Pergolas em paisagismo

Contente
  1. Prós e contras no site
  2. Escolha de uma vista
  3. Estilos
  4. Opções de acomodação
  5. Plantas adequadas
  6. Belos exemplos

No processo de arranjar uma casa ou área pública, os paisagistas usam uma variedade de técnicas e tecnologias.

Assim, por exemplo, se a área do território for grande o suficiente, uma pérgula pode ser instalada no local. Hoje, em nosso artigo, falaremos com mais detalhes sobre essas construções.

Prós e contras no site

As pérgulas são estruturas que possuem uma interessante história de origem e existência. Então, eles apareceram pela primeira vez na Roma Antiga, e as pérgulas também foram usadas ativamente na Espanha, Itália e França. As estruturas desempenhavam uma função importante - serviam de suporte para a videira.

Com o tempo, o propósito das pérgulas mudou - as estruturas eram usadas como parte integrante de dosséis e pérgulas feitas de trepadeiras. (O uso de pérgulas foi especialmente relevante e popular nos países do sul). Hoje, as pérgulas podem ser projetadas de diferentes maneiras, existem vários tipos de estruturas: pérgulas próximas às paredes da casa, pérgulas, gazebos, etc.

Como qualquer outra estrutura ativamente usada em paisagismo, pérgulas têm várias características exclusivas (que são positivas e negativas). Antes de instalar tal estrutura em seu site, é importante avaliar todas as características distintivas das estruturas para não se arrepender de sua decisão no futuro.

As características positivas das pérgulas incluem as seguintes qualidades:

  • as estruturas criam uma sombra no local, que protege as plantas e as pessoas da luz solar direta;
  • uma pérgula pode se tornar uma verdadeira decoração do seu site, já que a estrutura tem uma aparência esteticamente agradável;
  • a pérgula desempenha não só um papel decorativo, mas também funcional, sendo um suporte para trepadeiras;
  • há um grande número de tipos de pérgulas, respectivamente, cada proprietário poderá escolher apenas uma opção de design que seja ideal para um determinado local, etc.

No entanto, você deve se lembrar das desvantagens:

  • a montagem de uma estrutura é um processo longo e complexo que requer o envolvimento de especialistas;
  • a construção de uma pérgula freqüentemente requer grandes investimentos financeiros.

Assim, pode-se concluir que as vantagens das pérgulas superam significativamente as desvantagens. Em qualquer caso, a escolha final permanece com o proprietário.

Escolha de uma vista

Uma pérgula (ou dossel) moderna em paisagismo é uma estrutura funcional e decorativa que é popular entre os proprietários. Considere os tipos existentes de edifícios semelhantes.

Por destino

Dependendo da finalidade da pérgula, existem vários tipos de desenhos.

  • Tela. Este tipo de pérgulas é mais frequentemente instalado ao longo da cerca. Além disso, o uso dessas estruturas é relevante se você deseja dividir seu local em zonas funcionais: por exemplo, você pode equipar um campo de esportes ou um canto isolado do jardim.
  • Corredor verde. Na verdade, um corredor de pérgula verde é uma estrutura que consiste em um grande número de arcos individuais. Esses arcos são unidos por uma guia comum. Um edifício deste tipo é normalmente instalado se houver longos caminhos de jardim no local, ou para ocultar construções externas esteticamente pouco atraentes.
  • Toldo. Funcionalmente, o toldo é um dossel. Este projeto pode ser usado para organizar um estacionamento para um carro ou um playground. Além disso, o toldo é frequentemente usado para encerrar uma área de jantar ao ar livre.
  • Viseira. Com a ajuda da viseira, você pode criar um belo design para as janelas do lado sul. Uma variedade de plantas trepadeiras pode crescer no dossel.

Por formulário

Além de sua finalidade, as pérgulas podem ser divididas dependendo de sua forma. Portanto, as construções podem ser:

  • quadrada (essa pérgula é fácil de construir com as próprias mãos, já que o desenho tem a forma geométrica correta);
  • retangulares (estruturas retangulares são mais adequadas para proprietários de grandes áreas);
  • oval (como as pérgulas retangulares, ovais são adequadas para grandes áreas, mas as linhas suaves geralmente se encaixam mais harmoniosamente no design geral do local);
  • em forma de arco (esta forma é considerada uma das mais populares).

Por material

Na maioria das vezes, as pérgulas são feitas de madeira ou metal. As pérgulas de madeira são o tipo mais popular e difundido de tais estruturas. A demanda por tais edifícios entre uma ampla gama de consumidores é explicada por vários fatores: em primeiro lugar, disponibilidade e orçamento.

