Lubrificantes para martelos rotativos: o que é, como escolher e utilizar?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Quais peças precisam de lubrificação?
  3. Características da escolha do óleo
  4. Como lubrificar corretamente as peças?
  5. Dicas úteis

Martelos rotativos requerem manutenção cuidadosa durante o uso. Para sua operação de longo prazo, diferentes tipos de lubrificantes são usados. As composições podem ser minerais, semissintéticas e sintéticas. Os minerais minerais são produzidos a partir de derivados de petróleo, portanto perdem rapidamente suas características operacionais e precisam ser trocados com bastante frequência.

É muito importante escolher uma composição que seja adequada para o tipo de broca de percussão selecionado.

O que é isso?

Lubrificante é uma substância viscosa que reduz o coeficiente de atrito entre as peças da ferramenta. O trabalho do martelo perfurador está associado a um grande número de diferentes movimentos rotacionais, o que aumenta o grau de desgaste dos elementos estruturais.

Durante a perfuração, é libertada uma grande quantidade de pó, o que prejudica significativamente o funcionamento do dispositivo, razão pela qual necessita de lubrificação periódica.

Quais peças precisam de lubrificação?

Em termos de seus parâmetros físicos e técnicos, a graxa para uma broca, pistão, broca, bem como uma caixa de engrenagens e outros elementos é quase igual a graxas de todos os outros tipos. É uma substância bastante viscosa de estrutura oleosa, é utilizada para reduzir a força de atrito das peças rotativas, reduzindo assim o desgaste dos mecanismos de operação.

A lubrificação apenas reduz o desgaste dos mecanismos, mas não o elimina. Mas é perfeitamente possível estender significativamente o período de sua operação.

Com o tempo, o lubrificante fica impregnado de poeira que se forma durante a perfuração, trituração e trituração - o que leva a uma alteração no grau de sua viscosidade. Nesta situação, o atrito, ao contrário, aumenta e a taxa de desgaste aumenta, de modo que o lubrificante deve ser renovado de tempos em tempos. Para que o perfurador funcione por mais tempo, você deve entender claramente quais partes podem ser lubrificadas e com que frequência isso deve ser feito.

O dispositivo tem uma estrutura complexa, incluindo várias unidades complexas:

  • corpo com proteção antivibração;
  • motor elétrico localizado horizontal ou verticalmente;
  • sistema de pistão;
  • cartucho;
  • uma caixa de engrenagens em forma de caixa - contém engrenagens cônicas cilíndricas e engrenagens sem-fim;
  • embreagem necessária para parar a rotação;
  • bico de trabalho (broca, bem como cinzel, lança ou lâmina).

Quase todos os mecanismos de martelo perfurador estão sujeitos a lubrificação.

  • Redutor... Este é o mecanismo responsável pela velocidade de rotação do bico principal de trabalho. Protege as partes internas do pó e da sujeira, por isso é dotado de uma capa protetora. Durante a operação da ferramenta, suas peças sofrem enormes cargas devido ao atrito cada vez maior entre elas, o que, por sua vez, leva a um desgaste bastante rápido.

Na maioria dos dispositivos, a caixa de engrenagens é inicialmente enviesada; no entanto, produtos baratos são frequentemente lubrificados com materiais de qualidade muito duvidosa, portanto, devem ser lubrificados novamente imediatamente após a compra.

  • Cartucho... Além da caixa de câmbio, é necessário lubrificar o cartucho, bem como o local de pouso dos bicos substituíveis. O cartucho está inicialmente seco, portanto, após a compra, deve ser lubrificado na área de contato com a ponta do bico - é onde ocorre o atrito máximo. Se não for reduzido em tempo hábil, o grau de desgaste aumenta drasticamente, o que leva rapidamente ao seu dano.
  • Bico de cauda... Esta peça desgasta-se sob a influência das forças de impacto, que, quando aquecidas, aumentam a sua abrasão.As hastes devem ser lubrificadas toda vez que forem instaladas, mas antes é preciso limpar a poeira com um guardanapo e retirar toda a sujeira.

Se o dispositivo estiver funcionando no modo intensivo, a quantidade de graxa no bico de trabalho deve ser controlada visualmente.

Dependendo das características de operação, os perfuradores podem operar em diferentes modos - alguns usam a ferramenta diariamente, outros apenas de vez em quando, portanto, não há uma resposta clara sobre a frequência de lubrificação das peças de trabalho da ferramenta. Normalmente, o manual de instruções descreve claramente o procedimento de lubrificação das peças.

Deve-se lembrar que as peças estruturais que não constam nele não precisam de lubrificação.

Ao decidirem trocar o lubrificante, eles são guiados pelos momentos:

  • a frequência de uso do soco;
  • dicas descritas no manual do usuário;
  • período de garantia.

Se o martelo perfurador ainda estiver no serviço de garantia, apenas lubrificantes certificados, listados pelo fabricante da ferramenta, devem ser usados ​​no trabalho. Caso contrário, se a ferramenta falhar, o centro de serviço tem o direito de recusar o cumprimento de todas as obrigações de garantia.

Características da escolha do óleo

Um dos principais parâmetros que é levado em consideração na compra de um lubrificante é a viscosidade do óleo. Produtos de alta qualidade costumam ser caros, mas, neste caso, você não precisa economizar. O martelo perfurador é uma ferramenta cara, portanto, você deve cuidar constantemente de seu desempenho. Normalmente, os tipos de graxa estão listados nas instruções, mas se as informações não estiverem disponíveis, você pode sempre consultar o gerente do centro de serviço ou ponto de venda onde o dispositivo foi adquirido. Os especialistas selecionarão a composição ideal para o martelo perfurador.

Existem também compostos universais que podem ser usados ​​para lubrificar diferentes tipos de brocas. Nos últimos anos, os lubrificantes de grafite se tornaram muito populares.porque possuem boa tenacidade e alto nível de qualidade.

Profissionais experientes confirmam que muitas misturas de marca são de qualidade muito inferior do que as misturas produzidas à base de grafite... Além disso, eles têm um custo bastante acessível, então muitas pessoas fazem uma escolha a seu favor com segurança.

Para perfurantes, você deve tomar substâncias como óleo sólido e litol... Litol-25 é um material durável de alta qualidade e baixo custo. Portanto, é muito popular entre os proprietários de ferramentas elétricas.

Não se esqueça que tais misturas podem causar uma ligeira travagem das estruturas rotativas, e também podem aumentar significativamente o aquecimento da ferramenta durante o funcionamento.

Se falamos de lubrificantes especializados, deve-se observar que, para lubrificar várias peças, é necessário usar óleos adequados para elas. Por exemplo, os óleos usados ​​para tratar a caixa de engrenagens são inadequados para brocas de lubrificação.

UMA um composto mais fluido é necessário para lubrificar a caixa de engrenagens, que deve cobrir completamente as partes em contato, preenchendo as cavidades livres. E aqui se houver peças de plástico na caixa de engrenagens, a graxa só pode ser de silicone.

O mecanismo de transmissão também pode ser lubrificado com compostos plásticos, porém nem toda técnica pode funcionar sem interrupções ao usar fundos com consistência semelhante.

Misturas mais espessas são adequadas para reduzir o desgaste dos bocais de cauda. Normalmente está indicado na embalagem que se destinam ao manuseio de brocas.

Se você não tiver a ferramenta necessária à mão, pode parar na sua contraparte de grafite, embora remova o calor muito pior do que o óleo especializado.

Para cartuchos, opções de graxa de silicone podem ser usadas... Os lubrificantes são de marca, que são fabricados por fabricantes de ferramentas elétricas, por exemplo, Hitachi ou Metabo, bem como AEG, Bosch ou Interskol. Eles também podem ser produzidos por empresas especializadas na produção de misturas de lubrificantes.

As marcas mais populares são:

  • Bosch - produz óleos para lubrificação pela caixa de engrenagens e bocais de cauda;
  • Makita - comprado para exercícios;
  • Lubcon Thermoplex - fabricar produtos para caixas de engrenagens;
  • Turmogrease - lubrificantes universais;
  • Nanotec - usado para hastes;
  • Interskol - são ideais para brocas de perfuração;
  • PRORAB - representa a composição utilizada para o tratamento dos assentos das partes da cauda;
  • Kress - usado para brocas de engraxamento de lubrificação.

Bosch e Makita estão em alta demanda entre os usuários.

Como lubrificar corretamente as peças?

Quando se trata de lubrificar um martelo perfurador em casa, geralmente significa trocar o lubrificante em suas peças individuais. Em primeiro lugar, a caixa de engrenagens deve ser lubrificada - este mecanismo é bastante fácil de desmontar, mas tem uma estrutura complexa, portanto todas as ações devem ser realizadas em uma ordem estritamente definida.

