Como reparar um martelo rotativo Makita?
O martelo perfurador Makita é um representante japonês de equipamentos de reparo que podem ser usados tanto em casa quanto em atividades profissionais. Na montagem desta ferramenta elétrica, apenas são utilizados materiais de alta qualidade que atendam aos certificados de qualidade internacionais.
O que você deve saber sobre a ferramenta Makita, quais informações ter, consideraremos mais adiante.
Projeto
A diferença entre uma perfuratriz convencional e uma perfuratriz é que a perfuratriz tem uma forte função de impacto, o que ajuda a trabalhar com materiais mais resistentes. O poder de impulsão da ferramenta permite que o artesão desperdice menos força física. Um dos assistentes de confiança da casa, resolvendo problemas domésticos e de conserto, é o representante do equipamento elétrico da Makita.
O dispositivo Makita consiste em peças mecanizadas e elétricas. Seu corpo é dividido em duas cores: preto e verde. Por baixo da parte preta encontra-se uma unidade mecânica e por baixo da parte verde uma unidade eléctrica da instalação.
A metade mecânica é responsável pelas seguintes funções:
- fornecimento de torque do eixo;
- torque;
- impulso de choque;
- transferência de torção do rotor para a própria ferramenta.
O diagrama de fiação é representado por um rotor, um estator, escovas de carvão, porta-escovas, interruptor.
As ferramentas elétricas Makita são o equipamento de construção mais poderoso para cargas pesadas e intensas, com três funções: furar, triturar, furar com martelo. O dispositivo possui antivibração, o que não é típico de todos os instrumentos. O conjunto possui um sistema de proteção individual contra poeira.
Especificações:
- peso - 2,04 kg;
- O sistema SDS possibilita a montagem de brocas;
- bate 4500 batimentos por minuto;
- potência de movimento - 2,7 J;
- fonte de alimentação da rede - 780 W.
Desmontagem do instrumento e procedimento de montagem
Antes de prosseguir com a broca de perfuração, você precisa estocar uma ferramenta da qual você não pode prescindir: hexágonos, chaves de fenda com vários cortes (menos, cruzado, encaracolado), puxadores de rolamentos especiais, tornos.
É aconselhável ter à mão peças sobressalentes que possam ser necessárias para substituir as antigas, bem como lubrificantes e agentes de limpeza.
Sempre útil:
- graxa, solvente;
- escovas sobressalentes (se a substituição for necessária);
- fio de cobre de seção transversal adequada.
Não é difícil desmontar o aparelho, o principal é seguir as instruções e ser o mais cuidadoso possível. É necessário observar as precauções de segurança, antes de iniciar o trabalho, desligue a ferramenta da rede elétrica.
Desmontagem
Primeiro você precisa remover o mestre de liberação rápida. Após a desmontagem, remova os quatro parafusos que prendem o "corpo" da caixa de engrenagens mecânica. Em seguida, pressione a empena do fuste, remova a tampa preta. Em seguida, puxe a unidade mecanizada para fora do lado verde, isso requer as seguintes manipulações:
- na alça, remova os três parafusos que prendem a tampa;
- desmonte a tampa;
- remova as escovas de carvão, solte as molas do porta-escovas.
Após todas as etapas realizadas, retire o bloco do estator mecânico. Liberte o rotor.
Em seguida, você deve desmontar o bloco mecânico da unidade de choque, desparafusar os dois parafusos localizados na fundação da caixa.
Agora é hora de remover o eixo intermediário, você precisará removê-lo para:
- anel, rolamento;
- engrenagem reta;
- rolamento de fricção;
- a arruela é plana;
- Rolamento 606;
- Anel de retenção S-7;
- espiral de compressão;
- embreagem.
Em seguida, remova a haste do cilindro do mecanismo de cinzelamento. É necessário retirá-lo do interior da carcaça e retirar o cilindro do próprio eixo.
Continuando a realizar a sequência de análise, desmonte-a seguindo os seguintes pontos das instruções:
- retirar o conector do pistão;
- remova as arruelas planas;
- remova o baterista.
Para expandir o próprio eixo, você precisará remover a arruela, as molas de compressão e anulares, uma esfera de aço e uma engrenagem de dentes retos. E da cavidade interna, remova o metal e a borracha (2 peças). Anéis, uma mola anular, um anel, uma arruela plana de metal.
Observando todas as regras para a sequência de desmontagem, procedemos à desmontagem da parte elétrica, que compreende as seguintes peças:
- estator;
- trocar;
- rotor;
- escovas de carvão;
- porta-escova.
Em seguida, você precisa remover os dois parafusos auto-roscantes.
Para remover o estator, basta bater na lateral da caixa verde, por exemplo, com um pedaço de madeira. O resto das partes do dispositivo elétrico podem ser retiradas com bastante facilidade, uma vez que não estão presas a nada.
conjunto
Antes de devolver todas as peças que compõem o martelo perfurador, aplique uma nova camada de graxa. Limpe a caixa com gasolina. Se necessário, troque todas as peças que precisam ser substituídas, envernize as bobinas. Desengordure o coletor com um chumaço de algodão umedecido em solução de álcool para evitar a aderência do pó ao mancal lubrificado. Recolha tudo na ordem inversa.
Pode ser necessário consertar, fazer manutenção, prevenir ou até mesmo substituir.
Você precisa saber não apenas as regras para desmontagem e montagem, mas também ser capaz de solucionar problemas menores.
Causas de avarias
Mesmo os dispositivos de muito boa qualidade falham durante a operação de longo prazo, se desgastam e precisam ser substituídos por várias peças de reposição. Antes de iniciar o reparo, você precisa realizar uma inspeção completa do dispositivo, bem como entender as causas da avaria.
Vamos apresentar várias opções para problemas comuns:
- enchimento com sujeira, poeira, umidade;
- o lubrificante dentro do dispositivo endurece durante a operação de longo prazo, respectivamente, ele não funciona mais como pretendido;
- depois de um tempo, o instrumento começa a emitir ruído excessivo, o que indica que é necessário consertar;
- cargas pesadas, uso de longo prazo em necessidades de construção, superaquecimento, um odor desagradável emana de dentro;
- A mudança frequente de modo ao longo do tempo fará com que o botão de interruptor balance.
Com essas informações, você pode evitar quebras graves, bem como prevenir sua ocorrência, fornecendo reparos em tempo hábil.
Como faço para trocar o cartucho?
Antes de trocar o cartucho, vale a pena tentar consertá-lo - na maioria dos casos, isso é o suficiente. Mas se as peças individuais estiverem danificadas e o cartucho em si estiver muito gasto, ele deve ser substituído, seguindo estas etapas:
- aparafuse o cartucho na broca;
- insira o parafuso na ranhura;
- aperte usando uma chave de fenda.
Como inserir uma broca?
Não é difícil realizar esta operação, o principal é seguir a sequência correta de ações:
- insira a broca no mandril;
- gire a parte superior no sentido horário até que ela pare;
- consertar a broca.
Após as ações realizadas, é imprescindível verificar a estabilidade e a qualidade do acessório de perfuração.
Substituindo escovas
A necessidade de substituição das escovas é identificada a partir de indícios de superaquecimento significativo do local de instalação das escovas elétricas. Recomenda-se substituí-los apenas se estiverem completamente gastos.... A substituição é feita com uma chave de fenda elétrica. O processo não demorará muito se for desmontado corretamente (as etapas de desmontagem são fornecidas acima).Escovas novas pré-adquiridas são inseridas no lugar das gastas.
Em alguns modelos Makita, o mecanismo de pressão é diferente - a mola tem a forma de uma espiral, portanto, você precisará removê-la durante a substituição.
Solução de problemas
Não importa o quão confiável e de alta qualidade seja uma ferramenta Makita, avarias e falhas são possíveis com o tempo. Qualquer dano pode ser reparado se os reparos preventivos forem realizados em tempo hábil. As peças mecânicas e elétricas podem falhar.
Não gira o cartucho
Se durante a operação o equipamento quebrar, não torcer o cartucho, então, possivelmente, ocorreu dano no motor. Para entender o motivo, você precisará desmontar a mecânica. Se o problema não for o motor, provavelmente é o motor.
Opções: desfazendo o botão de início, fechando as bobinas.
Usando o testador, você pode identificar as causas da falha e eliminá-las.
Não segura uma broca em um mandril
Desmonte o cartucho para descobrir qual é o problema. Provavelmente - isso está envelhecendo, danificando o cartucho. Talvez a mola de fixação tenha cedido, as bolas tenham perdido a forma e assim por diante.
Normalmente, a substituição de peças obsoletas ou defeituosas permite corrigir esse tipo de avaria.
Substituindo a âncora
Remover a âncora é fácil se você seguir uma determinada sequência:
- retire a tampa traseira, retire as escovas;
- desparafuse a carcaça da caixa de engrenagens, limpe todas as peças de poeira;
- então você deve remover a âncora puxando-a levemente em sua direção e colocar uma nova peça em seu lugar;
- antes de colocar uma nova âncora, não se esqueça de colocar os amortecedores de borracha, troque a placa de entrada de ar;
- Substitua todas as peças removidas anteriormente na ordem inversa.
A ferramenta não martela
Provavelmente, o rolamento flutuante quebrou e precisará ser substituído. O problema também pode estar relacionado à violação do impacto. Ele aparece durante uma operação de longo prazo, o que faz com que o atacante se separe. Nesse caso, ele deve ser alterado.
Outro tipo de avaria é o envelhecimento do grupo de pistão. É necessário substituir o pistão e a camisa.
Substituindo o botão iniciar
O processo inclui as seguintes etapas:
- retire a tampa que cobre o equipamento;
- desconectar os contatos dos condutores;
- puxe o corpo do botão para fora do lugar onde está e coloque um novo botão;
- conecte os contatos, coletando tudo na ordem inversa.
Superaquecimento em uso
Se você seguir todas as regras de uso do soco, a saber: faça pausas durante o uso, deixe o aparelho rodar ocioso, então não haverá superaquecimento. Mas se isso já aconteceu, é preciso verificar o motor elétrico.
Se houver cheiro de queimado, é necessário desconectar imediatamente a ferramenta da rede elétrica.
Desmonte o dispositivo após o resfriamento completo, verifique a integridade do motor e, se estiver danificado, substitua-o.
Adendo
Com o cuidado adequado e limpeza periódica da ferramenta, sua vida útil aumentará significativamente. Não será supérfluo observar algumas das regras para operar o martelo perfurador, a fim de reduzir o risco de mau funcionamento.
- Inspecione a condição do dispositivo antes de usá-lo.
- Após a conclusão do trabalho, limpe o dispositivo de sujeira. Você pode usar um jato de ar, por exemplo, de um aspirador de pó.
- Se for necessário transportá-lo no inverno para trabalhar com aparelho elétrico, deixe-o aquecer antes do uso (a graxa deve descongelar).
- Cumpra os padrões de operação especificados nas instruções.
- Guarde o instrumento em um local quente e seco.
- Evite umidade e condensação do ar.
- Se o aparelho não for usado por muito tempo, é melhor guardá-lo em um plástico e uma caixa de papelão.
Veja o vídeo a seguir sobre como solucionar problemas de uma furadeira de martelo Makita.
O comentário foi enviado com sucesso.