Martelo giratório: tipos, características de escolha e aplicação

Contente
  1. O que é isso?
  2. Princípio da Operação
  3. Visualizações
  4. Dimensões (editar)
  5. Acessórios adicionais
  6. Fabricantes famosos
  7. Como escolher?
  8. Como usar?

Na vida cotidiana e na construção profissional, uma variedade de dispositivos e mecanismos são usados. Entre eles, um perfurador desempenha um papel importante. Mas antes de escolher e aplicar, você deve definitivamente entender todas as nuances de tal máquina. Em primeiro lugar, com o que pode ser usado.

O que é isso?

Quando a palavra perfurador é pronunciada, as pessoas imaginam todo tipo de coisas. No plano físico, é um dispositivo que converte corrente elétrica em movimento rotacional. Mas os construtores e reparadores estão interessados ​​em um ponto completamente diferente: por que esse dispositivo é necessário na prática. Qualquer especialista confirmará que o martelo perfurador possui grande capacidade técnica, embora seja universal em seu campo de aplicação. Dentro da perfuratriz existe um dispositivo pneumático que empurra o pistão. Este pistão entra em contato com o atacante, e o atacante já força o equipamento a retribuir. Portanto, ele entra em contato com várias estruturas e superfícies, destruindo sua estrutura mecanicamente. Devido ao impacto, o dispositivo pode fazer orifícios redondos e de outros formatos em paredes de pedra, tijolo e concreto.

Princípio da Operação

O esquema de qualquer soco, apesar das diferenças de design, invariavelmente contém:

  • motor elétrico;
  • aparelhos de percussão;
  • redutor;
  • mandril para segurar brocas e fixar bicos.

Mas esses componentes nem sempre estão satisfeitos. Um grande número de fabricantes equipam seus equipamentos com:

  • dispositivos de bloqueio de vibração;
  • sistemas que fixam a posição da peça de trabalho ou a profundidade do processamento;
  • dispositivos que removem a poeira gerada.

Observe que tudo isso é opcional e em grande parte permanece a critério dos desenvolvedores. Mesmo alterar a potência do impacto ou da perfuração nem sempre é possível. No entanto, os fabricantes sofisticados não ignoram esses momentos em seus esforços para chamar a atenção dos compradores. Uma característica importante do dispositivo é a instalação vertical ou horizontal do acionamento elétrico. Em qualquer caso, 100% dos motores que são usados ​​nas brocas de martelo são feitos de acordo com o circuito coletor.

As perfuradoras domésticas leves são equipadas com motores montados horizontalmente.

A maioria das perfuratrizes projetadas para uso por construtores profissionais é equipada com motores verticais. Quando a unidade de acionamento é posicionada horizontalmente, ela funciona com mais eficiência em áreas estreitas ou de difícil acesso. No entanto, a carga mecânica nas unidades de potência é um pouco maior, e o resfriamento do acionamento elétrico torna-se mais difícil.

Técnicos qualificados são mais propensos a escolher brocas verticais. Eles são considerados mais confortáveis ​​para longos períodos de trabalho. Além disso, a diferença é que esta disposição do motor elétrico permite substituir o rolamento por um mecanismo com manivela e bielas. Além do motor, vale a pena prestar atenção à unidade de trabalho principal da furadeira. Os projetistas estão constantemente se esforçando para fornecer o melhor equilíbrio entre o consumo de energia elétrica e a força dos impactos.

Para resolver este problema, uma unidade de trabalho eletropneumática é mais adequada do que uma eletromecânica (razão pela qual o segundo tipo é muito menos comum nos modelos modernos). Se você abrir o aparelho de percussão instalado em um perfurador leve, encontrará:

  • pistão;
  • rolamento de fricção;
  • RAM;
  • pino de disparo.

Quando o motor é ligado, o movimento rotativo do motor é transmitido para o interior do rolamento. E esse clipe, que está localizado do lado de fora, faz um movimento oscilatório (está fortemente acoplado ao pistão). A lacuna que separa o pistão do aríete é preenchida com ar. Durante a operação, ele sofre contração alternada e aumento de pressão. Seguindo essas diferenças, a unidade de compactação reproduz o curso do pistão ao golpear o atacante. E o atacante já está cravando o cinzel escondido no mandril. O dispositivo pneumático pode desligar por si mesmo se a perfuratriz estiver em marcha lenta. Assim que o aríete avança sem encontrar um meio sólido no caminho, ele abre um orifício na câmara do pistão.

O ar flui de lá e a unidade para de funcionar. Esta solução técnica simples e elegante, notamos, funciona sem qualquer eletrônica.

Perfuradoras de rocha médias e pesadas, graças ao sistema de manivela, podem desferir golpes muito fortes, sua energia chega a 20 kJ. Mas o princípio básico de operação difere pouco do que já foi descrito. A diferença é que a transferência de energia do motor ocorre para a engrenagem. A força é transmitida através do eixo do tipo sem-fim. O elo final no eixo acaba sendo uma manivela, que já transmite um impulso ao mecanismo de funcionamento.

Deve-se notar que as perfuratrizes de alta potência são geralmente equipadas com um sistema antivibração ativo. Tecnicamente, é bastante simples: é um contrapeso com uma mola que absorve a vibração resultante. Claro, não é capaz de absorver 100% das vibrações vibracionais, mas sua redução significativa ajuda muito os artesãos. O design bem pensado do cabo do martelo perfurador ajuda a reduzir ainda mais a vibração. É especialmente seguro apenas por meio de uma dobradiça com uma mola. Mas na maioria dos modelos, um sistema passivo de supressão de vibração também é fornecido. Este é o nome das almofadas de borracha especiais. Sua função adicional é evitar o escorregamento das mãos.

A principal tarefa do sistema passivo é mal executada. Se o elemento ativo estiver ausente ou funcionar mal, a ferramenta será extremamente inconveniente.

Durante a operação, a regulação da taxa de rotação do motor elétrico é de grande importância. Normalmente, esse ritmo se ajusta à força da pressão no botão Iniciar. Mas alguns modelos de martelos rotativos são equipados com um regulador especial. Os circuitos elétricos também podem ser diferentes. A opção mais simples é indistinguível de uma furadeira doméstica. Como você pode imaginar, uma grande quantidade de calor é gerada durante a operação do motor elétrico, bem como do mecanismo de impacto. Para removê-lo e removê-lo, o ar é capturado pela roda do ventilador. Tal solução, como mostra a prática, quase elimina o superaquecimento durante um longo trabalho. Para reduzir ainda mais o risco de queimaduras, algumas das brocas de martelo perfurador são equipadas com almofadas de plástico. Mesmo assim, os especialistas recomendam fazer pausas de vez em quando - isso ajudará a manter o dispositivo funcionando por mais tempo.

Mesmo as pessoas mais cuidadosas às vezes encontram um cartucho preso.

É perigoso danificar o próprio dispositivo ou causar ferimentos. Para evitar tal desenvolvimento de eventos, os acoplamentos de proteção especiais ajudam. Eles também salvam o motor elétrico de sobrecargas. Graças à embreagem, se a furadeira parar, a armadura do motor continua a se mover. Ao mesmo tempo, o mandril de perfuração é desconectado do eixo e, portanto, não queima. As embreagens de fricção são formadas por conjuntos de discos especiais, inicialmente pressionados uns contra os outros. Assim que o mandril parar, a posição relativa dos discos muda. Existe também uma versão da embreagem com came de mola, na qual as metades do dispositivo são pressionadas por uma mola. Ao bloquear a parte principal da ferramenta, os meios-acoplamentos escorregam. Nesse momento, ouve-se um leve estalo (emitido pelos dentes).Esse sistema é mais confiável, mas às vezes permite falsos positivos.

Ao descrever o trabalho de perfuratrizes, as caixas de engrenagens também não podem ser ignoradas. O papel desses componentes, junto com a transferência da rotação para o mandril, é apoiar a ação do mecanismo de percussão. Cada caixa de engrenagens instalada em máquinas de perfuração tem uma relação de engrenagem constante. Para definir o número de revoluções do cartucho por minuto, um regulador especial é usado. As engrenagens são lubrificadas somente durante a fabricação do aparelho e durante seu reparo (e este trabalho deve ser executado por profissionais).

Além disso - um cartucho de um dos três tipos (outras opções há muito deixaram de ser usadas):

  • cam;
  • liberação rápida;
  • Formato SDS.

É o sistema SDS que domina quase completamente hoje - menos de 10% das máquinas de perfuração são equipadas com outros tipos de peças. A vantagem é óbvia: quando o mandril é aparafusado, basta girar para fixá-lo. Os corpos dos martelos rotativos são geralmente montados em duas partes. Para conectá-los, além dos parafusos, podem ser utilizados suportes laterais.

Visualizações

Para o trabalho doméstico, são utilizadas perfuradoras com peso não superior a 4 kg. Os dispositivos intermediários (semiprofissionais) têm uma massa de 5 a 8 kg. Apenas martelos rotativos de 8 a 10 kg se enquadram na categoria de sistemas profissionais. Na maioria dos casos, comprar um dispositivo semiprofissional é suficiente. Ele é capaz de perfurar uma abertura não apenas em uma parede de concreto, mas também em uma grade de aço. Equipamentos mais sérios são necessários, principalmente, para equipes que realizam grandes trabalhos de reparo e construção. Esses mecanismos podem operar continuamente por um longo tempo, no entanto, adquiri-los para uso doméstico é desnecessariamente caro.

Existem outras classificações de máquinas de perfuração. Portanto, às vezes são divididos de acordo com a forma como o esforço é gerado. A perfuratriz pneumática contém:

  • pistões móveis trabalhando sucessivamente;
  • atacantes recebendo impulso de pistões;
  • almofadas de ar para ajudar a aumentar a pressão.

A peculiaridade de tal sistema é que ele funciona sem pressionar muito. Simplesmente não é necessário para o funcionamento normal do mecanismo. Além disso, muita pressão leva a quebras frequentes do equipamento. Na classe doméstica e semiprofissional, existem aparelhos com parte eletromecânica de percussão. Funciona assim:

  • sob a influência do excêntrico, a mola é ativada;
  • conectado à alavanca;
  • a alavanca coloca o mecanismo de percussão em movimento;
  • o impulso deste último é transmitido para a plataforma.

A abordagem para trabalhar com tal broca de martelo é diferente da descrita acima. Não só é possível pressionar, mas também ajuda a golpear com mais eficácia. Por geometria, as máquinas de perfuração são geralmente divididas em forma de L e horizontais. Os primeiros são considerados preferíveis onde o comprimento do aparelho e a área de resfriamento efetiva do motor são importantes. Mas, em geral, eles acabam sendo pesados ​​e não são manobráveis ​​o suficiente.

Se não houver necessidade de perfurar as paredes por 2-3 horas ou mais todos os dias, você pode se limitar com segurança a um perfurador horizontal barato.

As unidades mais compactas são equipadas com haste SDS +. Seu diâmetro é de 1 cm. Esta técnica pode perfurar orifícios não maiores que 3 cm. Apesar de suas capacidades limitadas, é popular, uma vez que o custo é menor que o de martelos rotativos com outros métodos de fixação da plataforma. Os profissionais definitivamente preferem o sistema SDS-max. Com a sua ajuda é possível fazer furos de até 5,2 cm, no entanto, tais possibilidades só se concretizam quando a broca está fixada da forma mais segura possível. Em quase todos os dispositivos com mais de 8 kg, é o suporte SDS-max que é usado. Para perfuratrizes equipadas com o sistema de fixação SDS-top, o diâmetro da haste é menor do que no caso anterior.

Essas máquinas de perfuração podem fazer furos com uma seção transversal de 1,6-2,5 cm. As brocas de martelo produzidas agora podem ter dois ou três modos. O terceiro modo é impressionante. Importante: a perfuração sem martelo é uma função secundária para essas máquinas. Se precisar, é melhor comprar uma furadeira simples. Para uma perfuração limpa, são utilizadas brocas convencionais. Uma perfuratriz elétrica, que retira energia da rede elétrica, deve ter um cabo de alimentação longo. São esses dispositivos que são usados ​​em condições domésticas. Mas em áreas remotas, onde o fornecimento de energia é instável ou completamente impossível, máquinas sem fio são usadas predominantemente. Eles recebem eletricidade de uma bateria.

Dispositivos semelhantes também são preferidos pelos construtores, uma vez que a qualidade do fornecimento de energia nos canteiros de obras nem sempre é satisfatória.

Perfuradores verticais (também conhecidos como barril) não são apenas mais pesados ​​e maiores do que suas contrapartes horizontais. A dificuldade é que tal dispositivo requer lubrificação contínua do motor. Mas, se necessário, analise os detalhes - são eles que estão fora da competição. Quando você precisar fazer um furo no chão e no teto, coloque um cano para água e gás - um perfurador vertical é o ideal. É importante entender que esses dispositivos muitas vezes não têm um modo de perfuração. Ao comprar, é fundamental esclarecer quais funções eles podem desempenhar. Mas, além dos pneumáticos (em alguns casos), também é utilizado o tipo hidráulico de perfurantes. A atenção a estes deve-se ao fato do atuador pneumático ter atingido seu limite de eficiência.

As tentativas de torná-lo ainda mais potente se transformam em um aumento injustificado no tamanho dos aparelhos, tornando-os mais pesados. Mas mesmo com esse preço, não é possível manter a durabilidade dos furadores. Como mostra a prática, uma perfuratriz hidráulica pode perfurar 2 a 3 vezes mais potente e 2 vezes mais produtiva do que um dispositivo pneumático aparentemente idêntico. A razão é simples: os pulsos de tensão no líquido são transmitidos com mais eficiência, a ferramenta terá mais durabilidade em operação. A questão pode surgir sobre picadores, porque britadeiras, usando o poder do ar comprimido, funcionam de forma bastante eficaz. No entanto, há uma diferença significativa entre eles, o que impede a comparação direta.

Mesmo as melhores britadeiras só podem desferir golpes.

Sua funcionalidade é limitada. A broca de percussão é muito mais versátil, pode substituir a broca ao mesmo tempo. Mas se você pretende fazer um trabalho exclusivamente de percussão, a britadeira será mais prática. Todos os fabricantes indicam que a puncionadeira pode estar no modo de impacto por no máximo ¼ do tempo total de operação. Quem violar esta regra rapidamente descobre que o recurso da ferramenta se esgotou, não pode ser restaurado. Deve ser lembrado que uma britadeira é maior e mais pesada do que uma broca de martelo. Em condições domésticas, é raramente usado. Trabalhar com esta ferramenta requer não apenas habilidade, mas também considerável força física. O equipamento para os dois dispositivos é aproximadamente o mesmo.

Às vezes você pode ouvir a pergunta sobre qual perfurador deve ser usado para tomadas e outros trabalhos "delicados". É perfeitamente possível executá-los com os dispositivos mais simples. Alguns construtores amadores geralmente usam brocas de martelo para essa finalidade. Mas a furadeira deve ter pelo menos 750 watts. Se esse poder não for alcançado, não adianta comprar uma ferramenta.

Dimensões (editar)

Um ponto muito importante: o uso de martelos rotativos grandes e pequenos. Seu tamanho preferido é determinado pelo que a técnica será usada. Em condições domésticas, recomenda-se limitar-se a uma ferramenta com comprimento de 36,8 e altura de 21 cm. Atenção deve ser dada ao tamanho da broca. Seu comprimento (incluindo a cauda) varia de 10 a 100 cm.

Acessórios adicionais

Mas seja qual for o tamanho da furadeira, seja qual for a forma do dispositivo, a escolha certa dos acessórios é de grande importância. Depende deles se será possível fazer o trabalho necessário ou não. Na maioria das vezes, uma furadeira é usada durante o trabalho. A diferença entre os designs de broca individuais tem a ver com o revestimento usado. Existem 4 tipos de hastes no total:

  • SDS +;
  • SDS max;
  • SDS rápido;
  • SDS top.

As construções de formato SDS + são as mais populares e difundidas. Seus tamanhos padrão são de 1 cm de diâmetro e 4 cm de comprimento. Você pode usar essas hastes em brocas com uma seção transversal externa de 0,4 a 2,6 cm. Esses dispositivos são fáceis de distinguir, mesmo externamente: possuem 4 ranhuras abertas que permitem a fixação da peça no mandril. Ponta de 2,6 a 4 cm pode ser combinada com haste máx. SDS. A seção da seção inserida no mandril é de 1,8 cm. O comprimento da cauda da broca chega a 9 cm. Mas as hastes rápidas SDS podem ser encontradas apenas entre os produtos da empresa Bosch. Graças às peças adicionais (chaves e porta-chaves), permitem o uso de brocas e pontas de chave de fenda. A versão mais rara é o SDS top, a parte que é fixada no mandril tem 7 cm com um diâmetro de 1,4 cm.

A principal parte de trabalho da broca difere em forma, mas em qualquer caso, ligas fortes especiais são usadas para ela.

A segurança operacional e a velocidade de perfuração e perfuração dependem da liga escolhida. Com a ajuda de um parafuso sem-fim (com ranhuras quase planas), normalmente são feitos orifícios não muito profundos. Independentemente de sua profundidade exata, a remoção de poeira completa é suportada. Como resultado, a carga na ferramenta é reduzida e seu recurso geral é estendido.

Mas, usando uma broca com ranhuras muito inclinadas, você pode fazer vários furos profundos em um curto espaço de tempo. É verdade que o desgaste de todas as peças aumenta significativamente. Você não pode prescindir de ranhuras - elas fornecem centralização precisa durante a perfuração. Se bórax perfeitamente liso fosse usado, eles criariam uma forte vibração. Quanto mais comprido é o elemento de perfuração, mais difícil é trabalhar com ele e mais relevantes são as precauções de segurança.

As pontas usadas em brocas são de três tipos:

  • ondulado;
  • cruciforme;
  • com solda especial.

Existem dois materiais de dicas: folheado a diamante e feito de Pobedit. Ferramentas diamantadas são muito boas quando você tem que perfurar pedra natural de alta resistência ou concreto armado. Nessas condições, a broca não quebra e dura muito tempo. Já as bebidas dos vencedores podem ter diferentes dosagens. Os mais macios podem lidar com segurança apenas com tijolos e concreto de segunda classe.

Produtos de grupo de força média são adequados para a maioria dos trabalhos domésticos. Finalmente, a soldagem vitoriosa mais durável se aproxima da qualidade do revestimento diamantado. Importante: quanto mais cara a broca, maiores são suas capacidades práticas. Simplesmente não há chance de comprar uma peça muito poderosa pelo preço mais baixo.

Não é difícil distinguir uma broca de uma broca:

  • haste desigual (lisa e geometricamente intrincada, respectivamente);
  • diferenças na função das nervuras espirais (para brocas, devem perfurar o material, para brocas, apenas retirar a poeira resultante);
  • aumento da resistência mecânica;
  • adequado exclusivamente para brocas de martelo (enquanto o conjunto de brocas também pode ser usado ao trabalhar com uma broca).

Um acessório como uma coroa merece uma discussão separada. É graças a esse bico que os perfuradores podem ser usados ​​para trabalhos elétricos. Eles são fáceis de perfurar para caixas de junção, interruptores, soquetes e tomadas. Uma coroa típica sempre inclui uma haste à qual o cilindro é preso. E já este cilindro está equipado com dentes de Pobedit ou um filme de diamante se pulveriza sobre ele.

O alto custo de uma coroa diamantada é totalmente justificado, pois é capaz de penetrar em concreto de alta qualidade e até em concreto armado. O diâmetro desses produtos varia de 2,5 a 13 cm e são necessários principalmente para construtores profissionais. O diâmetro das coroas vitoriosas varia de 3,5 a 12 cm, porém, independente do tamanho, irão quebrar ao trabalhar em uma parede endurecida.

Se uma coroa de impacto for usada, ajudará:

  • perfurar material rígido;
  • superar uma parede não reforçada;
  • passe uma sobreposição leve ou convencional.

O mesmo trabalho pode ser executado com brocas anti-impacto, mas é melhor se forem equipadas com uma camada de diamante. Para garantir uma longa vida útil do acessório da coroa, é imprescindível que as instruções sejam seguidas. Se uma broca for colocada no centro do bico, ela permite que você fure materiais estritamente de acordo com a marcação. Importante: a haste deve ser compatível com a broca de percussão.

Se isso não for possível, um adaptador deverá ser usado.

Trabalhando com um martelo perfurador, o concreto é freqüentemente martelado. Esse trabalho envolve o uso de um cinzel. Uma vez que a ponta desta broca não é endurecida, ela terá que ser afiada sistematicamente. Com a ajuda de um cinzel, retire o ladrilho ou derrube uma camada de gesso. Existe um outro tipo - o chamado cinzel de canal - que é necessário para conduzir as reentrâncias para cabos elétricos. A borda de trabalho dos cinzéis pode variar em largura. A maioria das estruturas na prática tem uma borda de 2 cm de largura e o comprimento máximo é de 25 cm.

Mas a perfuração de furos em paredes de tijolo e concreto é feita com uma lança. Em mãos experientes, este acessório é capaz de preparar um estroboscópio para fios elétricos de várias seções transversais. Mas a desvantagem mesmo das melhores escolhas é a falta de precisão no trabalho. E não depende da habilidade daqueles que seguram o instrumento em suas mãos, de sua diligência e precisão de marcação. Para esmerilar o chão, parede ou teto para puxar os mesmos fios, use lâminas semicirculares. Esse dispositivo permite que você substitua ferramentas mais caras - chasers de parede. Ao escolher um bico, eles prestam atenção ao seu comprimento e diâmetro, pois a eficiência do trabalho depende desses parâmetros.

Os pincéis perfurantes também merecem uma discussão separada.

Ao contrário dos acessórios, eles ficam escondidos por dentro, porque são usados ​​apenas para o funcionamento normal do motor elétrico. O problema é que os pincéis se desgastam muito rapidamente. O pó de carvão também os danifica. Ambos os fatores atrapalham o funcionamento do motor elétrico. Se você usar pincéis de grafite, eles vão durar muito tempo. No entanto, a alta rigidez interfere no ajuste exato da peça. Como resultado, o coletor irá falhar rapidamente. As propriedades das escovas de carvão diferem exatamente ao contrário. A saída ideal é usar pincéis de composição mista.

Fabricantes famosos

Ao escolher os martelos rotativos, você precisa se concentrar não apenas em seu tamanho, potência, tipo de motor e assim por diante. É de grande importância qual empresa fez a ferramenta. Uma das opções mais orçamentárias é Zubr modelo ZP-26-750-EK... Este design chinês tem excelentes propriedades de impacto. Apesar da boa relação custo-benefício do dispositivo, o perfurador é feito em um padrão vertical, o que permite a aplicação de golpes poderosos. Observa-se que a ferramenta é capaz de fazer furos com diâmetro de 2,6 cm, mesmo em concreto de alta qualidade. Entre outras características positivas, os consumidores chamam um conceito ergonômico competente. No entanto, deve-se ter em mente que o cabo de alimentação é curto - 150 cm, e também não há função reversa.

As classificações dos martelos rotativos invariavelmente incluem os produtos de uma empresa japonesa. Makita... Na temporada de 2018, ela introduziu modelo HR2440... Os especialistas apontam que essa modificação tem um bom equilíbrio de massa e potência. A ferramenta é fácil de segurar com uma mão. Apesar disso, é possível fazer furos com um diâmetro de até 2,4 cm, propriedades que permitem considerar um preço bastante elevado justificado. A única limitação a ter em mente é que não há opção de escarificação.

É impossível não mencionar os produtos fabricados na Rússia na revisão. Um exemplo disso é o modelo Interskol P-22 / 620ER.

Construtores e reparadores notaram que tal broca de martelo ao mesmo tempo:

  • altamente produtivo;
  • despretensioso;
  • reparado sem problemas;
  • é relativamente barato.

Apesar da potência limitada (620 W), bem como da ausência de um modo puramente de choque, o produto permite fazer furos em tijolos e em concreto não muito espesso. A leveza do design torna-o confortável para operação com uma mão. Você pode transportar o instrumento de um lugar para outro e guardá-lo em uma caixa. Os designers previram um reverso. No entanto, às vezes há queixas de um odor desagradável irrecuperável.

Para trabalhos em altura, de acordo com alguns especialistas, é o mais adequado modelo AEG KH 24 E... O produto é relativamente leve (2,4 kg), o que permite utilizá-lo com segurança para isolamento e acabamento de fachadas e cornijas. É importante que a furadeira possa fazer furos de até 2,4 cm. Seus desenvolvedores forneceram um modo para apertar os parafusos. A ferramenta aquece relativamente pouco, esfria em pouco tempo, mas não há brocas e lubrificantes no kit.

Se a força de impacto é crítica, você deve escolher modelo DeWALT D25124K... O produto da indústria americana atinge 3,4 J. Os desenvolvedores foram capazes de garantir a supressão adequada da energia de recuo e vibrações de vibração. O martelo perfurador é adequado para trabalhos elétricos e outras manipulações, acompanhados pela colocação de estroboscópios. Uma vez que o conteúdo da entrega inclui um mandril sem chave, é possível substituir uma broca convencional pela DeWALT D25124K.

Em um nível geral, a funcionalidade se destaca Bosch GBH 2-26 DFR... São seus muitos conhecedores que recomendam comprar para trabalhar em casa e em nível semiprofissional. O design perfura e perfura com segurança uma variedade de superfícies, a troca do mandril é rápida e fácil. O desgaste é extremamente baixo, mesmo com um uso muito intenso.

As reclamações, mesmo que venham, são apenas para cópias defeituosas ou falsificadas.

Separadamente, vale a pena falar sobre martelos rotativos sem fio. Importante: entre eles, faz sentido escolher apenas modelos com baterias de íon-lítio de última geração. Se o preço for crítico, é útil optar por Interskol PA-10 / 14.4R-2... Embora a ferramenta, a julgar pelos comentários, seja confiável, seu motor é francamente fraco. Devido à energia de impacto de apenas 0,9 J, não faz sentido usar este acessório para manusear materiais duros.

Em uma parede de concreto (a menos que seja reforçada adicionalmente), um perfurador fará um furo com um diâmetro de até 1,6 cm. Portanto, será possível esticar facilmente os fios de uma sala para outra. Em parte, a fraqueza é compensada pela leveza e tamanho pequeno. O fabricante afirma que esse modelo pode funcionar no modo de uma furadeira convencional e até mesmo substituir a chave de fenda. No entanto, ela não sabe martelar paredes e também não amortece a vibração durante a operação.

Uma excelente alternativa é Bosch GBH 180-Li... Engenheiros alemães conseguiram criar baterias de alta qualidade. Portanto, o número de paradas repentinas e interrupções no trabalho é minimizado. Carregar a bateria do zero leva apenas 40 minutos. Também é importante que o pacote inclua 2 baterias, para que você não possa interromper de forma alguma, se necessário. Os desenvolvedores também se certificaram de que a ferramenta era confortável e agradável de segurar. Sua ativação espontânea é excluída. A substituição das escovas é feita sem desmontar o corpo. O martelo perfurador é montado perfeitamente. Pode ser usado para fazer furos de até 2 cm de diâmetro.

No final da revisão, é útil considerar as máquinas de puncionamento de nível profissional.

Esta categoria inclui apenas modelos que colocam 12 J ou mais em cada golpe. Isso permite que você divida até mesmo paredes de pedra resistentes com facilidade. Vale a pena considerar de antemão que qualquer instrumento deste nível é bastante pesado. Sua funcionalidade é limitada à perfuração com martelo e cinzelamento; um martelo perfurador profissional não é adequado para substituir uma broca.

DeWALT D25601K - Desenvolvimento americano fabricado em planta tcheca. Este modelo dificilmente se encaixa na categoria de profissional, atingindo apenas 12 J exatamente.Pode ser usado no processamento de pedra natural e concreto sem endurecimento. Os consumidores observam que é muito conveniente usar tal ferramenta, pois amortece bem as vibrações. Portanto, é recomendado para trabalhos de reparo moderadamente difíceis.

O oposto é o alemão modelo Metabo KHE... É capaz de desenvolver um forte impacto (até 27 J) e pode perfurar estruturas processadas. O outro lado dessa perfeição é um peso significativo (quase 12 kg). O layout pode ser difícil. E o custo do produto é muito alto. Para deixar mais claro, vamos considerar mais alguns modelos, descrevendo seus recursos. Perfurador Martelo PRT 650 A poderá ajudar quando precisar pendurar um lustre ou outra luminária de teto, consertar a cornija. Com a sua ajuda, os ladrilhos também são arrancados e os rodapés são fixados. Em princípio, você pode usar este dispositivo para mover tomadas elétricas, bem como para retrabalhar a rede elétrica. No entanto, o recurso do dispositivo é rapidamente consumido com estroboscópios graves.

Em qualquer caso, você precisa estudar cuidadosamente as instruções para não se decepcionar com a qualidade do dispositivo.

DeFort DRH-800N-K, a julgar pelos comentários, distingue-se pelo aumento do poder. Este modelo é ótimo para reformar um apartamento. O escopo de entrega inclui 3 brocas de vários tamanhos, uma lança e um cinzel. O controle do giro é feito por meio de uma placa eletrônica confiável. O martelo perfurador é capaz de trabalhar no modo reverso - iniciar neste modo ajuda a desparafusar imediatamente as brocas presas. BORT BHD-900 executado em um padrão horizontal. Os desenvolvedores prometem que será possível realizar trabalhos de acabamento com custos mínimos. O dispositivo, como o dispositivo anterior, é capaz de funcionar no modo reverso. A ferramenta pode simplesmente furar, furar e cinzelar. Importante: é incompatível com qualquer tipo de coroas.

Como escolher?

No entanto, eles escolhem não tanto a marca e o modelo, mas um dispositivo específico. O nome mais alto pode enganar, e a reputação do fabricante nem sempre salva. Resenhas são o que os consumidores devem estar interessados ​​em primeiro lugar. Mas para entender corretamente o que neles se diz, deve-se levar em conta o significado de cada característica técnica. Na escolha de um martelo perfurador para habitação, os critérios decisivos serão a potência e a força dos golpes (estes valores não podem coincidir devido à lei da conservação de energia).

Em casa, no campo e na garagem, são recomendados modelos com mandril sem chave. Você pode alterá-lo assim que necessário. Mas uma poderosa furadeira de martelo para construção geralmente é equipada com um cartucho comum. Também é útil prestar atenção ao diâmetro dos furos que precisam ser feitos.