Estruturas de madeira se encaixam bem em quase todas as direções de estilo, elas vão decorar qualquer área. Deve-se ter em mente que a madeira é um material que pode ser influenciado pelo clima. Não tolera alta umidade, precipitação e mudanças bruscas de temperatura.

As pérgulas de metal se distinguem por seu alto custo e longa vida útil. Devido ao fato de que o material em si é muito durável e confiável, não requer nenhuma manutenção adicional. Quanto ao tipo específico de metal, o alumínio é frequentemente utilizado para a construção de pérgulas.

Além de madeira e metal, as pérgulas podem ser feitas de plástico, pedra, tijolo. Além disso, as estruturas podem combinar vários materiais.

Estilos

Dependendo dos seus desejos e preferências individuais, bem como da orientação estilística do design da sua casa, você pode construir e decorar a estrutura em uma variedade de estilos.

  • Estilo sertanejo. Ao construir uma pérgula rústica, use madeira. Além disso, não é recomendável pintar o material, é melhor deixar intacta a cor natural do material natural.
  • Ecostyle. Para tornar sua pérgula ecologicamente correta, recomenda-se utilizar somente materiais naturais que não agridam o meio ambiente para sua confecção.
  • Oriental. Uma característica do estilo oriental é o telhado côncavo. Este projeto funciona bem com jardins japoneses populares.
  • Minimalismo. Dentro desta direção, ao decorar uma pérgula, elementos decorativos desnecessários não devem ser usados. Tudo deve ser o mais funcional possível.

Opções de acomodação

A localização das pérgulas na paisagem pode ser variada. Ao escolher a localização da estrutura, é muito importante levar em consideração suas características distintivas: finalidade, forma, material de fabricação, etc. Portanto, ao construir uma pérgula no campo ou perto de sua casa particular, você pode colocá-la no meio do terreno, criando assim um mirante - uma área de lazer onde você pode se aposentar em uma sombra confortável em dias de calor e sol.

A localização da estrutura perto das paredes da casa é popular (é especialmente conveniente se for possível criar uma saída da casa diretamente para a pérgula. As áreas de refeições são frequentemente colocadas neste território. você poderá desfrutar de refeições em família ao ar livre. Para criar um espaço confortável, a estrutura pode ser instalada próximo à piscina. Também é possível colocar espreguiçadeiras e mesas sob a copa, formando assim uma área de lazer.

Além das opções de acomodação listadas acima, você pode propor as suas próprias, de acordo com suas necessidades. Nesse caso, não tenha medo de experimentar e mostrar sua criatividade.

Plantas adequadas

Considere várias variedades de plantas que são ótimas para plantar ao construir uma pérgula:

  • uva;
  • begônia pendurada;
  • petúnia ampelosa;
  • rosas encaracoladas;
  • bacopa;
  • gerânio, etc.

Ao mesmo tempo, os especialistas aconselham a adesão a algumas recomendações simples.

  • Em primeiro lugar, para decorar uma estrutura, você deve escolher apenas as plantas que estão se desenvolvendo ativamente nas condições climáticas de sua região. Caso contrário, você não alcançará o resultado decorativo desejado, mas apenas gastará recursos financeiros.
  • Além disso, os botânicos e jardineiros não recomendam o plantio de mais de 4 tipos diferentes de plantas ao mesmo tempo. A questão é que cada variedade de planta individual precisa de cuidados diferentes. Conseqüentemente, será muito difícil manter todas as flores crescendo em boas condições.
  • Também é aconselhável escolher plantas que florescem em diferentes épocas do ano. Isso manterá sua pérgula com uma aparência brilhante e atraente desde o início da primavera até o final do outono.

Belos exemplos

Vejamos alguns belos exemplos em design de paisagem.

  • Nesta foto você pode ver uma pérgula de madeira construída contra a parede da casa. Ao mesmo tempo, os proprietários previram uma saída separada para esta área de lazer, que é conjugada com a sala de jantar.
  • Esta construção é mais monumental e capital. Pela sua finalidade funcional, é uma área de lazer.

A localização da estrutura é uma das mais tradicionais - a pérgula fica no meio do terreno.

  • Este edifício está decorado em estilo clássico: os detalhes arquitetônicos (pilares) e as cores são mantidos. Essa estrutura forma um oásis dentro da área de plantas verdes.
  • Sob este toldo, você pode desfrutar de uma bela vista natural. Além disso, as plantas sobem ao longo dos suportes da pérgula, que formam uma sombra confortável.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário