Pérgulas para clematis
As plantas trepadeiras precisam de suportes para que possam crescer e se desenvolver adequadamente. As pérgulas para clematis - de madeira, plástico e outros tipos - podem ser feitas com as próprias mãos, sem gastos desnecessários e longas buscas por opções prontas. As instruções detalhadas passo a passo explicarão como fazer isso.
Descrição e requisitos
Uma pérgula é uma extensão ou um dossel, mas mais frequentemente uma estrutura multicomponente na qual vários blocos de treliça são conectados em série com elementos de estrutura rígida. As principais características que unem absolutamente todos os tipos de edifícios de jardim são:
- sobreposição na forma de uma treliça - treliça;
- várias seções de repetição;
- apoios com tampos arqueados ou planos.
Todas as pérgulas ajudam a resolver os problemas associados à formação da decoração paisagística. Com a ajuda deles, você pode ocultar elementos individuais do jardim ou trazê-los para o primeiro plano.
Pergola para clematis deve atender a certos requisitos. Esta planta tem o formato de um cipó - muito bonita, com longos cílios que podem chegar a vários metros de comprimento. Dependendo da espécie, as clematis usam suas antenas, brotos e folhas para trançar os adereços. Quando usados em jardinagem vertical, os brotos recebem mais luz e respondem melhor ao cuidado. As pérgulas com eles são adequadas para o zoneamento.
Na escolha e construção de um suporte, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:
- comprimento do chicote;
- local de pouso;
- tipo de poda sazonal;
- requisitos de resistência estrutural (as vinhas são bastante massivas);
- aparência atraente;
- facilidade de instalação e mobilidade.
A pérgula pode ser estacionária ou portátil, facilmente desmontável no final da temporada. A garagem sólida é adequada para uso como extensão da casa.
Visão geral da espécie
Esses produtos são bastante diversos em seu design. A pérgula pode ser executada em forma de copa sobre o pódio, substituindo o clássico gazebo. Neste caso, é feita uma parede posterior fechada, e as laterais também são fechadas. A estrutura acabada parece mais uma varanda clássica, especialmente se você equipá-la com uma cobertura de policarbonato transparente.
A principal classificação por tipo de pérgulas é efectuada em função da forma de colocação. Estacionário ou montado na parede tem detalhes estruturais comuns com outros edifícios. Os autônomos estão localizados em qualquer parte do território, estão equipados com seus próprios suportes.
De acordo com sua configuração, as pérgulas para clematis são as seguintes.
- Em forma de toldo. Este é um dossel completo, mas com inserções de treliça.
- Em forma de viseira. Substitua a cobertura de um dos lados do prédio, dê a sombra necessária.
- Em forma de gazebo. Parecem esteticamente agradáveis, convenientes para serem colocados em locais de descanso, mas não protegem da chuva.
- Como decoração em esquina de um edifício. Uma boa solução se a casa for delimitada por uma cerca. A pérgula de canto tem 2 lados treliçados.
- Em forma de túnel. Pergola deste tipo geralmente tem um topo arqueado, fica bem sobre caminhos no jardim.
- Combinado com bancos. Esta é a solução ideal, pode adicionar grelhas nas paredes laterais ou fazer um dorso, entrelaçado com cílios de clematis.
Estilisticamente, as pérgulas se encaixam bem no design de paisagens em estilo country, chalés. Eles são harmoniosamente combinados com casas no espírito de casas de enxaimel, arquitetura oriental, edifícios modernos e alta tecnologia.
Como fazer isso sozinho?
A maneira mais fácil de fazer uma pérgula com as próprias mãos é de madeira.Ele pode se tornar uma extensão da casa ou servir como um suporte independente. Uma pérgula de madeira parece orgânica na maioria das paisagens. Mesmo uma pessoa com pouca experiência em construção pode dominar sua fabricação com as próprias mãos.
Instruções passo a passo para criar uma pérgula no site.
- Decida o tipo de construção.
- Escolha um local e marque o local.
- No local de instalação dos pilares de suporte, faça buracos com 60 cm de profundidade.
- Prepare uma madeira com secção de 15 × 15 ou 20 × 20 cm e envolva a base imersa no solo com feltro ou alcatrão.
- Instale os postes e preencha com concreto. Espere até que se solidifique completamente.
- Prenda as vigas horizontais laterais com suportes. Fortaleça-os com suportes.
- Pregue as vigas superiores.
- Instale nas laterais da treliça, montada em forma de painéis. Você pode pegar os já prontos ou montá-los você mesmo nos trilhos. É importante que a borda inferior não toque o solo. A fixação é feita com pregos.
- Execute o processamento decorativo. A madeira é pintada ou revestida com compostos de proteção, envernizada.
Ao escolher o tamanho de uma pérgula, deve-se focar no tipo de construção. A distância ideal entre os apoios é de cerca de 1,5 m com uma altura de até 2,5 m. O comprimento pode ser arbitrário - as opções mais ambiciosas são colocadas acima das calçadas.
Exemplos em paisagismo
As pérgulas Clematis podem ser uma verdadeira decoração de jardim. Os exemplos mais brilhantes e belos da implementação prática dessa ideia devem ser considerados com mais detalhes.
- Pérgula compacta simples em estilo clássico. Esta variação é adequada para instalação em um pequeno jardim, onde não haja espaço para elementos de grande formato da arquitetura paisagística.
- Pérgula de madeira maciça. Entrelaçada com clematis, dá sombra e dá um encanto especial à paisagem.
- Arco pergolado, combinado com banco de jardim. Esta é uma solução simples e bonita que pode diversificar significativamente a paisagem.
Como fazer uma pérgula com as próprias mãos, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.