Primeiro você precisa preparar os materiais necessários:

  • pano limpo e seco - trapos;
  • ferramentas de serralheiro necessárias para montar a caixa de engrenagens;
  • o próprio lubrificante.

Na maioria dos casos, fabricantes mundialmente famosos, como Bosch e Makita, indicam no manual de operação todo o procedimento de desmontagem e montagem dos dispositivos e fazem recomendações importantes. Os proprietários de martelos rotativos, que se deparam com esse tipo de trabalho pela primeira vez, seguindo essas dicas, podem dominar todas as manipulações com bastante rapidez, com um mínimo de esforço.

Mas se esse guia não estiver disponível, o trabalho deve ser feito de acordo com um determinado algoritmo.

  • A ferramenta deve estar livre de poeira e sujeira.
  • Ao desmontar e, em seguida, montar a furadeira e a furadeira de percussão, você precisa se lembrar com a maior precisão possível da ordem de disposição de todas as peças funcionais para não confundi-las durante a desmontagem. Melhor usar a gravação de vídeo.
  • Todo trabalho relacionado à lubrificação das peças é realizado somente após certo tempo após a parada da broca. Deve esfriar, caso contrário, a graxa resfriada pode causar o mau funcionamento da ferramenta elétrica se entrar em contato com pontos quentes.
  • Depois de retirar todas as peças básicas, inclusive a caixa de engrenagens, elas são lavadas com óleo de fuso ou gasolina e, em seguida, totalmente secas contra o excesso de umidade. Preste atenção especial à caixa de engrenagens.
  • Cada parte do dispositivo deve ser inspecionada o mais cuidadosamente possível. Em algumas áreas, não há lubrificação, o que significa que não é necessário aplicar uma nova composição neste local.
  • Após a aplicação da composição, a caixa de engrenagens é montada cuidadosamente na ordem inversa. Se isso for feito corretamente, a furadeira pode ser usada imediatamente no trabalho.

Além da caixa de engrenagens, a broca também deve ser lubrificada. Nesse caso, a cauda do mecanismo, como no primeiro caso, é lavada com gasolina, limpa e seca, e só depois é cuidadosamente revestida com óleos especializados.

Simultaneamente faz sentido manusear o selo de óleo do cartucho com suas próprias mãos, isso aumentará significativamente o período de seu serviço, bem como protegerá contra a penetração de poeira. No entanto, não deve ser esquecido que lubrifique-o apenas quando um sistema com um mandril de tipo aberto for montado no perfurador... Se o sistema estiver fechado, não há necessidade de lubrificação.

Dicas úteis

Os proprietários de brocas e brocas de martelo costumam se perguntar sobre a frequência da lubrificação. Determinar o período de tempo é problemático, mas em média, o período ideal para uma troca de óleo é considerado um período de 12 meses caso o instrumento seja operado no modo de intensidade média.

A lubrificação de muitos instrumentos modernos é bastante simplificada com a introdução de uma série de melhorias úteis. Por exemplo, marcas populares costumam fazer furos especiais na técnica em que a composição lubrificante é simplesmente derramada, e desaparece a necessidade de sua desmontagem e posterior montagem.

Normalmente, esses sistemas são projetados com muita competência - além dos orifícios para o enchimento do óleo, também existem saídas pelas quais a graxa danificada é drenada.

Existem marcas especiais na superfície do aparelho que indicam diretamente a quantidade de lubrificante necessária para manter o funcionamento funcional da ferramenta elétrica.

A única coisa que será necessária neste caso é soprar o buraco o mais intensamente possível antes de usar. Para fazer isso, você pode usar um compressor e, em seguida, lavar o orifício com gasolina.

A falta de lubrificante costuma ser a principal causa de sérios problemas de funcionamento da perfuratriz. No modo de trituração, o lubrificante é desperdiçado em uma quantidade significativa e, se houver pouco lubrificante na caixa de engrenagens ou na broca, isso geralmente causa superaquecimento de todo o dispositivo.

Ao mesmo tempo, não há necessidade de zelo - se muita composição oleosa for aplicada, a velocidade de rotação da broca será reduzida, e isso também deteriora as características operacionais da ferramenta como um todo. Além disso, o excesso de graxa acabará em superfícies de trabalho difíceis de limpar.

Para obter informações sobre como lubrificar adequadamente o punção, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário