Tipos e áreas de aplicação de pisos de concreto armado
No mundo moderno, é difícil imaginar que algum tempo atrás as pessoas pudessem construir suas casas apenas de madeira, o que nem sempre era seguro. Também foi usada uma pedra, que já era um material mais durável. Com o desenvolvimento da tecnologia, foram desenvolvidas estruturas especiais, denominadas pisos de concreto armado. Esta invenção continua a gozar de popularidade por muito tempo. E não é sem razão, porque este material é realmente durável e de alta qualidade. É amado por sua instalação relativamente rápida e descomplicada e longa vida útil. Pisos de concreto armado, se operados corretamente, podem suportar um grande peso e se tornar um assistente fiel na construção de um edifício verdadeiramente forte.
Vantagens e desvantagens
Para começar, considere as vantagens óbvias para as quais os consumidores preferem pisos de concreto.
- Ótimas capacidades de suporte de carga.
- O período de operação pode chegar a vários séculos. Como você sabe, nos primeiros 50 anos após a construção, o concreto só ganha resistência, e depois disso pode servir a mais de uma geração de moradores de edifícios.
- É possível colocar pisos de concreto de diferentes formas e tamanhos. É importante lembrar que em salas amplas é necessário instalar vigas para um suporte mais confiável.
- Segurança contra incêndios. Todo mundo sabe que o concreto não queima. Além disso, em alguns casos, pode até proteger contra fogo aberto.
- Não há juntas e juntas nos pisos de concreto, o que certamente joga a favor dos proprietários que desejam fazer reparos de qualidade sem falhas perceptíveis.
Os pontos a seguir podem ser considerados como desvantagens de um piso de concreto.
- Existem dificuldades bastante sérias na instalação das placas, ou seja, requer dispositivos especiais. Isso, sem dúvida, complica o processo de auto-construção de um edifício com esse material.
- A massa substancial das lajes de concreto armado pode exercer uma pressão tremenda sobre as partes pré-existentes da estrutura acabada. É desejável que o edifício seja construído exclusivamente com tais lajes.
- Não funcionará em nenhuma época do ano, pois somente em temperaturas abaixo de 5 graus é necessário o uso de anticongelantes especiais.
Dispositivo de construção
Primeiro, considere os materiais que são necessários para para preencher a estrutura monolítica.
- Armadura. Os especialistas aconselham dar preferência àquele cujo diâmetro varia de 8 a 14 milímetros, essa escolha depende das cargas esperadas.
- Cimento. Os selos devem ser considerados a partir do M-400.
- Pedra britada e areia.
- Um dispositivo com o qual você pode soldar diferentes partes das conexões.
- Madeira para cofragem.
- Ferramenta elétrica para corte de madeira.
Vamos consultar as instruções passo a passo para a montagem da cofragem. Seu fundo pode ser feito de tábuas, com largura de 3 a 4 centímetros, ou de compensado, protegido da água, de 2 centímetros de espessura. Para as paredes laterais, você pode recorrer a ajuda de placas com espessura de 2-3 centímetros. Se, durante o processo de coleta, se formarem rachaduras nas placas, elas devem ser cobertas com um filme para que a solução não penetre para fora da estrutura.
Primeiro você precisa colocar os materiais do fundo em uma superfície plana. Para a instalação, você pode recorrer a ajuda de travessas e suportes, a distância entre os quais não exceda 1,2 metros.Além disso, é importante montar qualitativamente as paredes nas laterais. A cofragem deve ser realizada com firmeza, fixada horizontalmente. Todo o mesmo filme pode ajudar a eliminar irregularidades na futura placa. O fundo é coberto com ele para que a superfície fique lisa.
É melhor confiar o trabalho na área de cálculos de armadura a um profissional. O reforço é um processo de duas etapas. O inferior é montado em suportes de plástico. A malha criada a partir do reforço é fixada a uma distância de 150-200 milímetros com arame macio. Normalmente o reforço é colocado em chapa maciça, porém, também acontece que o comprimento não é suficiente. Nessa situação, é necessário sobrepor a armadura, o aumento adicional deve ser igual a 40 vezes o diâmetro da barra. As juntas precisam ser escalonadas para maior confiabilidade. As bordas da malha são montadas com reforços “P”.
Se a área de vazamento for grande o suficiente, será necessário um reforço adicional. É criado a partir de outras novas peças de reforço, cujos tamanhos variam na maioria das vezes de 50 a 200 centímetros. A malha que fica abaixo é reforçada na abertura, e a superior pode ser fixada com mais segurança nas paredes de suporte. Nos locais onde os materiais repousam sobre colunas, é importante prever a presença de outros elementos que reforcem a estrutura.
Os construtores aconselham recorrer ao concreto M400 para despejar (1 parte é calculada para o concreto, a areia é a base de 2 partes, a pedra britada é 4 partes, tomamos água para a massa total). Após a mistura bem-sucedida, a argamassa é despejada na cofragem. Você precisa começar em um determinado canto e terminar no oposto.
Para evitar a formação de vazios indesejados no concreto, você precisa usar um vibrador profundo, que ajudará a eliminar o espaço desnecessário no interior. É necessário lançar a laje de concreto armado sem paradas, uniformemente, a espessura da camada é de aproximadamente 9-13 centímetros. Depois disso, os especialistas nivelam a última camada com dispositivos especiais, semelhantes a esfregões domésticos simples.
Como você sabe, a laje de concreto armado resultante adquire 80% de sua resistência após pelo menos 3 semanas após a conclusão dos procedimentos acima. Conseqüentemente, somente após este período você poderá se livrar da cofragem. Se isso precisar ser feito antes, os suportes devem ser deixados.
Você pode começar a usar as placas para fins de construção somente após 28 dias. Acredita-se que isso seja exatamente o quanto eles precisam para secar completamente por dentro e por fora. Para não enfrentar o aparecimento de fissuras, durante a primeira semana após o vazamento, o concreto deve ser constantemente umedecido, irrigado com água. Para reter a umidade, algumas pessoas cobrem lajes de concreto armado pré-fabricadas e vazadas com água com estopa ou filme denso.
Visualizações
As lajes de betão armado, enquanto elementos construtivos que funcionam como paredes de um edifício, têm características próprias, dividem-se em vários tipos e têm classificações próprias. As lajes de concreto armado monolíticas são em caixão, sem vigas ou podem ter uma sobreposição nervurada (ao escolher elementos planos, os compradores geralmente preferem os nervurados). Lajes vigas de concreto também são frequentemente utilizadas. Este tipo é usado, por exemplo, no porão de um determinado edifício. Vamos dar uma olhada em cada um dos tipos e tipos separadamente.
Pré-fabricado
Este tipo de laje de betão armado tem o seu nome devido ao facto de a sua criação ser efectuada directamente numa empresa que comercializa materiais de construção. Por sua vez, os painéis pré-fabricados são subdivididos em malha e soldados. Para o segundo, o quadro é feito por soldagem de reforço reto. Na maioria das vezes, a soldagem elétrica ou a gás é usada para isso. A primeira opção é mais difícil do ponto de vista da produção. Isso requer um fio de tricô especial, cuja espessura não exceda 2 milímetros. Lajes de concreto pré-moldadas podem variar em design. São feitos, por exemplo, de conveses, então o peso de um chega a 0,5 tonelada. A massa dos elementos de revestimento largos varia de 1,5 a 2 toneladas. Existem sobreposições com recheios pequenos. Além disso, os especialistas produzem essas estruturas, cujas dimensões coincidem com a área padrão da sala de estar.
As lajes alveolares feitas de concreto e confiavelmente reforçadas com uma estrutura feita de reforço de ferro receberam uma confiança especial dos construtores. Graças a essa estrutura, as lajes monolíticas de concreto armado têm alta resistência e podem ter uma vida útil bastante longa.
No interior, ao longo desses painéis, existem vazios cilíndricos. A sua presença reduz significativamente o peso do produto, o que é extremamente importante na construção de edifícios altos. Essa estrutura também aumenta sua resistência à deformação. Simplificando, as lajes de concreto armado com vazios internos não podem se quebrar. A gama de escolha, em termos de tamanho, é suficientemente grande, podendo sempre escolher aqueles que se ajustam à área que necessita.
Monolítico
As lajes de concreto armado com este nome são lançadas diretamente no local, onde logo serão erguidas na edificação, ou seja, no canteiro de obras. Eles também diferem no design. Por exemplo, lajes nervuradas representam um sistema conectado de vigas e a própria laje. Eles se cruzam e, assim, criam uma base sólida. As vigas principais são chamadas de vigas, e as vigas perpendiculares são chamadas de nervuras, das quais a estrutura merece seu nome.
Os caixões atuam como um sistema de vigas de mesmo diâmetro, que são interligadas à própria laje. Existem recessos entre essas vigas, que são chamados de caixões. As lajes simples colocadas em pilares são consideradas sem vigas. No topo da laje existe um denominado espessamento e na parte inferior existem varões de reforço. É importante posicionar a estrutura da própria estrutura de 2 a 3 centímetros para despejar concreto na fenda a fim de fortalecer o dispositivo. Este tipo de laje monolítica é utilizado apenas quando o comprimento do vão não ultrapassa os 3 metros.
Pisos em viga de material de concreto armado, ao contrário, são necessários nos casos em que o vão atinge 3 ou mais metros. Em tal situação, as vigas são pré-colocadas na parede, a distância entre as quais é de 150 centímetros. Existem 16 tipos diferentes de construção de vigas de acordo com padrões de qualidade bem conhecidos. Entre eles, o comprimento máximo é de 18 metros, o que é suficiente para obras de grande porte.
Os construtores podem recorrer a pisos nervurados apenas se o vão não exceder 6 metros. Quando o comprimento for um pouco mais longo, pode ser necessário reforço, que é feito com travessa. Esses projetos podem ajudar a obter um teto perfeitamente plano. Ao instalar tais estruturas, elementos adicionais são fixados ao reforço. Em reparos subsequentes, isso pode ajudar na fixação, por exemplo, de um teto de madeira.
Formulários
As lajes ocas de concreto armado têm orifícios especiais que aumentam o isolamento acústico e térmico. Existem dobradiças na superfície das lajes, que, em conjunto com equipamentos especializados, auxiliam na entrega e instalação da laje no local pretendido. Essas estruturas são normalmente utilizadas como elementos entre pisos na construção de vários edifícios, incluindo para edifícios com estrutura anti-gotejamento, durante a instalação de túneis. Uma séria desvantagem dos tetos vazados é que o puncionamento de ramos para os fios técnicos necessários é estritamente proibido, o que pode violar a capacidade de carga da laje.
As lajes lisas de concreto armado servem como parte principal do suporte em edificações chamadas de prédios de painel, podendo ser utilizadas como laje de forro entre pisos, por exemplo, em uma casa particular. Os especialistas observam que essas estruturas podem suportar uma carga sísmica de 7 pontos. As principais vantagens das lajes lisas de concreto armado são os seguintes fatos: resistência especial, alto nível de confiabilidade, capacidade de dar qualquer forma desejada para aumentar a gama de soluções arquitetônicas.
As lajes de concreto armado são necessárias para a construção de edifícios, que são usados na maioria das vezes para qualquer finalidade industrial. A forma como essas construções são utilizadas depende do seu tipo. Se as chamadas nervuras são direcionadas para baixo, então as lajes são adequadas para tetos em edifícios de armazéns; se para cima - para o chão.
Dicas de Seleção
No mercado atual de materiais de construção, existe mais do que uma ampla seleção de todos os tipos de estruturas que são utilizadas para a construção de diversos edifícios. Um dos mais populares são os pisos de concreto armado pré-moldado e monolítico. Muitos especialistas concordam em uma opinião. Se você pretende construir algum complexo, do ponto de vista da arquitetura, edifícios, então é melhor dar preferência às lajes monolíticas. Se a edificação terá forma e tamanho padronizados, então é melhor optar por lajes pré-fabricadas de concreto armado. Eles são, obviamente, mais econômicos em termos de custo de material, mais confiáveis e mais fáceis de instalar.
Para informações sobre como e onde aplicar corretamente uma cobertura de concreto armado, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.