Como perfurar uma parede de concreto com um martelo perfurador?

Contente
  1. Qual martelo rotativo escolher?
  2. Tipos de anexos
  3. Etapas de perfuração
  4. Como funciona corretamente?
  5. Recomendações

O concreto é considerado o material mais durável, por isso é difícil de perfurar. Existem muitas maneiras técnicas de criar furos em uma superfície de concreto, mas a mais popular e eficaz é perfurar com uma broca de martelo. Graças a este dispositivo, o trabalho é feito com eficiência e rapidez.

Qual martelo rotativo escolher?

É difícil fazer furos em lajes de concreto, uma vez que apresentam maior resistência e costumam ter uma estrutura heterogênea, incluindo brita, reforço metálico e outros enchimentos. Uma broca de martelo ajuda a lidar com essa tarefa, ela pode realizar a perfuração com um golpe ou sem golpe. Portanto, quando você tem que fazer trabalhos de construção como instalação de encanamentos, condicionadores de ar, remoção de acabamentos antigos, instalação de fiação elétrica, você não pode prescindir desta ferramenta. Este dispositivo é multifuncional e foi projetado para perfurar orifícios amplos e profundos.

Antes de começar a furar o concreto, é necessário escolher o perfurador certo, pois ele está disponível em vários tipos, cada um deles caracterizado por suas próprias capacidades técnicas.

Já à venda você pode encontrar modelos domésticos simples e profissionais avançados de uma furadeira de percussão. Os domésticos, via de regra, são usados ​​para fazer furos em casas e apartamentos, têm potência de até 900 W e são equipados com cartucho SDS-plus. Os dispositivos deste tipo são representados pelas marcas Black Deker, Bosch, Hundai, Skil, "Enkor" e "Caliber". Já os modelos profissionais são adequados para todas as tomadas, possuem proteção adicional contra vibrações e podem funcionar por muito tempo sem interrupção. Dispositivos profissionais de fabricantes como Dewalt, Makita, Hitachi e Metabo também se provaram bem.

Além disso, ao adquirir um perfurador para trabalhar com concreto, você deve prestar atenção especial a vários indicadores.

  • O número de modos de operação. Dispositivos monomodo para trabalhar com laje de concreto não são adequados, pois são simples e têm as funções da broca mais comum. Dispositivos de modo duplo são capazes de furar (furar com força de impacto), recomenda-se escolhê-los quando for necessário fazer furos passantes e cegos no concreto. Esses tipos de perfuratrizes podem acertar e girar simultaneamente a broca, eles são produzidos em metal durável. Dispositivos de três modos também são considerados ideais para trabalhar com superfícies de concreto. São versáteis, impactam sem girar os bicos e perfuram rapidamente o concreto, expondo sua estrutura sólida.
  • O peso. Dispositivos de impacto, dependendo do peso, podem ser leves, médios e pesados. Os modelos leves são ferramentas elétricas com capacidade de até 800 W, seu peso não ultrapassa 4 kg. Na maioria das vezes, são adquiridos para o processamento de pisos simples. Para trabalhar pedra natural e concreto, o melhor é dar preferência a aparelhos de classe média que pesem até 8 kg e tenham uma potência de até 1200 watts. É possível fazer um furo em concreto com diâmetro superior a 40 mm utilizando dispositivos pesados, com peso superior a 8 kg e energia de impacto superior a 13 J.
  • Localização do motor. Hoje, os fabricantes produzem dispositivos com posicionamento horizontal e vertical do motor.As perfuratrizes horizontais são de classe simples, são fáceis de usar, mas não conseguem lidar com superfícies de concreto.

Eles só podem fazer pequenos orifícios. Portanto, se você planeja fazer furos grandes e profundos, deve escolher uma ferramenta com um tipo de posicionamento de motor vertical. Pode funcionar por muito tempo, pois o motor é melhor resfriado nesta posição.

Tipos de anexos

As obras de beneficiamento de lajes ou paredes de concreto são executadas, via de regra, por meio de um perfurador, frequentemente denominado broca pelos artesãos. Esta ferramenta multifuncional é vendida totalmente equipada com acessórios. Seus tamanhos variam. As brocas principais incluem um cinzel, broca, broca, broca de diamante e lança. A broca mais longa disponível.

A broca é caracterizada por uma forma espiral e é usada para fazer furos cilíndricos. O cinzel permite a desmontagem, remove azulejos antigos, gesso e outros acabamentos. A lança tem um grande diâmetro e, ao contrário de uma broca, é capaz de fazer furos rapidamente em pisos de concreto. A broca de canal é projetada para criar ranhuras no concreto durante a instalação de sistemas de comunicação. A coroa é usada quando é necessário fazer furos de um determinado diâmetro para interruptores e tomadas.

bôer

Este tipo de fixação difere das brocas convencionais por apresentar o formato de uma "cauda". As brocas são classificadas como ferramentas descartáveis, pois após o uso prolongado praticamente não são passíveis de renovação e afiação. A principal vantagem da broca é que ela é capaz de limpar cavacos de concreto dos orifícios durante a perfuração. Recomenda-se escolher este bico para fazer furos profundos; para fazer furos passantes e cegos em concreto, uma broca com um diâmetro de 6 a 32 mm é adequada.

Se for necessário perfurar concreto cuja estrutura inclui armadura, é aconselhável dar preferência a bicos com revestimento diamantado.

Furar

Ao escolher as brocas, é importante olhar para a sua “cauda”. Isso se deve ao fato de que o desenho do mandril e do aparelho muitas vezes não corresponde à cauda da broca. As brocas Speed ​​X SDS-max funcionam bem em superfícies de concreto. Eles são duráveis, equipados com elementos de corte adicionais e garantem uma perfuração rápida. A maioria das brocas também possui canais especiais para remoção de poeira, eles estão localizados na cabeça da broca, fornecem direção precisa das ondas de choque e distribuem uniformemente a força de impacto.

Para perfurar concreto de forma rápida e eficiente, você deve usar brocas com um diâmetro de 12 a 52 mm. Seu comprimento é diferente e varia de 200 a 1200 mm. A escolha deste ou daquele tamanho de broca depende da complexidade do trabalho e da profundidade dos furos. A principal característica das brocas é que sua parte espiral é colocada em um determinado ângulo. Graças a isso, os bicos rapidamente formam orifícios e removem os resíduos deles.

Formão

Essa ferramenta pode ter várias formas e finalidades. O cinzel pontiagudo parece uma pirâmide com uma extremidade afiada ou um cone. Eles desmontam o acabamento antigo e fazem furos no piso de concreto. O cinzel espátula tem um formato curvo e se assemelha a uma chave de fenda, apenas seu gume é fino e largo. Recomenda-se usá-lo antes de fazer furos, pois o cinzel limpa a superfície de camadas de concreto antigas.

Existe também um cinzel chato, que difere dos anteriores com a ponta pontiaguda. O cinzel plano é considerado o mais comum na construção civil, seu fio de corte pode ter de 1 a 4 cm, além disso, quanto menor for, maior será o esforço necessário para a perfuração. Para puncionar canais em uma parede de concreto, são usados ​​cinzéis de formato especial, chamados de strober.Este bico está equipado com asas especiais que assentam na superfície e permitem ajustar a profundidade do furo durante a perfuração.

Fresa

É um tipo especial de bico, com o qual pode facilmente fazer um furo de qualquer complexidade e tamanho, inclusive para tomadas. Se o trabalho for realizado em concreto armado, você precisará comprar fresas com diâmetro de 68 mm ou mais. No entanto, é importante considerar a densidade da superfície e a profundidade desejada do furo durante a perfuração. Para furos grandes e profundos, costuma-se usar fresas com diâmetro de 100 a 150 mm.

O comprimento da fresa também desempenha um grande papel, como padrão é 60 mm, mas se você quiser fazer furos profundos, então você precisa usar uma ferramenta de até 550 mm de comprimento.

Etapas de perfuração

Antes de começar a furar uma laje de concreto, você precisa preparar não apenas a ferramenta de corte, mas também o próprio local de trabalho. A área onde o trabalho é planejado deve estar completamente livre de itens desnecessários, ferramentas, pessoas não autorizadas e com boa iluminação. Além disso, também vale a pena verificar com o detector se há tubos de comunicação ou fiação elétrica na sobreposição. O local de perfuração deve ser cuidadosamente limpo. Se a superfície de concreto estiver solta, marque e expanda o ponto onde o futuro furo está planejado antes de perfurar.

Em seguida, o perfurador em si é preparado. O controle do cartucho é feito, um lubrificante especial é aplicado em sua superfície interna. Depois disso, o cartucho é instalado e bem preso. Visto que furar em concreto é um processo difícil e demorado, você terá que monitorá-lo periodicamente durante a operação para que a máquina não superaqueça.

Para reduzir o risco de superaquecimento, você também deve se certificar de que as pontas estão afiadas.

Além disso, todos os modos de operação no equipamento são monitorados. Para isso, ele é conectado à rede e a operação é monitorada em marcha lenta. Essa verificação geralmente não leva mais do que um ou dois minutos. Se não houver vibração e ruído estranho no dispositivo, você pode prosseguir com a perfuração direta. Se sentir cheiro de queimado e fumaça, será necessário realizar diagnósticos adicionais do aparelho, descobrindo as causas do mau funcionamento.

Em seguida, a furadeira ou furadeira é instalada no local pretendido para a perfuração e o dispositivo é conectado à rede elétrica. Recomenda-se iniciar a perfuração com baixo RPM do bico, então a velocidade de rotação deve ser aumentada gradualmente. A ferramenta deve ser mantida durante a operação na posição correta, evitando distorções. Quando o buraco é preenchido com partículas de concreto, a broca é removida e a área de trabalho é limpa. Caso durante a perfuração seja necessário usar vários bicos, eles são instalados e removidos no estado desligado da perfuratriz.

Como funciona corretamente?

É difícil perfurar uma parede de concreto, mas com uma ferramenta de qualidade e certas habilidades, qualquer pessoa pode lidar com essa tarefa. O principal é seguir todas as precauções e regras para operar o soco. Os mestres iniciantes devem considerar vários pontos em seu trabalho.

  • Os furos só podem ser feitos em superfícies de concreto pré-preparadas. Eles devem estar livres de sujeira, camadas soltas e manchas de óleo. Em concreto solto, você deve primeiro expandir o ponto para o futuro furo. Isso é necessário para que a broca não se mova em direções diferentes e não escorregue. A expansão geralmente é feita com um parafuso auto-roscante ou um prego grande.
  • Trabalhe com o dispositivo em uma posição perpendicular ao piso de concreto. Caso contrário, a broca pode quebrar ao fazer orifícios.
  • Com a perfuração de martelo, é necessário alternar os modos de operação em tempo hábil. Para perfuração, a opção "perfuração" deve ser habilitada, e para "puncionamento" de concreto - a opção "impacto".
  • No processo de trabalho, o perfurador e os bicos precisam ter um curto tempo para esfriar. Portanto, é recomendável fazer pequenos intervalos de 15 minutos.Além disso, o resfriamento periódico com água ajudará a proteger as brocas contra superaquecimento.
  • Para furar concreto, você também deve ter um martelo ou punção triangular à mão. Isso é útil se houver entulho e reforço no piso de concreto. Os elementos de metal são geralmente processados ​​com uma broca para metal, mas a pedra britada só pode ser removida com um punção.
  • É fácil fazer furos em uma parede de concreto sólido usando uma simples broca de martelo sem modo de impacto. Para fazer isso, no processo de trabalho, você terá que inserir periodicamente o punção, bater com um martelo e girá-lo suavemente no furo, para depois continuar a furar.

Para esse tipo de trabalho, é importante ter uma broca de metal duro.

  • O local de trabalho deve ser mantido limpo, portanto, poeira e cavacos de concreto devem ser removidos do furo após cada perfuração. Se isso não for feito, a contaminação vai atrapalhar o trabalho da broca, e o processo será atrasado. A poeira pode ser removida com uma escova ou um aspirador de pó.
  • Às vezes, a broca pode emperrar. Neste caso, não deve ser agitado. A broca é cuidadosamente destacada do martelo, então a broca maior é tirada e a ponta que está presa é liberada. Nesse caso, você deve tentar não tocá-lo.
  • Em superfícies de concreto, os orifícios devem ser feitos 10 mm maiores do que os pinos pretendidos. Graças a isso, eles vão caber melhor no teto.

Recomendações

Ao trabalhar com um perfurador, é importante levar em consideração certas regras. Ao perfurar concreto, os especialistas recomendam o uso de um refrigerante ou lubrificante especial. Antes de começar a trabalhar com uma broca longa, é aconselhável trabalhar com uma broca mais curta. Muitas vezes a superfície de concreto apresenta uma estrutura solta, portanto, para evitar que ela se desintegre, recomenda-se o processamento na modalidade "furação". Ao final do trabalho, a ponta da furadeira deve ser limpa de poeira, para isso ela é enxugada com um pano macio e lubrificada com óleo de máquina ou graxa.

Para prolongar a vida útil da furadeira, ela deve ser usada de acordo com as instruçõesfornecido pelo fabricante. Além disso, independentemente da quantidade de trabalho, você deve fazer pequenas pausas para esfriar o gabinete. Se a caixa de engrenagens superaquecer, o dispositivo irá falhar rapidamente. O dispositivo de resfriamento não deve ser imerso em água. O aumento da pressão sobre o concreto a ser processado também não é permitido, o que ajudará a aumentar a força de impacto do dispositivo, mas pode levar à quebra rápida dos bicos.

No próximo vídeo, você encontrará dicas para usar o soco.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário