Como inserir uma broca em uma furadeira e como removê-la?
Com o advento das estruturas de concreto armado, nenhum reparo interno ou externo está completo sem uma broca de martelo. No mercado, a gama de tais dispositivos é representada por uma grande variedade. No entanto, os mecanismos básicos funcionam quase da mesma maneira. Esta afirmação é principalmente verdadeira para o processo de reinicialização da broca.
Peculiaridades
Com a ajuda de uma broca de martelo, você pode fazer um furo em quase qualquer material. Este dispositivo é mais frequentemente usado ao trabalhar com concreto, tijolo e metal, menos frequentemente com madeira.
A variedade de materiais pressupõe vários modos de operação e um grande número de acessórios:
- boers;
- treinos;
- coroas;
- formões.
A principal diferença é seu propósito.
Os bicos de perfuração são projetados para operações de perfuração com materiais de alta resistência. Neste caso, o martelo perfurador executa não apenas a perfuração, mas também impactos ou ações vibratórias. As brocas fazem furos perfeitos com a profundidade e o diâmetro necessários nas superfícies. As coroas são usadas para fazer grandes orifícios. Por exemplo, sob uma tomada. A instalação de um cinzel ou lâmina pressupõe que a ferramenta funcione como uma britadeira.
Uma diferença significativa é o tipo de fixação, que para todos os acessórios, exceto para brocas, é adequado exclusivamente para uma broca de percussão, pois possui uma cauda de pouso, fixações em forma de ranhuras para esta ferramenta.
Mas você também pode consertar uma broca convencional a partir de uma broca de martelo. Isso requer um adaptador chamado mandril removível. Este dispositivo é de dois tipos:
- cam;
- aperto rápido.
O próprio nome do tipo determina o tipo de mecanismo de fixação da broca. A braçadeira de came é acionada por uma chave especial que é inserida na rosca no perímetro externo e girada. Neste caso, o mecanismo de pinça instalado dentro do mandril é comprimido ou aberto, dependendo da direção do movimento da chave.
O tipo de fixação rápida é operado por uma pequena força manual. Ao empurrar o mandril para baixo, o orifício de perfuração abre.
Como inserir uma broca
O martelo perfurador em si também possui um mecanismo de liberação rápida. A fixação segura da broca na mesma é garantida pela fixação com o auxílio de esferas especiais, que, quando fechadas, se encaixam perfeitamente nas ranhuras da parte inferior da broca.
Para consertar o bico necessário, seja uma broca ou uma coroa, você deve:
- abaixe a parte inferior do cartucho (em direção ao perfurador);
- segurando-o nesta posição, insira o bico desejado;
- solte o cartucho.
Se as bolas não entrarem nas ranhuras e o bico cambalear, é necessário girá-lo até que a estrutura esteja completamente fechada.
E para inserir a broca no perfurador por meio de um adaptador, fixe primeiro o mandril removível, que possui um suporte na base com ranhuras para a ferramenta. Em seguida, a broca é instalada diretamente. Para remover a broca ou broca, você precisa realizar todas as etapas acima novamente.
Aqui, gostaria de observar que quaisquer manipulações para instalar e remover uma broca ou outros bicos são precedidas por uma verificação da condição de operação do mecanismo perfurador. Para fazer isso, a unidade deve estar conectada à rede e, tendo definido o modo de operação necessário, pressione o botão iniciar. Se a unidade não emitir sons incomuns e, ao mesmo tempo, não houver odores estranhos de queimado ou plástico queimado, a ferramenta está pronta para ser usada.
Se o bico estiver preso
Como acontece com qualquer ferramenta, até mesmo a broca de martelo da mais alta qualidade pode emperrar. Ao realizar um trabalho, isso se torna um problema, que tem várias opções e motivos.
Em primeiro lugar, quando a broca fica presa no mandril removível e, em segundo lugar, se a broca fica presa na própria furadeira.
Quando o problema está na fixação da própria ferramenta ou no cabeçote removível, basta colocar um pouco de líquido do tipo WD-40 no mandril e aguardar um pouco. A composição vai relaxar o aperto do dispositivo de fixação e a broca pode ser alcançada sem problemas.
Há momentos em que não há misturas especiais e concessionárias de automóveis disponíveis. O querosene comum pode ser uma saída. Também é vertido e, após 10 minutos de espera, tentam soltar o bocal. Neste caso, batidas leves na braçadeira e um ligeiro escalonamento da broca são permitidas. Após concluir o procedimento, a pinça deve ser completamente limpa e lubrificada.
A causa do mau funcionamento também está na má qualidade da própria broca. Se uma liga de metal mais barata e mais macia foi usada na fabricação, a broca pode danificar a broca durante a operação.
Existem várias maneiras de resolver esse problema. A primeira coisa a tentar é segurar a broca em um torno e, segurando a ferramenta em suas mãos, afrouxe a broca e puxe-a em sua direção. Se a deformação não for muito grave, o bico pode ser puxado para fora.
A segunda opção fornece fixação dupla com um torno - uma furadeira de um lado e uma furadeira do outro. Em seguida, eles pegam um pequeno martelo e batem na furadeira na direção da saída da braçadeira. Com esta operação, você pode usar o WD-40.
Quando nenhum dos métodos ajudar, você pode tentar remover as peças do mandril e girar a broca na direção oposta em cerca de 90 graus. No entanto, essa técnica pode arruinar completamente as partes do dispositivo de fixação.
Mas se essa opção não funcionou, é melhor não tentar desmontar o dispositivo. É melhor dar esse perfurador a uma oficina de especialistas competentes.
Ressalta-se que, para minimizar a possibilidade de tais avarias, é melhor escolher pontas de alta qualidade das marcas líderes. Como regra, esse investimento compensa com o longo tempo de operação da ferramenta.
O bico pode ficar preso não apenas no mecanismo da unidade, mas também na parede durante a operação. Neste caso, você pode tentar liberar a broca ou broca girando o curso reverso (reverso) no dispositivo.
Se este método não funcionar, o bico é liberado da braçadeira, outro é inserido e, tendo fresado a parede ao redor da ponta presa, remova-o. Se a broca quebrar durante a operação, então seus restos são removidos da pinça, e uma peça presa na parede é furada ou simplesmente cortada com uma esmerilhadeira no mesmo nível da superfície de trabalho.
Instruções detalhadas para prender a broca na furadeira de impacto no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.