Tudo sobre pérgulas de madeira
Você pode decorar a área adjacente da casa de várias maneiras. Uma pérgula de madeira acaba por ser uma decoração interessante e luminosa. Graças a esse detalhe, o quintal pode ser dramaticamente transformado, ficar mais apresentável e bonito. Neste artigo, contaremos tudo sobre as características das pérgulas de madeira.
Peculiaridades
A pérgula é um complemento decorativo eficaz para a área local. Se você quiser decorar o pátio de uma forma interessante, dê um toque original a ele, então esse design será uma solução ganha-ganha. Pela primeira vez, as pérgulas começaram a ser usadas como estrutura decorativa na Roma Antiga. No futuro, copas fortes, envoltas em vegetação, tornaram-se um detalhe frequente em parques e áreas privadas. Eles não perderam sua relevância e relevância hoje.
Atualmente, as pérgulas são entendidas como construções de vários tipos. Eles podem ter um topo reto padrão ou abobadado. Existem opções na forma de estruturas independentes ou estruturas adjacentes ao edifício. Os tamanhos e formas das pérgulas de jardim feitas de madeira podem ser absolutamente quaisquer.
Hoje, os designs em questão são vendidos em muitas lojas especializadas, mas muitas vezes os proprietários preferem fazê-los com as próprias mãos.
Se você decidir fazer uma pérgula de madeira por conta própria, leve em consideração algumas de suas características e características distintivas:
- há um certo número de seções repetidas na estrutura dessas estruturas;
- as pérgulas podem ter tetos feitos na forma de treliças de diferentes tamanhos;
- tais produtos têm elementos estruturais de suporte e de arco.
Os primeiros modelos de pérgulas foram projetados para fornecer proteção eficaz contra a luz solar direta. Além disso, essas estruturas funcionavam como base de apoio para as trepadeiras. Hoje, esses produtos são utilizados para decoração de parcelas e para outras finalidades, a saber:
- para divisão efetiva e zoneamento do site em "quadrados" separados;
- eles são freqüentemente usados para decoração em uma área de recreação;
- as pérgulas tornaram-se uma das decorações mais originais e marcantes do paisagismo;
- essas estruturas podem mascarar edifícios que não se encaixam no conjunto arquitetônico geral;
- postigos e portões são decorados com pérgulas.
A principal característica da estrutura de madeira em consideração é a sua versatilidade e versatilidade. A instalação de uma pérgula no local resolverá muitos problemas, principalmente os estéticos.
Requisitos
Uma pérgula de madeira, como qualquer outra estrutura decorativa para a área local, deve atender a uma série de requisitos importantes.
Vamos conhecer sua lista.
- Um dos requisitos mais importantes é a alta resistência da estrutura de madeira. A pérgula deve ser forte, estável e confiável. Se sua estrutura for frágil e dilapidada, ela não durará muito e não terá a melhor aparência.
- Uma pérgula construída com madeira deve ser tratada com soluções anti-sépticas protetoras. Sem este procedimento importante, a estrutura começará a se deteriorar rapidamente sob a influência de fatores externos negativos: luz solar, chuva, ataques de parasitas de árvores.
- A pérgula só deve ser feita de material de qualidade. Ao escolher a madeira para sua montagem, preste atenção ao seu estado. A árvore não deve apresentar quaisquer sinais de decomposição ou decomposição de qualquer tipo. Talvez essas matérias-primas custem ao mestre muito mais barato, mas com certeza não funcionarão em uma boa pérgula, portanto, economias excessivas serão inadequadas aqui.
É necessário escolher corretamente o local mais adequado para a instalação de uma pérgula que atenda a todos os requisitos acima. Se tudo for feito corretamente, você terá um design confiável e bonito, que durará muito e não perderá seu visual atraente.
Visão geral da espécie
Como mencionado acima, as pérgulas podem ser muito diferentes. Essas estruturas de suporte de escalada podem ter vários designs e arranjos. Cada variedade possui características próprias, que é aconselhável levar em consideração na escolha de uma opção específica.
Vamos dar uma olhada em algumas das subespécies mais populares de pérgulas, que são encontradas com mais frequência em chalés de verão.
- Túnel. Este tipo de pérgula é o mais próximo da modificação clássica. Normalmente, uma estrutura deste tipo é construída diretamente acima dos caminhos e complementada com trepadeiras. Essas pérgulas parecem atraentes e elegantes.
- Marquise. Uma ótima opção para residência de verão. É diferente por ter uma metade superior muito densa, tornando-se um local de descanso para os membros da família em dias de sol. Freqüentemente, sob essa pérgula, vários tipos de móveis de jardim são colocados, por exemplo, mesas com um banco ou banco. Você pode equipar um bom playground aqui. Se uma pérgula desse tipo for adjacente à parede livre da casa, externamente ela se parecerá com uma varanda aconchegante; no entanto, é tecnicamente permitido instalá-la separadamente de edifícios residenciais.
- Cerca. O design dessa pérgula é muito semelhante ao da tela original. Como regra, esse detalhe é usado para delimitar um local de descanso dedicado ou ocultar locais não atraentes do local de olhares indiscretos. É prático e atraente.
- Visores. Este é o nome dado às variedades de pérgulas, que são especialmente populares e difundidas nas regiões quentes da Rússia, onde sempre há muito sol forte no verão. A principal função dessas estruturas é proteger um edifício residencial do superaquecimento. As viseiras ajudam a não lidar com o entupimento excessivo.
- Arco. Uma das mais elegantes e graciosas são as pérgulas abobadadas de madeira, desenhadas com detalhes arredondados na parte superior. Se você deseja dar à sua casa uma aparência mais atraente e cara, você deve dar uma olhada nesta opção.
Claro, a lista de possíveis modelos de pérgulas não termina com as modificações listadas.
Alguns proprietários decoram seus terrenos com cantos interessantes ou designs triangulares que são ótimos para um paisagismo dramático com um emaranhado de flores frescas e folhagens.
Escolha de materiais
Para que a pérgula seja de alta qualidade, forte e atraente, é necessário selecionar corretamente os materiais adequados para ela. Somente atendendo a esta simples condição, pode-se contar com o fato de que a estrutura resultante durará muito tempo e não trará preocupações desnecessárias aos proprietários.
Na maioria das vezes, as pérgulas são feitas de madeira de alta qualidade, mas não é proibido o uso de materiais combinados. Por exemplo, na estrutura, os suportes podem ser feitos de metal prático e durável, e a metade para paisagismo pode ser feita de madeira. O resultado são estruturas muito fortes e sólidas.
As seguintes são ideais como principais matérias-primas para a fabricação de pérgulas:
- Carvalho;
- lariço;
- abetos vermelhos ou pinheiros;
- bordo.
É fortemente desencorajado o uso de árvores frutíferas para a construção da pérgula.E como pilares de apoio, é melhor usar uma barra ou toras redondas. Para a metade superior do arco da pérgula, você pode armazenar tábuas de salgueiro ou pinho.
Onde localizar?
Como mencionado acima, a escolha de onde colocar sua pérgula de madeira é muito importante. Os proprietários devem definitivamente abordar esta questão com responsabilidade, uma vez que o nível de facilidade de instalação e operação posterior de uma estrutura de madeira dependerá disso.
A escolha do local ideal para a instalação de uma pérgula depende muito do seu tamanho e forma, bem como da carga funcional.
Existem várias soluções ideais para colocar uma estrutura de madeira:
- junto a um lago, piscina ou chafariz localizado nas proximidades da habitação;
- em uma churrasqueira para dar sombra em dias quentes e ensolarados;
- como um acréscimo ao gazebo ou terraço de um edifício residencial;
- no centro do jardim ou nas imediações das árvores do jardim.
Para a construção da estrutura em madeira em questão, pode consultar os seus parâmetros dimensionais padrão:
- comprimento - 2,5 m;
- largura - 1,5 m.
Claro, esses indicadores podem ser alterados de acordo com as preferências dos proprietários.
Antes de proceder à criação de uma pérgula com as próprias mãos, deve-se levar em consideração o fato de que sua estrutura deve ser instalada de forma que o conjunto de componentes de entrada seja direcionado de norte para sul. Tal solução permitirá reduzir a intensidade de penetração da luz solar, deixando-a em um nível normal para um bom crescimento das plantas e uma estadia confortável em seu interior.
Construção faça você mesmo
Uma pérgula bonita e forte não é necessário para soluçar na loja, porque é possível construí-la com as próprias mãos. Não há nada proibitivamente complicado em tais obras. O principal é agir estritamente por etapas e não apressar, pois assim todas as hipóteses de obter excelentes resultados.
Vamos considerar passo a passo como um artesão doméstico pode, de maneira independente e correta, fazer uma pérgula de alta qualidade com suas próprias mãos.
Projeto
Para construir uma estrutura confiável e atraente, primeiro você precisa desenvolver seu projeto detalhado. O mestre certamente precisará manter com ele um desenho detalhado com todas as dimensões da estrutura planejada. Com um projeto pronto, é muito mais fácil montar essas estruturas sem cometer erros graves.
Ao desenvolver um projeto detalhado de uma futura construção, o mestre pode pensar de forma independente sobre todos os detalhes e nuances, mas para isso é desejável ter pelo menos uma experiência mínima nessas questões.
Se você não pode se considerar um construtor experiente, é aconselhável usar projetos prontos de pérgulas de madeira. Aqui estão alguns bons esquemas.
- A pérgula tradicional se tornará versátil e ganha-ganha para decorar uma casa de verão. Pode ser uma estrutura confiável, apoiada por fortes postes de apoio com um pé adicional. A parte superior da estrutura será sustentada por escoras, vigas de sustentação e ripas de madeira. As dimensões de tal edifício podem ser quaisquer, com base na área livre do terreno e nas preferências dos proprietários.
- Para uma área não muito grande, é aconselhável construir uma pérgula de madeira limpa de um dispositivo mais estreito. As 2 paredes laterais deste modelo devem ser feitas de treliça, e a parte superior deve ser colocada fora das vigas da caixa. O desenho ficará bonito, especialmente se mais tarde for cercado por trepadeiras com botões de flores multicoloridos.
- Se quiser complementar o site com uma construção mais original e sofisticadaÉ possível fazer uma estrutura de madeira com as laterais em "malha" de madeira, com "janelas" arredondadas e bancos fixados na metade inferior. A largura do edifício pode ser pequena ou grande. Se desejar, as bancadas não podem ser instaladas, deixando mais espaço livre entre as partes laterais.
Instruções passo a passo
Tendo preparado um plano de projeto detalhado para a estrutura futura, você pode prosseguir diretamente para o trabalho de sua fabricação. O mestre deve primeiro preparar todos os materiais necessários de que consistirá a pérgula.
Considere o que exatamente é necessário para o trabalho de construção usando o exemplo de tal esquema:
- 6 pilares de sustentação com dimensões de 3.600x100x100 mm;
- 6 feixes medindo 2.400x90x40 mm;
- 16 sarrafos com dimensões de 2.400x90x40 mm;
- 14 escoras com dimensões 800x90x40 mm.
Depois de preparar todos os materiais de construção e as ferramentas adequadas, você pode prosseguir com segurança para a próxima etapa - montar a estrutura da pérgula.
- Primeiro, os suportes são instalados. Barras de 100x100 mm funcionarão como pilares. A maneira mais fácil é fixar as peças de suporte concretando-as em covas preparadas cavadas em uma linha abaixo do nível de congelamento do solo. A profundidade do poço deve ser de pelo menos 1 m.
- As vigas de sustentação da futura estrutura são instaladas nos pilares expostos de acordo com todas as regras com um espinho recortado nas extremidades com o auxílio de parafusos auto-roscantes.
- As ripas, de acordo com os desenhos selecionados, devem ser expostas por meio de ligações cruzadas. As placas precisarão ser fixadas com parafusos auto-roscantes ao longo das guias pré-perfuradas em sua parte final.
- Para instalar as cintas, você deve usar os parafusos autorroscantes usuais.
- A última etapa será a construção da pérgula - formação de um pé decorativo dos pilares a partir de uma tábua de 10 mm de espessura.
Como você pode ver, o diagrama de montagem de uma pérgula de madeira é bastante simples e direto. Depois de completar o desenho de tal elemento decorativo, ele pode ser adicionalmente pintado em qualquer cor que você quiser, que se encaixará harmoniosamente no desenho paisagístico existente.
O principal é não se esquecer do beneficiamento da madeira com compostos anti-sépticos, que manterão o material natural em bom estado por muitos anos.
Nuances de decoração
Antes de embarcar na decoração de uma pérgula com enfeites verdes, é recomendável consultar especialistas experientes ou primeiro se familiarizar com as informações sobre o cuidado de certas plantas e flores com as quais se deseja trançar a estrutura. Isso é muito importante, porque na região de sua residência essas condições climáticas podem persistir, que não são adequadas para todas as decorações de vida.
Em nosso país, trepadeiras como:
- glicínias;
- rosas;
- uva;
- saltar.
É permitido decorar a pérgula não só com plantas, mas também com outros artigos decorativos. Por exemplo, junto a uma estrutura de madeira nobre, será possível colocar um poço decorativo de madeira ou alguma atraente estatueta de jardim. Um riacho de pedra será uma adição espetacular.
Para decorar a pérgula confeccionada de forma original e bonita, você deve ligar sua imaginação e ser criativo. Aqui, o potencial criativo dos donos da casa não se limita a nada - uma variedade de decorações será apropriada. O principal é que todos os detalhes fiquem harmoniosos no contexto da situação existente no local.
Dicas e sugestões úteis
Se você decidiu construir uma pérgula por conta própria, é aconselhável se munir de algumas recomendações úteis sobre o assunto.
- Na montagem de uma pérgula de madeira, os melhores encaixes são do tipo "ranhura espinhosa". Nesse caso, um espigão preparado é colocado na extremidade da viga e um orifício para o espigão aparece no local de instalação resultante. Como resultado, a viga instalada se torna mais estável.
- Ao projetar uma futura pérgula, não se deve esquecer suas proporções. A melhor solução seria se o nível da altura do edifício fosse maior ou igual à largura. Caso contrário, o produto adquirirá uma aparência ligeiramente ridícula.
- Ao fazer uma pérgula com as próprias mãos, certifique-se de que é suficientemente estável e forte.Se durante a montagem você notar que a estrutura está tremendo e não parece tão confiável, então todas as deficiências existentes deverão ser eliminadas imediatamente. Caso contrário, a estrutura pode entrar em colapso ou cair em algum ponto.
- Ao fazer uma pérgula de madeira, é recomendável que você sempre mantenha uma ferramenta, como um nível, à mão. Os melhores para determinar a horizontal e a vertical são os dispositivos de bolha ou laser. Se você não prestar a devida atenção a esses parâmetros do edifício, pode acabar sendo uma curva.
- Ao decorar e escolher a tinta para uma pérgula de madeira feita em casa, é importante aproveitar a aparência do projeto paisagístico existente. O design deve se encaixar harmoniosamente no quadro geral, e não ser retirado dele. Se você não conseguir fazer a escolha certa sozinho, é aconselhável procurar a ajuda de um paisagista profissional.
Belos exemplos em paisagismo
Uma pérgula bem feita e decorada com bom gosto pode se tornar uma verdadeira "rainha" de um jardim ou área local. Esses designs ficam lindos em quase todos os ambientes. Vamos examinar mais de perto alguns dos exemplos de sucesso.
- Uma alta pérgula de madeira envolta em trepadeiras com pequenas flores rosa brilhante terá uma aparência elegante e pacífica. As lajes de pavimentação podem ser colocadas entre as vigas de suporte e grandes vasos de flores com efeito de envelhecimento podem ser colocados nas laterais. A estrutura ficará muito bonita e com certeza transformará o local.
- Uma pérgula de madeira clara parece limpa e discreta, dentro da parte de canto da qual há um banco aconchegante. Arranjos de flores bem fixados podem ser baixados do telhado dessa estrutura, e vasos altos e bonitos com flores coloridas podem ser colocados nas laterais. Você também pode colocar travesseiros brancos como a neve macios no banco.
- Uma pérgula alta de madeira pode ser instalada no espaço zoneado perto da piscina. É aconselhável cobri-la com uma leve cobertura branca como a neve para fazer uma espécie de imitação de barraca. Pequenas lanternas penduradas, como guirlandas, ficarão ótimas sob as vigas. É preferível pintar a estrutura da mesma cor do pátio à volta da piscina. O conjunto vai ser incrível.
- Acima da piscina, toda a área em torno da qual está desenhada em tons de branco, pode-se construir uma elegante estrutura de madeira, pintada em um tom castanho escuro contrastante. O resultado é um conjunto de cores muito elegante e moderno. Como complemento, junto à piscina, podem ser arranjados móveis, temperados nas cores branco e creme.
- Uma grande pérgula em estilo oriental, pintada de preto, parece muito incomum e ousada. Este projeto pode ser colocado rodeado por plantações de flores rosa e brancas, bem como entre arbustos verdes exuberantes.
Para mais informações sobre pérgulas de madeira, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.