O que é uma pérgula de uva e como é?
A vida suburbana absorve, mas é improvável que os donos dos locais não gostem. Criar beleza em sua própria casa com suas próprias mãos é trabalho, prazer e uma experiência maravilhosa. Existem tais edifícios no país, a funcionalidade dos quais não se limita a uma coisa. Eles são criados simultaneamente para relaxamento e para otimizar o crescimento de uma casa de verão. Um exemplo disso pode ser uma pérgula - um excelente dispositivo para o cultivo de uvas e apenas uma estrutura suburbana muito bonita.
Descrição e requisitos
Uma pérgula é chamada de parreira, consistindo de vários elementos conectados por um telhado de treliça especial. Essa estrutura é geralmente instalada no território de casas de campo. A aparência da estrutura é original e atraente. Não só cria uma agradável sombra parcial, mas também pode ser usado como um zoner de zona.
Os ramos da videira são amarrados verticalmente para formar uma parede verde. As folhas e as vinhas estão expostas à luz e são excelentes condições para uma boa colheita. Os cachos conseguem amadurecer ao mesmo tempo, os bagos são grandes e suculentos. A ventilação constante é organizada para as uvas, e o risco de ataque de organismos patogênicos na planta é quase excluído. Não há necessidade de cuidar das uvas na pérgula de uma forma especial.
Existe outra característica de design interessante - seu tamanho. A largura e a altura da árvore da uva são tais que a planta é colocada sobre ela de maneira muito ergonômica.
Se a casa de veraneio for pequena, a pérgula certamente economizará espaço para o crescimento e desenvolvimento das uvas.
Visão geral da espécie
A pérgula passa a fazer parte da área suburbana, e essa parte deve ser orgânica. Normalmente é instalado perto da casa.
Por formulário
Pode ser uma estrutura com torções, modelo arqueado e semi-arqueado, redondo, montado na parede, fila única e em forma de leque. Existem outros nomes talvez mais familiares para espécies de pérgulas.
Os desenhos das uvas são os seguintes.
- Em forma de toldo. O toldo verde é considerado o modelo mais popular e difundido. Normalmente, essas estruturas são construídas ao lado da casa. Eles podem ser usados como dossel para um grupo de jantar.
- Na forma de uma tela de jardim. Basicamente, esses edifícios são usados como zoners do território. As plantas que representam sebes podem ser muito diferentes, incluindo uvas. Freqüentemente, telas de jardim mascaram algumas áreas feias do local.
- Em forma de viseira. Eles são feitos nas regiões do sul. A principal tarefa de tais opções é proteger do sol escaldante. A estrutura é mais arquitetônica e montada no território como local de lazer.
- Em forma de arco ou túnel. Esta pérgula parece fascinante, fabulosa. É difícil construir algo assim num pequeno terreno, mas se a área do território o permitir, acabará por ser um local fabuloso com vistas românticas.
Mas mesmo uma pérgula na forma de um pequeno e modesto gazebo decora o local com exclusividade.
Por material
A opção mais popular é considerada uma estrutura de madeira. A madeira se adapta bem ao processamento e é uma opção relativamente econômica. Você pode tirar madeira de pinheiro, carvalho, abeto, álamo tremedor. A estrutura de madeira vai "fazer amizade" no local com a vegetação, especialmente com ramos de videira - uma pérgula de madeira e uvas em crescimento parecem feitas uma para a outra. Este gazebo de uva se encaixa em qualquer estilo country.
Mas devido à regularidade da rega das uvas, a estrutura de madeira pode deteriorar-se. Portanto, a árvore é pré-tratada com compostos especiais e anti-sépticos. Primeiro, o material deve ser completamente seco ao sol e, em seguida, tratado com um anti-séptico.
A árvore será protegida da chuva por pintura e envernizamento ou um óleo especial para a impregnação de prédios de madeira ao ar livre.
Uma pérgula de metal também não é uma opção rara. No entanto, fazer esse dossel para um vinhedo pode ser mais caro. É quase impossível para uma pessoa sem experiência em soldagem e trabalhos semelhantes construir uma pérgula de um tubo de perfil com suas próprias mãos, e ainda mais forjada.
No entanto, o metal é mais durável e fácil de cuidar. Às vezes o metal passa a fazer parte de uma construção de madeira, ou seja, obtém-se um produto combinado, o que em muitos casos é realmente uma opção. E para proteger a estrutura da ferrugem, todas as peças de metal são primeiro tratadas com um primer e depois cobertas com tinta.
A cor preferida é o verde, fundindo-se favoravelmente com as folhas da uva. A cor branca também é bastante procurada, pois torna o design mais delicado e arejado.
Uma pérgula de plástico é outra opção que, embora não seja a mais popular, vale a pena considerar. O material é barato e essa é sua principal vantagem. É maleável, você pode criar uma estrutura de absolutamente qualquer formato a partir dele. É verdade que não se trata de fazer uma pérgula sozinha: as estruturas de plástico são adquiridas já prontas em lojas especializadas.
O material mais difícil (no contexto da construção) é a pedra. Ainda assim, as pérgulas de pedra serão as mais duráveis. Eles ficarão no país por muitas décadas, portanto os esforços e os custos são bastante compreensíveis. E este design parece muito sólido. Colunas separadas se tornarão elementos de design completos, mas ao mesmo tempo serão um suporte confiável para a videira.
Como criar você mesmo?
O tipo de estrutura é capital, ou seja, uma estrutura permanente. Para o inverno, o prédio não é desmontado, também não é transferido de um lugar para outro. Se alguém o fizer, existe um grande risco de ferir a videira. Portanto, antes mesmo dos desenhos e esboços, é preciso entender onde ficará a pérgula. O local da construção deve ser escolhido de forma que não haja problemas com a iluminação do local. Prevê-se uma abordagem livre da vinha, porque a futura vindima exige cuidados. E na paisagem geral, o edifício também deve ser bonito, organicamente para o seu entorno.
A base do caramanchão da uva deve ser plana. E isso não depende de qual material a estrutura será feita. É necessário fazer todas as medições, com base nas quais o cálculo dos materiais é feito.
Você não precisa fazer isso manualmente. É necessário encontrar os serviços de liquidação online num motor de busca, escolher o mais cómodo e compreensível e confiar nas tecnologias de ponta.
Você não deve nem mesmo considerar ideias com um caramanchão baixo e apertado. Em busca de economizar espaço, você pode obter uma estrutura malsucedida que parecerá ridícula e, o mais importante, não ajudará muito no cultivo de uvas. E se a estrutura for muito grande, é improvável que seja completamente coberta por ramos de videira. Se o território do local for grande, um arco baixo se perderá nele, e uma grande pérgula parecerá muito estranha em uma trama de filmagem modesta.
Como fazer a pérgula mais simples - instruções passo a passo.
- É necessário preparar materiais / ferramentas: uma pá, uma chave de fenda, parafusos auto-roscantes, fio, uma ferramenta manual para cavar buracos, 4 postes de madeira de acordo com a espessura calculada, barras finas para a construção de travessas no topo e nas laterais .
- Com uma pá e qualquer ferramenta de escavação manual conveniente, você precisa fazer 4 reentrâncias no solo. Atingem 0,5 m de profundidade e 30 cm de diâmetro.
- Agora você pode consertar os postes verticais, mantendo a distância equidistante entre eles.Para fazer isso, você deve inicialmente retirar a quantidade necessária de terreno do local. As prateleiras são abaixadas alternadamente nas ranhuras feitas. Os suportes são fixados verticalmente, cobertos com terra, levantados da cova escavada e recolhidos adicionalmente no local. O solo nos suportes deve ser devidamente socado com os pés.
- Na parte superior, nos parafusos auto-roscantes, devem ser fixadas 2 barras longitudinais horizontais. Os pontos de fixação são amarrados com barbante.
- Aí você pode fazer o "telhado" do mirante da uva com as vigas, elas também são fixadas com parafusos e barbante.
- A fixação das vigas laterais completa o trabalho, ao longo da qual a tecelagem da videira será tão ativa quanto possível.
Fazendo uma pérgula arqueada com suas próprias mãos.
- Para a construção, é necessário levar: barras de 2 m de altura, 4 ou 6 peças, barras para o topo da estrutura (podem ser retas, podem ser curvas), tábua afiada de coníferas de 2 cm de espessura, impermeabilizantes adequados, betume e pedra britada, argamassa de concreto, fixadores, chave de fenda e pá, broca e nível de construção.
- Primeiro você precisa preparar pilares de 2 metros. A parte inferior do pilar deve ser tratada com betume e, em seguida, envolvida com impermeabilização.
- Os pilares são instalados verticalmente em covas previamente cavadas a uma profundidade de pelo menos meio metro. No caso de solo solto, as covas podem ser mais profundas, até 2 m.
- Um pouco de entulho deve ser despejado no recesso e, em seguida, os pilares devem ser despejados com uma mistura de concreto.
- No topo dos postes, são fixadas vigas longitudinais, após as quais são fixadas vigas transversais feitas de tábuas afiadas.
É preciso lembrar que as uvas amam a luz e o calor, por isso o local para a pérgula é selecionado de acordo com as necessidades da cultura. Se a pérgula for enviada para a sombra ou sombra parcial, as folhas não ficarão verdes intensas.
Normalmente a construção ocorre diretamente ao lado da casa do jardim ou varanda, ao lado de um lago ou piscina estacionária, perto de árvores e uma cerca do jardim.
Belos exemplos
Finalmente, os exemplos a seguir irão reforçar a crença na construção independente de uma pérgula. Abaixo estão 12 designs para um lindo cultivo de uvas no local.
Este beco entrelaçado com uvas parece muito romântico. e parece estar citando um dos filmes nostálgicos do século retrasado. É agradável passear aqui, arranjar belos fotogramas e, claro, cultivar uvas.
Outra estrutura em arco, neste caso, branca. Ele parecia ter enobrecido o edifício, revigorado. Embora aqui um clima retro agradável possa reinar também.
Um pequeno caramanchão de madeira para uvas com um banco no interior. É bom sentar aqui lendo ou tomando sorvete em um dia de verão.
Um fragmento de uma pérgula, que é feito em uma cor escura e provavelmente serve como um lugar para uma sala de jantar de verão.
Uma opção muito interessante e originalpossivelmente com uma longa história. Aqui também se encaixa uma sala de jantar de verão, bancos para relaxar foram montados. Uma estufa também pode ser parcialmente acomodada aqui.
Pérgula de túnel em arco leve. Muito provavelmente, ainda está crescendo e no futuro estará ainda mais entrelaçado com ramos de videira. A cor branca da estrutura ecoa a cor da casa.
Pérgula de formato incomum, muito elegante, uma reminiscência de um gazebo ou uma cabana de verão. Há uma mesa com cadeiras no pódio - uma solução comum para pavilhões de videira.
Um exemplo de estrutura elegante instalada junto a um lago. Parece muito romântico e está em total conformidade com os princípios do cultivo de uvas (de acordo com a localização e tamanho).
Pérgula de metal com balanço. Quando estiver coberto de uvas, haverá um lindo canto verde no local. O conselho para pintar uma estrutura metálica em verde escuro é sempre relevante. O branco também parece fresco e harmonioso.
Gazebo de uva anexo à casa. Nesta foto, uma composição caseira feita quase de sucata.
Estrutura de madeira espaçosa com bancos e balanços. As uvas crescidas criam uma sebe natural de esmeralda com um agradável farfalhar de folhas.
Pedra e madeira são o que este beco é feito, que foi construído em um grande terreno. Você pode diminuir a escala em relação ao tamanho real, vai ficar lindo também.
Para informações sobre como fazer uma pérgula de uva, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.