Qual é a aparência da peronosporose na cebola e como tratá-la?

Contente
  1. O que é e por que é perigoso?
  2. Causas e sinais de ocorrência
  3. Como processar?
  4. Métodos agrotécnicos de tratamento
  5. Medidas de prevenção
  6. Quais variedades são resistentes à doença?

A cebola, como muitas outras hortaliças, é suscetível a diversas doenças, que devem ser tratadas em tempo hábil para evitar a morte da planta. Uma dessas doenças é a peronosporose. Consideraremos sua descrição e métodos de tratamento neste artigo.

O que é e por que é perigoso?

A peronosporose é uma doença fúngica comum entre vegetais. A doença também é chamada de míldio. Ele se instala na planta na forma de um micélio e gradualmente o mata, bebe sucos e tira todos os nutrientes. Por isso, a planta precisa de umidade, seus bulbos não amadurecem totalmente, ficam pequenos e secos. Durante as chuvas e os ventos, os esporos da infecção se espalham para outras plantas, inclusive criando raízes no solo.

Cebolas infectadas não devem ser comidas e suas penas devem ser removidas do jardim e descartadas de forma que a infecção não se multiplique mais. Bactérias patogênicas hibernam bem, sua presença só pode ser determinada em uma planta doente.

É difícil ver peronosporose em cebolas, uma vez que um vegetal infectado não é diferente de um saudável, e esporos de oídio podem já estar em uma fruta madura.

Causas e sinais de ocorrência

A doença não surge por si mesma, mas apenas se for acompanhada por certas condições.

  • A plantação de cebolas é densa e não rala ou cresce à sombra / planícies, portanto, há pouco acesso à luz solar e falta de ar fresco.
  • Se a umidade for superior a 90%, principalmente à noite. Esse fator provoca especialmente a doença. Se durante a infecção chuvas fortes e mudanças de temperatura começaram, a infecção irá progredir muito mais rápido e se espalhar.

A partir do momento da infecção, leva 5 dias para que os primeiros sintomas menores apareçam. Os sinais de doença são mais perceptíveis pela manhã, antes que o orvalho tenha evaporado. O bulbo parece saudável, mas é um perigoso vetor de infecção, então a doença só pode ser identificada por sua parte verde superior. O jardineiro não presta atenção aos primeiros sinais de infecção e só fica sabendo deles um mês depois. A esta altura, já existem defeitos pronunciados na parte superior da planta, são eles que indicam que ela está afetada.

A doença é acompanhada por manchas amarelas nas folhas, que logo começam a ficar cobertas por uma flor cinza ou branca. Eles parecem doloridos, perdem o brilho e a elasticidade da cor, murcham e quebram, após a chuva pode aparecer uma tonalidade roxa. À medida que a doença progride, essas manchas cinzentas aumentam, a parte verde seca, a cebola fica fraca, emaciada e pára de crescer.

A infecção, tendo penetrado no bulbo, não permite que atinja o tamanho desejado. As sementes do pedúnculo não amadurecem ou estão completamente ausentes.

Como processar?

Produtos químicos

  • Os produtos químicos são considerados os mais eficazes. Um deles é o sulfato de cobre, que é relativamente barato. É um pó azul contendo sulfato de cobre. É usado para tratar não só o oídio, mas também outras doenças fúngicas. O período de proteção deste produto é de cerca de um mês.Os íons de cobre interagem com complexos de lipoproteínas e enzimas da célula infectada e causam alterações irreversíveis no protoplasma, bem como desnaturação inespecífica de proteínas. Com a ajuda dessa ferramenta, você não só pode combater a doença na planta, mas também desinfetar o solo.
  • Uma droga altamente eficaz é "Revus"que garante um tratamento eficaz independentemente das condições meteorológicas. A pulverização com ela é usada com sucesso mesmo em tempo chuvoso, pois tem perfeita resistência à chuva, mantém a planta saudável por muito tempo. Graças ao "Revus" você pode obter uma boa colheita de cebolas, e também contribui para um bom armazenamento de legumes no inverno.
  • Um excelente efeito no tratamento do oídio foi demonstrado pela farmácia "Trichopol", graças ao qual a doença é completamente destruída. Para preparar a composição, é necessário dissolver 20 pastilhas de Trichopolum em 10 litros de água e processar a cebola uma vez a cada 10 dias. Se chover após a pulverização, o procedimento deve ser repetido no dia seguinte. Esses comprimidos são tão amargos e têm uma propriedade bactericida tão poderosa que nenhuma doença pode chegar perto da planta.
  • O permanganato de potássio ajudará a reduzir significativamente a lesão nos estágios iniciais. Devido à sua alta concentração, o agente mata esporos de microrganismos.
  • O uso de fungicidas é muito eficaz, mas não se a cebola estiver totalmente revestida. Se esse estágio de infecção for atingido, é melhor remover a planta do solo e queimá-la. Se o arbusto de cebola começou a ficar coberto de flor, então com a ajuda do preparado "Quadris" você pode fazer uma solução eficaz, que se caracteriza pela baixa toxicidade. A ferramenta tem efeito cicatrizante e erradicante, com a ajuda dela é possível prevenir a doença. Graças a ela, o rendimento aumenta, a fotossíntese das folhas é prolongada. A lucratividade do arco é aumentada. O período de ação protetora é de 2-3 semanas. A ação do medicamento é baseada na morte do micélio do patógeno no interior das folhas e do fruto, e também previne a formação de esporos do fungo. A morte ocorre dentro de uma hora após o uso da droga. O processamento é realizado de manhã ou à noite com tempo calmo. Penetrando na lâmina foliar, o agente protege a planta por todos os lados, inibe o desenvolvimento de esporos e apressórios.
  • Um dos novos remédios é Fitolavin, que pode ser combinado com inseticidas, herbicidas e fungicidas químicos bem conhecidos. Não pode ser usado apenas com preparações bacterianas. O período de proteção desta ferramenta é de 15-20 dias e é válido 24 horas por dia. Após 24 horas, as cebolas podem ser usadas como alimento. Para que o agente combata eficazmente a doença, deve ser armazenado apenas em local escuro, a uma temperatura de + 5 ° a + 20 ° C, e a solução deve ser preparada imediatamente antes da pulverização. Durante o processamento, você precisa regar as folhas de todos os lados para que os esporos tenham menos chance de sobreviver.
  • Fungicida complexo "Pergado", que contém cobre, protege perfeitamente as cebolas contra bactérias e o míldio. Graças a ela, forma-se um filme que confere à planta proteção contra doenças. O uso do "Pergado" não depende do clima, não altera o sabor e a fermentação da planta. A ação mais efetiva da droga foi observada durante seu uso profilático antes da infecção da planta. O "Pergado" tem boa resistência à chuva, portanto, a chuva após a pulverização não reduz em nada a sua eficácia. O período de ação protetora é de 10 a 14 dias, o agente atua na planta em 2 a 3 horas após o tratamento. Não há toxicidade nas doses utilizadas, o medicamento é administrado imediatamente após a diluição.

A aplicação de qualquer um dos produtos químicos deve ocorrer 20 dias antes da colheita.

Remédios populares

Muitos jardineiros se recusam categoricamente a usar produtos químicos para combater a doença. Um análogo são vários métodos populares que não são menos eficazes.

  • Você também pode tratar a planta com cinzas comuns, que é um bom agente bactericida. Para fazer isso, você precisa derramar três copos de cinzas com quatro copos de água fervente. A composição é resfriada e diluída em um balde de água. Em seguida, regam o solo ou borrifam a planta.
  • A mostarda diluída em água também é usada para tratar essa condição. Para fazer isso, dilua duas colheres de sopa do pó em um balde de água e adicione 7 gotas de iodo. Com esta composição, você pode regar a cebola e borrifar sua parte superior.
  • As cascas de cebola (300 g) são fervidas em um balde de água por 10 minutos. É necessário insistir no caldo por vários dias, depois processar os arbustos com ele.
  • Uma pitada de bicarbonato de sódio comum se dissolve em um balde de água e é usada para borrifar cebolas. O tratamento com uma solução destrói perfeitamente o fungo nos estágios iniciais.
  • O soro de leite comum é completamente inofensivo para as cebolas, mas suas bactérias lácticas fazem um excelente trabalho no combate às infecções. O soro é diluído 1: 10 com água e usado para pulverização.
  • Quando aparecerem os primeiros sinais da doença, o iodo comum ajudará: 10 ml devem ser dissolvidos em 10 litros de água. Pulverize a parte superior da cebola com a solução.
  • Um auxiliar muito eficaz e simples é uma solução de manganês, que também é usada para tratar o oídio. Para fazer isso, dissolva 1,5 g de manganês em 10 litros de água e pulverize a planta infectada.
  • O fungicida "Forecast" é uma preparação orgânica que cura e previne doenças. A solução é borrifada em frutas e folhas, a eficácia do medicamento é de cerca de 80%, tudo depende do grau de dano. O processamento pode ser realizado vários dias antes da colheita.

Métodos agrotécnicos de tratamento

Os métodos agrotécnicos ajudam a impedir o desenvolvimento da doença e a aumentar o efeito de remédios químicos e populares. Por esta é necessário cortar as partes secas e amarelas da cebolinha, afrouxar periodicamente o solo próximo às plantações e tirar o mato, desbastar o canteiro para que haja boa circulação de ar.

Observe o regime de rega e, para o plantio, escolha sementes de alta qualidade e resistentes a doenças.

Medidas de prevenção

Para prevenir e prevenir doenças, você precisa fazer o seguinte.

  • Em primeiro lugar, antes de plantar, trate o solo com um desinfetante.
  • A planta deveria crescer em um lugar apenas uma vez a cada cinco anos, onde antes cresciam pepinos, repolho e abóbora. Além disso, as cebolas preferem solos férteis, argilosos ou arenosos, onde existe uma boa drenagem.
  • Após a colheita, é necessário coletar todos os seus remanescentes, e também remover todas as partes da planta do ano anterior antes do plantio.
  • As cebolas crescem bem apenas em locais ensolarados e bem ventilados.
  • Antes e depois da escavação, é necessário descontaminar periodicamente a ferramenta de trabalho.
  • Para evitar a estagnação da umidade, é melhor regar pela manhã, para que a planta tenha tempo de secar durante o dia.
  • A semente deve ser bem aquecida por cerca de 8 horas a uma temperatura de 43 ° C antes do plantio.
  • Cavar fundo no outono ajudará a evitar doenças fúngicas e pragas.
  • Ao escolher fertilizantes, opte por produtos com alto teor de potássio e fósforo, evite fertilizar com teor de nitrogênio.

Quais variedades são resistentes à doença?

Em locais onde a peronosporose se desenvolve constantemente, é melhor usar híbridos de cebola interespecíficos: Sigma, Esmeralda, Cúpulas douradas. Eles têm boa resistência a doenças. Dos novos produtos dos últimos anos, as cebolas das variedades Centaur, Effect, Farmer e Christina, Oporto e Senator sofrem menos com esta doença. Além disso, variedades precoces como Sputnik, Ecstasy e Shaman podem deixar esta doença.

Para informações sobre como a peronospora se parece com as cebolas e como lidar com isso, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário