Coroas para concreto para uma broca de martelo: tamanhos, tipos e regras de uso
Freqüentemente, ao replanejar, reformar, mudar o interior, surge a pergunta: como criar um buraco em paredes de concreto ou tijolo para um interruptor, uma tomada elétrica ou tubos condutores? Brocas comuns para madeira ou metal em tais situações, é claro, não são adequadas: elas perderão instantaneamente suas propriedades. São necessários acessórios especializados, incluindo coroas de concreto de vários tamanhos.
O que é um bit concreto?
Hoje, o uso de concreto é praticado em todas as fases da instalação e construção: desde a construção da fundação e estruturas de fechamento até a concretagem de tetos e contrapisos de vários tipos.
Como resultado, a disponibilidade de ferramentas de perfuração prontas para fazer furos em estruturas de concreto é extremamente importante para qualquer tipo de construção (residencial, pública, industrial). Uma broca para concreto é um dos tipos de equipamento de perfuração, por meio do qual são feitos orifícios nas estruturas de suporte e fechamento de edifícios e estruturas de concreto. Este procedimento é necessário ao realizar o seguinte trabalho:
- colocação de redes de engenharia e assistência técnica de várias direcções: rede de esgotos e abastecimento de água, redes eléctricas e linhas de comunicação, sistemas de automatização e extinção de incêndios;
- instalação de equipamentos tecnológicos e elétricos;
- instalação de âncoras e outros fechos;
- instalação de componentes de estruturas de suporte e fechamento para uma ampla variedade de finalidades.
Tipos de brocas para perfuratrizes de concreto
As coroas são produzidas apenas com ligas duras de materiais metálicos, o que torna o produto forte, durável e eficaz. Não é incomum para iniciantes se perguntarem para que propósito uma coroa tem uma broca de centralização? Furos precisos podem ser feitos com esta broca. Sua ausência pode causar vibrações durante a perfuração - o furo ficará deformado, distorcido e irregular. Os bits são classificados de acordo com o design da haste. Eles estão disponíveis nos seguintes tipos.
- SDS-plus - modelos que são instalados em martelos rotativos domésticos.
- SDS-max - usado exclusivamente em martelos rotativos profissionais. O diâmetro da haste é de 20 milímetros.
- Brocas Hex Shank - Este tipo de broca é usado para fazer grandes furos com uma broca elétrica.
As coroas diferem entre si no material de que a área de corte (dentes) é feita. Existem 3 opções de produtos.
- Vitória - para a fabricação de dentes para coroa, uma liga de cobalto e tungstênio é usada na proporção de 8% e 92%. As propriedades características desses bicos são a resistência a altas temperaturas e cargas de longo prazo. Eles são usados para concreto armado ou tijolo.
- Carboneto - este tipo de produto é considerado orçamentário e destina-se exclusivamente à realização de furos em fundações de concreto. O impacto com o ferro danificará os dentes das coroas de carboneto.
Os diamantes estão entre os mais caros, mas também eficazes. As ferramentas de perfuração de diamante têm uma série de qualidades positivas: elas não têm medo de se encontrar com o metal.É por isso que é possível fazer um furo em concreto armado apenas com ferramentas deste tipo. Existem muitas modificações à venda com vários diâmetros. Além da popular coroa de concreto de 68 mm, dispositivos para concreto de 100 mm, 110 mm, 120 mm, 130 mm e 150 mm também são necessários. Equipamentos com um diâmetro tão grande são usados para fazer furos em concreto armado ou paredes de tijolos para tubos. A qualidade do furo resultante é muito alta: praticamente não há cavacos, rachaduras ou outras imperfeições superficiais.
Também deve ser observado que as coroas diferem nos métodos de resfriamento. Eles estão molhados e secos.
Os bocais com orifícios nas paredes laterais da tigela estão secos. Os tanques do tipo fechado são considerados molhados, devendo ser umedecidos com água durante a perfuração. É possível umedecer ambas as amostras de bicos com água, pois isso não só aumentará a vida útil dos dispositivos, mas também reduzirá o acúmulo de poeira gerada durante o processo de perfuração.
Com base na tecnologia de perfuração, os bicos são adicionalmente divididos em brocas sem impacto e brocas de impacto. A primeira opção é adequada apenas para funcionar no modo de perfuração e é frequentemente usada para furadeiras elétricas. Dispositivos de impacto podem ser operados usando a função de uma britadeira na perfuratriz.
Tamanhos de bicos
Para a escolha correta de uma coroa de tamanho adequado, é necessário saber o diâmetro do furo a ser criado para uma tomada elétrica ou outro componente - por exemplo, para o diâmetro de tubos ou a cobertura de uma fiação quando instalação de comunicações elétricas. Ao comprar uma coroa no ponto de venda, é necessário informar ao vendedor seus parâmetros técnicos, que estão disponíveis nos documentos anexos ou na marcação. As coroas podem ser realizadas tanto por produtos individuais quanto por conjuntos especiais de várias unidades de tamanhos diferentes.
O principal componente de interruptores ou caixas de instalação para tomadas está localizado com um diâmetro externo padrão - 68 milímetros (com diâmetro interno de 60 milímetros), portanto, as coroas de concreto para caixas com soquetes de 68 milímetros são os dispositivos mais demandados. Menos bicos são usados em 70 e 75 milímetros. Para colocar linhas de comunicação, bicos com diâmetro de 300 milímetros são especialmente comuns.
A escolha da ferramenta também é influenciada pelo seu comprimento e pelo número de elementos da área de corte: 5, 6 ou 8 - quanto maior este indicador, maior será a produtividade do bico.
O conjunto de bicos de concreto para caixas para soquetes também inclui uma broca de centralização, cuja função é concentrar a coroa no centro do furo que está sendo feito, evitando a vibração do material de trabalho. A broca de centralização precisa ser trocada frequentemente, pois ela enfraquece rapidamente. A coroa é projetada para penetrar até 1,5 metros no material.
Características do uso de bicos para concreto
Se a haste da coroa selecionada corresponder ao dispositivo de fixação do martelo perfurador, ela simplesmente precisa ser posicionada e fixada na posição de trabalho, sem necessidade de adaptadores. Você pode começar a perfurar o concreto na marca.
Perfuração com broca de carboneto
O bico pode ser equipado com uma broca central ou não. Se houver, o ponto será colocado perpendicularmente ao plano de concreto na zona onde ficará o meio do furo. Se a estrutura do copo não permitir tal broca, então o círculo da borda incisal é pressionado contra o concreto. Comece a furar sem esforço - a aresta de corte deve selecionar um túnel raso e endireitar sua direção. Quando pode ser visto que o bico está bem posicionado, a ferramenta é empurrada para frente com pressão.
Não é necessário remover a broca até que ela tenha perfurado o concreto até a profundidade necessária ou que a parte inferior da coroa esteja encostada na parede. Dos orifícios que não são feitos, um rolo de concreto cortado é retirado com uma lança.Para bocais de engrenagem com soldas de carboneto, o principal é determinar corretamente a ordem de operação da broca de percussão. O aquecimento excessivo da borda não deve ser permitido, portanto, após um ou dois furos, é necessário permitir que o dispositivo esfrie.
Perfuração com uma broca de diamante
Caso seja necessário prolongar a vida útil do bico em concreto armado, é necessário o uso de pulverização de água, que resfria a parte cortante. Isso é especialmente verdadeiro para acessórios com bordas soldadas, pois eles cairão quando aquecidos demais. Essas coroas são praticadas para acessórios mais sofisticados do que uma broca de martelo manual. É fixada em concreto armado, cabendo ao operador apenas alimentar a broca, aprofundando o furo.
No entanto, em casa, você pode usar ferramentas capazes de operar no modo de uma furadeira elétrica, já que as brocas de diamante cortam materiais duros sem causar impacto.
Escolha de anexos
Ao escolher um bico para concreto, é necessário levar em consideração 2 condições importantes: do que é feita a estrutura de concreto (grau do concreto em termos de resistência e parâmetros da armadura de concreto armado), e com quais equipamentos a coroa será utilizada. Apesar do fato de que a maior parte das brocas são compatíveis com vários tipos de furadeiras elétricas e de martelo, é impossível dizer que todas as brocas cabem em todas as ferramentas.
Isso vem principalmente do modelo do mandril de perfuração de martelo - SDS-plus (eles são equipados com perfuradores leves que pesam até 5 kg) ou SDS-max (é colocado em dispositivos mais poderosos e mais pesados). A broca deve estar com a haste correta. Existem adaptadores que permitem colocar um tipo de coroa no perfurador com um tipo diferente de mandril, só é aconselhável escolher uma que corresponda exatamente à ferramenta.
Para mais informações sobre coroas de concreto, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.