Brocas para uma broca de martelo: características, tipos e tamanhos

Brocas para uma broca de martelo: características, tipos e tamanhos
  1. Visualizações
  2. Dimensões (editar)
  3. Como escolher?
  4. Como usar?
  5. Possíveis problemas

No negócio de construção e reparo, os martelos rotativos são usados ​​com uma variedade de tipos de brocas, permitindo que você crie furos diferentes em quase todos os materiais. A ferramenta funciona em movimentos giratórios e alternativos. Ao escolher uma broca para uma broca de percussão, é necessário levar em consideração as características e o local de uso da broca para obter um resultado eficaz.

Visualizações

O que é uma broca e por que não é uma broca? Para a escolha certa da ferramenta, vale a pena considerar com quais equipamentos o trabalho será feito. Em essência, uma broca e uma broca são a mesma coisa:

  • as brocas são utilizadas em brocas com diferentes funções, criando entalhes e orifícios em várias superfícies;
  • a broca funciona com uma broca de percussão, é uma broca longa que foi projetada para trabalhar com materiais duros e densos, é capaz de criar furos profundos.

Cada ferramenta tem seus próprios recursos externos e características de design ao trabalhar com superfícies.

Carpintaria

As brocas helicoidais são usadas para criar um orifício em superfícies de madeira, que também pode ser usado para trabalhar com metal. Mas para obter um recesso limpo e organizado, são utilizadas brocas com um bico especial e um recesso. Eles são construídos em aço carbono ou liga de aço e são projetados apenas para madeira.

Boers são divididos em vários tipos.

  • Parafuso. Possui apenas uma espiral e se distingue por uma borda particularmente afiada. Esta forma minimiza a propagação de cavacos durante a operação da broca de percussão, permitindo que você veja claramente o local de perfuração. As bordas da superfície tratada são lisas ao longo de todo o comprimento.
  • Espiral. Projetado para trabalhar em superfícies de espessura média, como fazer orifícios para alças de gabinete.
  • Per'evoy. Projetado para depressões rasas (aprox. 2 cm).
  • A broca de Faustner. Projetado para a fixação de furos (por exemplo, dobradiças para portas com dobradiças). Uma característica distintiva é a presença de um ponto central e um cortador com uma borda afiada.
  • Anular. Externamente, parece uma coroa ou vidro com cantos nas bordas. Usado para reentrâncias com diâmetro de 10 cm ou mais.

Para superfícies de metal

Esses boers diferem nas seguintes características:

  • broca de perfuração de cobalto projetada para aço de alta resistência;
  • metais macios (alumínio, materiais não ferrosos) são processados ​​com brocas helicoidais extralongas;
  • as brocas com ponta cilíndrica de carboneto são consideradas universais.

Para concreto

Ao equipar um punção com uma broca, é necessário levar em consideração o material do qual a broca é feita. Brocas macias e de baixa qualidade podem quebrar durante a usinagem de concreto de alta resistência.

Existem várias categorias de exercícios.

  • Broca helicoidal. A ponta desta broca é equipada com um bico semelhante a uma espátula ou dentes de trabalho (na maioria das vezes há quatro deles). O bico é necessariamente endurecido, adquirindo uma tonalidade dourada. Essas brocas não requerem afiação constante e têm uma duração quase ilimitada.
  • Broca helicoidal. Essas brocas são dotadas de ranhuras especiais que garantem a rápida remoção de resíduos de material e possuem comprimento igual ou superior a 8 cm. Este projeto permite que furos sejam criados em grandes profundidades.
  • Broca de núcleo. Tal como acontece com todas as brocas deste tipo, as brocas têm um grande diâmetro de superfície de corte. As bordas são revestidas de diamante ou de liga dura.

Exercícios escalonados

Esta categoria de brocas se diferencia pela rapidez e qualidade do trabalho. Eles são projetados para trabalhar com vários materiais: madeira, plástico, tubos, qualquer superfície macia e dura. A ponta afiada permite que você corte com precisão o material da peça e também elimina a necessidade de um elemento de centralização, o que simplifica muito o trabalho.

Uma broca escalonada substitui o uso de rebarbadoras e limas, não requer processamento manual da superfície do solo. A forma cônica é formada por ranhuras translacionais de vários diâmetros, a transição entre cada seção é de 30-45 graus. Esta silhueta de broca lida com metal fino com eficácia. Outra característica desse acessório é que ele é versátil. Ele permite que você substitua um conjunto de brocas de um diâmetro de 4 mm a 50 mm.

Exercícios de centro

São consideradas ferramentas profissionais devido à sua utilização em plantas industriais equipadas com fresadoras e tornos. Essas brocas garantem a perpendicularidade total do furo acabado em relação à superfície do material, sem chanfros. Ao trabalhar com madeira, essa broca é conveniente para criar um recesso para uma cabeça escareada.

Os operadores de radioamador usam brocas centrais para criar ranhuras nas placas de circuito impresso. Em casa, são utilizadas ferramentas de pequeno diâmetro (de 6 a 8 mm). É especialmente conveniente para a broca central apertar parafusos ou parafusos de corte nivelado.

Dimensões (editar)

Visualizar

Diâmetro

Comprimento

Material / haste

Espiral para metal

12 mm

14 mm

16 mm

18 mm

25 mm

155 mm

165 mm

185 mm

200 mm

200 mm

Aço

Espiral na madeira

de 1 mm a 20 mm

de 49 mm a 205 mm

Aço

Penas

de 5 m

até 50 mm

de 40 mm

até 200 mm

Aço

Espiral para concreto

de 5 mm

até 50 mm

de 40 mm

até 200 mm

Aço

Broca Faustner

de 10 mm a 50 mm

de 80 mm a 110 mm

de 8 mm a 12 mm

Centrando

de 3,15 mm a 31,5 mm

de 21 mm a 128 mm

de 0,5 mm a 10 mm

Escalonado

de 2 mm a 58 mm

de 57 mm a 115 mm

Como escolher?

As brocas de martelo rotativo são divididas em modelos com revestimentos diferentes.

  • Óxido. A aparência das brocas é pintada de preto - este é o revestimento mais barato. A película que recobre a broca protege o mandril da broca de percussão contra superaquecimento e ferrugem, aumentando sua vida útil.
  • Revestimento de nitreto de titânio e alumínio. Permite aumentar a vida útil das brocas em 5 vezes. Brocas confiáveis ​​e de alta qualidade.
  • Revestimento cerâmico. Essas brocas não são feitas de cerâmica pura, mas de nitretos de titânio. A desvantagem de tal revestimento é a impossibilidade de afiar o bico.
  • Revestimento de carbonitreto de titânio. Também aumenta a vida útil dos bicos, tem alta resistência.
  • Pulverização de diamante Destinado ao trabalho de superfícies de pedra e grés porcelânico.

As brocas com esse revestimento são as mais caras do mercado, mas sua vida útil é ilimitada.

Ao comprar, você deve prestar atenção especial a algumas características.

  • Tipo de rabo de cavalo de broca. É imprescindível levar em consideração o tipo de cauda, ​​caso contrário a broca não ficará bem fixada no mandril, o que poderá levar à quebra do equipamento. Para descobrir o tipo de mandril, você pode usar as instruções que acompanham a ferramenta. As pontas das brocas são marcadas com SDS-max e SDS-plus e são feitas em um formato mais complexo do que as brocas para brocas.
  • Fabricante. Muitas empresas populares produzem uma ampla gama de instrumentos com diferentes políticas de preços. Na maioria das vezes, você pode encontrar nas lojas produtos de qualidade para as necessidades domésticas a preços bastante acessíveis, mas é difícil encontrar uma ferramenta profissional.
  • Comprimento de broca O comprimento total ou apenas a superfície de trabalho pode ser indicado.
  • Diâmetro da cabeça. Para trabalhar com diversos materiais, são utilizadas brocas com o diâmetro adequado.Um orifício menor do que o tamanho desejado será difícil de ampliar com uma broca estreita. Além disso, isso levará a um trabalho de má qualidade, o que afetará o grau de fixação dos fechos do mecanismo instalado.
  • Grooves. As ranhuras das brocas são diferentes: semicirculares, com projeções e chanfradas. Os primeiros são projetados para trabalhos de casa que não requerem alta precisão. Os dois últimos tipos são usados ​​em grandes empresas, devido à capacidade de remoção rápida.
  • Ranhura de carboneto de tungstênio. As superfícies lisas e lisas das brocas são projetadas para trabalhar com materiais macios ou superfícies externas de parafusos, parafusos. Nas brocas, a superfície geométrica da ponta da broca é mais nítida e, às vezes, de formatos complexos - isso se deve ao modo de operação do impacto.

Como usar?

Antes de iniciar o trabalho, é importante certificar-se de que o tipo de cauda da broca utilizada é compatível com o mandril da broca de percussão. Brocas profissionais recomendam brocas de montagem SDS. Este tipo de retentor permite trocas fáceis de ferramentas. A broca selecionada deve ser inserida corretamente no mandril de martelo. Para realizar o procedimento corretamente, você deve seguir recomendações simples.

  • O martelo perfurador deve ser desconectado da fonte de alimentação antes de inseri-lo no mandril. Só depois de consertar a broca você pode começar a trabalhar.
  • O martelo perfurador utiliza brocas adequadas ao tamanho e modelo do equipamento. Uma broca solta danificará a superfície ou o martelo perfurador.
  • A cauda da broca deve ser lubrificada e limpa. Essas ações reduzem o desgaste da broca e eliminam danos ao mecanismo de fixação.

Importante: durante o trabalho, não toque na broca rotativa com as mãos. Isso resultará em danos aos tecidos moles e ferimentos graves. Ao processar uma parede em um apartamento onde um parafuso de ancoragem é necessário, você deve levar um bico de 110 mm de comprimento e 6 mm de diâmetro. Isso se deve à espessura das lajes de concreto.

Possíveis problemas

Um problema comum é que a broca fique presa no mandril do equipamento. Para extraí-lo, você deve escolher um dos vários métodos convenientes:

  • a extremidade livre da broca é fixada em um torno e batida levemente com um martelo com gaxeta de borracha nas partes do mecanismo de fixação;
  • o cartucho de perfuração é colocado em uma tigela de gasolina e a broca é posteriormente removida;
  • caso o emperramento tenha ocorrido no mecanismo de fixação tipo chave, é necessário girar a chave no sentido anti-horário ou pingar óleo de máquina;
  • a broca presa no mandril sem chave é removida batendo nas partes do mandril no sentido anti-horário;
  • a desmontagem completa do equipamento é possível se nenhum dos métodos ajudou.

Para obter informações sobre como prender brocas convencionais em uma broca de martelo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário