Brocas de martelo giratório: o que há, como escolher e usar?

Contente
  1. Compromisso
  2. Como usar um perfurador de corte?
  3. Soluções de mistura
  4. Outros trabalhos

Uma broca de martelo é uma ferramenta mais poderosa e eficaz do que uma broca convencional. Ele será capaz de realizar todas as mesmas tarefas, mas também tem recursos adicionais. No entanto, esse objetivo só pode ser alcançado com a seleção correta de elementos e acessórios adicionais.

Compromisso

Ao escolher bicos para uma furadeira de percussão, você deve esclarecer imediatamente se eles são adequados apenas para este dispositivo ou também para uma furadeira. Existem tipos de elementos semelhantes:

  • formão;
  • coroa;
  • broca de construção;
  • omoplata;
  • pico.

bôer

O papel principal entre os bicos é desempenhado por brocas de construção (usadas tão amplamente quanto possível), elas são projetadas para fazer furos em materiais e estruturas fortes. Na maioria das vezes, eles são usados ​​para processar concreto, pedra natural e tijolo. O segmento da cauda do bico é invariavelmente feito o mais resistente possível ao desgaste.

Um construtor experiente é capaz de descobrir facilmente, quase à primeira vista, quais são as propriedades de uma determinada broca e para quais brocas ela é adequada. O formato de haste mais popular é o SDS +. O diâmetro desse elemento é de 1 cm, seu comprimento é de 4 cm. Graças às 4 ranhuras abertas, ele é instalado primeiro no mandril e, em seguida, o torque é transmitido. Brocas com seção de cauda semelhante são necessárias para perfuratrizes domésticas, embora também possam ser usadas em modelos de construção leves.

Acessórios de perfuração com haste maior que 2,6 cm de diâmetro são SDS máx. Esses bicos são usados ​​em conjunto com perfuratrizes pesadas com maior potência. Às vezes, eles também são usados ​​em britadeiras elétricas. O elemento inserido tem um comprimento de 9 cm com um diâmetro de 1,8 cm. Raramente, existem brocas de 1,6-2,6 cm de tamanho com hastes com diâmetro de 1,4 cm.

A parte principal do bico é feita de ligas especialmente selecionadas. A velocidade de trabalho e o nível de segurança do proprietário dependem de sua composição. A broca helicoidal é projetada para grandes orifícios com diâmetros diferentes. Devido ao torque significativo, bem como devido à estrutura em espiral, são fornecidos os seguintes:

  • reduzindo a carga geral;
  • remover a poeira da área de trabalho;
  • economizando tempo para construtores.

Se você precisar preparar muitos orifícios relativamente pequenos, precisará de uma broca com ranhuras ligeiramente inclinadas. Se a inclinação for íngreme, o implemento é otimizado para perfuração em alta velocidade. No entanto, neste caso, a perfuratriz está sujeita a mais tensões do que ao usar uma rosca sem-fim. Mas você pode perfurar com segurança uma série de ranhuras profundas. As brocas com ranhuras em espiral são escolhidas nos casos em que a estabilidade de operação e um nível mínimo de vibração estão em primeiro lugar.

A parte principal da broca, que corta materiais, é uma ponta soldada feita de ligas fortes. O ritmo de trabalho e a perfeição dos furos obtidos dependem diretamente da qualidade da sua execução.

Além disso, se a solda se desgastar rapidamente, em pouco tempo você terá que jogar fora a broca inteira. Não é à toa que todos os fabricantes estão constantemente buscando o design ideal que lhes permita trabalhar com mais eficiência e menos energia.

O tipo clássico de soldagem é realizado com bordas em forma de cruz. Às vezes, 2 ou mais arestas de corte são preparadas. Esta solução permite que você torne o furo melhor.No entanto, a intensidade de trabalho do processo está crescendo e, portanto, a broca custará mais. A nitidez por centragem é considerada uma solução mais moderna porque evita que a parte furada se mova para o lado e ajuda a fazer um furo melhor.

É importante notar que algumas arestas de corte são intencionalmente não lineares. O desenho ondulado, no meio do qual existe um grampo e nas laterais as saliências cortantes, permite reduzir a carga geral sobre a perfuratriz. Tal broca remove o material em camadas. Quanto às brocas autoafiáveis, sua capacidade de perfurar de forma agressiva e vigorosa é obtida por meio de um ângulo de afiação específico. A broca ainda se desgastará. No entanto, as bordas de trabalho reterão seu desempenho por mais tempo do que a parte principal.

Outros tipos

Com o auxílio de um cinzel, retiram o acabamento antigo e também fazem furos para a colocação de fios. O pique e a lâmina são variedades do cinzel de martelo. A necessidade do primeiro dispositivo surge quando você precisa fazer um furo no concreto ou tijolo, remover camadas de materiais de construção antigos. Os picos têm a forma de cones ou pirâmides pontiagudas.

A lâmina está mais próxima da chave de fenda, apenas seu formato é curvo. Você pode usar esta ferramenta para remover acabamentos antigos ou demolir asfalto. O cinzel plano raramente é usado. Presume-se mesmo que deixará de ser usado nos próximos 10-20 anos. A principal desvantagem desta ferramenta é que requer muito esforço.

As coroas para perfurantes merecem uma discussão separada. Esses bicos são usados ​​no processamento de superfícies de concreto e concreto armado. Eles são procurados na construção e no trabalho elétrico. Graças à coroa, você pode fazer um furo com um diâmetro de mais de 2,6 cm (que não funcionará com uma broca).

Em comparação com o corte de uma parede com um cinzel e um martelo, o furo é preparado não apenas mais rápido, mas também com mais precisão. Ao perfurar paredes com uma broca, pode ser usado o resfriamento a água. Isso reduzirá as emissões de poeira e diminuirá o desgaste do bico.

Como usar um perfurador de corte?

Para isso, costuma-se usar uma coroa e outras pontas. Brocas simples, mesmo da Pobedit, não são eficazes o suficiente, é muito mais correto comprar uma de diamante. Você pode, é claro, interromper o usual de vez em quando, resfriá-lo com água, mas isso é muito inconveniente. Para que uma broca de martelo substitua um chaser de parede, não basta escolher uma boa broca. É necessário usar uma broca de nível apropriado. Os itens fornecidos com o dispositivo provavelmente não cabem. Se a carga não for muito pesada, eles ainda serão capazes de suportar, mas não serão capazes de fazer um estroboscópio grande. Para goivagem, é recomendado o uso de coroas com uma espiral torcida ao máximo.

Importante: em prédios de apartamentos, as ranhuras nas paredes e tetos de suporte não devem ser cortadas. Para evitar consequências negativas e processos legais, é melhor estudar o plano de IPV antes de começar a trabalhar. Um aspirador de pó de construção é usado para limpar o ar da poeira emitida. A profundidade e largura estritamente definidas dos canais são observadas. Eles também devem ser removidos das aberturas de portas e janelas.

Soluções de mistura

Para misturar misturas de construção, o perfurador só pode ser usado em conjunto com acessórios especiais. O fato é que, na sua forma pura, essas máquinas de amassar não são adequadas para a mistura e falham rapidamente. Se precisar misturar mais argamassa, é recomendável escolher bicos com par de fusos. Mas esse dispositivo é interessante principalmente para equipes profissionais. Quem quer fazer pequenos reparos em casa precisa comprar uma fixação com um fuso, a diferença prática ainda é difícil de notar.

Na maioria das vezes, os acessórios de mistura são fixados com uma porca de fixação M14. Tal elemento, a julgar pelas avaliações, cumpre plenamente sua função.Alguns especialistas até acreditam que, em um futuro próximo, todos os fabricantes passarão a usar esses fixadores. O SDS + é fácil de instalar, mas não é muito confiável e difícil de restaurar. O cone Morse é considerado a solução mais estável, mas é usado apenas para perfuratrizes caras.

A grande maioria dos acessórios de mistura para perfurantes tem um comprimento de até 60 cm, inclusive. Projetos mais longos são impraticáveis ​​de qualquer maneira; os benefícios que eles obtêm não valem o esforço extra. O diâmetro recomendado da haste é de 12-16 cm. A espiral da peça de trabalho torcida para a direita lida melhor com misturas pesadas. Se for girado para a esquerda, é mais correto usar o bico para formulações leves que não pulverizam. Com o reverso, isso não é tão importante.

O bico cruzado é usado para misturar soluções que não devem entrar em contato com o ar. Na maioria das vezes, são selantes e reagentes de gesso. Um parafuso é usado para misturar a tinta. Importante: o bico de dupla rosca dá menos respingos e melhora a qualidade da mistura.

Outros trabalhos

Freqüentemente, é necessário usar um perfurador para remover a tinta previamente aplicada nas paredes. Neste caso, certifique-se de usar um respirador, luvas grossas de borracha e óculos de proteção. Requer acessórios na forma de uma corrente especial ou rebolo. Idealmente, este círculo deve ser cingido com arame. A corrente é usada quando há muitas camadas de tinta, mas um rebolo é preferível para limpar ladrilhos de concreto. Outro caso em que você precisa de acessórios para uma furadeira de percussão é preparar soquetes para soquetes e tomadas. Para tanto, são utilizadas coroas de beneficiamento de concreto. A seleção precisa do tamanho do bico é crítica, caso contrário, o trabalho será feito em vão.

Usando um martelo perfurador com acessórios, você também pode se livrar de ladrilhos de cerâmica antigos. O melhor acessório neste caso é um cinzel de concreto. Se o martelo perfurador pesar menos de 5 kg, o cinzel é montado de acordo com o padrão SDS. Com uma massa de até 12 kg, o suporte SDS max é o preferido e, ao usar dispositivos ainda mais pesados, o suporte hexagonal HEX é o preferido. Um bico tipo lança pode manusear até mesmo concreto endurecido, mas as bordas serão rasgadas, então ele é usado apenas como último recurso, principalmente o acabamento desnecessário é removido com uma espátula.

Para informações sobre qual equipamento escolher para uma furadeira de impacto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário