Brocas de martelo: tipos, tamanhos e pontas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Critério de seleção
  5. Como usar?
  6. Adendo

Perfuração ou perfuração - esta questão será respondida facilmente por um especialista experiente envolvido em acabamento, reparo e trabalho de construção. É tudo uma questão de escala da tarefa. Um martelo perfurador é uma ferramenta eletromecânica em que a peça substituível consumível realiza movimentos de rotação e percussão. O modo é selecionado dependendo da finalidade, a principal finalidade é criar orifícios. Pode ser usado para decoração de interiores ou como uma simples britadeira para puncionar várias estruturas.

Diferencia-se do martelo perfurador pelo princípio pneumático e pelo motor elétrico mais potente, que cria muito mais possibilidades de produção ao mesmo tempo que reduz o tempo de trabalho. A broca é uma peça substituível de corte de impacto funcional.

Peculiaridades

Uma broca de martelo não é uma broca, embora tenham uma aparência muito semelhante. Diferenças fundamentais da primeira: extremidade da cauda, ​​material mais durável, maior variedade de tamanhos. A haste é a parte que se fixa e fica firmemente fixada no mandril da perfuratriz. Para brocas, tal dispositivo não é fornecido. Os clássicos da construção afirmam que uma broca é um consumível que não melhora mais. Talvez seja por isso que a venda é realizada em conjuntos "para todas as ocasiões".

Para que a ferramenta funcione bem e por muito tempo em condições operacionais adversas, é necessário o uso de um lubrificante especial. É aplicado antes do uso no mandril do martelo e na haste da peça de reposição.

Visualizações

Os bôeres são de vários tipos. Amostras para trabalho em metal não são muito eficazes para uso no solo, uma boa opção para madeira não é muito adequada para trabalho em ladrilhos. O critério de diferenciação pode ser não apenas a qualidade do metal ou liga, mas também as características do projeto. A broca é uma opção de "engrenagem sem-fim" de autoafiamento usada ao trabalhar em grandes profundidades de perfuração. Ele remove bem as migalhas formadas, é "resistente", mais durável em condições de exploração severa.

É comum classificar os consumíveis de corte por percussão em vários tipos.

  • Como um exercício regular - bom para criar orifícios cilíndricos.
  • Pica - usado em operações de concreto. Serve como "martelo elétrico" para furos largos.
  • Formão - adequado para materiais a serem desmontados. Por exemplo, ao desmontar ladrilhos ou gesso velho.
  • coroa - este tipo é usado para resolver problemas específicos, por exemplo, na preparação para a instalação de tomadas elétricas. O objetivo é criar orifícios profundos com o formato correto. A criação de grandes aberturas para o encaminhamento de canos de água é outra aplicação típica.
  • Uso de madeira excede a eficiência do uso de brocas semelhantes às vezes. As forças de trabalho são reduzidas, os cavacos são separados mais rapidamente, a estrutura da madeira sob esse cortador não desmorona.
  • Simulação de terra e construção São diferentes temas de produção para um design semelhante. O primeiro é aplicável não só com motor, mas também em versão manual, com acionamento da força muscular humana, já que não requer uma alta intensidade de rotação.

Dimensões (editar)

Comprimento e diâmetro também são diferenças importantes. Para o trabalho puramente doméstico, produtos com diâmetros na faixa de 6 a 10 milímetros são aplicáveis. O passador deve obedecer estritamente.O pré-requisito para fixar objetos grandes é uma broca longa e um diâmetro de 20 mm. O diâmetro máximo da seção transversal pode ser de até 5 centímetros. O comprimento do produto é de 10, 50, 80 ou mesmo 100 centímetros, dependendo da espessura do material de punção.

Uma ideia das possibilidades de uma amostra é dada pela marcação, que é aplicada por qualquer fabricante que se preze. Por exemplo, uma combinação de números 6,5x160 indica um diâmetro de 6,5 mm e um comprimento de 160 mm. Outras opções dimensionais são as mesmas. O fabricante combina o comprimento com o diâmetro para que a ferramenta trabalhe com eficiência e por muito tempo.

Critério de seleção

O conjunto de critérios para a escolha de um produto doméstico ou industrial é muito diverso. O requisito básico é uma solução confiável para o problema de superar a dureza do material. A segunda questão é a escolha da solução ótima com base no preço e na qualidade. Aqui, como em outros casos de mercado, você precisa ter cuidado com falsificações e não esperar milagres de cópias em uma categoria de preço baixo. Um bom fornecedor se valoriza naturalmente, mas isso não significa que não esteja sendo falsificado. Uma cópia barata pode ser uma ferramenta apenas para um trabalho único.

A autoridade ou pelo menos a fama do fabricante é a regra de escolha. É importante que, no decurso da operação posterior, o martelo perfurador não seja danificado. Existem alguns produtos que, em geral, não devem ser inseridos no cartucho. Melhor não perseguir muito o preço mais baixo e ser ressegurado.

Fabricantes como Makita, Sturm ou Bosch estão entre os mais procurados. Eles não precisam de recomendações especiais, mas você deve ficar atento às unidades fabris da mesma empresa. Infelizmente, produtos da mesma marca feitos em países diferentes podem variar em eficiência e durabilidade.

O segmento mais caro é destinado a profissionais, para uso doméstico, peças marcadas na categoria de preço médio são bastante adequadas. A qualidade do material determina o alcance e o recurso potencial de uso. Ao escolher um alvo de compra, certifique-se de levar em consideração o desenho da seção da cauda, ​​que é fixa.

É comum dividir as hastes em diferentes tipos de acordo com um sistema de fixação especial. SDS e SDSplus são os mais exigidos para média e baixa potência com um diâmetro de ferramenta de corte de 10-18 milímetros, o comprimento da parte fixa é de 4 centímetros. SDStop é usado quando o diâmetro da broca é de 14 milímetros.

SDSmax se aplica a dispositivos mais poderosos, a profundidade do fixador aqui é de 9 centímetros e o diâmetro é de 18 milímetros. SDSquick é um projeto da Bosch para uma "cauda" em uma seção hexagonal que fornece um encaixe firme e seguro em condições de maior tensão e vibração. Ao escolher um consumível pelo tipo de haste, você deve primeiro consultar o manual de instruções da furadeira. O fabricante geralmente especifica este parâmetro com precisão.

Em alguns casos, um cabo de extensão será necessário para resolver um problema de produção. Ele estende o comprimento da perfuração sem alterar o diâmetro do furo. É muito importante no uso de coroas ou no processo de escavação. Uma peça desejada pode ser complementada com um conjunto de hastes de vários comprimentos, o que aumenta a capacidade de produção. Por exemplo, especialistas que perfuram o solo com gasolina ou motor elétrico podem, assim, aprofundar até um metro e meio a dois metros.

Como usar?

Certifique-se sempre de que não haja danos antes de usá-lo e limpe o instrumento, se necessário. Depois disso, lubrifique as peças de atrito e, com algum esforço, insira a broca com a haste no mandril. Um clique pode ser considerado um sinal de ação correta. Uma tentativa de controle de puxar a furadeira de volta sem sucesso é para seguro.

Depois de terminar o trabalho ou para substituir a broca, é necessário pressionar o anel de mandril na direção da ferramenta ao longo do eixo, após o que você pode esperar que a extração funcione. Infelizmente, na prática, há momentos em que isso não acontece. Isso é típico se a haste foi deformada durante a operação. Uma das possíveis razões é a má qualidade do metal sob pressão excessiva durante a operação de trabalho. A falta de lubrificação provoca ainda mais essa questão, pois a ferramenta esquenta.

Os praticantes sugerem o uso de uma morsa, onde a broca é fixada e o martelo é puxado para fora, balançando de um lado para o outro. Nesse caso, o cartucho está em uma posição totalmente aberta. De qualquer forma, o consumível não é mais adequado. Se isso não ajudar, prenda o martelo em uma morsa usando calços para evitar danos à caixa. Uma broca presa também é cravada com uma chave de gás, que desempenha o papel de uma alavanca. Alguns golpes de martelo na chave mostrarão como as esperanças são inúteis. Se o sucesso não for alcançado, você definitivamente terá que desmontar o perfurador, para o que é melhor entrar em contato com um centro de serviço regular.

Se a ferramenta intercambiável estiver presa diretamente na estrutura, você deve alternar para o modo de impacto. Além disso, puxando com um estremecimento em si mesmo, você pode tentar alcançar o sucesso ao compreender a causa do congestionamento. A pior opção é quando o consumível preso é simplesmente cortado com um triturador.

Às vezes, o usuário se depara com um tipo diferente de problema - a broca voa para fora do cartucho. O fenômeno não permite um trabalho de qualidade e ameaça a segurança. Isso pode ser devido à operação de inclinação prolongada, um consumível com defeito ou desgaste no mecanismo de travamento. Se o assunto não está na tempestade e nas condições de seu uso, o reparo da perfuratriz pode ser avaliado como uma tarefa repentina que surgiu. É possível afiar uma furadeira - os iniciantes estão constantemente falando sobre isso.

A nitidez é possível em princípio, mas a eficácia deste trabalho é muito controversa:

  • uma ferramenta industrial apropriada é necessária para a operação;
  • um mestre experiente é necessário.

Antes de tomar uma decisão, o usuário deve estimar quanto custará esse trabalho em comparação com o preço de um novo produto. Nas opções industriais em canteiros de obras, as brocas são simplesmente substituídas, pois o desenvolvedor considera os benefícios.

Adendo

Uma cópia quebrada rapidamente pode ser muito perturbadora, então ela só deve ser usada dentro de sua faixa aceitável de recursos. Requisito básico: quanto mais duro for o material de perfuração, mais duro será o material da ponta da ferramenta. Os especialistas recomendam o uso da liga VK8 ou VK8 - uma tecnologia com alto teor de tungstênio. As estruturas do trado tendem a "viver" mais. A broca não deve ser inserida à força no mandril de perfuração, nada de bom sairá disso com certeza. Esta é uma opção para um design e potência completamente diferentes.

É geralmente aceito que quanto mais a espiral é torcida, maior deve ser a velocidade de rotação. Um furo mais profundo é feito ao mesmo tempo. Em qualquer caso, as velocidades de operação recomendadas devem ser usadas. O eixo de perfuração não deve mudar durante o processo, pois isso cria um risco potencial de deformação.

No caso de ser necessário perfurar concreto com reforço, a ponta deve ser revestida com diamante ou ser constituída de uma liga, para a qual concreto e metal não são nada. Não importa como as circunstâncias se desenvolvam durante a tarefa, você nunca deve se esquecer das medidas de segurança. É aqui que sempre começa o futuro sucesso ou fracasso da operação. Pequenos furos são feitos com produtos onde a espiral é mais plana. Em geral, antes de começar, você precisa entender claramente que tipo de ferramenta precisa. O esforço excessivo não melhora a qualidade do fluxo de trabalho. Qualquer deformação torna o dispositivo impróprio para uso, inclusive para requisitos de segurança.

Assim, escolher e usar uma furadeira não é uma tarefa muito difícil, mesmo para um não profissional.O principal é seguir as especificações técnicas e não colocar os experimentos em detrimento da segurança.

Para obter informações sobre como afiar uma broca para uma broca de percussão, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário