Como escolher e usar um soco "Calibre"?
A qualidade do trabalho de reparo e construção depende igualmente das características da ferramenta usada e da habilidade do mestre. Nosso artigo é dedicado às características de seleção e operação da perfuradora "Calibre".
Peculiaridades
A produção dos puncionadores da marca Kalibr é realizada pela empresa de Moscou com o mesmo nome, fundada em 2001. Além da perfuração, a empresa também produz outros tipos de ferramentas elétricas, além de equipamentos de soldagem, compressão e agrotécnicos. Ao desenvolver novos modelos, a empresa passa pela modernização dos existentes, graças aos quais são desenvolvidas descobertas técnicas de sucesso.
A montagem dos produtos acabados da empresa é parcialmente realizada na China, e depois passa por um controle de qualidade em várias etapas em Moscou, graças ao qual a empresa consegue atingir uma relação qualidade-preço aceitável. Centros de serviço e escritórios de representação da empresa agora podem ser encontrados em toda a Rússia - de Kaliningrado a Kamchatka e de Murmansk a Derbent.
A maioria dos modelos, com raras exceções, tem um design de cabo de pistola padrão com cabo ajustável e removível. Todos os modelos estão equipados com um regulador do número de revoluções e da frequência dos batimentos por minuto, e também possuem três modos de operação - furação, martelagem e modo combinado. O interruptor de modo está equipado com uma fechadura. Todos os modelos utilizam o sistema de fixação por broca SDS-plus.
Faixa
A gama de modelos de perfuradoras da empresa divide-se em duas séries - ferramentas para uso doméstico e semiprofissional e uma série de perfuradoras profissionais “Master” de potência aumentada. Todos os modelos da série "Master" estão equipados com reverso.
Os produtos a seguir estão incluídos na linha de modelos padrão.
- EP-650/24 - a opção econômica e menos potente a um preço de até 4.000 rublos, que, com uma potência de 650 W, permite que a velocidade do parafuso alcance 840 rpm. / min. e a frequência de golpes de até 4850 batidas. / min. A energia de impacto deste modelo é de 2 J. Tais características são suficientes para fazer furos em metal até 13 mm de profundidade e em concreto - até 24 mm.
- EP-800 - versão com potência de 800 W, velocidade de furação até 1300 rpm. / min. e a frequência de golpes de até 5.500 batidas. / min. A energia de impacto na ferramenta é aumentada para 2,8 J, o que aumenta a profundidade de perfuração no concreto em até 26 mm.
- EP-800/26 - com uma potência de 800 W ele reduziu para 900 rpm. / min. velocidade de rotação e até 4000 batidas. / min. a frequência dos impactos. Neste caso, a energia de impacto é de 3,2 J. O modelo está equipado com uma função reversa.
- EP-800 / 30MR - as características deste modelo são em muitos aspectos semelhantes às características do anterior, mas a profundidade máxima de perfuração no betão chega a 30 mm. O dispositivo usa uma caixa de engrenagens de metal, o que aumenta sua confiabilidade.
- EP-870/26 - um modelo com caixa de câmbio de metal e potência aumentada até 870 W. O número de rotações chega a 870 rpm. / min., e a frequência no modo de choque - 3150 batidas. / min. com uma energia de impacto de 4,5 J. Uma característica distintiva é o suporte da alça, que aumenta a proteção do operador contra possíveis ferimentos.
- EP-950/30 - Modelo de 950 W com função reversa. Velocidade de perfuração - até 950 rpm. / min., em modo de choque, desenvolve uma velocidade de até 5300 batimentos. / min. com uma energia de impacto de 3,2 J. A profundidade máxima dos furos no concreto é 30 mm.
- EP-1500/36 - o modelo mais potente da série padrão (1,5 kW). A velocidade de rotação chega a 950 rpm. / min., e o modo de choque é caracterizado por uma velocidade de até 4200 batidas. / min. com a energia de um golpe 5,5 J. Tais características permitem fazer furos em concreto de até 36 mm de profundidade.O modelo se distingue pela presença de um suporte de alça.
A série Master inclui as seguintes ferramentas.
- EP-800 / 26M - caracterizado por uma velocidade de revoluções de até 930 rpm. / min., frequência de impacto de até 5000 batimentos. / min. com energia de impacto de 2,6 J. Permite fazer furos em concreto de até 26 mm de profundidade.
- EP-900 / 30M - com uma potência de 900 W permite perfurar betão até uma profundidade de 30 mm. Velocidade de perfuração - até 850 rpm. / min., a frequência de golpes - 4700 golpes. / min., energia de impacto - 3,2 J.
- EP-1100 / 30M - caracterizado pela presença de uma alça-suporte e uma potência de 1,1 kW, difere em uma energia de impacto de 4 J.
- EP-2000 / 50M - além do principal, possui um suporte de manopla auxiliar. O modelo mais potente da empresa - com potência de 2 kW, a energia de impacto chega a 25 J.
Vantagens e desvantagens
- A principal vantagem das perfurantes "Calibre" é seu baixo preço em comparação com a maioria dos análogos com maior energia de um golpe.
- Outra vantagem é a disponibilidade de grande parte das peças de reposição para as ferramentas da empresa e a presença de uma extensa rede de SC.
- Finalmente, o escopo de entrega de muitos modelos inclui muitas adições úteis - um estojo de ferramentas, batente de profundidade de furo, um conjunto de brocas e brocas.
Uma das principais desvantagens de quase todos os modelos da ferramenta em questão é a baixa confiabilidade do coletor, que muitas vezes falha mesmo durante o período de garantia. Infelizmente, é impossível chamar as perfuradoras de "Calibre" de muito convenientes para uso devido a alta vibração e ruído que acompanha sua operação, bem como devido ao seu grande em relação a modelos com potência de massa semelhante (cerca de 3,5 kg para todas as variações domésticas).
Outro inconveniente é a necessidade de parar o instrumento para alternar entre os modos. Apesar de uma gama bastante ampla de peças e acessórios fornecidos com a ferramenta, a graxa não está incluída no conjunto de entrega e você deve comprá-la separadamente.
Dicas operacionais
- Antes de começar a trabalhar, após uma longa pausa, você precisa deixar a ferramenta trabalhar um pouco no modo de perfuração. Isso redistribuirá o lubrificante dentro dele e aquecerá o motor.
- O não cumprimento dos modos de operação recomendados nas instruções pode acarretar em superaquecimento, faíscas, cheiro de plástico queimado e, como resultado, uma rápida falha do coletor. Portanto, você não deve tentar fazer uma série de furos profundos em uma passagem, você deve permitir que a ferramenta esfrie por 10 minutos.
- Você pode aumentar a confiabilidade do manifold de perfuração de rocha, retificando-o periodicamente. O sinal de que chegou a hora de fazer esta operação será um aumento na intensidade do faiscamento. Para retificar, o coletor deve ser desmontado e preso à extremidade do eixo do rotor em uma broca por meio de uma junta metálica. Antes da retificação, é necessário centralizar o rotor no mandril de perfuração. O desbaste é melhor feito com uma lima ou lixa com grãos mais finos a partir de # 100. Para evitar ferimentos e melhorar o acabamento da superfície, é melhor enrolar a lixa em um bloco de madeira.
Ao realizar qualquer trabalho de reparo e manutenção, não se esqueça de lubrificar a ferramenta antes da montagem.
Avaliações de usuários
Em geral, a maioria dos proprietários de martelos rotativos "Calibre" está satisfeita com sua compra e nota que, pelo dinheiro, eles receberam relativamente uma ferramenta poderosa e de alta qualidade que permite realizar toda a gama de trabalhos necessários na vida cotidiana e em pequenas construções. Muitos usuários em suas análises elogiam separadamente a qualidade do cabo de rede do dispositivo, que é feito de borracha densa e tolera bem as baixas temperaturas. Alguns notam a presença de uma mala e um conjunto completo de brocas no conjunto de entrega, o que economiza na compra de acessórios adicionais.
A maior crítica é causada pelo rápido superaquecimento característico de todos os modelos Caliber, que é acompanhado por faíscas perceptíveis e um cheiro desagradável de plástico.Outra desvantagem de todos os modelos de martelos rotativos, que muitos usuários consideram extremamente inconvenientes, é o seu peso maior em comparação com os análogos, o que torna o uso da ferramenta menos conveniente. Alguns artesãos consideram inconveniente a falta de um modo reverso nos modelos de orçamento.
No próximo vídeo você encontrará uma análise da furadeira "Calibre" EP 800/26.
O comentário foi enviado com sucesso.