Qual é a aparência da nectarina e como fazer uma árvore crescer?
Muitas pessoas sabem a aparência da nectarina, mas como cultivar esta árvore permanece um mistério para a maioria. Esta variedade de pêssego está há muito tempo nas prateleiras das lojas, mas ao mesmo tempo é um habitante bastante raro dos locais dos jardineiros domésticos.
Graças à seleção, foi possível trazer variedades resistentes à geada desta planta amante do calor e, como resultado, uma fruta exótica apareceu em nossos espaços abertos.
descrição geral
A nectarina é uma subespécie do pêssego comum. Além disso, sua principal diferença está na ausência de vilosidades na pele, que é lustrosa. O nome é baseado na palavra “néctar”, que reflete plenamente as peculiaridades do sabor da fruta. Vale a pena destacar as seguintes características-chave da cultura.
- As plantas são árvores, cuja altura varia entre 3-7 metros. Podem formar coroas de até 4 m de diâmetro.
- As folhas são lanceoladas, alongadas, com dentes ao longo da borda.
- Ela floresce, como seu parente mais próximo, na primavera. Na época da floração, agrada aos jardineiros com um chique chapéu rosa.
- Os frutos são semelhantes em forma aos mesmos pêssegos. Eles diferem na suavidade da superfície e em sua cor. Em diferentes variedades, a cor varia do amarelo claro ao bordô e cereja. A polpa é caracterizada por suculência e firmeza. Os frutos amadurecem por cerca de 4 meses.
- Uma das características distintivas importantes é a maturidade precoce. Os jardineiros tiram a primeira colheita 3-4 anos após o plantio dos jovens. É importante notar que as mudas florescem muito rapidamente.
- A vida útil das árvores varia de 20 a 30 anos.
Devido ao fato de que variedades individuais foram cruzadas entre si, os especialistas desenvolveram culturas que se distinguem pela boa resistência à geada. Essa nectarina cresce plenamente, se desenvolve e dá frutos em condições climáticas difíceis para seus parentes. As árvores maduras são capazes de suportar temperaturas de até -33 graus.
Variedades
Existem muitas variedades de nectarina hoje. E estamos falando principalmente sobre a variedade de híbridos que resultaram do trabalho dos criadores modernos. Ao mesmo tempo, as variedades de frutos grandes têm uma procura especial entre os jardineiros.
Cedo
A lista das variedades mais comuns nesta categoria pode incluir o seguinte.
- Fleming Fury - uma variedade superearly varietal relacionada à seleção americana. Distingue-se pelos frutos grandes, cuja casca fica quase totalmente coberta por um blush.
- "Tenda de circo" - outra variedade muito precoce, caracterizada por frutificação abundante e despretensão às condições de cultivo. Frutos arredondados em peso ganham até 0,2 kg e possuem rica cor cereja, além de polpa amarela com leve sabor de mel.
- "Ruby 4" - Variedade ucraniana, pertencente à categoria de maturação precoce. Os frutos têm formato oval, pesam 0,2 kg, são recobertos por uma casca avermelhada e apresentam polpa fibrosa com osso de difícil separação.
- "Rebus 028" - uma variedade varietal de alto rendimento, cujas principais vantagens competitivas são a maior resistência a geadas e infecções. Ligeiramente alongado, amarelo com ligeira tonalidade, os frutos têm uma polpa perfumada.
- "Kaldezi" - uma variedade de alto rendimento, criada no território da Itália, com frutos esféricos bastante grandes, de tonalidade esverdeada com tonalidade tradicional. A polpa estranhamente branca esconde um núcleo semi-destacado.
Meia temporada
Se estamos falando de variedades de meia temporada de uma fruta única, adaptada para condições adversas, essas subespécies devem ser diferenciadas.
- Stark Red Gold - variedade varietal de origem americana da categoria de alto rendimento. Apresenta frutos vermelhos, de formato regular, bastante grandes (até 240 g). A polpa das nectarinas é densa, de um amarelo rico, com uma tonalidade avermelhada.
- "Vang-3" - uma variedade de nectarina de seleção americana, caracterizada por maior resistência a doenças, bons rendimentos e maturidade precoce. Os frutos desta espécie são redondos, de cor vermelho vivo, com manchas amareladas e polpa cartilaginosa.
- "Alitop" - uma variedade originária da ensolarada Itália, caracterizada por altos rendimentos. Os frutos ligeiramente oblongos têm cor vermelha, polpa amarela com nervuras e atingem 250 g de peso.
- "Harco" É uma variedade varietal obtida no Canadá. Os frutos relativamente pequenos e arredondados são de cor esverdeada com abundantes pigmentos vermelhos. A lista das principais características inclui resistência a geadas e doenças, alto rendimento.
- Ishunsky - uma variedade criada por criadores ucranianos. Os frutos médios (até 150 g) têm uma cor amarela com um tom tradicional. A polpa amarela fibrosa com veias avermelhadas contém um núcleo perfeitamente separável.
Atrasado
Os mais populares entre os jardineiros modernos são as seguintes variedades.
- "Poseidon" - uma variedade criada por especialistas nacionais. Apresenta frutos redondos com peso aproximado de 80 g.
- Harblaze - uma variedade varietal para sobremesa, caracterizada por frutos amarelos alongados cobertos por um rubor avermelhado.
- "Doce Senhora" - uma espécie de alto rendimento resistente a várias infecções, que é o resultado do trabalho de cientistas italianos. Uma das principais vantagens são as frutas grandes (0,3 kg ou mais).
- "Rainha de Setembro" - variedade que apresenta frutos esverdeados com um blush vermelho característico. A polpa densa e cremosa tem um sabor ligeiramente ácido.
- "Evpatoria" - uma variedade que nasceu graças ao trabalho da equipe do Jardim Botânico Nikitsky. Foi criado para crescer no território da Ucrânia, Território de Krasnodar, Transcaucásia e Moldávia.
Além de todas as variedades de variedades de híbridos de nectarina acima, vale a pena mencionar as variedades "Krymchanin", "Nikitsky-85", "Kolonovidny" e NGC 19.
Aterrissagem
A maneira mais fácil de cultivar nectarina é plantando uma muda jovem. Para fazer isso, primeiro você precisa determinar corretamente o tempo das operações correspondentes. Assim, para as regiões quentes do sul, os jardineiros consideram o período de outono como o mais adequado, enquanto nas regiões do norte é altamente recomendável colocar as plantas jovens no solo em seu lugar permanente na primavera. Se falamos de condições estáveis de clima temperado, ambos os tipos de plantio são praticados com igual sucesso.
O próximo ponto importante é a escolha de um local para as árvores. Recomenda-se considerar os seguintes recursos aqui.
- A nectarina prefere áreas abertas, bem iluminadas, aquecidas pelo sol e sem vento. A melhor opção é o lado sul.
- Para a cultura, um solo leve e, claro, fértil é o preferido.
- A escolha por um local com uma localização próxima de lençóis freáticos pode ter consequências negativas.
- Os precursores indesejáveis da nectarina são o melão e a erva-moura, bem como os legumes e os morangos.
As técnicas agrotécnicas são as seguintes:
- com antecedência (2-3 semanas), são preparadas covas de plantio, cujas dimensões devem ser de 0,6-0,7 m;
- estacas de 1,5-2 metros são cravadas no centro de cada buraco, que no futuro servirão como suportes confiáveis para árvores jovens;
- misture fertilizantes, que incluem 100 g de fosfato e um balde de composto, adicione ao solo extraído das fossas;
- da metade da mistura resultante, um monte é formado no fundo do buraco;
- as mudas são colocadas no centro de covas de plantio totalmente preparadas, endireite o sistema radicular e polvilhe com o substrato restante;
- compactar o solo;
- as mudas são cuidadosamente amarradas aos suportes e irrigadas (o consumo de água neste caso é de até 5 baldes por unidade);
- corte os rebentos centrais e laterais em 20 cm e metade do comprimento, respectivamente.
Se o plantio for realizado no outono, o tronco da muda deve ser aterrado, cobrindo-o a uma altura de 0,2-0,3 m do solo com solo seco, e a zona próxima ao tronco deve ser coberta com cobertura morta. Deve ser lembrado que o local de enxertia está localizado ao nível do solo. Além de tudo isso, é importante atentar para os intervalos de desembarque.
Se estiver planejado colocar várias árvores no local, a distância entre as mudas e as fileiras deve ser de 2-2,5 e 3-3,5 m, respectivamente.
Cuidado
A nectarina é uma planta bastante exigente que requer manutenção adequada. Por exemplo, os jardineiros costumam praticar uma técnica agrotécnica como a polinização por sopro. Tendo decidido cultivar uma cultura na Rússia central, incluindo a região de Moscou, bem como na Bielo-Rússia, recomenda-se estudar em detalhes as regras de cuidado. Deve-se ter em mente que estamos falando de espécies adaptadas às nossas condições.
Tendo concebido o cultivo de nectarina no local, é importante lembrar sempre que é uma planta que gosta de umidade. Ao mesmo tempo, a água estagnada nas raízes pode provocar o desenvolvimento ativo de podridão. O fato é que o sistema radicular superficial é incapaz de extrair a umidade vital das profundezas. No tempo quente e na ausência de chuvas por muito tempo, é necessário regar as árvores 2 a 3 vezes por semana a uma taxa de 40 a 50 litros para cada adulto. Em outras situações, o intervalo entre as irrigações é de 10-12 dias. É importante parar de regar um mês antes de colher os frutos maduros.
Com o plantio adequado de mudas, as árvores jovens começam a se alimentar a partir dos 2 anos de idade da seguinte maneira.
- No início da primavera, quando as plantas acordam após o inverno, fertilizantes contendo nitrogênio (10-15 g por 1 m2) são aplicados na zona próxima ao tronco.
- Desde o início da formação dos ovários com intervalo de 2-3 semanas, é realizado curativo foliar. Estamos falando de pulverizar a folhagem com sulfato de potássio.
- 15-20 dias após a colheita, 25-30 g de potássio e curativos de fósforo são adicionados ao solo.
A poda correta e oportuna da nectarina é uma parte importante do cuidado. O melhor período é desde o início do inchaço dos botões até o final total da floração das árvores. Nesta época, é necessário retirar todos os brotos afetados pelo inverno. Paralelamente, é necessário cortar ramos fracos, defeituosos e mal posicionados. Neste último caso, estamos falando de brotos crescendo para baixo e profundamente na copa, ou seja, engrossando-a.
Independentemente da resistência à geada das espécies cultivadas, é altamente recomendável preparar as plantas para o inverno. Isso é mais importante para árvores jovens (até 5 anos). As seções próximas ao caule são cobertas com cobertura morta e os troncos caiados até uma altura até a primeira forquilha e o primeiro terço dos galhos por baixo. Sobre as mudas são colocadas caixas de tamanho adequado, preenchidas com sobras de papel, aparas ou serragem.
Reprodução
Para propagar a nectarina, você pode usar sementes ou plantá-la. Cultivar uma árvore da primeira maneira é bastante simples, exigirá:
- selecione frutos grandes e totalmente maduros sem defeitos;
- molhar os ossos extraídos por 72 horas, trocando a água diariamente;
- seque o material fora da luz solar direta;
- retire com cuidado as sementes e plante-as em local aberto e bem iluminado com profundidade de até 50 mm;
- regar o material plantado e aplicar cobertura morta na área;
- cubra o plantio com papel alumínio para o inverno;
- com o início da primavera, regue, solte e fertilize regularmente.
A vacinação permitirá transferir integralmente para a nova planta todas as características e qualidades da nectarina.Como mostram muitos anos de prática, a opção mais confiável é usar o pêssego comum como porta-enxerto, assim como as amêndoas.
Se estamos falando de solo pesado e suficientemente úmido, então é altamente recomendável fazer uma escolha em favor de diferentes variedades de ameixa ou cereja.
Ao enxertar nectarina, os seguintes pontos-chave devem ser considerados:
- o procedimento é realizado na fase de fluxo intensivo de seiva;
- os botões de descendência devem necessariamente atingir o desenvolvimento completo;
- quando brotando, um instrumento excepcionalmente de alta qualidade, afiado e desinfetado é usado.
O algoritmo em si inclui as seguintes etapas:
- pela manhã, são preparadas estacas de 30-40 cm, retirando as folhas e colocando-as na água;
- os brotos laterais são retirados do fundo do tronco e é feita uma incisão na casca na forma da letra "T" (a barra transversal e a perpendicular para baixo são 15 e 25-30 mm, respectivamente);
- na intersecção das incisões, a casca é retirada;
- uma incisão transversal de 12-13 mm é feita na alça sob o rim selecionado para o transplante;
- a mesma incisão é feita com um entalhe idêntico acima do rim e a casca é cuidadosamente removida junto com ela para baixo.
Na fase final, o retalho com o rim transplantado permanece para ser inserido sob a casca na incisão, prensado e amarrado.
Doenças e pragas
Freqüentemente, ao cultivar as árvores frutíferas descritas, a pessoa enfrenta vários problemas. E, neste caso, podemos falar de situações em que, por exemplo, folhas enroladas ou frutos maduros apodrecem. Este parente pêssego pode ser afetado por:
- oídio;
- sarna;
- brilho leitoso;
- doença de clotterosporium;
- queimadura por fungo;
- folhas encaracoladas;
- podridão, incluindo cinza;
- coccomicose;
- verticilose.
Os agentes eficazes contra os fungos são "Topaz", "Topsin M", "Skor" e outras drogas semelhantes. Em situações de infecção por vírus, infelizmente, será necessário destruir a árvore afetada. Mas deve ser lembrado que é muito mais fácil evitar os problemas listados devido a medidas preventivas oportunas e competentes.
Além de doenças, a nectarina também é suscetível ao ataque de insetos nocivos. Na maioria das vezes, os jardineiros precisam lidar com:
- pulgões;
- escudo;
- gorgulhos;
- mariposa;
- carrapatos;
- mariposa.
Os meios tradicionais são usados para se livrar desses intrusos. Ao mesmo tempo, é altamente recomendável prestar atenção à prevenção. Assim, na primavera (com os botões já inchados), as árvores são tratadas com "Karbofos". Na fase de bicar as primeiras pontas das folhas, uma solução de bordalês a 3% é usada para borrifar a nectarina.
No outono, são realizadas medidas agrotécnicas para prevenir a ocorrência e propagação de doenças, bem como ataques de pragas. Após a queda das folhas, as árvores são tratadas com sulfato de cobre. Em seguida, é realizada a segunda pulverização com "Nitrofen". Uma alternativa seria a aplicação única de uma solução de ureia a 7%.
O comentário foi enviado com sucesso.