Adaptador de berbequim para berbequim: o que é e como escolher?

Contente
  1. Por que um cartucho é necessário?
  2. Características do projeto da cabeça de perfuração
  3. Instalando uma broca convencional em um martelo perfurador
  4. Adaptador de punção
  5. Mau funcionamento do cartucho
  6. Removendo o dispositivo
  7. Recomendações de especialista
  8. Adaptadores e recursos de sua escolha

O martelo perfurador é uma ferramenta versátil dotada de mecanismo de percussão e buchas especiais, com a ajuda da qual se fixa o acessório de trabalho. A vantagem desses mandris é que eles permitem que você troque rapidamente os bicos e fixe as brocas de maneira confiável, independentemente do seu diâmetro. É conveniente para o trabalho, mas é necessário escolher os adaptadores adequados para garantir seu funcionamento a longo prazo.

Por que um cartucho é necessário?

Embora as perfuratrizes façam o mesmo trabalho, elas vêm em designs diferentes. O torque do motor para o bico é transmitido por meio de engrenagens, existindo também no projeto um mecanismo de fixação das brocas. Esses dispositivos podem funcionar não apenas como um instrumento de percussão, eles também têm um modo de rotaçãoportanto, o uso de mandris de perfuração convencionais não é permitido. Eles precisam ser equipados com mandris SDS capazes de suportar cargas rotacionais e movimentos alternativos. Se esse cartucho falhar, ele deve ser substituído, pois em alguns casos os reparos serão impossíveis.

Características do projeto da cabeça de perfuração

Os bicos são utilizados para trabalhar concreto ou pedra, e são feitos com pastilhas de metais duros.

O bico consiste em várias partes:

  • núcleos;
  • espirais;
  • haste;
  • cavidades de remoção de poeira;
  • parte de fixação.

Quanto mais o motor da ferramenta gira, melhor será o processo de perfuração. Como a broca de martelo é mais potente do que uma broca convencional, o bico em si é feito de metal de alta qualidade, o que garante uma longa vida útil e a capacidade de ajustar o ângulo de inclinação.

Instalando uma broca convencional em um martelo perfurador

Ao trabalhar com esta ferramenta, pode haver casos em que seja necessário não apenas esmagar uma determinada base, mas também fazer um furo nela. Neste caso, é necessário ter uma ferramenta com haste, que permite instalar uma broca de qualquer diâmetro, independentemente do formato da haste. A broca é instalada usando um adaptador ou adaptador, que pode ser fixado na ferramenta.

Esse dispositivo custa atualmente cerca de 300 rublos no mercado e é de diferentes tipos, o que permite comprá-lo para uso com brocas com diferentes formatos de hastes. Você precisa comprar grampos de liberação rápida, o que permitirá que você troque as brocas rapidamente e trabalhe com o dispositivo por mais tempo.

Com a ajuda de tal dispositivo, é possível realizar diferentes tipos de trabalho com um perfurador, que a broca não consegue suportar. Além disso, esta máquina é mais poderosa do que uma broca convencional e, portanto, pode fazer furos com diâmetros suficientemente grandes sem sobrecarregar a ferramenta. É importante também levar em consideração que durante a operação, pode aparecer uma folga no cartucho, o que significa que este dispositivo está avariado. É necessário desmontá-lo e determinar os motivos do mau funcionamento.

Adaptador de punção

Ótima opção para quem precisa utilizar martelos rotativos não só para furar, mas também para outras funções.Você pode comprar esse adaptador por um preço acessível e usá-lo para perfurar ou furar vários materiais. Ao mesmo tempo, uma de suas principais vantagens é que com ele você pode trocar rapidamente os bicos, aumentando a produtividade. Isso torna o martelo perfurador mais conveniente de usar.

Cartucho SDS

Hoje, o cartucho SDS é muito procurado devido à sua confiabilidade e facilidade de instalação. Pode ser de aperto rápido e a principal diferença é que você pode apertar os bicos com as palmas das mãos. Para garantir a durabilidade de tal cartucho, é necessário lubrificá-lo e limpá-lo periodicamente do pó.

Mau funcionamento do cartucho

Se o martelo perfurador começar a funcionar com solavancos e paradas, bem como se houver ruídos estranhos durante a operação, é necessário inspecionar primeiro o cartucho. A razão para o aparecimento de tais fatores pode ser:

  • desgaste anelar;
  • danos à junta;
  • escorregamento da primavera.

Na maioria dos casos, essas falhas podem ser eliminadas por você mesmo, comprando novos elementos, mas é recomendável comprar um conjunto de cartucho completo para substituí-lo.

Removendo o dispositivo

Para prolongar a longevidade do cartucho, é necessário remover o pó periodicamente e lubrificá-lo. Para fazer isso, é recomendável executar as ações em uma sequência específica.

  1. Mova o anel de aperto no mandril com uma chave de fenda.
  2. Remova a capa.
  3. Desmonte a estrutura.
  4. Lubrifique a mola.

O trabalho de montagem é executado de cabeça para baixo.

Recomendações de especialista

Além disso, para prolongar a vida útil deste dispositivo, você precisa usar corretamente o perfurador em si.

Os mestres dão esse conselho:

  • Não deixe o dispositivo inativo por muito tempo.
  • Não aplique pressão forte na ferramenta durante a operação.
  • Se você tiver que processar materiais macios, precisará usar o modo de operação sem choque.
  • Para substratos duros, lubrificantes ou emulsões devem ser usados.
  • Use bórax pequeno.
  • Limpe a haste periodicamente.
  • Não superaqueça o dispositivo.
  • Remova a poeira do martelo perfurador antes e depois do trabalho.

Para realizar todas essas atividades, você pode usar produtos e óleos especiais, inclusive pincéis, que podem ser adquiridos com baixo custo na loja. Se você seguir essas recomendações, a ferramenta durará muito tempo e não falhará.

Adaptadores e recursos de sua escolha

Antes de comprar este dispositivo, você deve levar em consideração o tipo de cartucho que foi usado anteriormente no dispositivo. Em modelos modernos de martelos rotativos, os seguintes tipos de cartuchos podem ser usados:

  • Sds-max. Suporta hastes de 20 mm e se encaixa em modelos profissionais.
  • Sds-plus. É utilizado em eletrodomésticos e comporta hastes de até 10 mm de diâmetro.

Ao escolher uma cabeça sextavada, todos esses fatores devem ser levados em consideração, caso contrário, o mandril simplesmente não pode ser instalado na ferramenta. Além disso, na hora de escolher é preciso estar atento a cartuchos de fabricantes renomados, sendo recomendável adquirir aqueles elementos para fixação de bicos nos quais não é necessário o uso de chaves especiais. A compra de tal mandril permitirá que você trabalhe convenientemente com uma broca de martelo e substitua rapidamente as brocas, se necessário.

Você aprenderá a usar furadeiras de martelo em uma furadeira elétrica no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário