Tudo sobre pérgulas
A palavra "pérgula" tem raízes italianas e associações com ela também estão em consonância com as idéias de beleza mediterrânea - algo gracioso, bonito, soprado pelos ventos e aquecido pelo sol. Na verdade, é assim. Uma pérgula é chamada de estrutura de configuração de arcos de jardim conectados uns aos outros por vigas transversais. A pérgula é conhecida desde os tempos da Roma Antiga, mas o edifício não perdeu sua relevância até agora.
O que é e por que é necessário?
Inicialmente, a pérgula servia de estrutura de suporte às vinhas: a estrutura tornou-se um acessório conveniente para o bom crescimento das uvas e para o aumento do seu rendimento. Hoje em dia, um edifício decorativo desempenha várias funções ao mesmo tempo. Em termos simples, a pérgula decora a área e cria uma bela sebe verde no local.
Na maioria das vezes é uma estrutura independente, mas também há pérgulas presas à parede.
Por que mais eles estão construindo uma pérgula no local:
- pode abranger uma garagem ou outra estrutura, que, conforme planejado pelos proprietários do local, não deve ser visível;
- ajuda a cultivar outras plantas em uma estrutura semelhante a uma treliça - de flores trepadeiras a amoras-pretas e ervilhas;
- substitui o gazebo - dentro da pérgula você pode colocar um banco ou um balanço, colocar uma área de jantar de verão;
- ajuda a projetar uma área de lazer de uma forma não trivial, protegendo os veranistas dos irritantes raios de sol;
- serve como um dossel anexado à casa;
- é uma decoração de jardim - por exemplo, uma pérgula em forma de arco parece muito elegante, romântica, decora o espaço e estrutura-o;
- pode ser combinado com um terraço (2 em 1);
- realizado simultaneamente e em forma de cantinho para as crianças (dentro da pérgula, pode-se colocar uma caixa de areia, por exemplo).
Ou seja, a pérgula ainda permanece uma estrutura de treliça ideal para o cultivo adequado de uvas com uma colheita de maturação uniforme, mas pode ser jogada no local de maneiras completamente diferentes.
Hoje, a palavra "zona fotográfica" é usada ativamente não apenas por jovens, e muitos desejam ter um canto tão ideal em seu próprio jardim. Então, a pérgula é uma bela parede verde viva - será uma excelente opção para criar uma zona de fotos... E essa é outra função de construção. O último motivo para a construção da pérgula será que a estrutura é bastante leve: a maior parte serão trepadeiras.
Ou seja, mesmo os iniciantes na construção de chalés de verão podem lidar com a construção de tal estrutura.
Visão geral da espécie
São vários os pontos pelos quais é feita a classificação das pérgulas no país. A divisão principal está em três categorias.
Por design
As pérgulas são fixadas na parede e fixas. Tudo é simples aqui: uma pérgula de parede complementa a estrutura principal (mais frequentemente uma casa), e a parede da casa desempenha o papel de uma das paredes de suporte. Isso é muito conveniente se tal edifício literalmente implorar para ficar de um lado da casa, se o espaço e a funcionalidade permitirem. Às vezes, a pérgula, neste caso, faz o papel de estacionamento do carro, serve como uma espécie de toldo para ele (embora essa opção não seja comum).
Uma pérgula estacionária é uma construção separada em um terreno. Este é um elemento independente do projeto paisagístico. Ele está sendo construído em qualquer lugar do local, onde será mais lucrativo e esteticamente correto.Pode ficar perto de uma cerca, em um quintal, no meio de um terreno, em um jardim, etc.
Por tipo de capota
O dossel determina a configuração das pérgulas. Por exemplo, opção de barraca proporcionará excelente proteção contra a luz solar, providenciará um estacionamento ou um parquinho infantil. Você pode fazer uma pérgula mesmo com um toldo deslizante - o design não é simples, mas interessante.
Um dossel em forma de viseira vai decorar a parede, salvará as janelas do sol ativo, reduzirá a carga de calor em um determinado lado do edifício. É muito conveniente se simplesmente não houver como escapar do sol ativo de um lado da casa no verão.
Alcova - tal estrutura se assemelha a um gazebo comum tanto em forma quanto em tamanho, mas devido ao telhado de treliça não protegerá contra a chuva. E existe uma forma como tela - ela divide o terreno no país, forma recantos isolados nele. A opção é popular e estrutura de túnel em arco - o edifício irá fechar com sucesso o caminho ou caminho do sol, formar uma passagem estética da casa para outras construções no território ou outras zonas da paisagem de chalés de verão.
Por formulário
Tudo é simples aqui: a pérgula pode ser angular, semicircular, redondo, em forma de triângulo. Tudo depende do local de construção, da lista de funções e das possibilidades que o próprio local oferece. Uma estrutura suspensa, por exemplo, costuma ser angular. Se se trata de um edifício com toldo de correr, existe um sistema automático (possivelmente com acionamento elétrico), o que complica a construção e exige determinadas condições. Freqüentemente, é uma construção de parede, angular ou triangular.
As pérgulas são diversas. Pode ser humilde estruturas retangulares independentes para o crescimento vertical de plantas trepadeiras, com um pequeno banco ou banco interno. Pode ser mini construções tipo arcoconstruído na varanda. Pode ser grande edifícios lamelares, decorado com verdes encaracolados bem tratados, cultivados de acordo com todos os critérios dos requisitos bioclimáticos. E até mesmo seu projeto muda fundamentalmente a aparência da pérgula: por exemplo, um edifício com lamelas brancas entrelaçadas com vegetação parecerá mais sólido do que um edifício feito de perfis de metal.
Materiais (editar)
Para a fabricação dessa estrutura, são utilizados diversos materiais, mas tradicionalmente a madeira é considerada a mais demandada. As principais vantagens da madeira são seu peso relativamente baixo e facilidade de processamento. A madeira é um dos materiais de construção mais acessíveis. No jardim, esses edifícios parecem tão orgânicos quanto possível. As prateleiras podem ser decoradas com entalhes, em tons lindos.
As melhores espécies para este projeto são carvalho, larício, pinho.
Metal
A construção de perfis de alumínio é uma solução comum na categoria de "economia". Mas os edifícios forjados parecerão especialmente sofisticados nesta categoria. Eles não são muito inferiores às pérgulas feitas de madeira laminada laminada. As estruturas forjadas estão em operação há muito tempo e, para estender seu serviço, basta lembrar de cobrir o metal com compostos anticorrosivos. Você pode pintar essa pérgula em qualquer cor. Os mais preferidos são preto, branco, verde. Mas as variantes cromadas, assim como as "bronze", também são muito atraentes.
O principal é que eles estão relacionados ao estilo do site.
Tijolo e pedra
Na aparência, esses edifícios são muito impressionantes e confiáveis; tais edifícios são feitos há décadas. Estruturalmente e em termos de custos trabalhistas, essas ideias requerem mais fundos e mais esforço. Eles geralmente são instalados em áreas que não restringem tal escala. E logicamente, deve haver pelo menos um edifício no território, feito da mesma pedra ou tijolo.
Plástico
As pérgulas também são construídas com tubos de plástico. E embora esse material seja em muitos aspectos inferior ao mais ecológico, é barato e, de acordo com uma série de características, é conveniente no país.
Edifícios combinados
Trata-se, por exemplo, de edifícios de madeira com cobertura em policarbonato ou em forma de toldo de tecido.Madeira e pedra, dossel de metal e vidro, etc. também são combinados.
Ou você pode até não construir a pérgula sozinho, mas compre uma estrutura pronta na WPC. Esta é uma solução popular para a questão das pérgulas e gazebos no país. Embora, é claro, a autoconstrução seja mais interessante e atenda às peculiaridades de uma solicitação individual. Mas, além da escolha do material, a escolha do projeto da futura estrutura também será decisiva. E aqui também se abrem opções interessantes.
Instruções de estilo
Apesar da variedade de estilos e possibilidades modernas de sua visualização, o bom e velho país... É o mais funcional e provavelmente o mais natural. É caracterizada pela correta geometria das formas, acabamento mínimo, brutalidade agradável. O estilo não se torna obsoleto, parece lucrativo, mesmo que ocorram mudanças globais no país. Mas há uma ressalva: a pérgula campestre não deve ser muito pequena.
oriental
Normalmente, o telhado desta estrutura tem uma forma piramidal, as laterais (paredes) são côncavas e a cor do edifício é vermelha ou marrom. Claro, você tem que olhar para ver se os arredores correspondem ao tema do edifício, que tipo de plantas estão ao redor. O estilo oriental assume muitas variedades, uma das mais procuradas hoje é o estilo japonês.
Alta tecnologia
É muito raro no site, mas merece ser. Deve haver algo cósmico nas silhuetas de tal desenho, trata-se de uma pérgula original com alta funcionalidade. Madeira, como o material principal, dificilmente é adequado aqui, mas o metal é usado ativamente. Um telhado de policarbonato é perfeitamente possível.
Moderno
É uma direção muito exigente que deve ter um ambiente adequado. Refinamento, graciosidade, estrutura clara - isso é o que deve estar em um site que é amigo desse estilo. A pérgula tem linhas claras, combinações contrastantes são as principais características reconhecíveis.
Chalé
Normalmente trata-se de um edifício, no interior do qual existe uma zona de churrasco, churrasqueira ou forno. Deve ser fiável, suficientemente grande e a cobertura bem protegida da chuva (é possível a opção de toldo de correr).
Fachwerk
Esse estilo definitivamente vale a pena olhar para todos que gostam de ser originais. Neste estilo, você pode fazer uma pérgula muito prática com materiais de alta qualidade.
Provença
Esta é uma das variedades de estilo country com cores suaves e pastéis, design acolhedor e clima geral das belezas do sul da França.
Scandi
Este é provavelmente um edifício de madeira branca de forma simples e regular, que à noite será decorado com uma guirlanda de luzes. A base pode ser equipada com uma plataforma para que a pérgula se transforme num pequeno anfiteatro de verão em versão jardim / chalé de verão. A simplicidade, como costuma acontecer, pode ser a melhor solução.
E para que a elegância e a beleza do design sejam corretamente enfatizadas, é necessário escolher as plantas para a pérgula corretamente.
Quais plantas são adequadas?
Tradicionalmente, uma pérgula é uma estrutura para trepadeiras. Mais frequentemente para uvas. Mas também existem outras opções atraentes.
Actinidia
Pode até suportar geadas severas. A actinídia é vulnerável, talvez, apenas no final da primavera, mas isso só precisa ser levado em consideração com antecedência. Ela não vai exigir muita atenção. E se você quer algo como uvas, mas ainda não, não encontrará melhor actinídia.
Madressilva madressilva
Esta é uma planta trepadeira despretensiosa que cresce muito rapidamente (o que é necessário para o desenho veloz da pérgula). Parece bonito e O aroma das espécies não comestíveis de madressilva sai muito atraente.
Wisteria "Blue Moon"
Esta é uma espécie de planta rara que não tem medo de baixas temperaturas. Se você quiser que a pérgula seja uma bela nuvem de flores azul-azuladas, é necessário examinar mais de perto as glicínias. É verdade que a planta não sobreviverá sem cuidados, mas também não pode ser chamada de caprichosa.
Hera encaracolada
A planta pode crescer até 30 m de comprimento. Eles podem plantar árvores em uma pérgula vertical e horizontalmente. Mas vale a pena lembrar a toxidade das bagas de hera, por isso, se há crianças pequenas em casa, é melhor tentar plantar outra coisa.
Clematis
A planta é termofílica, não vai criar raízes em todas as regiões. Suas flores são grandes, muito bonitas, as espécies mais fiéis podem ser chamadas de clematis com flores roxas.
Esquizandra ou capim-limão
Um cheiro expressivo de limão realmente emana dele, daí um nome tão “popular”. Os brotos crespos da planta crescem muito bem, então a pérgula é plantada rapidamente.
Feijão Ornamental
Como você pode imaginar, eles não comem, mas por outro lado é um milagre quão bom é. Este é um ano pouco exigente, nem uma solução trivial para um site.
Baljuan Highlander
Todos os anos, este poderoso cipó cresce 5 metros e floresce profusamente com uma dispersão de flores delicadas. Mas a videira florescerá ativamente apenas em uma área ensolarada. Portanto, por exemplo, se a pérgula for adjacente à casa, estiver pelo menos parcialmente à sombra, este local não funcionará.
Soluções inesperadas para usar uma pérgula também são possíveis: até pepinos crescem ali (especialmente se a construção não for alta), as framboesas ficam muito bonitas na pérgula.
Belos exemplos
Os designs apresentados nesta coleção inspiram você a começar a construir rapidamente seu próprio edifício bonito e funcional no local.
12 exemplos para um residente de verão.
- Parece mais um gazebo e ainda não está coberto de vegetação, mas já parece o mais atraente possível em um lugar ensolarado. A estrutura é ampla e por isso é possível organizar ali não só uma sala de jantar de verão, mas também um local para dormir durante o dia.
- A pérgula é anexada à casa, ela também é usada por enquanto mais como um mirante, mas as opções são possíveis. Em vez de móveis de ferro forjado e outras opções de móveis de jardim, você também pode usar os de madeira.
- Pequeno banco de pérgula em estilo chalé. Uma solução muito aconchegante e descomplicada. É conveniente aqui tanto para uma pessoa que se acomoda com um livro sobre travesseiros, quanto para plantas, cuja verticalização é auxiliada pelo recurso de design.
- Grande pérgula branca em belas colunas em estilo antigo. A sala de jantar de verão está convenientemente localizada aqui. A parede de treliça ficará rapidamente coberta de vegetação.
- E é assim que uma estrutura bastante crescida se parece. Além disso, não existem paredes claras, a pérgula assenta em pilares. Mas o topo maciço equilibra a composição.
- Pergola em estilo oriental - claro, não é fácil construí-la com as próprias mãos, mas parece excepcionalmente estilosa. A construção é digna da parte central do terreno.
- Pergola ao lado da casa. Este arranjo é conveniente se for decidido colocar aqui uma sala de jantar de verão. Levar pratos e comida não precisa estar longe.
- As colunas e a madeira são obviamente uma combinação muito bonita e conveniente que sempre parece vantajosa sob os raios do sol generoso de verão. E à noite lâmpadas românticas são acesas aqui e você pode ficar nesta mesa em boa companhia até o amanhecer.
- Não é o projeto mais comum com um telhado convexo. A atividade da vegetação pode ser monitorada. Parece bom como uma entrada para uma área específica do site.
- A pérgula com apoios de pedra faz parte do caminho de passeio no jardim. Ela está literalmente enterrada na vegetação (fundo de paisagem), talvez um zoner.
- Isso é o que um balanço de jardim pode parecer - pura ternura, mas também multifuncional. Às vezes, em vez de um balanço, uma rede é fixada na pérgula.
- Esta pérgula se parece mais com um gazebo, tem um telhado sólido que protege contra a precipitação de forma confiável. Mas as paredes de treliça deixam a oportunidade de cultivar plantações de escalada aqui.
Você pode aprender a fazer uma pérgula de madeira com suas próprias mãos no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.