Características e características operacionais das perfuratrizes "Whirlwind"
Não só a qualidade do trabalho executado, mas também a segurança dos artesãos depende das características da ferramenta de construção. Mesmo a melhor ferramenta elétrica pode ser perigosa se usada incorretamente. Portanto, vale a pena considerar as características das perfurantes "Whirlwind", as regras para seu correto e seguro funcionamento, os prós e contras desta ferramenta e as avaliações de seus proprietários.
Informação da marca
Os direitos de uso do TM "Vikhr" pertencem à Kuibyshev Motor-Building Plant, que o utiliza desde 1974 para a linha de fabricação de eletrodomésticos, incluindo ferramentas elétricas. Desde 2000, parte das instalações de produção da fábrica, incluindo as linhas de montagem da marca Vikhr, foram transferidas para a China.
Na verdade, a ferramenta desta empresa no momento representa desenvolvimentos russos e soviéticos, produzidos na RPC de acordo com as normas e padrões em vigor na Federação Russa e sob o controle de especialistas russos qualificados. Essa combinação permite que a empresa alcance uma combinação aceitável de preço e qualidade de seus produtos.
Recursos e modelos
A partir deste ano, a empresa fornece ao mercado russo 7 modelos básicos de perfuratrizes, que diferem no consumo de energia e na energia de impacto. Uma característica importante de todos os modelos é a utilização do sistema de fixação SDS, desenvolvido pela famosa empresa Bosch. Para todos os modelos, exceto para o P-1200K-M, onde a montagem SDS-max é usada, o sistema SDS-plus é característico. Além disso, todas as perfurantes da empresa se diferenciam pela presença de duas alças, uma das quais é estacionária e a outra pode girar em uma faixa de até 360 graus. Vamos considerar a variedade de TM "Whirlwind" em mais detalhes.
- "P-650K" - o perfurador menos poderoso e mais orçamentário da empresa. Com uma potência de apenas 650 W, esta ferramenta desenvolve uma taxa de sopro de até 3900 bpm com uma energia de 2,6 J e uma velocidade do fuso de até 1000 rpm. Esses parâmetros permitem fazer furos em concreto com um diâmetro de até 24 mm.
- "P-800K" tem uma potência de 800 W, o que lhe permite desenvolver uma frequência de golpes de até 5200 bpm com uma energia de um golpe de 3,2 J. Mas a velocidade no modo de perfuração para este modelo não é muito maior que o anterior um e é 1100 rpm. O diâmetro máximo de perfuração em concreto é de 26 mm.
- "P-800K-V" difere do modelo anterior em dimensões mais compactas, alça-proteção ergonômica (o que aumenta sensivelmente sua conveniência e segurança) e energia de impacto aumentada para 3,8 J.
- "P-900K". Estruturalmente, este modelo dificilmente difere do "P-800K". O aumento no consumo de energia para 900 W permitiu que a força de impacto fosse aumentada para 4 J nas mesmas velocidades de rotação e frequência de impacto. Um impacto tão poderoso permite que este modelo seja usado para fazer furos em concreto com um diâmetro de até 30 mm.
- "P-1000K". Um novo aumento na potência para 1 kW permite que este dispositivo desenvolva uma energia de impacto de 5 J. A velocidade do fuso para este modelo não difere das anteriores, mas a frequência de impacto é ainda ligeiramente inferior - apenas 4900 batidas / min.
- "P-1200K-M". Apesar da grande potência (1,2 kW) e design ergonômico, não é muito eficiente usar este modelo no modo de perfuração, pois a velocidade neste modo é de apenas 472 rpm. Já a força de impacto desse modelo é de 11 J, o que permite fazer furos em concreto com diâmetro de até 40 mm.
- "P-1400K-V". Como sua predecessora, esta poderosa perfuratriz foi projetada apenas para uso em construção e não para perfuração doméstica em materiais relativamente macios. Com uma potência de 1,4 kW, sua força de impacto é de 5 J, a frequência de impacto chega a 3900 batimentos / min e a velocidade de perfuração é de 800 rpm.
Dignidade
Uma vantagem importante desses produtos é seu preço relativamente baixo. Ao mesmo tempo, com indicadores comparáveis de consumo de energia, as perfurantes "Whirlwind" têm uma energia de impacto maior do que os produtos da maioria dos concorrentes, o que permite que sejam usadas para fazer orifícios mais largos e profundos em materiais duros.
A grande vantagem dos produtos da empresa em relação aos chineses é a presença de uma extensa rede de centros de serviços técnicos oficiais, que possui mais de 70 filiais em mais de 60 cidades da Rússia. A empresa também possui 4 SCs no Cazaquistão.
desvantagens
Devido ao fato de as perfurantes da marca Kuibyshev pertencerem ao segmento de preço econômico, a maioria dos modelos não vem equipada com interruptor de velocidade de rotação, o que reduz sua versatilidade. Uma desvantagem notável da ferramenta é a necessidade de aderência estrita aos modos de operação recomendados pelo fabricante. O uso prolongado de brocas de martelo sem pausas (em média, cerca de 10 orifícios rasos em uma fileira) leva a um superaquecimento perceptível do corpo na área de fixação da alça lateral.
Finalmente, um problema comum com esta ferramenta é a qualidade relativamente baixa do plástico usado para fazer o corpo. O superaquecimento do produto costuma ser acompanhado por um odor desagradável e, durante a operação prolongada em modo de choque, podem aparecer rachaduras e lascas na caixa.
Dicas de uso
Para evitar o superaquecimento da estrutura da ferramenta, devem ser feitas pausas durante a perfuração, bem como transferi-la periodicamente da percussão e modos combinados para a perfuração sem percussão. O não cumprimento desta regra pode causar colapso.
Antes de inserir a broca na furadeira, certifique-se de inspecioná-la. A presença de deformações e danos perceptíveis pode levar à quebra da broca durante a operação, o que pode causar ferimentos graves. A perda de afiação também leva a consequências negativas, em particular - ao aumento do desgaste da perfuratriz usada. Portanto, use apenas brocas em boas condições técnicas.
Avaliações
A maioria dos artesãos em suas avaliações fala positivamente sobre a qualidade e o preço de todas as perfurantes "Whirlwind". As principais reclamações são apenas a falta de um regulador de velocidade e o superaquecimento do corpo da ferramenta durante o uso prolongado.
Alguns proprietários reclamam da durabilidade da caixa plástica do aparelho. Com o uso prolongado da ferramenta, às vezes surgem problemas com a confiabilidade do acessório da broca no mandril.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral do perfurador Vortex P-800K-V.
O comentário foi enviado com sucesso.