Tipos e seleção de cinzéis para uma broca de martelo

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Materiais de manufatura
  4. Como escolher?
  5. Como usar?

A reparação independente e a realização de um novo interior não é apenas um processo longo que requer investimentos financeiros significativos, mas também um tipo de trabalho muito difícil, especialmente na fase de construção. Para um desempenho de trabalho rápido e de alta qualidade, você precisa adquirir ferramentas especiais. Um desses ajudantes é uma furadeira de martelo elétrico, com a qual você pode fazer ranhuras para a fiação, remover a cobertura de concreto velha e perfurar todos os recessos necessários. Para cada tipo de obra, é necessário o uso de acessórios especiais, grande variedade dos quais se apresentam hoje em lojas de ferragens.

O que é isso?

O cinzel é um tipo de ferramenta de corte por impacto que é usado para processar produtos feitos de pedra ou metal, consistindo em uma peça de trabalho de corte e uma almofada de topo. A almofada de fundo é usada para golpear e a borda é usada para cortar e dividir vários materiais.

Os artesãos iniciantes podem confundir cinzéis com ferramentas elétricas e carpintaria. O cinzel tem uma semelhança externa com uma broca simples (cinzel). A principal característica de um cinzel de broca de martelo é a presença de um recesso especial, que corresponde ao conector na ferramenta. Para trabalhar o metal, utiliza-se um cinzel, que possui seção retangular com quatro superfícies de corte.

Visualizações

Em lojas especializadas, você pode adquirir vários tipos dessa ferramenta de concreto, que têm uma aparência diferente.

  • Cinzel plano. A forma mais popular, que lembra uma chave de fenda com ponta afiada, é versátil e é a forma básica para criar outros tipos de cinzéis. O tamanho de corte padrão varia de 0,1 cm a 0,4 cm.
  • Pica - bico de impacto, que tem uma forma cônica ou pontiaguda e é usado para fazer orifícios em produtos de tijolo ou concreto. As depressões resultantes são de formato irregular com bordas irregulares.
  • Omoplata - um cinzel plano que tem uma superfície de borda larga e fina e é usado para remover ladrilhos ou gesso velho. A forma curva do bico acelera o processo de trabalho e melhora a remoção do material. Existem acessórios na forma de uma pá de jardim comum.
  • Cinzel especial - uma escápula de forma arredondada e curva, bem como asas ao longo de todo o comprimento da superfície de trabalho. Esta forma é um cortador de perseguição aprimorado, que é usado para perseguir canais elétricos. As defensas especiais não só facilitam o processo de cinzelamento, mas também regulam a profundidade do canal.

O tipo de cinzel depende do peso da broca de martelo:

  • até 5 kg - são utilizados produtos do tipo SDS;
  • até 12 kg - instalar modelos SDS-max;
  • mais de 12 kg - use fixadores hexagonais da marca HEX.

Materiais de manufatura

O material mais comum para fazer cinzéis é o aço forjado, que possui um alto nível de resistência e uma longa vida útil. Em oficinas especializadas de empresas industriais, os produtos são endurecidos em temperaturas de 800 a 8.000 graus. O processo de aquecimento deve ser realizado uniformemente em toda a superfície de trabalho, e a colocação do bico no forno melhora a qualidade desse procedimento.

Após o aquecimento do metal, ele deve ser colocado em água fria ou óleo. No processo de imersão da ferramenta, o líquido começa a evaporar rapidamente, e uma grande quantidade de vapor é liberada, o que garante o resfriamento gradual do aço. É necessário mergulhar o cinzel estritamente perpendicular à superfície da água com o lado afiado voltado para baixo. Gire a ferramenta lentamente enquanto esfria.

Esta tecnologia foi projetada para endurecer uma superfície de trabalho afiada sem afetar o centro dinâmico.

Como escolher?

Nas prateleiras das lojas especializadas poderá ver uma vasta gama de produtos deste grupo de diversos fabricantes, o que vai causar dificuldades na escolha de artesãos iniciantes. O processo de escolha e compra de um cinzel deve ser abordado com cuidado e com muita responsabilidade. A escolha do bico não depende apenas do tipo de trabalho planejado, mas também da marca da perfuradora.

Os principais parâmetros que afetam a escolha do bico de trabalho:

  • tipo de perfurador;
  • propósito de uso;
  • vista de seção da cauda;
  • dimensões da superfície de trabalho;
  • diâmetro;
  • material;
  • O peso;
  • estrutura da estrutura.

O tipo de broca mais popular e difundido é o SDS-plus, cuja haste tem um tamanho de 0,1 cm. Existem modelos para os quais é necessário adquirir uma broca SDS-max com um diâmetro de haste de 1,8 cm. Em muitos modelos de perfuratrizes, os fabricantes têm proporcionado a oportunidade de usar adaptadores especiais que permitem o uso de perfuratrizes convencionais.

Os cinzéis sem-fim com diferentes inclinações das ranhuras são os tipos de cinzéis mais exigidos, utilizados para realizar uma grande quantidade de trabalhos. Os especialistas recomendam prestar atenção aos bicos com duplo sistema de reentrâncias.

Os cinzéis para concreto têm uma ampla faixa de comprimentos (de 5 cm a 100 cm) e diâmetros de 0,4 cm a 0,25 cm. Brocas de qualidade devem ter uma superfície de trabalho autoafiável e sem saliências. Para um ajuste confortável do passador, é necessário dar preferência a um cinzel com ponta de centragem.

A escolha de um bico dependendo do tipo de trabalho:

  • pico - remoção do revestimento antigo, goivagem de canais para fiação e comunicações, formação de reentrâncias na superfície de concreto;
  • cinzel de canal - formação de canais pares;
  • coroa - cavar orifícios para tomadas e interruptores elétricos.

Para realizar uma grande quantidade de trabalho por um longo período de tempo, é necessário adquirir não apenas cinzéis de alta qualidade, mas também um bom perfurador. Ao escolher uma ferramenta elétrica, você deve estudar cuidadosamente as avaliações dos fabricantes e vários modelos. Os consultores experientes dos departamentos de construção especializados irão certamente ajudá-lo a adquirir a ferramenta necessária a um preço acessível. Produtos baratos só ajudarão a realizar uma pequena quantidade de trabalho e irão falhar rapidamente. Este grupo de produtos não é adequado para construtores profissionais e especialistas que realizam trabalhos por encomenda.

Para realizar diferentes tipos de trabalho, é aconselhável adquirir um conjunto de bicos, que são recolhidos em uma caixa especial. Este contêiner é pequeno e cabe facilmente em qualquer organizador de edifício.

Como usar?

Para um trabalho seguro, os especialistas recomendam aderir às regras para a operação de dispositivos elétricos. A instalação da ponta no cartucho de perfuração ocorre em vários estágios:

  • puxando a base do cartucho para baixo;
  • instalar a haste do cinzel no conector;
  • verificar a confiabilidade da fixação da ponta.

Assim que o cinzel for inserido no orifício, o mecanismo girará automaticamente o mandril para a posição correta e fixará a ponta com firmeza. Este procedimento não causará dificuldades mesmo para especialistas inexperientes. O comprimento máximo da possível saída do cinzel do encaixe não deve exceder 10 mm. O mandril deve ser girado suavemente paralelo ao eixo para segurar a broca com segurança.

Para remover o bico, você deve executar a seguinte lista de etapas:

  • parada completa de todos os elementos móveis;
  • máximo puxando o cartucho para baixo;
  • remoção da ponta dos elementos destacáveis;
  • retorno do cartucho à sua posição original.

No processo de execução do trabalho, a ponta de trabalho é aquecida. Para evitar queimaduras, todos os trabalhos devem ser realizados com luvas de proteção.

A nitidez do cinzel é o principal fator que afeta a qualidade e a velocidade do trabalho. Os artesãos iniciantes muitas vezes não sabem em que ângulo a ferramenta deve ser afiada. O ângulo de afiação é influenciado pela finalidade da broca. O ângulo de nitidez para várias superfícies (em graus) é:

  • frágil - 75;
  • médio - 65;
  • macio - 45-35.

Talhadeiras de alta qualidade com função de autoafiação durante todo o trabalho não requerem afiação adicional da superfície de trabalho. Ferramentas devidamente afiadas no ângulo certo funcionarão com eficácia em qualquer superfície.

O processo de afiação é realizado por mestres em equipamentos especiais. A principal condição para manter a resistência do metal é manter a temperatura em 1100 graus. A remoção de uma pequena camada de metal é realizada uniformemente em toda a superfície de trabalho. A última etapa é o chanframento e a formação de um cone.

O equipamento de proteção individual deve ser usado para evitar que aparas de metal perigosas e prejudiciais entrem nos órgãos respiratórios e na membrana mucosa dos olhos e da boca. A lubrificação regular da superfície de trabalho com graxa especial aumentará significativamente a vida útil do bico.

O martelo perfurador é um berbequim avançado que tem a função não só de furar, mas também de cinzelar vários tipos de superfícies. Para tornar esta ferramenta versátil e capaz de realizar uma grande quantidade de obras de construção, os fabricantes modernos desenvolveram vários tipos de bicos - broca, broca, cinzel, lança e lâmina. Para a realização de pequenas reparações domésticas, são especialmente solicitados vários cinzéis, que não só aceleram o processo de reparação, mas também permitem realizar as tarefas mais complexas.

Para obter informações sobre como escolher cinzéis para uma broca de martelo, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário