • Favorito de Moretini. Os frutos do pêssego são pequenos e redondos, com peso de até 120 g, com casca amarela de densidade média e polpa bege sem acidez que fazem da variedade a melhor opção para o consumo in natura. Adequado para cultivo em regiões quentes.

O período médio de maturação é caracterizado por:

  • Collins. Esta variedade distingue-se pelos frutos grandes, com peso de 130 a 190 gramas. Os frutos aveludados e esféricos da laranja têm sabor agridoce e pertencem às variedades de mesa. Não precisa de variedades polinizadoras e sem elas, do início de julho ao início de agosto, produz até 200 centners de frutos por hectare. A variedade é recomendada para o plantio na região do Cáucaso do Norte, mas os jardineiros garantem que a variedade também dá uma boa colheita na região do Baixo Volga, no centro da Ucrânia e na Crimeia.
  • Donetsk branco. Os frutos amadurecem em épocas diferentes, mas já na primeira década de agosto, você pode experimentar esses frutos em miniatura. Os pêssegos desta árvore pesam cerca de 80 ge são caracterizados por uma casca branca e polpa translúcida. Os provadores avaliaram o sabor em 4,3 pontos. Em condições favoráveis, a árvore dá cerca de 60 kg de colheita, adequada para o cultivo amador no território da Ucrânia e nas regiões do sul da Rússia.
  • Jaminat. O pessegueiro desta variedade tem tamanho médio, frutos grandes e amarelos, com peso de até 160 g, é altamente resistente a doenças como a klyasternosporiose e o crespo. Foi criado para cultivo nas regiões do sul do país.
  • Cardeal. Frutando já há 4-5 anos e rende 30-35 kg de pêssegos. Os frutos são redondos, de tamanho médio e pesam até 140 G. A cor da casca é carmim, enquanto a polpa é amarelo pálido e muito perfumada. A própria variedade é caracterizada como despretensiosa e pode ser cultivada em quase todas as regiões da Federação Russa.
  • Golden Moscow. A variedade é indicada para cultivo tanto em jardins privados como à escala industrial, uma vez que os frutos se distinguem por uma bela cor amarela com um rico rubor vermelho e não perdem as suas qualidades durante o armazenamento e transporte a longo prazo. O peso de um pêssego chega a 200 g, dos quais cerca de 15 são a massa da pedra.

A polpa é muito suculenta e tem um sabor adocicado agradável com um ligeiro azedume, de uma árvore chega-se a 50 kg.

  • Siberian. Como o nome indica, é caracterizado por alta resistência à geada e é adequado para pomares de pêssego em todas as regiões da Rússia. A frutificação começa aos 3 anos de idade, e a quantidade de colheita de uma árvore aumenta gradualmente de 20 kg em uma planta jovem para 50 kg em uma adulta. Frutas pesam até 140 g, polpa amarela e suculenta e casca desgrenhada de tons amarelos com um blush rosa. O kernel (semente) é menor do que a média e se separa facilmente do fruto.
  • Fofo cedo. Árvores dessa variedade crescem na região do Cáucaso do Norte e encantam os jardineiros primeiro com flores rosa e depois com frutas que pesam 80-110 gramas. A pele que recobre a polpa delicada e aromática é caracterizada por uma tonalidade esverdeada e rubor bordô.
  • Saturno. Um dos melhores pêssegos de figo que desabrocham com lindas flores cor-de-rosa. Os frutos são bem pequenos - 60-80 gramas cada, têm polpa suculenta e doce, que é estimada em 4,9-5 pontos. A primeira colheita pode ser obtida já no segundo ano após o plantio, no quinto ano, até 40 kg de frutos são retirados de um pêssego.

A árvore é vigorosa, resiste a geadas de até -29 graus, mas não é resistente a infecções bacterianas e algumas pragas.

As variedades tardias distinguem-se pelo aumento da resistência à geada, entre elas:

  • Irganayskiy atrasado. A variedade de tamanho médio é caracterizada por alto rendimento, frutas médias (120-140 gramas) e sabor harmonioso. Ótimo para processamento na forma de geleias, sucos e compotas. É resistente a doenças e tem maior resistência à geada, devido ao qual os jardineiros da Rússia central o plantam em seu território.
  • Geada. Você pode entender que esta variedade está madura pelo tamanho médio da fruta - 200-250 g. Antes da colheita (e é realizada no início de setembro) os pêssegos têm uma cor vermelha profunda. A variedade não é adequada para transporte e armazenamento a longo prazo, pois após 4-6 dias os frutos começam a perder seu aroma e acidez nobre. A principal vantagem sobre outras variedades é a resistência absoluta a doenças.
  • Veterano. Sua estrutura se assemelha à variedade de Saturno: a altura da árvore é de 3-4 metros e a copa é esférica. As flores rosadas transformam-se em frutos achatados e pesando até 150 gramas. A pele é dourada, recoberta por uma penugem delicada de tom bege, a polpa é doce, escondendo um osso de tamanho médio.

Aterrissagem

Cultivar um pêssego sem experiência em jardinagem é um negócio complicado. As instruções de plantio e conselhos profissionais podem tornar este processo mais fácil.

Seleção de assento

É necessário começar a plantar um pêssego escolhendo um local. Como o pêssego é uma cultura exigente, é necessário considerar os requisitos de espaço.

  • Não deve haver folhagem exuberante por perto, pois nossa planta precisa de muita luz solar - a sombra de arbustos e árvores a destruirá.
  • A área deve ser protegida do vento, de preferência - coloque as mudas perto de edifícios.
  • A distância entre as plantas deve ser de pelo menos 5 metros.
  • Variedades auto-inférteis (por exemplo, Yubileiny precoce) requerem outros pessegueiros no local.
  • Para um pêssego, é melhor escolher um local com solo argiloso ou chernozem de baixa acidez.
  • A água subterrânea não deve ficar a mais de três metros do fundo da cova de plantio.
  • Não tolera damasco, pêra, maçã, noz, cereja e cereja doce como vizinhos, pois tiram todos os nutrientes do solo, sem os quais o pêssego não pode crescer.
  • Você não deve plantar árvores em lugares onde as seguintes plantas já cresciam: morangos e morangos, tomates e batatas, pimentões e berinjelas.

Preparação de material de plantio

Nem todo especialista pode escolher a muda de pêssego certa, mas depende disso se a planta vai criar raízes ou não. Antes de comprar material de plantio, você precisa decidir a hora de desembarque.

Você não deve comprar um pêssego no outono se planeja plantá-lo apenas na primavera.

O ideal é que a idade da muda seja de 1 a 2 anos - nesse período elas chegam a 1,5 metro de altura e a espessura do tronco é de 1,5 a 2 centímetros. Uma muda saudável não apresenta vestígios de danos e cortes. Atenção especial deve ser dada às raízes da planta - na hora da compra, elas não devem estar secas e com sinais de doenças, e para levar a muda para casa sem problemas, embrulhe o sistema radicular com um pano úmido e plástico enrolar.

O material de plantio não é removido imediatamente da película aderente: nos primeiros 2-3 dias, ocorre a aclimatação. Para que tenha sucesso, todas as folhas e galhos devem ser removidos. 1-2 dias antes do plantio, o polietileno e o pano úmido são removidos e as raízes danificadas são cortadas em raízes saudáveis. A muda é colocada em um recipiente com "Kornevin" por um dia, após o qual é plantada em local permanente.

Bem preparação

Para o sistema radicular de um pêssego, é necessário um caroço, com largura e profundidade de 70 cm.

Ao plantar na primavera, é necessário preparar uma cova no outono, uma estaca é instalada no centro, que irá sustentar o pêssego. Para o plantio de outono, recomenda-se cavar um buraco 2,5 semanas antes do plantio. No dia anterior ao plantio do pêssego, a cova é preenchida com 1/3 de fertilizantes minerais misturados com cinzas de madeira. A muda é colocada no meio do buraco e enterrada em uma mistura de terra comum e húmus. Depois disso, você precisa colocar 2 baldes de água morna sob o pêssego e amarrá-lo ao pino.

Recursos de cuidados

Após o plantio, o pêssego deve ser cuidado com cuidado. O cuidado inclui rega oportuna, cobertura e poda.

Rega

As variedades precoces requerem 2-3 regas por estação, as médias e tardias - 4-6. Cada árvore é vertida de 2 a 5 baldes, a quantidade depende do tamanho, idade e clima. Recomenda-se regar as plantas de manhã cedo ou à noite.

A primeira rega é efectuada, consoante a casta, no final de maio ou meados de junho. Na segunda vez as plantas são regadas no início de julho a meados de agosto, quando todos os frutos foram retirados, na terceira - no início de agosto ou setembro para preparar a planta para o inverno.

Top curativo

É necessário alimentar o pêssego durante toda a temporada:

  • antes do inchaço dos rins como profilaxia para infecções fúngicas;
  • no início do inchaço dos botões para combater o enrolamento da folha, a crosta e as pragas renais;
  • durante e após a floração, é realizada alimentação complexa para prevenir doenças e pragas;
  • no verão, o curativo é aplicado se necessário;
  • após a colheita para prevenir fungos.

As substâncias minerais são adicionadas antes e durante a floração, e depois, e orgânicas - no outono.

  • Em março, a árvore deve ser alimentada com solução de uréia a 7%.
  • O molho de potássio é aplicado antes do início da formação dos frutos.
  • Após a floração, é necessário processar a copa com uma mistura de minerais (carbonato de sódio, sulfato de cobre, ácido bórico, iodo e manganês).
  • Durante o amadurecimento dos pêssegos, é recomendável evitar todos os temperos, exceto o potássio (são usados ​​para aumentar o rendimento), mas se necessário, adicionar 100 g de superfosfato e 50 g de nitrato de amônio.
  • Após a colheita, 50 g de superfosfato e 60 g de cloreto de potássio são adicionados por metro quadrado.
  • Em setembro, os pêssegos são fertilizados com esterco, coberto com turfa ou composto.

Poda

O pêssego precisa dos seguintes tipos de poda:

  • econômico - galhos velhos e danificados são removidos;
  • restaurador - para restaurar uma árvore após geadas severas;
  • regulando - para remover o excesso de argolinhas;
  • rejuvenescedor - permite estender o período de frutificação;
  • modelagem - é realizada para estimular o crescimento.

No processo de poda primaveril, é necessário encurtar os rebentos e formar uma copa larga. Os ramos são cortados em não mais de 1/2, a poda propriamente dita é realizada antes do início do fluxo de seiva.

No verão, os galhos secos e galhos que perdem a cor devem ser removidos. A poda é realizada durante o período de postura das sementes - em junho e início de julho.

No outono, outros tipos de poda são realizados, pois antes do início do frio a árvore tem tempo de se recuperar totalmente.

Reprodução

O pêssego pode ser propagado de várias maneiras.

  • Sementes. Para isso, são utilizadas sementes recém-colhidas, que são estratificadas em 3 meses. Em seguida, o osso é imerso em água, que deve ser trocada diariamente. Após 5 dias, as cascas são retiradas e as sementes colocadas no solo previamente fertilizado a uma profundidade de 7 cm.
  • Vacinação. É necessário levar em consideração a compatibilidade do porta-enxerto e da copa.Resumindo, são utilizadas mudas de ameixa selvagem ou cereja de feltro com 1-2 anos de idade, as estacas são colhidas no outono e armazenadas na cave durante todo o inverno. Na primavera, a copa e o porta-enxerto são ligados e embrulhados em papel alumínio e, após um mês, o galho é cortado 7 cm acima do enxerto.

O filme é removido quando o comprimento da alça é de pelo menos 20 cm.

  • Estacas. Para a propagação por este método, estacas verdes são coletadas pela manhã e imediatamente colocadas na água com um estimulador de formação de raízes. Quando novas folhas aparecem, você pode plantar o pêssego no jardim.
  • Camadas de ar. Seleciona-se um forte ramo lignificado com espessura de 1-1,5 cm, onde se corta uma camada de casca e se retira os botões dos frutos, após o que se coloca uma garrafa com o gargalo voltado para baixo, preenchido com terra e musgo. Até que apareçam as raízes, o substrato precisa ser regado, então o broto pode ser transplantado para um local permanente.

Doenças e pragas

O pessegueiro é suscetível a doenças fúngicas, que podem ser prevenidas com fungicidas. As seguintes doenças são as mais comuns:

  • ondulação das folhas;
  • moniliose;
  • clotterosporia;
  • oídio;
  • citoporose.

As principais pragas do pêssego:

  • pulgão;
  • gorgulhos;
  • carrapatos;
  • mariposa listrada de frutas;
  • mariposa.

Como medida preventiva, são tomadas as seguintes medidas:

  • destruição de folhas caídas e ervas daninhas;
  • poda sanitária;
  • cavar solo em círculos próximos ao tronco;
  • cal;
  • pulverizar a coroa com uma solução de sulfato de cobre a 3%;
  • tratamentos com inseticidas e fungicidas.

Os rumores de que o pêssego não pode ser cultivado na Rússia central são muito exagerados. O plantio correto, a irrigação oportuna, a cobertura, a poda e a prevenção de doenças e pragas são a chave para o sucesso, mesmo em um evento tão difícil.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário