Tudo sobre pérgulas para rosas
Todas as trepadeiras são uma excelente decoração para o jardim, mas as rosas são de particular interesse para os floricultores. Flores delicadas e perfumadas criam uma atmosfera única especial que combina o conforto do lar e o luxo gracioso. É por isso que são mais utilizadas para decorar o jardim e o local, utilizando pérgulas para isso, o que será discutido em nosso artigo.
Peculiaridades
Para formar uma sebe, geralmente são usados suportes - pérgulas, que ajudam a segurar a planta crescida. Além do objetivo principal, a estrutura também tem uma função decorativa. Esta graciosa estrutura não serve apenas de apoio para flores, sebe, mirante, mas também é uma excelente área de lazer.
Uma pérgula para rosas é uma estrutura perfurada feita de tubos de metal ou barras de madeira. O suporte pode ser coberto por uma treliça, em cujas travessas se agarrarão os brotos de flores crespas.
A peculiaridade das pérgulas é sua funcionalidade. Eles podem ser usados para criar um dossel decorativo na forma de estruturas de qualquer formato. As plantas que envolvem a estrutura criam sebes e sombra natural. Assim, eles podem ser usados para criar gazebos e outros locais para relaxar no tempo quente.
Outra finalidade das pérgulas para rosas é apoiar os rebentos fracos e crespos, a fim de preservar e prender os troncos finos onde se encontra um grande número de botões. Na maioria das vezes, esse suporte é usado para variedades de flores crespas - para trepadeiras e outros tipos de rosas, como Rambler, Climber ou Climbing.
Além de sua finalidade funcional, a pérgula é capaz de realizar outras tarefas também. Esses incluem:
- preservação da decoratividade das flores e de seu desenho original;
- dando aos arbustos de variedades trepadeiras formas compactas e confortáveis.
Ao escolher uma pérgula, é necessário levar em consideração o tamanho do local e a estabilidade da estrutura. É muito importante que seja capaz de suportar o peso total do arbusto, mesmo com fortes rajadas de vento.
Variedades
Existem algumas opções de design para apoiar as plantas e seus designs decorativos. Os mais populares são os gazebos e arcos de verão para uso em paisagismo. A pedido do proprietário do terreno, as pérgulas podem ser confeccionadas de forma independente ou adquiridas em estrutura pré-fabricada.
Tipos populares de suporte para rosas:
- suportes verticais;
- pirâmides;
- colunas;
- escadaria;
- gazebos de verão;
- arcos e pérgulas.
Os tipos de suportes mais simples e acessíveis são um arco de madeira ou metal, bem como pérgulas perfuradas com telhado de policarbonato transparente. Dependendo da variedade de rosas utilizadas, arcos forjados ou treliças de madeira perfuradas podem servir de suporte decorativo.
De acordo com o design geral do jardim, rosas trepadeiras brancas podem ser usadas para decorar gazebos ou áreas de estar de verão. Flores vermelhas ou rosa brilhantes são perfeitas para decorar a área local e outros edifícios de tijolo.
Fazer faça você mesmo
Vários modelos de suporte têm princípios de construção comuns. Dependendo da forma e dos detalhes de fixação dos elementos adicionais, a instalação da pérgula é realizada em várias etapas.
- Em primeiro lugar, é desenhado um diagrama com uma visão geral da estrutura. Além disso, são criados desenhos dimensionais mais precisos. Na planta é imprescindível indicar o comprimento dos apoios verticais e horizontais, levando em consideração a parte a ser aprofundada no solo.
- As dimensões da parte superior da pérgula são calculadas. É necessário levar em consideração a largura e a altura da rede e das travessas de madeira.
- No local são feitas marcações para instalação e fixação dos postes de apoio. A espessura dos apoios deve suportar toda a estrutura, atendendo aos espaços verdes.
- Instalação de uma pérgula. Poços com uma profundidade de pelo menos 50 cm são cavados para fixações nas quais os escudos treliçados são instalados.
Em vez de escudos, você pode usar uma rede de malha, para isso você precisa instalar suportes adicionais. Passe algumas barras transversais para evitar que a malha afunde.
Prepare os materiais e ferramentas necessários. Para criar uma estrutura simples, você precisará de:
- vigas para suportes e seus feixes - 4 unid .;
- barras para a parte superior do toldo ou teto;
- serra, fita métrica, nível, estacas, chave de fenda, chave de fenda;
- tintas, vernizes e outros revestimentos;
- cimento.
As instruções passo a passo para fazer uma pérgula de madeira incluem vários pontos.
- Layout do site para a estrutura selecionada. Use diagramas e desenhos pré-desenhados.
- Instalação de suportes. Cave buracos perto das estacas de marcação, instale vigas neles usando um nível. Despeje os caroços com argamassa e deixe até solidificar completamente.
- Instalação de suportes para tirantes. Conecte todas as vigas principais ao redor do perímetro usando suportes. O tamanho do passo depende da largura e altura geral da estrutura.
- Instalação e fixação da parte superior da pérgula. A estrutura do teto é fixada com barras colocadas paralelas umas às outras. Prenda com parafusos.
Se desejar, você pode construir pérgulas em forma de treliças, colocar uma grade ou treliça. Essa construção de verão pode ser facilmente removida de dentro de casa no inverno.
Ao escolher um desenho adequado, é importante considerar não apenas a variedade de rosas, mas também o peso total do arbusto crescido.
Belos exemplos
Quase todas as variedades de rosas trepadeiras são utilizadas em projetos paisagísticos. Dependendo do tipo, diferentes tipos de pérgulas são usados para eles. As opções mais interessantes para decorar um jardim são os arbustos e os caminhantes.
Arbustos poderosos com ramos grossos e rígidos raramente crescem acima de 2 metros. É por isso que os designers são aconselhados a colocar arbustos em arcos ou gazebos. Apesar da força dos caules, o suporte para essas rosas também é necessário. As pérgulas verticais feitas de madeira ou metal são mais adequadas para este tipo.
Rambler tem brotos delicados e graciosos que precisam de apoio. Os desenhos mais adequados com este tipo de rosas: treliças, parede ou gazebo.
Para uma pérgula de rosas trepadeiras, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.