Tudo sobre pérgulas de metal
Pergola significa uma extensão, um dossel. Inicialmente, servia apenas como suporte para trepadeiras, arbustos e vinhas. Hoje em dia, é considerado um lugar onde você pode relaxar à sombra das plantas e se esconder da luz solar direta.
Características e propósito
Uma pérgula de metal é chamada de rede especial para trepadeiras. Parece uma estrutura tipográfica, consistindo em arcos de jardim, que são interligados por travessas, vigas. Este design tem uma aparência refinada e elegante. A presença de uma pérgula no território pode decorar a paisagem de uma casa de campo ou de uma casa de veraneio.
Esta estrutura pode ser anexada ao edifício ou ter a aparência de uma estrutura separada. A partir das pérgulas, você pode criar um terraço, um corredor ou encerrar a piscina com ele. Seus designs surpreendem com uma grande variedade, eles podem até parecer verdadeiras obras de arte.
Vamos listar as funções da pérgula.
- Decorativo. A estrutura é utilizada como decoração do território adjacente à casa devido à forma e à presença de vegetação atraente. Esse arco é capaz de criar zonas verticais de vegetação verde.
- Prático. A pérgula torna o cultivo e a colheita das uvas muito mais fácil.
- Despensa. O projeto esconde garagens, dependências que não combinam com o projeto geral da área.
Além de tudo isso, a pérgula divide o local em várias zonas, serve como uma opção para o desenho de grupos de entrada, como um portão ou um postigo.
As vantagens de uma pérgula incluem simplicidade de design, precisão e praticidade. As desvantagens da estrutura incluem a falta de proteção contra intempéries, além de cuidados extravagantes.
Descrição das espécies
Dependendo da opção de colocação, as pérgulas de ferro para o jardim são montadas na parede (ou fixas), bem como autônomas.
De acordo com a configuração, as pérgulas metálicas são classificadas da seguinte forma:
- toldos - são capazes de fornecer proteção confiável contra os raios escaldantes do sol, muitas vezes são montados em parques infantis e locais destinados a estacionar carros;
- viseiras - tais estruturas são capazes de decorar as paredes, salvar do sol, e também reduzir significativamente a carga térmica sobre o edifício;
- toldos são considerados uma opção boa e prática para proteção de veículos;
- gazebos - essas pérgulas são muito semelhantes a edifícios cobertos comuns, no entanto, devido ao telhado de treliça, eles não protegem da precipitação;
- telas usado para zonear um território, decorá-lo ou como uma cerca, com a ajuda deles você pode criar um canto tranquilo e aconchegante;
- túneis - as estruturas em arco deste tipo são capazes de fechar caminhos e caminhos do sol, formando uma passagem estética entre edifícios;
- bancos auxiliam na criação de um recanto aconchegante para relaxamento, tais estruturas ocupam pouco espaço e são bastante simples de fabricar.
Atualmente, você pode encontrar pérgulas em forma de arco para flores, clematis e uma estrutura com balanço.
Ao escolher um ou outro tipo de pérgula, vale a pena considerar a sua combinação com o estilo do jardim e do território como um todo.
Instruções de estilo
Vários séculos atrás, as pérgulas eram monótonas, mas hoje podem ser decoradas em uma ampla variedade de estilos.
- Clássico. Os designs neste estilo parecem rígidos, contidos. A moldura é constituída por uma cobertura de treliça e é caracterizada pelo minimalismo e elegância ao mesmo tempo.
- Rústico. Esses produtos têm uma forma geometricamente regular e também se caracterizam pela funcionalidade e naturalidade.
- Alta tecnologia. Este estilo é uma reminiscência da modernidade e do desenvolvimento da tecnologia. Algo cósmico, original, mas funcional ao mesmo tempo pode ser observado na estrutura.
- Leste. A pérgula de estilo oriental é caracterizada por um telhado piramidal, paredes côncavas e cores vermelho e marrom.
- Moderno. Esses arcos de metal são bastante funcionais e sofisticados ao mesmo tempo.
- Chalé É um estilo caracterizado pela confiabilidade, praticidade e versatilidade.
Como organizar?
A pérgula ficará muito bem em qualquer canto do território de uma casa de campo. No entanto, os especialistas recomendam um arranjo mais racional, ou seja, acima dos caminhos do jardim.
Sendo a instalação de uma estrutura um acontecimento bastante responsável, na escolha do local para a sua colocação, vale a pena considerar os seguintes pontos:
- uma quantidade de espaço suficiente para a localização da pérgula;
- o tipo de solo que desempenha um papel importante no crescimento das plantas que serão plantadas no arco;
- boa iluminação;
- espécies de representantes da flora crescendo na vizinhança.
Também é muito importante decidir sobre a função da pérgula.
- Suporte para plantas. Nesse caso, a área onde ficará a pérgula deverá ser iluminada pelo sol durante a maior parte do dia. A sombra do prédio pode causar alguma dificuldade no plantio.
- Organização de um local de descanso, decoração do local. Para equipar um mirante natural, bonito e verde, é melhor escolher um local onde não haja árvores.
Exemplos em paisagismo
As pérgulas de metal podem ter formas interessantes de construção. Freqüentemente, são feitos de tubos com diâmetros e comprimentos diferentes. As opções portáteis são muito populares, pois podem decorar qualquer parte do site. Estruturas com elementos forjados ficam muito bonitas em qualquer parte da área suburbana.
Para adicionar atratividade à paisagem, não plante uma pérgula com um tipo de vegetação. As estruturas com mudanças sazonais na flora parecem bastante interessantes. Uma cultura como a uva de donzela cresce muito rapidamente, é capaz de trançar uma pérgula até mesmo das formas mais complexas e bizarras. Como resultado de tal plantação, você pode obter um gazebo verde brilhante para relaxar, que muda sua cor para bordô no outono.
Segundo paisagistas, a cor da pérgula tem grande importância no desenho do território:
- o marrom é adequado para galhos e folhagem verde;
- o branco dá a impressão de leveza e frescor ao local;
- variegado geralmente se destaca contra o fundo verde geral.
As pérgulas não são apenas um suporte para a vegetação, mas também uma opção para decorar o território. Hoje em dia, são utilizados como locais de recreação ao ar livre rodeados de uvas, rosas ou outras culturas.
Durante a instalação desta estrutura, vale a pena calcular a sua resistência e fiabilidade com uma margem para que a estrutura não entre em colapso com o vento, a precipitação ou o peso das plantas.
Para mais informações sobre pérgulas de metal, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.