As sutilezas do processo de poda de pêssegos no outono
Os pessegueiros são muito menos comuns em lotes domésticos do que as macieiras ou pereiras. Mas eles exigem cuidados não menos, e às vezes até mais, do que outras árvores frutíferas. Dentre os diversos cuidados com as árvores, a poda do pêssego no outono é considerada um ponto importante. Ao realizar este procedimento, não se deve esquecer que os frutos se formam apenas nos galhos do ano passado.
Para que serve?
Se a árvore não for podada a tempo, seu rendimento diminuirá a cada ano. A poda do pêssego é realizada de forma a garantir o seu crescimento e desenvolvimento harmonioso, para maximizar o rendimento e obter frutos saborosos. Para isso, em setembro-outubro, é realizada a poda do pêssego, com a ajuda da qual é regulado o número de ramos frutíferos.
O principal objetivo da poda nesta época do ano é aumentar a produtividade no futuro e preparar o pêssego para as geadas. Todos os ramos velhos, frágeis e afetados por pragas devem ser removidos.
A formação de copas também é uma tarefa importante na poda de pessegueiro no outono.... Mas se você está podando no outono, isso não significa que não precise podar a árvore na primavera. A poda no outono não deve ser uma substituição completa. Ambos os procedimentos são muito importantes para a árvore frutífera.
Um fator positivo na poda no outono é a segurança relativa. Perto do inverno, todos os processos naturais que ocorrem dentro da árvore ficam mais lentos. A poda é uma espécie de trauma para qualquer planta, e o pêssego não é exceção.
E o procedimento realizado no período de outono, o pêssego vai resistir muito mais fácil. Pelo mesmo motivo, recomenda-se também o encurtamento dos ramos frutíferos nesta época do ano.
Se a poda de outono da árvore não for realizada, as características varietais se deterioram, os frutos ficam menores. Depois de alguns anos, uma árvore desnecessariamente sobrecarregada se esgota e pode adoecer. Ou pare quase completamente de frutificar.
O pêssego deve ser aparado após a colheita completa. Então, ele terá tempo de "se afastar" antes do início do frio. A poda de outono também vai livrar-se de muitas pragas, privando-as da possibilidade de invernar na copa.
Cronometragem
Você precisa cortar o pêssego enquanto ainda está quente lá fora.... Na maioria das vezes, os pêssegos são cultivados no sul do nosso país. O inverno começa aí mais tarde. Portanto, você pode cortar a árvore para o inverno antes do início do frio. A poda de pêssegos no outono pode ser realizada na Crimeia, no Kuban, no território de Krasnodar até cerca de meados de outubro. A temperatura à noite não deve cair abaixo de 5-6 C.
Em outras regiões da Rússia, apenas a poda sanitária de pêssegos é realizada no outono. A poda do pêssego é proibida no inverno.
A primeira poda de outono pode ser realizada no ano de plantio de uma muda em um local permanente. Para fazer isso, encurte um pouco a parte superior. Os brotos são reduzidos em comprimento, cerca de um terço. Se o crescimento da árvore for inferior a 30 cm por ano, a poda não é realizada.
Uma muda de dois anos é podada da mesma forma que no primeiro ano. O objetivo principal é a correta formação da coroa... Este procedimento o ajudará a obter uma colheita abundante no futuro.
No 3º ano, o pêssego já começa a dar frutos. A partir deste momento, é necessário garantir que a copa não cresça muito densamente. É necessário remover ramos velhos e doentes. Se o aumento no comprimento dos novos ramos for superior a meio metro, eles serão removidos.
Ferramentas necessárias
Para podar um pêssego, você precisa de uma variedade de ferramentas, geralmente jardineiros experientes já as possuem. Se eles não estiverem lá, você pode comprá-lo em qualquer loja especializada.Antes da poda, todas as ferramentas devem ser desinfetadas para evitar a propagação de doenças das árvores frutíferas. Para isso, podem ser mergulhados em solução de potássio manganês ou qualquer outro desinfetante por meia hora.
O jardineiro precisará do seguinte.
- Tesouras de podar... É necessário para podar ramos no centro. Adequado para ramos com um diâmetro de 2-2,5 cm.
- Serra de jardim. Galhos grossos podem ser aparados.
- Lopper... Ele pode ser usado para cortar ramos de até 5-6 cm de diâmetro.
- Faca de jardim.
- Tesoura de madeira... Com essa tesoura, você pode cortar vários ramos finos de uma vez. Eles são convenientes de usar se a coroa for espessa.
Tipos de coroa
A modelagem do pêssego é realizada de forma a garantir uma colheita abundante e melhorar a qualidade da fruta. É necessário formar uma coroa poderosa. Fazendo a formação da copa de um pessegueiro de acordo com as recomendações de especialistas, poderá obter uma boa colheita de pêssegos de excelente apresentação e bom gosto.
Nas regiões do sul, eles realizam a formação padrão, e em outros - mato. Há uma copa de caule baixo (50-60 cm de caule), um arbusto (de 30 a 40 cm), e também sem caule, quando os ramos se estendem praticamente desde o colo da raiz.
Em concha
Esta formação é usada em países e regiões localizadas na zona subtropical. A coroa em forma de taça é caracterizada pela ausência de um condutor central, apenas uma camada é criada, composta por 3 ou 4 ramos. Esses pêssegos são subdimensionados. Todos os ramos são quase igualmente iluminados pelo sol. Os frutos são rosados e doces.
Os pessegueiros em viveiros geralmente têm uma copa em forma de concha. Recomenda-se deixar um caule com altura de 60 a 70 cm. Quando o caule que se desenvolveu no porta-enxerto atingir uma altura de pouco menos de meio metro (40-45 cm), então dos ramos laterais você precisa para escolher o mais desenvolvido, espaçados uniformemente (de 3 a 6 peças).
O rebento superior e o inferior, se já atingiram 20-25 cm, devem ser pinçados. Os rebentos que crescem na direção da parte central da copa também devem ser beliscados brevemente.
Na primavera, nas mudas anuais, os brotos são cuidadosamente cortados em 3 botões (4 podem ser usados). Depois de mais um ou dois anos, 3-4 ramos principais são escolhidos e crescem ao redor do tronco. Após a poda, eles produzem 6-8 novos ramos em forma de garfo.
Há também uma coroa em forma de concha aprimorada. A diferença é que os ramos estão localizados próximos uns dos outros, a uma distância de 10-20 cm. Essa coroa é mais poderosa. É menos suscetível à quebra do vento. O que é importante se o pêssego crescer em área aberta ou em região com ventos fortes e frequentes.
Para formar uma copa melhorada, 3-4 ramos principais são deixados, uniformemente espaçados no tronco. Depois disso, aperte os brotos, remova o condutor.
Os ramos principais devem ser formados da mesma maneira que em uma copa regular. Se você deseja formar uma coroa aberta, escolha brotos localizados em um ângulo agudo de 45 graus.
arbusto
Esta forma de coroa consiste em 3 ou 4 troncos principais que se estendem da parte mais baixa da planta. Quando a modelagem é realizada, o condutor central não é isolado. A poda do arbusto, assim como a poda em forma de xícara, contribui para uma boa iluminação de galhos e frutos, aumenta a produtividade, aumenta a resistência da árvore ao gelo e torna mais fácil o seu cuidado.
Quando as mudas anuais são transplantadas, restam 3-4 brotos principais, localizados na parte inferior. O guia e todos os outros brotos devem ser removidos. Os ramos que cresceram ao longo do ano são cortados em 3-4 botões.
Na próxima temporada, os brotos principais são cortados em cerca de um terço. Um ano depois, 6-8 ramos são formados a partir deles, que irão frutificar ativamente. Os rebentos que estão na parte central do arbusto são cortados curtos. Isso é feito para fornecer melhor iluminação.
Assim, a forma arbustiva da coroa está totalmente formada no outono do terceiro ano. Além disso, ramos de frutas são formados na árvore. Se os galhos crescem horizontalmente, eles são podados.
Se o pêssego for cultivado a partir de sementes, eles terão muitos brotos, de modo que podem ser facilmente transformados em arbustos.
Colunar
A poda da forma colunar do pêssego é bastante fácil. Quaisquer ramos velhos ou doentes devem ser removidos. O crescimento é removido para um comprimento de cerca de 15-20 cm, o que permite preservar a decoratividade.
Uva
Esta é a mesma forma de coroa espessa. É necessário para que o pêssego sobreviva mais facilmente ao inverno. Na maioria das vezes, essa coroa é formada durante o cultivo de pêssegos na faixa do meio.
Tipos e métodos de corte
Existem vários tipos de poda de árvores frutíferas. Como podar corretamente um pêssego pode ser visto no diagrama. Dependendo do método do procedimento, as seguintes técnicas são diferenciadas.
- Beliscando... Este é o método mais suave. Aplicado para plantio.
- Poda fraca. Realizado em uma muda de 2-4 anos. A poda é realizada em cerca de um quarto. Adequado para pêssego jovem.
- Corte médio, um terço do comprimento dos ramos. É realizado em árvores que atingiram a idade de cinco anos.
- Forte... É realizada uma poda de árvores, na qual são removidos até metade dos galhos das árvores. Normalmente, essa poda é realizada se a árvore estiver gravemente afetada por doenças ou se precisar ser rejuvenescida.
Dependendo do tipo de guarnição usado, as seguintes técnicas podem ser distinguidas.
- O rim. Remova uma parte específica do galho.
- Em um cisco. Remova o excesso de broto no galho principal.
- No ringue... Todos os ramos são completamente removidos para a base. O corte é obtido em forma de anel.
- Kerbovka... As incisões são feitas perto dos rins, que devem ser aparadas.
Após o procedimento de poda de outono do pêssego, todos os cortes são processados com verniz de jardim. Também é necessário regar abundantemente a árvore após a poda.
Os seguintes tipos de corte são diferenciados.
Econômico
Normalmente, a poda doméstica é realizada junto com o contorno e o anti-envelhecimento. Todos os ramos secos e danificados são removidos durante este procedimento.
Rejuvenescedor
Para rejuvenescer o pessegueiro, a poda é feita a cada 5 anos. É durante este período de tempo que o rendimento diminui acentuadamente. E a poda rejuvenescedora estimula a planta. Novos ramos começam a se formar.
Para realizar a poda anti-envelhecimento, os rebentos jovens que se formaram em ramos velhos são deixados ao nível da poda. Os ramos principais são cortados no comprimento aproximado de 3 anos atrás. Isso servirá de base para o crescimento da coroa para o próximo ano.
Contorno
Periodicamente, os ramos da copa são cortados, ajustando seu volume.
Diferenciado
Este tipo de poda é realizado para afinar a parte superior da copa. Na parte inferior da copa, os ramos são ligeiramente encurtados.
Detalhado
Com essa poda, mais da metade dos galhos antigos são removidos. Eles também realizam forte desbaste de ramos na copa.
Restaurador
A poda regenerativa precisa ser feita para restaurar os ramos que sofreram com o frio do inverno e geadas. Para iniciantes, pode parecer que podar um pêssego é uma tarefa muito difícil. No entanto, ao compreender como o pêssego cresce, todo o procedimento se tornará cada vez mais fácil.
O comentário foi enviado com sucesso.