Quanto maior for, mais potente deve ser o motor e maior será o peso do produto.

Modelos domésticos ideais são moderadamente poderosos, relativamente leves e baratos. Ou seja, esses dispositivos não são os mais baratos, mas também não são extremamente caros. Os amantes da alta qualidade devem dar preferência aos produtos de empresas japonesas e alemãs. Independentemente do país de produção, vale a pena considerar a frequência com que as greves são entregues. Ao aumentá-lo, eles perfuram o mesmo furo em menos tempo (e vice-versa).

Você também precisa verificar em quais modos o dispositivo é capaz de operar. Se houver apenas um modo, a furadeira de impacto é, na verdade, uma furadeira aprimorada. Essas ferramentas são adequadas para furar madeira e metal. Quando não está claro com antecedência que tipo de trabalho deve ser realizado, recomenda-se escolher uma ferramenta com três modos de trabalho. É verdade que tal dispositivo é mais caro do que uma opção relativamente simples. Quaisquer que sejam as análises, você precisa dar uma olhada crítica no perfurador. É útil segurá-lo na mão. E não apenas "pese", mas experimente em ação. As alças laterais removíveis são muito agradáveis. Eles permitem que você segure a furadeira com confiança e, após a remoção, trabalhe com calma em um espaço apertado.

A função de proteção contra poeira será útil.É improvável que o trabalho seja feito em um ambiente estéril e que as partículas do material não fiquem suspensas no ar. Para operação contínua, a proteção contra vibração é útil. Além disso, não só proporciona conforto, mas também protege a saúde. Ao escolher essas e quaisquer outras opções adicionais, você precisa se concentrar apenas nas que são realmente necessárias - então, não haverá pagamento a maior. É útil prestar atenção ao conjunto completo do perfurador. Quanto mais itens ele contiver, mais silencioso será o trabalho. Idealmente, quando em uma caixa ou caixa há escovas substituíveis para um motor elétrico, brocas, um cartucho adaptador. Dos modelos profissionais, o melhor são os produtos das marcas Bosch, Makita. E para uso doméstico, produtos de outras marcas fabricados na Rússia também são adequados.

Um eletrodoméstico que atenda às expectativas básicas dos usuários tem os seguintes parâmetros:

  • potência total 0,5 - 0,9 kW;
  • força de impacto - 1,2 - 2,2 J;
  • 3 modos de operação básicos;
  • embreagem para proteção;
  • a capacidade de alterar a velocidade do eixo;
  • sistema de montagem SDS +.

Como usar?

Mesmo martelos rotativos relativamente baratos ainda consomem fundos substanciais do seu bolso. E é muito importante utilizá-los para que os custos não sejam desperdiçados. Os especialistas aconselham o uso apenas de brocas, cartuchos, outros consumíveis e peças de reposição (até mesmo lubrificantes) do fabricante. Todos os trabalhos de manutenção devem ser realizados regularmente. A frequência exata é especificada nas instruções.

Mesmo que a instrução permita operação contínua de longo prazo, é aconselhável interromper periodicamente e deixar o dispositivo esfriar. Furos profundos, especialmente em materiais resistentes, são feitos em várias passagens. É necessário martelar paredes e pisos em sessões de 2 minutos com intervalo para rotação. Em caso de problemas menores, é melhor entrar em contato imediatamente com um centro de serviço certificado. É necessário perfurar substâncias soltas porosas apenas em um modo sem choque, as superfícies duras são processadas apenas sob a condição de resfriamento por líquido.

O máximo cuidado deve ser tomado ao trabalhar com estruturas de concreto e suas partes. Quase sempre você pode encontrar elementos de reforço. Entrar neles com uma furadeira ou furadeira será seguro apenas se houver uma capa protetora no dispositivo. Caso contrário, todas as medidas possíveis devem ser tomadas para evitar que a broca bloqueie no canal. O martelo perfurador, é claro, sempre é segurado com as duas mãos e você só precisa ficar em uma superfície estável.

Luvas e óculos especiais ajudam a proteger de forma confiável contra fragmentos.

As roupas são escolhidas de forma que não grudem na furadeira. Antes de iniciar o trabalho, certifique-se de que a furadeira não entre no fio elétrico. Se não houver esquema, você precisa examinar todas as superfícies com um detector e plotar o resultado no plano ou fazer uma marcação. É necessário limpar, lavar e secar o punção imediatamente após o acabamento.

Informações úteis sobre como escolher e usar um soco estão esperando por você no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário